Guerra aberta à Pirataria?

Status
Fechado a novas mensagens.
Obrigao Evangelion, não me lembrava do DRM, se fazer o download apenas é legal, porque é que a minha universidade recebeu algumas cartas da FCCN a dizer que se não acabassem com os downloads de filmes, iam cortar o acesso à net ?
Não percebo então, se fazer o donwload é legal, estará a FCCN enganada? Se calhar não...

Porquê? Porque não usam o PeerGuardian :002:

Bem, falando a sério... sim... é bem possível que esteja enganada... E já agora... como é que sabes o conteúdo das cartas que chegam à tua Universidade? Não me está a soar muito plausível...
 
Última edição pelo moderador:
Uma questão que levanto aos mais entendidos, as séries que podemos sacar, como Dr. House, são legais ou ilegais? Falo dos TV-Rips dos Estados Unidos e não dos DVD-Rips.

pensa assim. alguem grava a serie da TV, por DVD, ou pelo PC se receber por placa de TV.
é legal? sim (para uso privado)

E depois?

ha a partilha.. a partir daki a questao é igual a que se tem mantido até este momento.
 
::::::::POR EXEMPLO::::::
Se eu tivesse um amigo que tirasse musicas,imagens e videos com frequencia e alguns jogos e dvds de vez em quanto ele podia ser preso? Mas isso era so se ele vendesse?
 
segundo os direitos de autor, a copia é legal desde que justificada. A unica justificação possivel é de que a copia é para uso privado. acham que 50 copias tem algum tipo de justificação?

ou seja, mesmo a legalidade tem limites "morais".
 
mesmo a legalidade tem limites "morais".

Nem mais. É isso que gera o sentimento de insegurança de quem copia conteúdos de redes informáticas. É legal (até ao ponto em que o suporte deixe de ser um disco rígido, pen, etc), mas será justo para quem criou os conteúdos?

É óbvio que, depois disto tudo, vai ter que surgir um novo equilibrio entre as compensações que os autores e os... err... "clientes" recebem, duvido que as editores se incluam nesse equilibrio. Pelo menos assim espero. Já vou utilizando a minha carteira para votar!
 
Última edição:
Somos Piratas>>> sem gravata!

Quem já não ouviu isto nas noticias? As multas poderão ir até aos 5000 euros, quem for "apanhado" a roubar músicas da Internet...


Pois bem, é altura de acalmar o pânico de milhares de pessoas e de pais preocupados com o que os filhos fazem no computador.


1º - Os chamados "processos" vão ser criados pela SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) e/ou pela IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica). Neste ponto, há uma coisa que deve ser clara: nenhuma destas instituições tem autoridade para passar multas a quem quer que seja. O objectivo (imoral) é assustar os utilizadores de Internet e levá-los a pagar uma indemnização até 5000 euros, ou será levado a tribunal. Isto pode ser visto como chantagem, uma vez que ou pagamos, ou levamos com um processo. Estas empresas que vão enviar as tais cartas, não estão a agir através de um processo judicial (pois seria muito dispendioso processar individualmente milhares de pessoas) mas sim através de um processo civil. Que relevância jurídica tem isto? Nenhuma! Simplesmente ameaçam as pessoas e metem medo. Se alguma pagar, melhor. Se ninguém pagar, encolhem os ombros e passam ao próximo. De facto há leis em Portugal, mas não são estas empresas que as escrevem.


2º - Onde está essa informação, e quem decide que valor é que se vai pagar? Em Portugal só há uma maneira de obrigar as pessoas a pagar multas ou indemnizações: o tribunal! Como o Bill Gates disse: "O nosso computador é tão confidencial como a nossa conta bancária". Sem processo em tribunal, ninguém (nem mesmo estas entidades) podem acusar, vigiar, espiar, exigir, passar multas, pedir indemnização, ter acesso ao vosso computador, ou "consultar" que downloads fazem.


3º - Para os menos entendidos, quem tem ligação à Internet, liga-se através de um IP (ex. 255.255.255.255) e mais nenhuma informação é transmitida (e atenção a isto).

Quem mantém o registo a quem pertence cada IP ligado, é apenas a empresa de Internet a quem contraram o serviço (ex. Netcabo, Cabovisão, Sapo, Clix, etc.). Neste caso, só com um processo judicial é que a vossa informação confidencial é disponibilizada. Ou seja: receberam uma carta a pedir uma indemnização. Muito bem, há processo judicial a decorrer em tribunal? Não? Então a carta não vale nada. E se quiserem ir mais além, contactem o vosso fornecedor de Internet e perguntem como é que a determinada instituição obteve os vossos dados, sem autorização do tribunal. E se ainda quiserem ir mais além, iniciem um processo contra o vosso fornecedor de Internet, ou contra a instituição que vos "ameaçou".

4º - Quem faz download de qualquer tipo de ficheiros da Internet (seja musica, filmes, fotografias) é apelidado de "pirata informático" pela comunicação social. Mas há uma grande diferença entre fazer download e desfrutar desse mesmo download no conforto da vossa casa, e de fazer download de filmes e música e ir vender para a feira da ladra, ou qualquer outro local. Quem lucra com estes negócios de downloads para vender posteriormente, é que deve ser apelidado de pirata informático. Ou será que quando se gravava as telenovelas e os filmes da televisão em cassetes, também era chamado de pirata da televisão? É exactamente a mesma coisa. Em vez de copiarem da televisão, copiam da Internet.


5º - Neste momento, em Portugal não há nenhuma lei relativamente à pirataria informática (pelo menos explícita) e em que base se suporta, ou que diferenças existem entre consumo próprio ou para venda. Da mesma maneira que não há qualquer precedente de tal situação. Todos aqueles anúncios no cinema, nunca deram em nada nem nunca ninguém foi preso. Eram só campanhas!

6º - Se estivessem a infringir alguma lei, acham que seriam enviadas cartas para pararem com os downloads e a serem convidados a pagarem de livre vontade? Também ninguém manda cartas a um ladrão para parar de roubar no metro e entregar-se na esquadra mais próxima, ou a um assassino para parar de matar os vizinhos com a caçadeira, e para se dedicar à agricultura. É absurdo! Se neste país nem uma pessoa que viola crianças vai presa, quanto mais nós que nos recusamos a pagar multas! Tirar músicas da Internet dá multa até 5000 euros. E andar a 120km/h dentro de uma localidade dá 500 euros? Passar um sinal vermelho menos que isso? Desencadear um acidente em cadeia na auto-estrada porque se bebeu demais fica-se sem carta? Acham justo? Tirar músicas da Internet é que é mau para a sociedade, e os perigosos somos nós, não?

7º - Recentemente em França foi aberto um processo pelas indústrias e editoras similar a este, e até foi feita uma petição em tribunal para ser criada uma lei que punisse quem fizesse downloads da Internet. No entanto, o Juiz recusou-se alegando que se estaria a violar a divulgação cultural. Temos o direito de experimentar o produto antes de o comprar, ou não?

8º - Quem acham que perde com isto tudo? O terror instala-se, as pessoas começam a parar de fazer downloads, e a Internet em casa passa a ser usada para ver páginas e ler o e-mail. Quem precisa de grandes velocidade para isso? Ninguém...assim os consumidores começam a cancelar a Internet, ou a passar para uma mais barata. E quem sofre? O fornecedor de Internet.

9º - Há vários cantores e grupos de música nacionais que culpam a "pirataria" das baixas vendas que os seus álbuns conseguem no mercado. Esta é a lista de vários artistas que lutam contra a pirataria:

Ágata, Agrupamento Musical Diapasão, Aldina, Alfredo Vieira de Sousa, Ana Moura, António Cunha (Uguru), António Manuel Ribeiro, António Manuel Guimarães (Magic Music), Banda Lusa, Blasted Mechanism, Blind Zero, Bonga, Boss AC, Camané, CantaBahia, Carlos do Carmo, Carlos Maria Trindade, Carlos Tê, Clã, Cristina Branco, Da Weasel, Danae, David Fonseca, Dealema, Delfins, DJ Vibe, Dulce Pontes, Emanuel, Expensive Soul, Fernando Rocha, Filipa Pais, Fingertrips, *****, GNR, Gutto, Iran Costa, Íris, Jaguar Band, João Afonso, João Gil, João Monge, João Pedro Pais, João Portugal, Jorge Cruz, Jorge Palma, José Mário Branco, Liliana, Lúcia Moniz, Luís Cília, Luís Represas, Luísa Amaro, Mafalda Veiga, Manuel Faria, Manuel Freire, Manuel Paulo, Mão Morta, Marante, Maria João&Mário Laginha, Mário Fernandes, Mariza, Ménito Ramos, Mesa, Miguel&André, Miguel Guedes (em nome individual), Mind da Gap, Místicos, Mónica Sintra, Paula Teixeira, Paulo Ribeiro, Pedro Abrunhosa, Pedro Ayres Magalhães, Pedro Oliveira, Pedro Osório, Quatro Cantos, Quim Barreiros, Quinta do Bill, Rádio Macau, Rita Guerra, Rodrigo Leão, Rosita, Rui Bandeira, Rui Veloso, Santamaria, Sérgio Godinho, Teresa Tapadas, The Gift, Toranja, Toy, Tozé Brito, UHF, Vitorino, Wraygunn, Xutos e Pntapés, X-Wife e Zé Peixoto.

Por favor, e peço-vos que metam a mão na consciência: Quem é a pessoa com com alguma inteligência que se vai a meter a fazer download de músicas da Ágata? Ou da Rosita? Ou do Agrupamento Musical Diapasão? Ou pior, do Iran Costa?

10º - Ora vejamos:

Fim da Pirataria –> Menos Utilizadores da Internet –> Choque Tecnológico por água abaixo –> Portugal país cada vez mais atrasado a nível europeu

Fim da Pirataria –> Menos Utilizadores da Internet –> Menos lucros dos ISP's –> PT apresenta prejuízo -> Portugal país cada vez mais atrasado a nível europeu

Fim da Pirataria –> Aumento dos Processos que se acumulam nos tribunais –> Justiça mais lenta –> Portugal país cada vez mais atrasado a nível europeu

Fim da Pirataria –> As pessoas não vão comprar Cd's só porque a pirataria "acaba" ou diminui podendo mesmo criar uma certa "revolta" contra as editoras e afins –> O povo começa a lixar para os artistas –> Menos lucros para editoras e artistas –> Mundo da música e não só com dificuldades –> Portugal país cada vez mais atrasado a nível europeu

Continuamos...?

11º - Ok, concordo que os direitos de autor têm que ser protegidos. Mas não concordo que um simples CD de música cujo custo de fabrico ronda 1 euro, seja vendido por 15/20 euros, em que apenas cerca de 2 euros vão para os artistas. E ainda têm a lata de chamar piratas a nós?

12º - Concluindo, não se deixem vencer pelo medo. Não digo para olharem para o lado caso recebam essas cartas, mas sim que se informem e que pesquisem as maneiras legais de se fazer o correcto. Informem e mantenham-se informados, pois basta haver um decréscimo dos utilizadores deste tipo para essas empresas pensarem que podem fazer tudo e que podem ganhar.

Eu posso considerar-me culpado, mas sou culpado, não por fazer downloads de musicas e filmes mas pelo facto de fazer parte da classe média que mal tem dinheiro para pagar a renda de casa, e ainda faz um sacrifício enorme em pagar 60€ pela Internet, mais não sei quantos euros pela tvcabo, mais não sei quantos euros pelo telefone, mais não sei quantos euros pela assinatura mensal do telefone, e de trabalhar de sol a sol. Mas NÃO SOU CULPADO, pelos roubos de ministros, deputados, e administradores de empresas estatais, pelos buracos financeiros que causaram a empresas estatais. NÃO SOU CULPADO, pelo buraco financeiro em que o pais se encontra, e muito menos pelo valor do défice 6,8.

Agora só vos peço para levarem a vossa vida atrás do computador calmamente, não castiguem os vossos filhos por algo que não estão a fazer, e acima de tudo, divulguem toda esta informação, para que essas empresas que vêm do estrangeiro, não pensem que somos uma cambada de saloios e que nos podem meter medo!

PS: Considerem isto uma opinião pessoal..

Abraços a todos....coolclan
 
Ista cena das partilhas é tão banal q o ppl chegou ao ponto de pensar q sacar cenas com copyright é perfeitamente legal apesar de não se ter pago um tusto ao autor!.

vcs qdo compram um cd-áudio, estão a comprar os direitos para ouvir as músicas, qdo compram um dvd estão a comprar os direitos para visualizar o filme, mas as obras continuam a ser propiedade dos autores. Qdo sacam à pala estão a violar copyrights.
O propio motivo q leva as pessoas sacar é ilícito. O ppl saca para não ter q pagar direitos aos autores.



Gostaria de ver se vcs fossem programadores e vissem o vosso trabalho a circular livremente pela net sem receberem o devido pelo vosso esforço. E não, não estou a falar em freeware!.
 
Gostaria de ver se vcs fossem programadores e vissem o vosso trabalho a circular livremente pela net sem receberem o devido pelo vosso esforço. E não, não estou a falar em freeware!.

estas a falar de opensource?? :S

anyway...

coolclan

acho que reconheco esse texto de algum lugar... :S
de qualquer forma ha que ter em consideração duas coisas.
1º as regras sao para se cumprir
2º portugal ja tem leis sobre informatica e internet, podem ser poucas, mas tens que ter em consideração que todos os softwares têm um contracto agregado que tens que aceitar para instalar. E esse contracto tem legislação agregada que tens que cumprir, para alem da estipulada na legislação portuguesa.
3º Se todos deixarem de sacar musicas e software ilicitamente da internet, ninguem vai a falencia nem os autores ficam prejudicados. A internet nao é só, p2p nem cracks. E os autores iriam receber mais e como tal iriam poder ser melhor representasdos la fora, podendo levar o nome de portugal mais longe.
4º a SPA pode nao ser certamente a entidade mais credivel (pergunta aos The Gift), mas nao é a unica prestadora deste tipo de serviços..... ha dezenas em portugal.

Sim, eu sei que é uma opiniao tua, mas tens que ter nocao que as coisas nao podem ser muito bem assim como dizes...
 
[/indent]Segundo me parece esse artigo não se refere à alteração da obra segundo o formato mas sim segundo o conteúdo, basicamente proibir o plágio. Segundo o que dizes seria também proibida a cópia para K7 ou qualquer outro meio, mesmo que para uso privado. Pelo menos é essa a minha interpretação.
Isso é algo já a muito sabido por muitas pessoas, mas a minha opinião é a seguinte se o problema tambem afecta a policia vamos começar por limpar a casa e depois o país não??? Vamos deitar todas as K7 foras leitores de MP3 pro lixo ah e vamos pedir reembolso dos direitos de autor que são pagos na compra de cada CD ou DVD virgem(este extra implicito no preço). As editoras não estão assim tão preocupadas como poderiam tar com o pirateamento dos conteudos, visto uma das melhores formas das musicas(entre outro material) é ser disponibilizado em P2P, para depois circular pela net. Querem apanhar malta é so irem ao http://www.youtube.com/ gostava de ver quantos deles não infringuem nenhuma lei de direitos de autor.
 
vejam la esta historia =)
http://tek.sapo.pt/4M0/715296.html disse:
A indústria discográfica começa o ano de 2007 com mais uma investida contra a alegada pirataria de música digital, desta vez processando um site de origem russa no valor de 1,6 biliões de dólares. O valor da indemnização pedida foi calculado com base numa taxa de 150 mil dólares por cada uma das 11 milhões de músicas que a RIAA alega terem sido vendidas entre Junho e Outubro deste ano no AllOfMP3, um site detido pela Mediaservices.

A notícia tinha sido avançada na semana passada pelo Washington Post e é agora confirmada, sendo as editoras por trás do processo a Arista Records, Capitol Records Warner Bros. Records e UMG Recordings. A queixa foi entregue num tribunal de Nova Iorque, o que motivou já um protesto da parte da Mediaservices, que alega não ter esse tribunal jurisdição sobre a empresa russa.

A Mediaservices mantém dois sites de disponibilização de música digital, o AllofMP3.com e o allTunes.com, que a RIAA acusa de oferecerem downloads de músicas protegidas por direito de autor sem pagarem os respectivos direitos.

Aparentemente o site é mais um serviço de venda de música digital, mas a RIAA afirma no processo que sustenta todo o modelo de negócio é uma enorme infracção aos direitos dos seus associados.

A Mediaservices já reagiu ao processo levantado pela RIAA alegando que o tribunal de Nova Iorque não tem jurisdição sobre a empresa. "As editora podem iniciar os processos que quiserem, mesmo sabendo muito bem que a AllofMP3 opera de forma legal na Rússia", adianta um comunicado da empresa.

Alegando que o seu serviço é legal, a Mediaservices pretende manter a comercialização de músicas no site AllofMP3, que afirma cumprir as leis de direito de autor russas.

De acordo com alguns sites internacionais, a questão reside precisamente no facto da RIA não reconhecer a legitimidade da Russian Organization for Multimedia & digital systems (ROM), a entidade a quem a Mediaservices entrega uma taxa de 15 por cento sobre as músicas comercializadas no seu site.

que me dizem a isto? =)
 
Quem já não ouviu isto nas noticias? As multas poderão ir até aos 5000 euros, quem for "apanhado" a roubar músicas da Internet...
[.....]
PS: Considerem isto uma opinião pessoal..

Abraços a todos....coolclan

Fantastico... até uma opinião pessoal consegues piratear

Já agora quem escreveu o manifesto percebe tanto de Informática e de legislação como eu percebo da pesca do bacalhau.

Como eu já disse da primeira vez que vi este manifesto aqui postado. Fia-te na virgem e não corras :P

@PJGS

Estas a pregar aos peixes... estou farto de dizer isso mas ninguem ouve.
Acho que tinha mais sucesso na pesca do bacalhau :P
 
manifesto

Fantastico... até uma opinião pessoal consegues piratear

Já agora quem escreveu o manifesto percebe tanto de Informática e de legislação como eu percebo da pesca do bacalhau.

Como eu já disse da primeira vez que vi este manifesto aqui postado. Fia-te na virgem e não corras :P

@PJGS

Estas a pregar aos peixes... estou farto de dizer isso mas ninguem ouve.
Acho que tinha mais sucesso na pesca do bacalhau :P

caro amigo
este manifesto não tem Copyright, portanto não o piratiei nada,
se o postei foi por o tópico estar aberto e pra saber as vossas opiniões sobre o mesmo,e nunca com intenção de ter
algum mérito ou um interesse especial por pirataria,isto que fique bem claro.
quanto ao nome do author,eu não sou obrigado a dize-lo.só o farei se o proprio o desejar,
quanto a pesca do bacalhau,teria muita honra em trabalhar na pesca do bacalhau.
pois só grandes homens o fazem.
cumps:coolclan
 
estas a falar de opensource?? :S
3º Se todos deixarem de sacar musicas e software ilicitamente da internet, ninguem vai a falencia nem os autores ficam prejudicados. A internet nao é só, p2p nem cracks. E os autores iriam receber mais e como tal iriam poder ser melhor representasdos la fora, podendo levar o nome de portugal mais longe.

Vários autores a nível internacional e mesmo a nível nacional são a favor da pirataria. Qual é a razão? Divulgação. Nada traz mais divulgação que a pirataria digam o que disserem. As editoras são os grandes chulos e piratas no meio disto tudo. Cada autor recebe uma percentagem mínima em relação aos CD's. Qualquer pessoa minimamente bem informada sabe que a grande fatia dos lucros de cada autor é obtida através de concertos. Com mais divulgação, surgem mais contratos para concertos e o autor ganha mais.
 
Riskei um disco de vinyl, agora aquilo da uns estalos a ouvir a faixa.A minha vizinha como ouço musica alta ja se keixou k o som esta diferente.Sera k vou ser instruido num processo de alteraçao conteudos de copyright e de difusao publica nao autorizada??? lol
 
caro amigo
este manifesto não tem Copyright, portanto não o piratiei nada,
se o postei foi por o tópico estar aberto e pra saber as vossas opiniões sobre o mesmo,e nunca com intenção de ter
algum mérito ou um interesse especial por pirataria,isto que fique bem claro.

Esse manifesto já foi publicado N vezes neste fórum, é só questão de procurar :P

Subscrevo o PJGS, hoje em dia "sacar" tornou-se uma coisa demasiado banal e a generalidade das pessoas acha-se com direito de o fazer, tal como as editoras se acham no direito de fazer leis e perseguir esses consumidores...a internet é mesmo uma selva :P

Acredito plenamente que haja uns quantos que levem processos em cima por causa disso...não será nem um centésimo dos piratas domésticos mas se forem uns quantos já deixa de haver aquele mito que tirar warez da net é perfeitamente seguro e nunca se é apanhado...afinal até o "manifesto" diz que só se deixa ips...ou não :rolleyes:
 
Então e se me apetecer por o meu cao a cantar, gravar o som e por na net com o nome Madonna (atençao nao tou a ofender a MAdonna, é so um exemplo), tou a piratear sera que eles chekam todos os conteudos ou guiam-se só pelo nome ??



Abraço!!
 
Então e se me apetecer por o meu cao a cantar, gravar o som e por na net com o nome Madonna (atençao nao tou a ofender a MAdonna, é so um exemplo), tou a piratear sera que eles chekam todos os conteudos ou guiam-se só pelo nome ??
Abraço!!

O nome não tem mesmo nada a ver...hash tables anyone? :)

Basta eles saberem a hash da release que está a ser partilhada que sabem logo se corresponde ou não...nem é preciso sacar tudo sequer. Quase todos os sistemas de p2p funcionam com hashes, incluindo o emule e o bittorrent e não é por só terem partes ou só estarem a partilhar uma parte do ficheiro que deixa de ser ilegal na mesma... :P

E não é por mudares o nome de "Need for Speed Carbon.iso" para "Os_videos_das_minhas_férias.rar" que a hash passa a ser diferente....
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo