Instalação de Modem ADSL em Linux [real noob!]

20COMER

Power Member
Boax..

Então é assim. Sou alto noob mas queria ambientar-me ao Linux e começar a fazer as minhas tarefas basicas em Linux, deixando o windows só mais para jogos ou tarefas especificas.
Tenho o Fedora Core 2 instalado (é a unica versao que tenho aqui em casa) e a primeira coisa que procurei foi por tutorials que explicassem como instalar o modem ADSL. Claro que encontrei vários. Muitos deles eram iguaizinhos a outros que tinha visto noutras paginas. Apenas acontece que apesar de aquilo parecer (poder parecer..) muito acessivel para quem já tenha umas noções basicas daquilo, para mim continua a ser mto a frente. Tipo, olho para os tutorials e dizem para escrever comandos não sei aonde e tal.. E um gajo knd n percebe um boi daquilo desanima um bocado.

Aqueles que já passaram por esta situação.. não lhes peço que me escrevam um tutorial de proposito para mim mas epah.. se por acaso conhecerem aí alguma pagina com essa informaçao de como instalar o modem explicado de uma forma simpes (para um noob genuíno mesmo!), agradecia :)

BTW: O modem em questão é o Alcatel SpeedTouch (penso que seja o 330, whatever.. é aquele verde em forma de raia!)




Cumps.
20COMER :004:
 
olha outro
bem vindo ao clube dos "que não se dão com linux pk não conseguem por o 330 a bombar"
há varios projectos na net sobre isso, mas n conheço ng k tenha conseguido meter isso a funcionar bem. boa sorte
 
Boax..

Pah.. é nakela, ainda n meti net a bombar em linux mas imprimi um tutorial que tava no startux: http://www.startux.org/index.php?article=9604&visual=2

Tenho um amigo meu com quem estou a falar agora e tudo que tem o 330 e seguiu este tutorial e meteu net em linux.
Pah.. n sei. Estou "preso" ao windows neste momento pq tenho de estar a servir net aqui a um portatil durante o fim-de-semana todo a tempo inteiro mas knd arranjar um bocadinho vou ver disso.




Cumps.
20COMER :004:
 
Epah.. acho que isso também depende um bocado da distribuição que tiveres né? Se tens de compilar kernel ou não mas se for o caso de so seguir o tutorial, tasse bem.
Foi o que aconteceu a esse meu socio.

BTW, O meu modem não é o 330, é o outro mais antigo.. é a raia, o "Alcatel SpeedTouch USB". De qualquer das formas dizem que esse tutorial se aplica aos dois. vamos ver..





Cumps.
20COMER :004:
 
Tou exactamente na mesma situação que tu, aparentemente tenho tudo bem..., só que nem sequer tenho ip, aconselho-te a falares com Kmos mesmo no irc, ele é uma pessoa excelente, e muito acessivel, não ataques é pvt's...., ng gosta de pvts, vai ao canal #linux , o canal não é de ajuda, mas sim de convivio, mas em alguns casos até ajudam, basta saberes como te dirigires a uma pessoa ;) como em todo lado, não? :)

Só existe uma cena que me deixou curioso, modem verde? nem sabia que existia...., alem do mais, o tutorial está feito para modem bordaux e cinza...., não sei até que ponto isso te pode prejudicar, uma vez que existem coisas diferentes para sacar de acordo com o modem...

btw, kd conseguires diz como fizeste, eu vou tentar fazer o mesmo :) um abraço HecKel
 
Eu igual...

De momento não tenho o linux instalado, mas aqui à uns tempos trabalhei com ele e adorei...estável, sem bugs...mt fixe.

Grande problema...pôr o speedtouch a bombar k é bom tá kieto...Segui montes de howto's e nada... :wow:

Se alguem conseguir k diga!

Um abraço []
 
HecKel disse:
Só existe uma cena que me deixou curioso, modem verde? nem sabia que existia...., alem do mais, o tutorial está feito para modem bordaux e cinza...., não sei até que ponto isso te pode prejudicar, uma vez que existem coisas diferentes para sacar de acordo com o modem...

btw, kd conseguires diz como fizeste, eu vou tentar fazer o mesmo :) um abraço HecKel

Epah.. por acaso já tinha pensado em falar com esse Kmos, se ele costuma estar no IRC, melhor :)
O meu modem é este: http://www.alcateldsl.com/produsb.htm
Do tipo.. o tutorial está todo feito para o 330 (roxo e cinza) mas repara neste outro topico: http://www.startux.org/index.php?article=9713&visual=1
;)

Epah.. n sei se vou conseguir mas não tarda nada meto mãos á obra.
Depois logo digo qualquer coisa.




Cumps.
20COMER :004:
 
Tal como te disse no irc, tive sucesso com a instalação da adsl no linux, segui à letra o tutorial do kmos que está no startux, mods desculpem a pub a outro forum, mas é lá que está a informação... e não consegui..., falei com o próprio kmos no irc, e por estranho que pareça, ele viu k o modem estava de facto a ligar..., mas que depois desligava, durante a inicialização..., mandou-me rectificar tudo novamente, e assim fiz...., não tinha erros..., no entanto no tutorial dele diz para "adicionar" ao /etc/ppp/options as seguintes linhas:

usepeerdns
noipdefault
defaultroute

Quando voltei a abrir esse ficheiro, vi que estava tudo tal como dizia no tutorial..., eu adicionei de facto..., só que tb lá tinha um linha com a palavra "lock", lembrei-me de comentar, sem saber ao certo o k estava a fazer...., continuo sem saber :P mas o que é certo é que depois disso tenho a adsl sapo, modem speedtouch 330 roxo a bombar no fedora core 2 :D

espero que isto venha a ser util a alguem, fica aqui o link directo para o tutorial do Kmos

um abraço HecKel
 
Eu não sei por obra de quem quando tava a instalar os drivers do modem aquilo dá-me erro. Falta o gcc, penso eu! :(

Porra.. tenho de ir actualizar o fedora.




Cumps.
20COMER :004:
 
Ahh.. e ainda falta depois saber se os drivers do 330 são compativeis com o meu.. LoL!
Cheira-me que não vou ter lá mto sucesso... :(
 
20COMER disse:
Ahh.. e ainda falta depois saber se os drivers do 330 são compativeis com o meu.. LoL!
Cheira-me que não vou ter lá mto sucesso... :(

Funciona com o firmware do roxo. Tou farto desse modem, o 330.
não há forma de funcionar comigo. Já perdi muito tempo com ele e nada. Agora estou c Suse 9.1. O MDK 10 tb não deu, mas o pessoal do Fedora e do MDK já têm isso facilitado nos programas de configuração de hardware.
É só procurares por aí em ADSL qq coisa e seguires os passos.
Se não conseguires:
Welcome to my Nightmare :lol: .

PS: Vou comprar um modem rj45. assunto resolvido.
 
Já viste o tutorial que meti no meu post anterior? no forum da startux? é facilimo de fazer akilo, experimenta =)

um abraço HecKel
 
hellaxe disse:
Funciona com o firmware do roxo. Tou farto desse modem, o 330.

Não estou a falar do firmware mas sim dos drivers em si. Tive que utilizar os drivers do Speed Touch 330 (o q nao resultou..)

Ora bem..
Não tive a sorte do HeCkel e não fui bem sucedido.
Primeiro, quando estava a tentar instalar os drivers deu-me um erro pq eu não tinha instalado os pacotes de desenvolvimento de kernel e não tinha o gcc, logo deu-me um erro de "no compiler found".
Por ter o gcc a faltar no Fedora e sabe-se lá que mais e ter as partições um pouco mal divididas, resolvi formatar e fazer tudo em condições.
Formatei, dividi de novo as partições, instalei o WinXP e o Fedora.
Fui pa Linux e comecei a seguir de novo o tutorial do Kmos de que o HeCkel fala, mas adaptado por um outro bacano (soz, mas esqueci-me de adiconar o link aos favoritos e perdi o endereço desse tutorial no format.).
A primeira parte.. tudo nas normas, já não tive o erro do gcc, ele instalou tudo bem e continuei a seguir o tutorial sempre sem problemas, até ao momento eu que se mete o comando na consola para ver os nameservers do ISP. Quando faço isso ele tenta-me várias vezes ligar a net mas sempre sem sucesso porque diz que não encontra o modem. O que posso concluir, e acho que com certeza, é que os drivers do 330 não são compativeis com o meu Speed Touch USB (raia..)

Depois disto tudo, como se já não bastasse a frustração, quando fui a windows instalar o modem para vir aqui ao forum para postar resultados e ir ao IRC tentar encontrar alguem que me esclarecesse, vi que o Windows estava todo marado e pelo tipo de comportamento, não de que maneira mas penso que estava em conflito com o Linux. Qualquer coisa a ver com partições de boot e de swap mal definidas... :005:

Enfim...
De qualquer modo, hei-de conseguir por isto a bombar net em Linux. :x2:





Cumps.
20COMER :004:
 
Ainda ontem estive a falar com um amigo meu que também está a tentar instalar a adsl em linux, e que por acaso tem o mesmo modem que tu tens, lamentavelmente a assistencia dos ISP em linux é muito fraca, e em alguns casos mesmo nula, tal como tu disseste, eu tive sorte, tenho um modem em que existe informação, e firmwares para poder instalar com sucesso o modem, devo mesmo muito às ajudas que recebi tanto em foruns como no IRC, o mesmo já não posso dizer dos suportes....

Espero que consigas instalar o modem, e quando o fizeres mete um post ou publica mesmo num site teu, os passos que seguistes para a instalação do mesmo, a melhor forma de combater a falta de suporte é a entreajuda, sem mais HecKel
 
Pah.. mas o problema até ver é mesmo só a falta de drivers para o meu modem, porque de resto tenho tudo. Mesmo o firmware especifico para o meu modem, existe e a propria Alcatel disponibiliza para download na pagina deles.
Quanto aos drivers, tb sei que eles existem. Simplesmente ainda n os consegui encontrar, ou melhor... encontrei mas foi numa pagina onde os links para o download dos drivers já estavam broken. Vou continuar a tentar encontrar... :D


Alph disse:
Não tenho ADSL, mas tenho linux. Não repondo quando não sinto necessidade de o fazer, mas vou-te apresentar um amigo meu. Espero que ajude. ;)

Poix é..
Das duas uma, ou nós somos todos uma cambada de "comodistas" que vem para os foruns importunar os outros com perguntas secundárias ou entao, o teu.. "amigo" Google, como MERO MOTOR DE BUSCA (apesar de mt bom..) que é.. não consegue alcançar nem substituir esta possibilidade que os Foruns nos dão de falar em "tempo-real" com outras pessoas com o mesmo problema, ou sequer analisar caso a caso e tentar chegar a alguma conclusão.
Ou então se calhar, não é nenhum dos casos anteriores... Se calhar sou eu que sou tão preguiçoso que nem o Google com não sei quantos searches que fiz me conseguiu dar informação suficiente. Falta de sorte talvez...

No entanto...
Fico contente quando constato que afinal de contas não sou o unico "comodista/preguiçoso" dos Foruns e que a minha thread atraíu mais comodistas, que como eu, tiveram a infelicidade de precisar de ajuda para instalar a porcaria dum modem USB em Linux!
"Bocas vindas de baixo não me afectam"... mas com vindas "de cima" terei de começar a contar com elas tb?...



P.S: Faltou pormenor de Luxo.. de puro LeeT! -> ;)


Cumps.
20COMER :004:
 
Última edição:
Desculpa lá pelo que me lembro isso só precisa do firmware. O erro que te dá deve ser pq ele não o encontra (com o meu Suse passa-se o mesmo). Eu usei o Speedtouchconf e o speedtouch 1.3.1. Estes scripts instalam tudo. Estão no sourceforge.
experimenta.
Mas como disse anteriormente o p´roprio Fedora já tem um script desses.

Sorte
 
Back
Topo