Gráfica GT200 \ Geforce GTX 200 series

Status
Fechado a novas mensagens.
Boa noite.
Uma pergunta estas novas graficas vao estar no mercado ja verao? É porque eu vou comprar um pc novo para mim em breve. E se valerá esperar mais um mes pelas nova tecnologia eu espero é mais dinheiro que junto.

cumps
 
Boa noite.
Uma pergunta estas novas graficas vao estar no mercado ja verao? É porque eu vou comprar um pc novo para mim em breve. E se valerá esperar mais um mes pelas nova tecnologia eu espero é mais dinheiro que junto.

cumps
Sim espera-se que saia por volta desses tempos;)
 
porque não vem logo tudo a 55 nm, mesmo que adiem 1 mês? Não sendo um processo "1st time", logo mais maduro e com melhores yelds do que de inicio. Claro que o 65 nm é ainda melhor, mas...

A pressa em querer papar a ATI vai resultar num produto, que alem de potencialmente sujeito a bugs e com drivers de treta, devera novamente bater records de TDP e cooling, enquanto uma 55 nm feito com mais calma, dava algo "fresco" e com drivers mais maduras.

vamos ver se não será um erro tipo o da ATI com a HD 2900 XT (um produto quase lançado a pressão, com consumo brutais, não bateu a concorrência e drivers rascos) ou na época da FX 5800 vs 9700.

Alem daquele efeito, comprar uma placa da "wave0" e logo a seguir sai a "wave1", mais económica e com drivers mais maduros.

Eu sou daqueles que prefere esperar pela "wave1", mas claro que quem tem "necessidade" de andar na crista da onda, vai comprar o wave0, sem olhar a custos, consumo, bugs de drivers/gpu e afins, desde que seja mais "rápida" que as actuais, é a andar.
 
Última edição:
Pela quantidade de 3000 séries no mercado, ulra baratas, não me pareça que os yelds andam maus.

podem ser pior que os 65 nm, mas sai muito mais chips por disco :P
 
Pela quantidade de 3000 séries no mercado, ulra baratas, não me pareça que os yelds andam maus.

podem ser pior que os 65 nm, mas sai muito mais chips por disco :P

E o processo também é mais caro.
Por alguma razão os chips para dispositivos móveis andam sempre nos nodes mais antigos e maduros. E por alguma razão a AMD teve mais sucesso com o processo 90nm de terceira geração do que com o de 65nm de primeira e segunda geração, no que toca aos Athlon 64 X2 e respectiva capacidade de overclock vs yields.

Por exemplo, o híbrido CPU ARM/GPU" APX 2500" da Nvidia, com todas as capacidades que se lhe conhecem e consumo de energia várias ordens de grandeza inferiores aos do Intel Atom mais poupado (800MHz), ainda é fabricado no processo "bulk" da TSMC a 90nm (partilhado por dezenas de outros clientes), enquanto o Atom é fabricado a 45nm num processo proprietário da própria marca...
 
Se é mais caro, não anda a afectar assim os preços das gráficas ;)

Mas enfim, vamos ver estas GT200. Continuo a achar que vir a 65 nm em vez de 55 nm que ta previsto no "wave1" é um lançamento meio a pressão. E poderá sofrer com poucas quantidades no mercado, se bem que depende dos preços.
 
Blastarr, isso cheira-me a fake a 100 km de distancia.

O design até pode ser parecido, mas é praticamente um "mix" de 8800 GTX com HD 2900 XT.

E estes PCB's sobrepostos ficou manhoso!

e por fim, o que raio faz uma ficha de 6 pins junto aos conectores SLI?!? dar energia as DVI e a 2ª placa SLI?

o GPU em si parece ser um monstro. duvido que a nvidia meta um chip tão grande. parece ter o tamanho do G80 + shim 8|

o circuito regulador é demasiado "aberto"

enfim alguem que pegou num editor 3D e pos-se a inventar. Ao menos metia uns renders como deve ser...
 
Última edição pelo moderador:
Blastarr, isso cheira-me a fake a 100 km de distancia.

O design até pode ser parecido, mas é praticamente um "mix" de 8800 GTX com HD 2900 XT.

E estes PCB's sobrepostos ficou manhoso!

e por fim, o que raio faz uma ficha de 6 pins junto aos conectores SLI?!? dar energia as DVI e a 2ª placa SLI?

o GPU em si parece ser um monstro. duvido que a nvidia meta um chip tão grande. parece ter o tamanho do G80 + shim 8|

o circuito regulador é demasiado "aberto"

enfim alguem que pegou num editor 3D e pos-se a inventar. Ao menos metia uns renders como deve ser...


A R600 tem os 8 chips todos na frente (se não for uma versão de 1GB).
A G80 tem 10 ou 12, também na frente (consoante se trate de uma 8800 GTS 320MB/640MB ou uma 8800 GTX/Ultra).

Esta tem 8 chips na frente (placas com bus de 256bit como a 9800 GTX, a 8800 GTS 512MB ou a 8800 GT, por exemplo, têm 8 chips na frente dispostos em radial e não em "U"), o que torna qualquer comparação com a R600, G80 ou G92 completamente ridícula.
Os outros só podem estar na parte detrás do PCB, porque duvido que a GT200 apareça com apenas 512MB na versão de topo...


Quanto ao tamanho, até parece que nunca ninguém ouviu falar de heatspreaders como nas NV35 ou G80.
É óbvio que se trata de um heatspreader, apenas é mais extenso para compensar a falta da bracket metálica como a que existe nas placas com o G80, e que circunda a zona da GPU.


Ficha de energia junto aos conectores da backplate ?
É obviamente a ficha que falta numa das placas junto à ficha de 8 pin (até estão lá os buracos marcados no PCB).
Provavelmente foi um erro do operador que não a associou à assembly dos outros componentes e alterou a posição quando mexeu nos PCB's.
 
Última edição pelo moderador:
A R600 tem os 16 chips todos na frente (se não for uma versão de 1GB).
A G80 tem 10 ou 12, também na frente (consoante se trate de uma 8800 GTS 320MB/640MB ou uma 8800 GTX/Ultra).

16 chips a frente? ora veja lá melhor ;)
ATI%20R600.jpg


newcardoi3fp6is9.png


semelhanças?

Esta tem 6 chips na frente
Eu conto 8 chips ;) Totalizando os 256 bits, 6 chips = 192 bits.

(placas com bus de 256bit como a 9800 GTX, a 8800 GTS 512MB ou a 8800 GT, por exemplo, têm 8 chips na frente), o que torna qualquer comparação com a R600, G80 ou G92 completamente ridícula.

tirando a disposição dos módulos de memoria, a placa segue o design da G80, devido ao circuito regulador + NVIO. Será que a nvidia vai querer voltar ao NVIO, depois de o integrar no G92?

Os outros só podem estar na parte detrás do PCB (ou então é uma placa com bus de 192bit e 1GB de GDDR3 que precisa de uma ficha de 6 pin, outra de 8 pin e um PCB extra-longo... -altamente improvável, não ?-).
8 na frente + 8 atraz, ou seja os tais 512 bits especulados.

Quanto ao tamanho, até parece que nunca ninguém ouviu falar de heatspreaders como nas NV35 ou G80.
É óbvio que se trata de um heatspreader, apenas é mais extenso para compensar a falta da bracket metálica como a que existe nas placas com o G80, e que circunda a zona da GPU.
Mesmo com IHS o chip parece ser bem maior que o G80. Não tou a falar em die size, mas cim do chip em si! Mas isso é um desenho amador e não o final! Não vale a pena gastar teclado nosso

Ficha de energia junto aos conectores da backplate ?
É obviamente a ficha que falta numa das placas junto à ficha de 8 pin (até estão lá os buracos marcados no PCB).
Provavelmente foi um erro do operador que não a associou à assembly dos outros componentes e alterou a posição quando mexeu nos PCB's.
Mais uma vez, prova que isso foi feito "em cima do joelho". Já vi desenhos bem melhores.Eu pelo menos tinha vergonha em por algo tão rasco aí.
 
Última edição:
Errei no número de chips por mera casualidade, mas o resto é válido e só me dá razão.

As fichas de energia da R600 estão trocadas com as do diagrama, e a parte de regulação de energia é completamente diferente.
As R600 também não têm qualquer chip NVIO à esquerda do PCB (um chip que só faz sentido se for mais económico separar a parte de I/O digital, bem como a parte analógica -RAMDAC's- do core da GPU por este ser demasiado grande).
Recordo que o G92 não tem NVIO no PCB porque a funcionalidade está integrada no core -bastante mais pequeno do que o G80-.
 
Apenas as G80 tem NVIO.

Se é bom te-lo separado, não sei. o que é certo que a nvidia voltou a integrar no G92.

Mas pode ser também um indício de "dual core" ou dual GPU. porque precisas de 2 "cópias" dos RAMDAC's e toda a lógica para as fichas, um em cada GPU?

outra questão prende por complexidade do chip ou uso para outras coisas que não placas gráficas, logo sem ter todo a parte analógica a ocupar espaço (nvidia tesla)

enfim, vamos é esperar por fotos finais ou desenhos oficiais :P
 
Apenas as G80 tem NVIO.

Se é bom te-lo separado, não sei. o que é certo que a nvidia voltou a integrar no G92.

Mas pode ser também um indício de "dual core" ou dual GPU. porque precisas de 2 "cópias" dos RAMDAC's e toda a lógica para as fichas, um em cada GPU?

outra questão prende por complexidade do chip ou uso para outras coisas que não placas gráficas, logo sem ter todo a parte analógica a ocupar espaço (nvidia tesla)

enfim, vamos é esperar por fotos finais ou desenhos oficiais :P

Duas cópias ? Onde é que viste isso ? O G80 não tinha RAMDAC, era isso que permitia ter os clocks do shader core tão elevados sem aumentar o vcore do chip (e permitia ter o consumo energético sobre controlo) no processo de 90nm da TSMC, apesar do die size.

Eu vejo dois PCB's ligeiramente diferentes, são placas independentes.
Não são dois PCB's para integrar numa só placa como a 9800 GX2. Os conectores PCIe são o primeiro give-away...
 
é possível uma placa sem RAMDAC ?

se não está visível é porque foi incorporado dentro do core.

eu sei que o DVI e o HDMI é o futuro..mas..

algumas aplicações importantes como o CAD ainda necessitam do ramdac..
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo