Guia Guia para Comprar NAS

Boa tarde.
Comprei um Asustor Lockerstor 2 Gen2 AS6702T e configurei a minha VPN (Surfshark) via OpenVPN. No entanto, apesar de aparecer como ligada, fica sempre com 0 bytes enviados e recebidos.
Não consigo perceber se é um bug ou se não está mesmo a comunicar/usar a VPN:

G5uoilb.png
Primeiro tens que ver se a consegues pingar.

Se tiveres permissões para ler e escrever, consegues fazer o que queres.
 
Boas, sou um nabo em informática mas ando a ponderar a compra de um NAS (Qnap TS-233) para backup de fotos maioritariamente e também dos computadores cá de casa. Há algum guia passo a passo para isto incluindo a VPN para maior segurança? Obrigado!
Procura no youtube por "nascompares setup qnap". Têm guia passo a passo de como configurar o QNAP de raiz inclusivé para configuração de users, pastas partilhadas, etc.

Quanto à VPN é aconselhavel correr o servidor noutra máquina que não seja o NAS, de modo a não expores o NAS à internet. Se tiveres um router que tenha funcionalidades de servidor VPN melhor ainda.
 
Alguém tem 10GbE que me possa ajudar ?
Estou em dúvida entre SPF+ e RJ45. Pelo que li a utilização de RJ45 além de consumir mais também tem o problema do aquecimento.
A minha MB tem uma porta RJ45 de 10GbE pelo que indo por esse sistema poupava uma placa para o computador. A diferença entre os dois está em cerca de 200 euros
 
Vais ligar o NAS diretamente ao PC? Arranjas placas 10G fibra bastante baratas no eBay se estiveres disposto a procurar.
Sim, acho que não tenho necessidade de gastar dinheiro em switch, é o único equipamento que tenho para ligar ao NAS.
Obrigado pela ajuda ! Vou fazer isso, é mais simples
 
Ahhhh! Percebi mal a tua pergunta.

A placa que menciono é colocada no PC.
A placa que meti no 923+ é a original da Synology.
Se não me engano, para os 1821+ tens mais escolhas. Algumas envolvem instalar um driver.
 
Ahhhh! Percebi mal a tua pergunta.

A placa que menciono é colocada no PC.
A placa que meti no 923+ é a original da Synology.
Se não me engano, para os 1821+ tens mais escolhas. Algumas envolvem instalar um driver.

Estava a ver se conseguia fugir ao preço das da Synology. Vou dar uma olhadela. Obrigado pela ajuda
 
Bom dia,

Cá estou eu novamente, com ideias um pouco mais definidas.

Tenho a necessidade de fazer backup de várias pastas em 6 servidores (2 servidores por localização (3));



- Quero colocar uma NAS em cada localização (3) e entre elas conterem o mesmo backup das outras NAS (Redundância entre NAS);
- A rede é isolada, não comunica ao exterior, portanto serviço cloud está fora de questão para já porque só existe rede entre localizações;
- Tipo de raid, será raid 1? Mirroring entre NAS?
- Tamanho de backup será 1GB por cada localização (3GB de 15 em 15 dias)
- A distância entre localizações é cerca de 500M e outra 4KM.

Um colega falou com uma loja que aconselhou estes 3 modelos:

1- TS-233 - Tower

2- TS-431XeU-2G -Rack

3- TS-432PXU-*****-2G – Rack


Para a minha necessidade o que faz sentido? Para mim parece ser tudo igual, apenas diferença no processador...

Devo ter alguma atenção aos meus requisitos e às NAS que aconselharam? Porque escolher x ou y? Obrigado.



Edit:

  • 1 opção (gama doméstica) – sem opção de rack
  • 2 opção (gama empresarial) com encriptação e melhores características de hardware
  • 3 opção (gama empresarial) com encriptação e melhores características de hardware do que a opção 2 + redundância de fonte de alimentação.
 
Última edição:
ola a todos
queria ter um nas para as seguintes utilizações:
- Colocar ficheiros que necessito descarregar muito frequentemente em vários computadores - como se fosse o mega ou dropbox atravez de link
- Fazer backup de fotos que tenho amazon photos
- Poder ter uma zona de backup de fotos de cada membro da familia para a sua propria pasta
- guardar filmes e ver em qualquer TV


o que me aconselham que não seja caro?
Synology DS120?
Terramaster F2 ?
Zyxel NAS325 /esta a metade do preço...99 €

Obrigado
 
Por acaso nunca tinha ouvido falar dela, mas realmente portas sata para múltiplos discos não faltam. Pelo outro lado e como disseram só ir até 16GB de ram parece-me pouco. Quer dizer, também depende do que pretendes claro. No meu unRaid estou com uma DQ77MK e 8GB de RAM (posso ir até 32 ainda assim) e tem-me dado bem. Pelo menos tão cedo não pretendo fazer upgrades a isso.
 
Olá a todos.

O meu WD My Cloud Home de 4 TB deixou de funcionar. Já abri a caixa, tirei o disco e montei-o num PC. OS dados que lá tinha foram à vida e há sectores do disco corrompidos.

Queria substituir por outros sistema NAS. Uso para backup do Mac e servidor plex.

Queria deixar a WD. O que me aconselham em substituição? Terramaster? Synology?

obrigado, desde já

ola a todos
queria ter um nas para as seguintes utilizações:
- Colocar ficheiros que necessito descarregar muito frequentemente em vários computadores - como se fosse o mega ou dropbox atravez de link
- Fazer backup de fotos que tenho amazon photos
- Poder ter uma zona de backup de fotos de cada membro da familia para a sua propria pasta
- guardar filmes e ver em qualquer TV


o que me aconselham que não seja caro?
Synology DS120?
Terramaster F2 ?
Zyxel NAS325 /esta a metade do preço...99 €

Obrigado
Olá mclaudio.

já tomaste alguma decisao?
 
Eu até agora só utilizei Sinology e recomendo.
Tenho um ds918+ em casa e um ds215j em casa dos meus pais para backup. Nunca tive problemas com eles e só fazem reboot por causa de actualizações de software.
 
Back
Topo