Ideias para uma P.A.P (Pratica de aptidão profissional)

Status
Fechado a novas mensagens.
Bem eu estou mesmo é sem ideias, coisa de que preciso... Vou dar uma olhadela neste tópico, mas diga-me o que se pode fazer com os meus conhecimentos..

Tens alguns conhecimento de html/access?
Poderás desenvolver uma bd e embuti-la no html coisa que já fiz no passado ficou bastante funcional é simples por exemplo para uma loja de informatica para ires actualizando na bd e ficar automaticamente no site.. a ideia do restaurante também é simples e muito boa e faz-se muito bem.
cump's.
 
Sim tenho...
Apesar de o que sei é pouco mas penso que daria para fazer essa ideia ;)

Já agora, a ideia do restaurante, como achas que a posso explorar melhor? Que mais incluir por lá?
 
......

Sim tenho...
Apesar de o que sei é pouco mas penso que daria para fazer essa ideia ;)

Já agora, a ideia do restaurante, como achas que a posso explorar melhor? Que mais incluir por lá?

Aqui vai:

Projecto 1: (Requisitos de um trabalho meu)

- Menu do restaurante (menu, mas não é a interface :D)
- Adicionar/Remover elementos do Menu
- Stock com lista de ingredientes e quantidade disponível
- Adicionar/Remover quantidades de ingredientes do stock
- Restaurante tem um nº pré-definido de mesas
- Para cada mesa, deve-se poder: Abrir uma nova conta, adicionar um elemento do menu à conta, anular um elemento da conta, fechar a conta e imprimir factura.
- Deves manter uma relação entre os elementos do menu e as quantidades de ingredientes necessárias à sua manufactura
- A venda de um prato ou bebida implica a dedução das quantidades adequadas do stock, e apenas deverá ser possível se o stock o permitir
- O cancelamento de uma venda deverá permitir, opcionalmente, voltar a adicionar as quantidades adequadas ao stock (caso não tenham sido inutilizadas)
.
 
Boas,

Estou actualmente no 11º ano no curso tecnico de gestao e programacao de sistemas informaticos e no final do proximo ano terei que apresentar uma P.A.T OU P.A.P ouy la como se chama gostava de saber a vossa opinião de apresentar este projecto que consistira em 2 clientes em pcs diferentes para jogar poker um jogador contra o outro(em pcs diferentes), ja pedi a opiniao ao meu director de curso e ele disse que seria uma boa ideia e acrescentou que é raro haver ideias do genero.
Quanto ao juri, vai ser composto por 3/4 elementos 1 deles é o tal professor com que eu falei que é o meu director de curso, não sabem se é apenas para o juri para quem vou apresentar ou aquilo tambem vai ter publico?

Peço-vos a vossa opiniao p.f: o que acham de tornar este jogo como projecto para a PAP? Qual o grau de dificuldade?
Quero começar ja a pensar nisto para não programar stressado e para nao deixar tudo para o proximo ano....

Pf ajudem!!

Abraços
 
Winace_boy acerca da questão do publico se funcionar como a minha apresentação é somente para o júri por norma é assim que funciona.
Sim a ideia é excelente agora que vai dar trabalho irá dar nunca me ocorreu nada do género nem vi nenhum colega a fazer algo do tipo, contudo e como te disse não é um projecto fácil será trabalhoso vai em frente nada se faz sem trabalho :)
Boa sorte com o projecto parece-me prometedor :)
cump's.
 
Boas
Muito obrigado pelo apoio ;) é bom saber que é uma boa ideia, eu tenho conhecimento das seguintes linguagens: vb6,pascal e html(o basico) mas a que estou mais habituado a vb6 e como achei interessante fazer um jogo de poker à relativamente pouco tempo, decidi pensar em torna-lo num projecto para a minha PAP.
Só acho que vou estar tão nervoso a apresentar aquilo que nem vou conseguir falar mas pronto. Como é feita a apresentação de um software? é explicar as várias linhas de código? é que não estou bem a ver xD

Obrigado mais uma vez brock, gostaria de saber mais opinioes
ABRAÇOS ;)
 
Se o teu for semelhante ao meu penso que deverias de fazer um programa relacionado com a empresa onde irás estagiar, assim poderás aproveitar ideias da empresa em questão:)
Eu no meu caso estive a estagiar numa loja de Informática, o que fiz foi um Software em Visual C++ com bases de dados em FoxPro, onde fazia tinha as seguintes funções:
- Gestão de Clientes
- Alertas de Aniversários de clientes
- Gestão de fornecedores e carteira dos mesmos(pagamentos em falta etc)
- Gestão de Stocks
- Alerta de Stock baixo(Mediante introdução de stock mínimo razoável na introdução do artigo na base de dados)
- Gestão de Facturas
- Alerta de Facturas em Aberto a expirar
- Gestão de Orçamentos
- Gestão de documentos de entrada de material
- Gestão de reparações de equipamentos e emissão de documento para anexar no equipamento e outro para o cliente
- Gestão de datas previstas para entrega dos equipamentos na assistência com alerta de prazos
- Gestão de equipamentos enviados para garantia
- Consulta de Históricos de clientes (Compras, Assitencias, devoluções)
- consulta de históricos de fornecedores(Material vendido, artigos fornecidos)
- Gestão de contratos de assistência com empresas
- Alertas de Manutenção periódica de maquinas das empresas em assistência
- Gestão de maquinas por cliente(mediante numero atribuído a mesma na venda ou primeira assistência da mesma)
- Base de dados Encriptada
- Pagina em ASP onde o cliente mediante um código de acesso poderia consultar o estado da reparação em tempo real.

Penso que nao me esqueci de nada!:)
Quanto a apresentação do teu projecto, aconcelho uma apresentação em PowePoint ou Flash ilustrado...
No meu caso foi Powerpoint com muitas imagens pelo meio:)
Nessa pequena apresentação deverás dizer como estava a empresa antes de tu chegares(modo de funcionamento),
dizeres o porquê da necessidade da iniciação desse projecto.
E numeras as necessidades que reparaste existirem(normalmente serão as funções que o teu software irá ter).
De seguida deverás iniciar o teu programa(sempre em modo Codigo e não EXE).
E testares uma situação real com este passando por todos os processos possíveis...

Por isso, já sabes agora esforçate, a PAP conta muito na media final de curso no teu diploma, eu tive Nota 19 na PAP e média final de curso de 18.6!:)

P.S - Na minha altura P.A.P era "Projecto de aptidão profissional" não sabia que tinham alterado!:)
Ah, não te esqueças do relatório de analise direitinho e do manual de instruções do teu software o mais detalhado possível(O meu relatório de analise tinha cerca de 200Páginas e o manual a volta de 500!:) )
Abraço e boa sorte,
Empenha-te pois vale bem a pena!:)
 
Ora bem, eu estou no início do 12º de informática de gestão..E como é obvio só agora é que me estou a preocupar com o fazer a PAP..

Mas acho que tive uma ideia que é capaz de ser básica e que ainda não foi dita aqui..
Ela consiste em basicamente FALAR MAL DA ESCOLA.. :P
Mas mais seriamente, ela consiste em verificar o sistema informático da escola e apartir daí dizer quais são os pontos que deveriam ser melhorados no sistema (tudo, mas não faz mal).
E acho que este projecto que pensei será algo fácil de fazer, e que vai-me dar o prazer de falar mal da escola..


Que dizem disto??
 
Ajuda

Boas,

tive a ler alguns posts (nao todos) e pelo que me parece so aparece jogos ou projectos que envolvam gestao de algo.

E assim tou tambem no curso profissional tecnico de informatica de gestao e sinceramente inda nao sei o que vou fazer.

Gostaria de fazer uma coisa normal mas nao com envolvimento de gestao de qq coisa ou mesmo jogos.

Essas duas tematicas tao fora de questao

Sera que me conseguem indicar outra tematica para abordar este projecto?
 
Boas pessoal

Apresentei a minha ideia e nisto lembrei-me de outra, a qual preferi iniciar a projectar como minha PAP:
Uma calculadora!

Algo que possa substituir a calculadora do windows, freeware e que possa ajudar os estudantes naquilo que têm mais dificuldades (por exemplo, formula resolvente: inserir dados e dá as respostas...)
 
Boas,

tive a ler alguns posts (nao todos) e pelo que me parece so aparece jogos ou projectos que envolvam gestao de algo.

E assim tou tambem no curso profissional tecnico de informatica de gestao e sinceramente inda nao sei o que vou fazer.

Gostaria de fazer uma coisa normal mas nao com envolvimento de gestao de qq coisa ou mesmo jogos.

Essas duas tematicas tao fora de questao

Sera que me conseguem indicar outra tematica para abordar este projecto?



Estou na mesma situaçao que tu :s
 
Ferro157 Falar mal da escola? Que raio de ideia (lol).
Porque não construíres algo para a escola (naquilo que achas que está mal) e apresentares a escola em questão? logo ai estavas a dizer aquilo que estava incorrecto e não só pois apresentas-te uma ideia melhor? Assim sendo não é mau pensado e daria um bom projecto a meu ver ..
cump's.
 
luistojo riicardoo: Ora bem vocês vêm jogos, gestão etc porque em grande parte da escolas (a minha foi um caso assim) o professor da disciplina em questão gostava que os projectos andassem por ai neste caso em concreto "obrigar" o aluno a desenvolver algo que passa-se pela área de programação.
Contudo existem professores que acham que deve ficar ao critério do aluno assim sendo a vossa ideia de criação do projecto seria qual? Passava pela pesquisa e apresentar um determinado trabalho acerca do vosso curso?
Muitas vezes o júri está a espera de ver algo a funcionar seja um site .. algo para gerir .. alguma coisa que fique a funcionar seja para a escola ou para uma empresa qualquer.
cump's.
 
pois e assim eu tou mesmo a nora com o que hei.de fazer..

tive a ver na net projectos mas cmo disse e jogos e tambem projectos de gestao

o que poderia ser util fazer?

tipo cenas do curso quase que envolvem obrigatoriamente economia, oeag e isso e sempre parte de gestao :S
 
Na minha escola a PAP é sobre a experiência adquirida no estágio. Porque não tentam algo do género?
Expliquem o que encontraram no mundo do trabalho, se os conhecimentos das aulas técnicas tiveram aplicação no estágio, ou se a prática do ofício foi o que mais vos ajudou....
 
pois mas eu no estagio nao fiz nada
tive numa empresa onde andava a passar relatorios -.-"
por isso e que nao sei mesmo

tive a fazer ganda pesquisa na net e nada me deixa entusiasmado =S
 
Última edição:
Façam a Batalha Naval, que deverá ser o meu primeiro projecto da faculdade :D

Em relação à ideia da calculadora acima, só se for calculadora científica/gráfica ou com avaliador de expressões ("1+2-3+4*5 = 20"), porque uma calculadora simples faz-se em duas horas e é demasiado pouco (=nada) para ser apresentado como projecto.
 
batalha naval com dois jogadores e tambem contra o pc ate era uma ideia a pensar

tive tambem a pensar e que tal um jogo de penaltis com varios utilizadores e tambem com a opçao contra o pc e juntar tudo numa liga: "A liga dos penaltis"

e diferente nao?
 
Façam a Batalha Naval, que deverá ser o meu primeiro projecto da faculdade :D

Em relação à ideia da calculadora acima, só se for calculadora científica/gráfica ou com avaliador de expressões ("1+2-3+4*5 = 20"), porque uma calculadora simples faz-se em duas horas e é demasiado pouco (=nada) para ser apresentado como projecto.

Eu tinha em mente colocar alguma espécie de menu, na qual podia oferecer resoluções de equações com formula resolvente, calcular volumes de cubos, cilindros, cones..etc
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo