Guia Guia para Comprar NAS

Recomendam muito os WD RED para NAS ... mas comprei dois em Dezembro e um deles está a dar o berro.
Azar? Provavel, mas falavam tao mal dos Seagate e os meus de 3TB que tinha antes destes, duraram ainda uns anos (substitui por causa do barulho pois eram de 7200rpm).

Não sei se hei-de ir á loja com ele ou contactar directamente para RMA a WD.
 
Boas, desculpem mas não percebo muito de NAS, mas estou a pensar comprar um para ligar 2 HDDs (um de 2TB + um de 4TB), servira para ligar em rede (cabo) exencialmente para ver filmes em HD com som HD.
Será mais uma cloud, para armazenamento visto que não é para converter ficheiros.
Uma coisa barata e de preferencia silenciosa sem fan se houver.
 
A minha escolha seria o primeiro dispositivo no primeiro post do tópico. Vem sem discos or isso adicionas os teus.
E serve para quando quiseres fazer RAID e aproveitar as outras funcionalidades.
 
A minha escolha seria o primeiro dispositivo no primeiro post do tópico. Vem sem discos or isso adicionas os teus.
E serve para quando quiseres fazer RAID e aproveitar as outras funcionalidades.
Obrigado, referes-te ao Western Digital MyCloud EX2?
RAID é fazer copia de segurança de um disco para o outro tipo um espelho de outro?
Se for não quero fazer espelhamentos.
Só quero ter acesso por rede aos dois discos, para ler os ficheiros multimedia e poder gravar neles.
 
Última edição:
Sim.

Há vários RAID esse é RAID 1. Ficas com a opção de quando o quiseres fazer no futuro que mal não faz :)
 
Boa noite malta!

Estou neste momento a pensar adquirir um NAS. Quero algo com 4/5 baías. Neste momento as minhas escolhas estão a recair entre o Synology 916+ (8Gb) e o QNAP TS453a (8Gb).

Irei utilizar o NAS com quatro discos WD Red de 8Tb em RAID 5 ou 10.

O NAS será essencialmente para Plex, Adobe Lightroom, backup de fotografias, Time Machine para um MacBook Pro e backup de outros dispositivos (iPhones e etc.).

A entrada HDMI não é algo que necessite num NAS. Nas reviews, o software da Synology aparece sempre como uma vantagem. O hardware do QNAP aparece como sendo melhor que o Synology.

Uma das funções que pretendo no NAS é ter várias contas de utilizador em que os users possam utilizar até determinado espaço (como uma cloud). A minha única questão é: o administrador consegue ter acesso aos ficheiros dos outros utilizadores? Pretendia que não, por uma questão de privacidade.

Obrigado
 
Sobre os 8GB RAM vê se não compensa comprar a versão de 4G e depois colocar os 8GB. Pode compensar.
Para usar como servidor de Plex depende se tem que fazer transcoding ou não. Só vi o 916+ e o processador não me parece que dê para tudo e estou a pensar 4K.
Em última análise o administrador pode apagar o que quiser. Se consegue ver os ficheiros ou não não sei porque foi algo que nunca pesquisei mas como disse atrás pode perfeitamente apagar o utilizador e os ficheiros.
 
Vou ver qual a diferença de preços entre ambas as versões e o custo de fazer o upgrade.

Apesar de referirem no site da Synology que o 916+ faz transcoding de 4k, tenho as minhas dúvidas (penso que até em alguns 1080p de high bitrate se possa engasgar). Eu compreendo que transcode de 4k torne o NAS mais future proof.

Antigamente nao tinha qualquer problema em comprar as peças e montar um servidor que pudesse fazer transcode de 4k. O problema hoje em dia é o tempo. Daí ter na ideia comprar algo em que é só colocar os discos lá dentro, instalar algumas apps, configurar e toca a andar.

Mas, da vossa experiência, é trabalhoso configurar algo com unRAID ou FreeNAS? E em termos de consumo? Pergunto isto porque poderá ser uma opcão deixar de utilizar o meu HTPC (AMD A6-6400K) e transformá-lo em NAS. Assim o investimento inicial seria menor (podendo fazer upgrades a motherboard, RAM e CPU no futuro) mas talvez mais tempo a configurar :(

EDIT1: Eu penso é que, apesar de cada vez mais conteúdos 4k serem lançados, talvez ainda estejamos longe de ter só esses conteúdos. Em casa pretendo usar um leitor 4k para ler os conteúdos directamente do NAS. On-the-go o Plex mas talvez com conteúdos 720p ou 1080p. Mas claro que, se não for super caro, ter algo que faça transcode de 4k seria o ideal (orçamento de 600 a 700 euros para o NAS).
 
Última edição:
Temos um guia do freeNAS: https://portal.zwame.pt/33809/guia/freenas-8-3-uma-nas-simples-de-usar mas a versão mais recente está mais simples ainda. Se o hardware for compatível é simples mas podes sempre ficar preso em alguma configuração que em vez de um minuto demore 1 hora a resolver. De facto o Synology será imbatível em facilidade de utilização.

Um atalho para a solução do 4K é usar o handbrake por exemplo e ter o ficheiro na versão que necessitas. Acabas por ter ficheiros repetidos mas é uma solução. No computador ele não precisa de fazer transcoding nenhum porque o ficheiro nativo deve ser lido sem problemas.
 
Ando a pensar comprar um NAS com finalidade de backup de ficheiros de video e fotografia, dispositivos moveis, streaming de musica e video, e download de torrents. Irei partilhar este NAS com mais 2/3 amigos, com users diferentes, e iremos ter uma partilha comum entre nas para partilhar media.
Estamos inclinados para um WD.
Alguem recomenda algum fanless?

Cheers
 
Eu estava a pensar em comprar uma Western Digital MyCloud de 2T ou 3T. Sei que não é a opção mais recomendada porque toda a informação fica apenas num disco, mas aquilo que quero essencialmente é um disco que dê para ligar ao router e todos os aparelhos da minha casa (TV, Pcs, telm e tablets) consigam aceder. Os outros discos externos que tenho são de 2,5`, por isso acho que não são os mais aconselhados/práticos para esta situação, eles passariam a ser basicamente o backup da mycloud.
Sabem se há outra alternativa ao que propus por volta de 150€?
Outra coisa, é possível reproduzir filmes em 4K, ou vai depender sempre do aparelho com que se está a aceder?

Obrigado
 
Vai sempre depender do equipamento. Se tiver que fazer transcoding vai correr mal.
Eu NAS e só um disco não combina mas no teu caso não é um NAS que estás à procura.
 
Pessoal sei que é mais uma pergunta do mesmo mas queria comprar um NAS que basicamente é só para ter redundância de ficheiros, ter as coisas disponíveis em rede nos equipamentos da casa e se der para aceder do exterior melhor.

Deve ser fraco, mas arranjo o NAS D-Link ShareCenter Pulse 2 baias a 75€, nem assim vale a pena?
http://www.dlink.com/pt/pt/support/product/dns-320l-sharecenter-2-bay-cloud-storage-enclosure


DiskStation DS216se

https://www.synology.com/en-global/products/DS216se#specs
É melhor?

Sei que recomendam como low cost o Western Digital MyCloud EX2 Ultra mas arranjo os acima bem mais baratos.
 
Back
Topo