Intel Details Nehalem and Tempts with Larrabee

Com a promessa de avançar mais pormenores na conferencia Siggraph, que começa a 12 de Agosto, a Intel desvendou alguns slides sobre o Larrabee.
vazio.gif
O projecto marca a intenção da Intel em se aventurar pelo segmento das gráficas.

O Larrabee vai ser uma série de chips x86, ligados por um bus de alta velocidade.
Na imagem, vemos que a utilização de uma tecnologia escalonável permite aumentar o desempenho à medida que aumenta o número de cores.

As pipelines neste dispositivo vão ser mais curtas e os núcleos vão comunicar entre si através de um bus em anel comum, o que vai possibilitar um rápido acesso à memória. Cada núcleo terá 256 KB de cache L2. Esta memória é partilhada entre os diferentes núcleos para providenciar maior partilha de dados e uma maior largura de banda agregada.

Cada núcleo não terá uma função específica e vai ter tarefas diferentes consoante as necessidades do sistema.
O Larrabee pode ser utilizado, por exemplo, para aceleração física ou até como complemento da unidade central de processamento.





Fonte: exame


A Intel revelou mais detalhes sobre o Larrabee durante um informe oficial à imprensa, aproveitando para esclarecer que as informações completas serão divulgadas durante a Siggraph 2008. A cGPU será baseada na macro arquitetura x86 da Intel, combinando o melhor dos mundos da CPU e GPU, isto é, com a programação dos processadores e a arquitetura especializada das VGAs.


Nick Knupffer, porta voz da Intel disse que o Larrabee será o primeiro produto da indústria, com muitos núcleos baseados na arquitetura x86, com dezenas ou mesmo centenas de cores.
De acordo com Larry Seiler, engenheiro chefe responsável pela Divisão de Computação Visual da gigante dos processadores, os cores do Larrabee são derivados da arquitetura Pentium, acrescido do suporte a multithreading e instruções de 64 bits.



Cada núcleo conta com 256KB de cache L2 e a primeira geração da cGPU da Intel terá entre 8 e 48 cores!, a depender do segmento (alta performance, performance, intermediário e baixo custo).
A o modelo de programação suporta uma gama de aplicações paralelas, permitindo uma facilidade no desenvolvimento das APIs gráficas e aplicações GPGPU, com as atuais ferramentas de criação de programas.


O chip utiliza agendamento de tarefas baseado em softwares, dando uma maior flexibilidade, com a arquitetura suportando a execução de até 4 threads por core, com registradores independentes para cada thread. O Larrabee conta com chip com largura de 1024 bits e comunicação (ring network) bidirecional para uam comunicação entre os núcleos de forma mais ágil e com menor latência.


Seiler disse ainda que a característica fundamental por trás do Larrabee está no vetor de processamento, chamado “vector complete”, que permite processar 16 pixels em paralelo, 16 vértices em paralelo, ou 16 indicações de programas mais geral em paralelo.
 
Quake 4 run Ray-tracing Enabled on Intel Larrabee
Part of the series of published slides by French website CanardPlus on slides part of the IDF event shows a picture of Quake 4 run with ray-tracing enabled on Intel's upcoming GPU codenamed Larrabee. The slide shows the advantages of ray-tracing, being accurate shadows, reflections, and the image looking more natural that what conventional shaders can achieve in bringing about.



Fonte: www.techpowerup.com
 
o mal é que só alguns jogos saem optimizados para as graficas intel...

por exemplo o Wow dá bem no portatil.. (my system) mas já o L2 é bastante complicado jogar... fkb...
 
Back
Topo