Análise i5 3570k em 2020

niko_pt

Banido
O i5 3570k é um cpu de 3a geração, ivy bridge socket 1155 (lançado em 2012). A maioria dos que andam ai já contam com 8 anos de uso. No socket 1155 só o i7 3770k é superior, mas o i5 3570k teve maior sucesso, principalmente em configurações para jogos, mais barato 100e e a diferença de performance é pouca.

Uma das suas características é que é "quentinho", eu lembro-me de ter o meu a bater nos 4,5GHz com OC e ultrapassava 80º medios arrefecido com um Noctua.

Deve ter sido o CPU que mais anos tive, alias ainda tenho. Mesmo em 2020 ainda dá para as voltas, é lógico que hoje em dia há CPUs com melhor performance, mas o i5 3570k é sem dúvida um dos melhores CPUs de sempre.

Ao fim de 8 anos ainda faz isto, é óbvio que "gargala" um pouco as gráficas "médias" que andam ai.


 
Opá completamente de acordo, o meu durou nas minhas mãos até a semana passada, altura em que vendi o sistema.
O meu esteve sempre praticamente nos 4.2Ghz com o H80i com fans na Noctua e nunca se queixou!!
Tive pena de largar o sistema que até hoje me durou mais tempo, porque realmente ainda ia jogando e ia fazendo as coisas relativamente rápido.
 
eu tive o 3570 (non-K) até ao mês passado no pc para gaming, agora é o cpu da rig de mining :D Continua a bombar, ganda maquina.
Não actualizei por falta de performance, foi mais porque apeteceu-me fazer mining e assim dei upgrade na rig de gaming com o ryzen 7 5800x
 
eu tive o 3570 (non-K) até ao mês passado no pc para gaming, agora é o cpu da rig de mining :D Continua a bombar, ganda maquina.
Não actualizei por falta de performance, foi mais porque apeteceu-me fazer mining e assim dei upgrade na rig de gaming com o ryzen 7 5800x
Bem actualmente já não empurra as GPUs da presente geração, tenho agora uma GTX 1060 e sem OC já gargala um pouco.
Mas certamente será um dos melhoores cpu's de sempre.
 
Curiosamente "reformei" o meu I5 760 de 2010 em Setembro, ainda corria relativamente bem BF3 e 4,Prepar3d,algumas máquinas virtuais sem problemas.De facto nunca tive um PC que durasse tanto. Entretanto adquiri um amd 3900X e claro que a diferença é abismal.
 
Ainda tenho o mesmo sistema que fiz na altura, ventilado pelo Macho, e ainda não tenho necessidade de mudar.
Melhor config que tive até hoje (performance, duração).
 
Podem crer, foi uma excelente aquisição, ainda hoje tenho mesmo sistema, sim é verdade em certas coisas o rapaz já bufa um pouco, para o meu gasto ainda dá muito bem, mas vai sendo altura de trocar , andei esperando mas as coisas agora tão todas banhadas a ouro....mas vou fazer basicamente a mesma configuração só que dá gen 12 quando tirarem um pouco do ouro🤣🤣🤣🤣
 
Ainda esta semana estive a dar uma vista de olhos ao preço do hardware recente, a ver se conseguia montar uma configuração nova,... e acabei por desistir, porque os preços estão todos pelas horas da morte.

E sim, ainda tenho o meu i5 3570k numa board Gigabyte Z77X D3H + 16Gb Ram + GTX 1060 OC para uso diário, e aquilo ainda bomba. Estou desconfiado que mais depressa lhe mudava o SSHD para um SSD ultra-rápido, que hoje em dia já não custam os olhos da cara como em 2012/13.

(Já nem me lembro se a minha board Gigabyte Z77X D3H dá para meter um M2 ou não...)

\w/
 
Última edição:
Ainda esta semana estive a dar uma vista de olhos ao preço do hardware recente, a ver se conseguia montar uma configuração nova,... e acabei por desistir, porque os preços estão todos pelas horas da morte.

E sim, ainda tenho o meu i5 3570k numa board Gigabyte Z77X D3H + 16Gb Ram + GTX 1060 OC para uso diário, e aquilo ainda bomba. Estou desconfiado que mais depressa lhe mudava o SSHD para um SSD ultra-rápido, que hoje em dia já não custam os olhos da cara como em 2012/13.

(Já nem me lembro se a minha board Gigabyte Z77X D3H dá para meter um M2 ou não...)

\w/

Por aqui a mesma coisa, preciso é de uma grafica que não seja overpowerd para este sistema que a minha 7970 parece ter dado o berro...
 
Ainda esta semana estive a dar uma vista de olhos ao preço do hardware recente, a ver se conseguia montar uma configuração nova,... e acabei por desistir, porque os preços estão todos pelas horas da morte.

E sim, ainda tenho o meu i5 3570k numa board Gigabyte Z77X D3H + 16Gb Ram + GTX 1060 OC para uso diário, e aquilo ainda bomba. Estou desconfiado que mais depressa lhe mudava o SSHD para um SSD ultra-rápido, que hoje em dia já não custam os olhos da cara como em 2012/13.

(Já nem me lembro se a minha board Gigabyte Z77X D3H dá para meter um M2 ou não...)

\w/
usar HDD em 2022 é algo que me faz confusão, é o primeiro upgrade a fazer. Tem mais de 10 anos que uso SSD.

Mas 3570k já começa a ser beemm datado. Qualquer zen/zen+ é infinitamente melhor... Até mesmo pegar um Ryzen 3600 usado + B550 + 16GB DDR4 é tudo já barato e MUITO mais rápido. Eu saltei de 3570k para 4090k e depois R5 3600 e tudo com ganhos consideráveis de performance.

Inclusive comprei ontem (mas importado da china...) um 5600g e custou 125 euros...

M.2 acho que só a partir de Z97 que apareceu.
 
usar HDD em 2022 é algo que me faz confusão, é o primeiro upgrade a fazer. Tem mais de 10 anos que uso SSD.

Mas 3570k já começa a ser beemm datado. Qualquer zen/zen+ é infinitamente melhor... Até mesmo pegar um Ryzen 3600 usado + B550 + 16GB DDR4 é tudo já barato e MUITO mais rápido. Eu saltei de 3570k para 4090k e depois R5 3600 e tudo com ganhos consideráveis de performance.

Inclusive comprei ontem (mas importado da china...) um 5600g e custou 125 euros...

M.2 acho que só a partir de Z97 que apareceu.
Não é bem um HDD, mas um SSHD. Ou seja, para os preços que os SSD ainda tinham em 2012/13 a opção mais sensata na altura para quem queria ter um disco que não fosse tão lento como um HDD "normal", mas sem ter que largar um balúrdio por um SSD com apenas uns 256/240GB, era optar por estas alternativas híbridas.

Este SSHD tem 2TB, e custou-me na altura uns 109/119€, ou perto disso.

Já uso este SSHD desde essa altura, e ainda não sinto lentidão naquilo. Mas também, é raro fazer transferências de ficheiros em massa...
 
Mas lá estám hoje um SSD é barato.

Arranjas um SATA 500 GB e vai ver a diferença! E este 2TB fica para mass storage secundário.

eu também tenho um SSHD de 1 TB e mesmo assim, qualquer SSD é bem mais rápido que ele.
 
Mas lá estám hoje um SSD é barato.

Arranjas um SATA 500 GB e vai ver a diferença! E este 2TB fica para mass storage secundário.

eu também tenho um SSHD de 1 TB e mesmo assim, qualquer SSD é bem mais rápido que ele.
Sim, mas também depende das circunstâncias.
Este SSHD tem-me servido bem durante a última década, mas como os preços já baixaram bastante, está na hora de pensar em mudar, sim.

O i5 3570k é que parece que está de pedra e cal.
As placas gráficas, as rams, os discos... tudo se sucede, menos ele!

Até a Z77X-D3H não parece ter vontade nenhuma de se ir embora. :D


P.S: E ainda nem fiz overclock àquilo! Só mesmo quando já andar a arrastar-se. :rrotflm:
 
Admiro é ainda usar isso hoje, é que qualquer jogo moderno não aguenta-se e vai limita gráficas, mesmo coisas tipo 1660 super.

Mas para uso leve ainda é um CPU bem capaz.
 
Admiro é ainda usar isso hoje, é que qualquer jogo moderno não aguenta-se e vai limita gráficas, mesmo coisas tipo 1660 super.

Mas para uso leve ainda é um CPU bem capaz.
Confesso que já não pego em muitos jogos regularmente, por falta de tempo; mas uso o Second Life quase todos os dias, (aplicação péssimamente optimizada e com grandes necessidades de single-cores com altas frequências) e ainda dou uns toques no Starcraft 2 quando tenho uma abébia.

Fora esses dois, joguei bastante Tomb Raider e Rise of the Tomb Raider nesta configuração. (Ainda com a antiga GTX 660 OC)
 
Neste momento ainda uso um 3770K + 16Gb ram com uma PowerColor Radeon RX 6800XT Red Devil 16GB GDDR6... que o CPU me deve estar a capar o sistema... não tenho grandes dúvidas, mas como disseram, montar algo hoje em dia está tudo menos "simpático".

EDIT: De referir que o sistema tinha uma Sapphire NITRO+ RX 480 8G e passou para a 6800XT por causa do mining lol.
 
Neste momento ainda uso um 3770K + 16Gb ram com uma PowerColor Radeon RX 6800XT Red Devil 16GB GDDR6... que o CPU me deve estar a capar o sistema... não tenho grandes dúvidas, mas como disseram, montar algo hoje em dia está tudo menos "simpático".

EDIT: De referir que o sistema tinha uma Sapphire NITRO+ RX 480 8G e passou para a 6800XT por causa do mining lol.
Jogas a que resolução? Eu ainda estou nos 1080p. Se mudar de monitor, espero já mudar para um bom 1440p...

E sim, no que diz respeito a preços, isto aí fora está no degredo.
Ando a "apontar" para um CPU com clocks altíssimos... sei que o Ryzen 5 7600X tem bons clocks, mas o preço das mobos AM5 e a respectivas rams DDR5 atiram com tudo por água abaixo...

Acho que um i5 12600k + uma board Z690 DDR4 a rondar os 200 paus deve ser o "sweet spot" actualmente...

Enquanto isso não acontece, este 3570k vai ter que se aguentar. Ainda aguenta bastante multitasking. Costumo ter Second Life + Mixxx (Software de DJ) + Discord + Winamp + Browser aberto e nem pia! Tem sido um bom CPU.

 
Back
Topo