Guia Guia dos Tapetes de Rato

@askan7 que pad usas actualmente? Eu não jogo com sensibilidade muito baixa também (apex 2.0 800dpi) e o g sr-se que tenho está num estado horrível especialmente para micro-ajustes e em termos de smoothness no geral para tracking. Encomendei o mpc 450 para experimentar. É uma boa opção?

Que outros pads devo ter em consideração tendo em conta que faço wrist aim (já tentei jogar com sensibilidades mais baixas e com o cotovelo apoiado mas simplesmente não consigo)?

Curiosos que o g-sr-se tem no geral excelentes avaliações mas já é o segundo reviewer neste caso, o hausgaming que o considera muito mau. Ele refere também o problema que afectou alguns mp510 nos quais havia diferenças de tracking entre x e y. Tive um e sinceramente não notei nada, mas desgostei o desconforto daí que o mpc 450 sendo mais confortável é uma ideia que me agrada.

Vou experimentar mas gostaria de ter opiniões extra.
 
Eu neste momento estou a usar o Artisan Hien Soft XL. O gsr-se apesar de ser um bom pad não dura muito tempo por ter uma coating.
Se queres algo semelhante ao GSR-se tens o vaxee pa.

Também um mp510, mas sinceramente não gosto, costuras muito altas e desconfortáveis. A diferença entre x e y é negligível. O mpc450 é melhor que o mp510 na minha opinião, mais suave e confortável, com costuras mais baixas. É um pouco mais rápido apesar de ambos serem feitos do mesmo material (cordura).

g sr-se que tenho está num estado horrível especialmente para micro-ajustes e em termos de smoothness no geral para tracking
Normalmente isso resolve-se ao lavar bem o mousepad, mas no caso do gsr-se é mais complicado porque tem coating, ao lavar removes a coating e fica praticamente um gsr normal. A única solução é comprar um novo a cada +- 6meses
 
Última edição:
@askan7 Boas!

Tens algum feedback do Hyperx Fury S Pro Gaming? tenho um asus rog sheath que já dura há alguns aninhos e já tem algum desgaste e queria renovar o tapete. Tenho visto as recomendações e parece-me que o endgame mpc890 poderá vir a ser uma opção válida.
 
@askan7 Boas!

Tens algum feedback do Hyperx Fury S Pro Gaming? tenho um asus rog sheath que já dura há alguns aninhos e já tem algum desgaste e queria renovar o tapete. Tenho visto as recomendações e parece-me que o endgame mpc890 poderá vir a ser uma opção válida.

Fury S é o cloth pad típico. Um pouco mais rápido que o normal, mas nunca experimentei. MPC890 muito melhor
 
Chegou à pouco o MPC890 (Black Stealth Edition) e as primas impressões são excelentes! Quando peguei na embalagem estranhei o pesar tanto, a embalagem é um "canudo" e o conteúdo vem bem protegido e acomodado. Ao abrir o tapete vem dentro de um plástico (super bem protegido). No geral pelo peso e como estava na embalagem é um produto premium. Adoro o material do tapete (cordura) e é bem construído, sem defeitos nas costumas etc. O feel do rato é brutal! Não me parece de todo um tapete para durante 1 ou 2 anos, nota-se que é bastante resistente (não volto aos de tecido, eheh). No geral parece-me ter sido uma excelente compra! Obrigada pela recomendação @askan7 :D

Ponto negativo (se é que se pode chamar), talvez as extremidades do tapete demorem um pouco a "esticar" devido à robustez do material.
 
@pedrocsilva o feel que dizes ser excelente deve ser a falta de resistência. É um tapete bastante rápido. Rapido ou lento não importa para uso casual. Para jogos competitivos tapetes muito rápidos ou lentos podem ser um problema mas também depende muito de cada um, playstyle e jogo.

Também tens mousepads de tecido muito rápidos e de boa qualidade. Mas sim, cordura é um upgrade ao "tapete de pano típico" em praticamente tudo.

As extremidades é só deixar algo em cima durante uns dias que fica bom, acontece com quase todos ou mousepads que vêm enrolados.
 
Chegou à pouco o MPC890 (Black Stealth Edition) e as primas impressões são excelentes! Quando peguei na embalagem estranhei o pesar tanto, a embalagem é um "canudo" e o conteúdo vem bem protegido e acomodado. Ao abrir o tapete vem dentro de um plástico (super bem protegido). No geral pelo peso e como estava na embalagem é um produto premium. Adoro o material do tapete (cordura) e é bem construído, sem defeitos nas costumas etc. O feel do rato é brutal! Não me parece de todo um tapete para durante 1 ou 2 anos, nota-se que é bastante resistente (não volto aos de tecido, eheh). No geral parece-me ter sido uma excelente compra! Obrigada pela recomendação @askan7 :D

Ponto negativo (se é que se pode chamar), talvez as extremidades do tapete demorem um pouco a "esticar" devido à robustez do material.
Onde compraste?
 
Vídeo pertinente para o tópico:


Aconselho a visualização para quem se interessa neste tópico, vídeo bastante recente e com muita informação sobre pads e conclusões(mesmo que pessoais) sobre os melhores e piores. Vale mesmo a pena ver.
O vídeo é do Rocket Jump Ninja que acho que dispensa introduções.
 
Vídeo pertinente para o tópico:


Aconselho a visualização para quem se interessa neste tópico, vídeo bastante recente e com muita informação sobre pads e conclusões(mesmo que pessoais) sobre os melhores e piores. Vale mesmo a pena ver.
O vídeo é do Rocket Jump Ninja que acho que dispensa introduções.

É a opinião dele... Mas eu realmente sinto que com ratos mais leves também prefiro um pad um pouco mais lento. Apesar de ter os melhores scores em aim trainers com pads rápidos...

Mesmo assim acho os control pads como qck+ e outros semelhantes demasiado lentos passado ai 6 meses. O rato parece que fica meio preso, o que torna tracking muito difícil em jogos como Apex.

Resumindo, pad mais rápido = mais fácil começar movimentos e mais difícil parar, mais fácil fazer pequenos ajustes, melhor para tracking/mais fácil ser suave.
Pad mais lento = mais dificil começar movimentos mas mais mais fácil parar o rato, melhor para click timing/flicks.

Por isso é que normalmente é recomendado pads mais rápidos ou intermédios para jogos com muito tracking como Apex Legends. Pads mais lentos para tac shooters, como cs go/valorant.
Para mim o pad mais equilibrado com boa qualidade e relação qualidade/preço é o aqua control+
 
Última edição:
alguem tem feedback do fnatic dash ?
Tenho um glorious 3xl que me durou uns bons anos, só tenho bem a dizer mas já está velhinho e dentro do que procuro em tapetes bué largos o fnatic dash pareceu me um bom investimento.
 
@askan7 viva.
Uma perguntinha... queria ver se era desta que ia avancar com a troca de tapete.
Estive a ver na net sobre as opcoes antigas que me tinhas dado, e fiquei com algumas duvidas... O MPC e speed, o que penso que nao é o que realmente procuro, para jogar e trabalhar, pois gosto de ter controlo no rato e nao sentir que anda a "abrir" pela mesa. Lol.
Ando as voltas e voltas atras do aqua control, mas nao encontro em lado nenhum. Comparado com este, o que existe de alternativas?
Confesso, que gostava de algo "hibrido", ou seja, que desliza-se sem sentir prisao, mas ao mesmo tempo tendo controlo preciso nele.
Andei a ler o xtrfy gp1 xl , sendo uma versao "mais rapida" do gp4. Mas nao conheco
Obrigado :)

Update. Afinal parece que o GP1 é pior que o 4.
Andei ainda pela net e descubri esta tabela. Nao conheco nem estou a par, mas baseado nas recomendacoes, muitos coincidem.
Nao sei onde entra aqui o mpc890.

https://www.esportstales.com/tech-tips/mousepad-tier-list-best-speed-control-durable-mousepads
 
Última edição:
@VrumVrum Essa lista que mandaste é boa e está correta, talvez um pouco desatualizada.

O xtrfy gp4 é um bom mousepad. Assim como o vaxee pa. Mas são estão mais perto de controlo do que medium. Para pads equilibrados continuo a achar que o Aqua control+ é a melhor opção, nem é caro. Mas penso que não se venda em Portugal.
 
@askan7 obrigado pela informacao ;)
Realmente o aqua control para encontrar esta impossivel, dai tentar saber que equivalencias ou alternativas existem (tendo em conta que queria 900x400 mm).
E o mpc890 entra em que zona destes todos? Obrigado
 
@askan7 obrigado pela informacao ;)
Realmente o aqua control para encontrar esta impossivel, dai tentar saber que equivalencias ou alternativas existem (tendo em conta que queria 900x400 mm).
E o mpc890 entra em que zona destes todos? Obrigado

Entre fast e very fast :D. É muito bom em termos de durabilidade e consistência por ser de cordura. Mas é dos pads mais rápidos de cordura.
 
Última edição:
Back
Topo