GP2X

Atenção que ele usa um ARM940T para acelerar os gráficos mas o ARM não é um gpu, é um cpu RISC, ou seja, está um bocado limitado quando é para 3D.. O emulador de PSX não sei se corre a full-speed mas deve puxar aquilo ao máximo, tal como acontece nas versões Pocket PC.


Para 3D deve ser melhor a handheld da iRiver, que tem um Goforce qualquer. (agora se isso alguma vez vai aparecer na europa.. é uma incógnita..)
 
E lá se foram os comentários Biased não Draven?? Acho que devias informarte melhor antes de falares, é que ainda este tópico não existia já eu tinha lido muito sobre essa "consola"... É perfeita para correr jogos em 2D open source ou emu's, aceleração 3D não é com ela.
Mas tudo bem ;)
 
Aquilo TEM acelerador 3D..mas sim é limitado.

E tem emulador de PSX disponivel embora possa nao correr a Full speed mas consegue emular!

Lê bem o teu comentario...para quem diz que ja tinha lido muito e ja sabia muito sobre essa "consola" tas pouco informado sobre ela.

[_ExtremeHack_] disse:
Aquilo nem acelerador 3D tem... e o CPU nao deve puxar para um emu PSP, aposto que nem para um da PSX...
 
Draven disse:
Lá tao os comentarios Biaseds sem fundamentos! nao ganhas nada com isso acredita.

http://newbie.gp32x.de/gpx2/spec.htm

Aquilo tem 2 cpus a 240Mghz, um é o processador e o outro é o de video. Mas um cpu risc a fazer 3D? Aquilo nucna consegueria emular uma PSP, e essa limitação nem lhe conseguiria dar os graficos necessário. A PSP até emula N64, este pelo menos para já, não e duvido que algum dia consiga emular :)

Mesmo para ver filmes, a PSP tem um ecrã bastante melhor. Mas isso ate tem umas specs fixes e faz uams cenas engraçadas. Acho é mto caro para o que faz, uns 100€ era melhor.
 
Última edição:
Para correres bem um Gran Turismo no PC, precisavas de um emulador decente como o Bleem! ou um ePSX (acho que é este), e precisavas de um bom PC (Bleem! - PII minimo PIII recomendado e tinhas gráficos da tanga, e no outro dava para já fazeres brincadeiras com a Placa Gráfica para aceleração 3D mas precisavas de um P4 a 2Ghz e uma placa com suporte DX8)... Imagina então nessa consola...
 
[_ExtremeHack_] disse:
Para correres bem um Gran Turismo no PC, precisavas de um emulador decente como o Bleem! ou um ePSX (acho que é este), e precisavas de um bom PC (Bleem! - PII minimo PIII recomendado e tinhas gráficos da tanga, e no outro dava para já fazeres brincadeiras com a Placa Gráfica para aceleração 3D mas precisavas de um P4 a 2Ghz e uma placa com suporte DX8)... Imagina então nessa consola...
Actualmente é possivel correr os jogos da PS1 a 10 frames por segundo, mas ainda é com uns emuladores beta.
Ja prometeram avanços no emulador e é possivel que se consiga correr os jogos quase perfeitamente.

btw é possivel fazer-se overclock ao cpu da gpx2 :D
 
Estás um pouco enganado... é possivel correres jogos a velocidades bem decentes! Pesquiza um pouco sobre o ePSXe... até o Bleem corria bastantes dencentemente.
 
Ansatsu disse:
Aquilo tem 2 cpus a 240Mghz, um é o processador e o outro é o de video. Mas um cpu risc a fazer 3D? Aquilo nunca consegueria emular uma PSP, e essa limitação nem lhe conseguiria dar os graficos necessário. A PSP até emula N64, este pelo menos para já, não e duvido que algum dia consiga emular :)

Mesmo para ver filmes, a PSP tem um ecrã bastante melhor. Mas isso ate tem umas specs fixes e faz uams cenas engraçadas. Acho é mto caro para o que faz, uns 100€ era melhor.
A DS também só vês os 2 chips Arm nos specs e... faz 3D...

A GP2X não tem uma API com aceleração OpenGL... so what? nem foi desenhada para isso em primeiro lugar. ainda assim a consola não é fraca (em 3D).

GP2X em emuladores tem por alvo emular sistemas retro, há um enorme nivel ali... por exemplo outro dia vi um noob a pedir um emu de GBA e sabes o que os developers lhe disseram para fazer? comprasse um GBA... é que o sistema está no mercado e os jogos á venda... para quê fazer um emulador então? ganhar vendas às custas dum sistema comercial?

O GP2X mesmo com o modelo de negócios que tem não é para vender às massas, caso contrário iria arranjar problemas com a Nintendo, Sega, Sony, SNK... ultima coisa k eles presisam é de uma guerrinha.

É impressão minha ou acabaste de dizer nesse post que uma consola de 150e não emula uma PSP? captain obvious it seems... nem um PDA consegue emular uma PSP... digo eu. (suponho que querias dizer PSone...)

Ora Psone a full speed na GP2X? aparentemente é possivel, basta ver que o emu na segunda release já corre o FF7 a 20 frames constantes... e corre alguns jogos 2D a full speed...

Estamos a falar da segunda release de um emulador que ainda nem tem o Dynarec compilado e aplicado (que dá um boost tremendo)... e só estão a usar o primeiro CPU (o que tem a FPU e apenas o primeiro banco de 32 MB de RAM (próxima release vai ter os 64 MB todos "acessiveis").

O segundo CPU, é custom especializado em correr poucas quantidades de código, muito rapido (codecs de video, por exemplo). ainda não está a ser muito usado, mas no futuro pode dar um bom boost em graficos, quem sabe.

N64? talvez possivel, mas presisas de programadores mto talentosos e de um dynarec à partida... quem sabe um emulador optimizado para cada jogo... mas partindo do principio que conseguem meter o Chrono Cross da Psone a full speed... Mario 64 pelo menos... deve ser possivel.

Para ver filmes prefiro o ecrã da GP2X sinceramente já que não gosto de todo de coisas panoramicas, quando a maior parte das coisas que possuo vêm em 4:3 ou letterbox... posso sempre ver o formato panoramico com barras.

também para emulação é melhor uma vez que tudo o que é retro não vem em formato panoramico e esticar para os lados... é estragar. uma snes usava 320x240... uma Psone a mesma coisa... que coisa melhor para recriar essa experiencia que um ecrã a 320x240?

A GP2X é um sistema open source de raiz... é melhor do que comprar uma PSP para jogar emuladores... de longe, e depois ter de andar á margem a fugir aos updates que a sony quer obrigar a que o consumidor a fazer para colmatar as "falhas" de segurança iniciais.

O suporte para formatos media de raiz é intrinsecamente melhor que o suporte da PSP e com um chip especializado em video na consola aumenta em muito o potencial para upgrades.

Os SD's são mais baratos. As pilhas AA... ninguém usa disso ali... é meter umas NIHM 2800 mAh... ahhh, e tem uma saida real para ligar à TV que dá uns bons 720x480 de resolução maxima... 150 euros? barato para uma plataforma destas que nem tem o fabrico em massa da PSP.

Unico contra dela é a falta de maturidade da plataforma, e nestes sistemas quanto mais maduros melhor.

Tenho dito. ^_^ Devo dizer que faço tenções de comprar um GP2X um dia prefiro isto a uma PSP a qualquer dia da semana, e ainda poupo uns trocos :rolleyes:
 
Se nao tivesse comprado uma psp já ca tinha uma destas, isso era mais q certo, pena nao ter wifi nem browser, senao era perfeita :D, tb podia correr windows mobile 5 para facilitar com as appz e com o gps :D

e com 2 pilhas AA de 2500mAh q tenho aki, dava para um dia inteiro em full power :D contra os 1800mAh da PSP e qd os 2xAA acabassem punham-se os outros 2xAA 2500mAh q tavam no bolso, um pack de 4xAA 2500mAh custa 25€, so falta o carregador. Pena a PSP nao ser a pilhas :'(
 
Vocês estão sempre, sempre a cair nesse erro básico...

mAh não é energia... Wh é energia e as baterias acumulam energia
A bateria standard de menor capacidade da PSP tem 6,48 Wh e duas pilhas de 2500 mAh tem 6 Wh

A mais fraca bateria da PSP tem mais energia armazenada que duas pilhas NiMh do melhorzinho que há... Quase 10% a mais para essas pilhas
 
timber disse:
Vocês estão sempre, sempre a cair nesse erro básico...

mAh não é energia... Wh é energia e as baterias acumulam energia
A bateria standard de menor capacidade da PSP tem 6,48 Wh e duas pilhas de 2500 mAh tem 6 Wh

A mais fraca bateria da PSP tem mais energia armazenada que duas pilhas NiMh do melhorzinho que há... Quase 10% a mais para essas pilhas
creio que não cometi esse erro, não fiz a resalva... e não estou "muito" informado referente a isso, mas só é directamente comparável com baterias do mesmo tipo... ou seja pilhas AA de 1800 mAh versus umas pilhas AA de 2600 mAh...

Agora... O que se passa aqui realmente... a PSP gasta mais energia que uma GP2X. A GP2X não é famosa em autonomia com pilhas vulgares mas com pilhas de 2800 mAh bomba bem.

Eu pessoalmente gosto de ter a opção de pilhas AA vulgares, mas é igual ao quilo, e de maneira nenhuma uma boa forma de gastar baterias por sistema, na PSP não seria viável porque como foi sugerido as pilhas não duravam nada, mesmo as NIHM de muitos mAh's.
 
A bateria standard da PSP é equivalente a 3 pilhas AA de 1800 mAh para quem gosta de comparações em cima do joelho.

E claro que gasta mais já que é muito mais potente e tem um ecran maior. Mesmo assim em tarefas comparáveis tem uma autonomia equivalente considerando os valores teóricos que eles dão no site deles. O que se nota nesta conversa toda ao longo da thread é ... bem vou ficar por aqui.

As pilhas na PSP duravam exactamente o mesmo (com a ressalva que a PSP precisaria de 3 pilhas em série porque foi desenhada para tal independentemente dos mAh das pilhas) porque as células são as células (bem as da PSP são Li-ion e essas são NiMh) estejam encapsuladas em pilhas ou em baterias.
 
timber disse:
Vocês estão sempre, sempre a cair nesse erro básico...

mAh não é energia... Wh é energia e as baterias acumulam energia
A bateria standard de menor capacidade da PSP tem 6,48 Wh e duas pilhas de 2500 mAh tem 6 Wh

A mais fraca bateria da PSP tem mais energia armazenada que duas pilhas NiMh do melhorzinho que há... Quase 10% a mais para essas pilhas

Eu nao falei em energia, é obvio q a bateria da psp apesar de ter menos capacidade (1800mAh) tem 3.6v logo
dá os 6.48Wh e a série das 2 bat de 1.2v dá os tais 6Wh
 
timber disse:
As pilhas na PSP duravam exactamente o mesmo (com a ressalva que a PSP precisaria de 3 pilhas em série porque foi desenhada para tal independentemente dos mAh das pilhas) porque as células são as células (bem as da PSP são Li-ion e essas são NiMh) estejam encapsuladas em pilhas ou em baterias.

entao tas me a dizer q as 3 pilhas de 2.5Ah em série na psp duram tanto como a bateria de Li de 1.8Ah?
 
Não é bem isso o que queria dizer.

O que estou a dizer é que ter pilhas ou baterias é indiferente em termos de duração desde que as comparações sejam feitas como deve ser (ou seja comparando o que realmente pdoe ser comparado). Explicando à letra o que disse aí " Se a PSP tivesse alimentação através de 3 pilhas de 1800 mAh teria exactamente a mesma autonomia que com a actual bateria standard"
 
se lixe a emulação PSP e mesmo NDS ou GBA

se der para correr os milhares de roms do MAME, emuladores de spectrum (para os old-schools :D, megadrive, etc, já para não falar das outras capacidades multimedia... esta gadget é espectacular para o preço)

edit:

http://www.youtube.com/watch?v=Rka-jZgL9W0

vejam, vale a pena... tem mto mais videos no youtube obviamente
 
Última edição:
zx-9r disse:
se lixe a emulação PSP e mesmo NDS ou GBA

se der para correr os milhares de roms do MAME, emuladores de spectrum (para os old-schools :D, megadrive, etc, já para não falar das outras capacidades multimedia... esta gadget é espectacular para o preço)
Exacto... o que vale é emulação de sistemas retro on-the-go... agora emular consolas que se encontram no mercado... pfff. até é moralmente incorrecto numa concorrente directa (neste caso, uma consola portátil).

De resto o GP2X tem normalmente emuladores feitos de raiz para a consola ou pelo menos para a arquitectura ARM (alguns ports vêm da velhinha GP32x) o que do ponto vista tecnico... é 30 vezes mais impressionante que pegar na source code de um emulador de PC e portá-lo.


lista de emuladores e respectivas perspectivas:
-> http://wiki.gp2x.org/wiki/Emulation_Speculation

unico reparo que tenho a fazer à lista é que nesta altura já se sabe que a emulação de psone com aquela source do GP2PSX continuar a ser desenvolvido... vai haver full speed.
 
Bem pessoal já decidi , vou mesmo comprar uma , vou só esperar que venha a quita do IRS ! :lol:
Isto é mesmo o que eu quero, passo mais tempo a jogar emuladores na PSP do que os jogos dela em si , é assim, gostos são gostos !
 
Back
Topo