Memória Intel e Micron apresentam o primeiro chip NAND de 128GB

Spiderman

I folded Myself
E de repente a capacidade de base em dispositivos móveis será multiplicada milagrosamente. Micron e Intel anunciaram algo em que estavam trabalhando juntas por um longo período, o primeiro chip NAND de 128 GB, que levará a dispositivos de consumo como tablets, smartphones e SSDs, para níveis mais elevados de armazenamento nos próximos anos.

A nova memória flash NAND das duas empresas é o primeiro de seu tipo a ser fabricado com tecnologia de 20nm e a atingir semelhante densidade de armazenamento, em formato MLC que deve torná-la relativamente acessível. No mesmo comunicado de imprensa, as duas empresas também anunciaram um chip mais humilde, 64Gb também fabricado em 20nm, com a particularidade de estar sendo produzido em formato SLC, de modo que seria em geral mais confiável ​​e teria um desempenho melhor que o encapsulado de 128GB.

O novo módulo de alta densidade tem potencial de permitir até 1 Terabit – 128 Gigabytes – distribuídos em oito chips acondicionados em um dispositivo do tamanho da ponta de um dedo, com até duas vezes o desempenho das soluções atuais de 64GB. A tecnologia de 20nm usada para produzir estas memórias desenvolvidas conjuntamente pela colaboração entre a Intel e a Micron e chamada IM Flash Technologies, usa uma nova estrutura de células – planar cell (célula planar) – que permite alterar a escala mais agressivamente do que outras arquiteturas. O chip de 128 GB entra na especificação ONFI 3.0, o que significa que é capaz de proporcionar um desempenho excepcional (até 400MB / s de acordo com a descrição da especificação) e está pronto para dispositivos de próxima geração.

As versões SLC de 64GB já estão em produção em massa, e em breve será a vez dos modelos de maior capacidade, cujas amostras começarão a ser enviadas para os principais fabricantes e montadoras em janeiro. Com isso, a IMFT espera uma rápida transição para essas memórias no próximo ano, com os primeiros dispositivos surgindo no segundo semestre de 2012.

As vantagens deste novo chip, capaz de atingir 333 MT / s são evidentes, uma vez que oferece maior densidade de armazenamento em uma área extremamente pequena, tornando-o perfeito para todos os tipos de produtos para o mercado móvel, a partir de tablets até smartphones, aumentando a capacidade e o desempenho de armazenamento sem uma mudança de formato para acomodar o chip. Esta é também uma peça chave para o futuro das unidades SSD, que poderiam se beneficiar do menor custo de produção da tecnologia de 20nm.

Ainda falta tanto...
Mas mais uma evolução para os SSDs!
 
Venha elas :P mais barato e possivelmente vir com mais capacidade, isso fará não só os tablets, smartphones com mais capacidade, continuando pequenos e possivelmente consumos talvez ainda menores, como avançar e muito a questão de preço e capacidade dos SSD, que ainda são neste momento um grande ponto negativo neles em relação ao HDD, apesar que para sistema os actuais, único defeito que aponto é o seu preço ainda um pouco elevado por GB, de resto sou e estou 100% satisfeito com os que tenho.

mas desejo que no futuro possa ter todos os meus hdd substituídos por ssd com a mesma capacidade dos hdd de hoje ou mais :P hehe e que os ssd não percam tanto dados como os hdd, sim vem falar que muitos ssd falham, mas não me venham afirmar que os hdd não o fazem também, e pior,se não tiverem backup, por terem mais capacidade e logo terem mais dados, perdem ainda mais. tenho 3 ssd a um ano, e conheço também muita gente com ssd e nada de problemas, só vejo reclamarem é de capacidade e preço.

só de pensar que hoje posso ter um pc pequeno com muita capacidade de processamento, e menos consumo, e os ssd são disco mais pequenos, menos espaço ocupado no pc e consumo, sem falar no resto das suas vantagens.

veremos que vem então para 2012, espero que sim, venha já!

abraço,
Igor Coelho
 
Espero que seja para abaixar os preços.

A capacidade dos SSD's não me queixo. 128 a 256 GB é suficiente, os HDD's fazem bem o serviço para outros dados.
 
Back
Topo