[GUIA] Aumentar performance do Windows Vista

nao tanto como deveria ! Eu pessoalmente acho uma estupidez este assunto , senao tem maquina q suporte o vista metam o xp ou o 2000 ,ou instalem o basic em x do ultimate ,usem a skin basica do vista ,tirem lhe os efeitos ,assim mais vale como disse voltar msm par ao xp ou 2000. uma coisa concordo ,mas esta por questoes de segurança ,desactivar serviços desnecessarios ,é sabido que o windows vem com a maioria dos serviços activados ,para o caso de alguem vir a precisar deles ,o target dos sistema operativos windows nao exclui ninguem é para qualquer faixa etaria seja 8 ou 80 anos ,tem q estar sempre pronto a usar e do modo mais facil possivel
 
Última edição:
Andei aqui a pesquizar no forum e no google mas não encontrei as respostas as minhas duvidas... peço antecipadamente desculpa se procurei pouco.

É sabido que quando se instala o Vista, por forma de o tornar mais rapido convém ficar numa partição a parte, junto com os programas mais utilizados, por forma ao windows ao defragmentar o disco, o deixe com os ficheiros necessários todos pertos uns dos outros, para que as cabeças de leitura dos HDD não andem a perder tempo a passear pelo disco inteiro... até aqui, estou correcto não é?

As minhas perguntas são:
Qual o tamanho da partição que devemos deixar para o Vista (num disco de 100Gb por exemplo)?
Convém fazer esta partição nalgum local especifico do disco para que seja mais rapido? ou é impossivel controlar isso?
No XP é igual?
(eu por enquanto uso só o XP... mas tou a pensar passar a usar ou o Vista ou o Seven)
 
Andei aqui a pesquizar no forum e no google mas não encontrei as respostas as minhas duvidas... peço antecipadamente desculpa se procurei pouco.

É sabido que quando se instala o Vista, por forma de o tornar mais rapido convém ficar numa partição a parte, junto com os programas mais utilizados, por forma ao windows ao defragmentar o disco, o deixe com os ficheiros necessários todos pertos uns dos outros, para que as cabeças de leitura dos HDD não andem a perder tempo a passear pelo disco inteiro... até aqui, estou correcto não é?

As minhas perguntas são:
Qual o tamanho da partição que devemos deixar para o Vista (num disco de 100Gb por exemplo)?
Convém fazer esta partição nalgum local especifico do disco para que seja mais rapido? ou é impossivel controlar isso?
No XP é igual?
(eu por enquanto uso só o XP... mas tou a pensar passar a usar ou o Vista ou o Seven)

O tamanho da partição do SO depende das tuas necessidades. E muito em parte dos programas que lá queres instalar. Normalmente a 1ª partição efectuada é aquela mais interior e a de mais rápido acesso/leitura/escrita, posteriormente vêm as outras pela mesma ordem de ideias.
 
Boas.
Mais uma dica para o pessoal que tem processadores multicore(cada vez mais), eu fiz isto no meu PC, e notei melhoria de performance no arranque.

O vista por defeito utiliza apenas um core para arrancar o sistema, mas se tivermos um processador multicore no nosso sistema, podemos indicar-llhe os cores que ele deve utilizar no arranque.

Para isso vamos ao executar (win+R):
1.gif


Depois no sector Boot, vamos as opções avançadas:
2.gif


Depois no numero de processadores, escolhemos a opçao que nos é mais correcta, consoante o nosso sistema:
3.gif


Espero que ajude. Eu num phenom X3, notei bastantes melhorias no arranque do SO.

Este tweak é falso. Não é necessário fazer nada para que o Vista use os vários cores conforme necessário durante o boot. Estas opções estão presentes também em versões anteriores de Windows, para efeitos de debugging/testes/despistes/blah e são para *limitar* o número de cores a ser usados.

http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;833721
http://winhlp.com/node/150
 
Aumentar a velocidade de boot do Windows Vista em 30%:

Iniciar->Executar*->msconfig

*caso não tenham o executar no menu escrevam apenas msconfig e dêem enter.

Agora vamos a arranque (boot):

Capturar.JPG


Seleccionem a opção Sem Arranque da GUI

Agora cliquem em Opções avançadas:

Capturar2.JPG


Cliquem em número de processadores, escolham o máximo que tiver disponível.
De seguida, cliquem em memória máxima, façam ok nas duas janelas e reiniciem o sistema. Vão notar uma grande diferença na velocidade de boot quando reiniciarem, especialmente se tiverem sistemas multi core e grande quantidade de ram.

Baseiem-me num post que vi na techzone para fazer este tutorial, como pesquizei e não encontrei coloquei o que lá estava e adicionei a opção da memória. Espero que gostem. Abraços.
 
Última edição:
Aumentar a velocidade de boot do Windows Vista em 70%:

Iniciar->Executar*->msconfig

*caso não tenham o executar no menu escrevam apenas msconfig e dêem enter.

Agora vamos a arranque (boot):

Capturar.JPG


Seleccionem a opção Sem Arranque da GUI

Agora cliquem em Opções avançadas:

Capturar2.JPG


Cliquem em número de processadores, escolham o máximo que tiver disponível.
De seguida, cliquem em memória máxima, façam ok nas duas janelas e reiniciem o sistema. Vão notar uma grande diferença na velocidade de boot quando reiniciarem, especialmente se tiverem sistemas multi core e grande quantidade de ram.

Baseiem-me num post que vi na techzone para fazer este tutorial, como pesquizei e não encontrei coloquei o que lá estava e adicionei a opção da memória. Espero que gostem. Abraços.

eu fiz isto mas não reduziu em nada o tempo de boot que se mantém nos 50s com um q6600 e 2Gb de ram...
 
eu fiz isto mas não reduziu em nada o tempo de boot que se mantém nos 50s com um q6600 e 2Gb de ram...

No meu sistema:

Turion 2.2ghz x2
4GB de ram

Notou-se uma grande diferença ;)

Editei o aumentar de perfomance para 30%, porque 70 tava exagerado.
 
Última edição:
:kboink:Eu tenho instalado o Vista Manager ( pago ) e é aconselhável:x2:

Agora a duvida:

Por vezes, ao ir as partições, noto que eslas ligam-se, ou parece-me, que o Vista as desliga...

Ora eu tenho sempre tudo activo e não me lembro de ter mandado desligar os HD.....

Dicas?


*EDIT*

Encontrei!



Se descobrir mais algo, contribuo aqui nesta tread
 
Última edição:
Back
Topo