Multi Google STADIA - Tópico Oficial - Encerra em 01/2023

Desenvolver em Linux.
Empresas como a Epic e Microsoft já tem problemas com as storefronts deles sendo Windows based,mas o Stadia queimou-se quando escolheram Linux.
O Stadia não precisava de exclusivos. Precisava era de pariedade de release com PC e consolas.

O Stadia Pro ser uma espécie Games with Gold/Plus Instant Game Collection também não ajudou.
Isso não tem nada a ver, o problema do Stadia pode bem ter sido ver que ao toda a gente estar a mover-se para os serviços da Xbox optarem por a futuro conter perdas. É fácil se em principio grande parte do novo mercado se está a mover para os serviços Xbox é porque esse produto é o produto dos próximos anos, ou seja eu acho que eles deram conta que têm pouca capacidade de penetração nos desenvolvedores e na escolha dos usuários e decidiram assim.
Que os servidores ou software corra neste ou naquele OS é nesse caso pouco relevante até porque o modelo Stadia era click and connect to a service hosted in Google servers.

https://www.videogameschronicle.com...ce-concerns-to-eu-over-xboxs-activision-deal/

Na notícia que podem ler vê-se que a Google e a PS estão a ver como o mercado pode ficar numa situação que eu já chamei "de quadrado em que te movas para onde seja encontras a MS" serviços a preços arrasadores, consolas mais baratas, dominio da produção.

Atenção que eu ão digo que a MS seja má, acho que se conseguem isso é mérito deles, mas isso tem umas consequências.
 
Última edição:
Isso não tem nada a ver, o problema do Stadia pode bem ter sido ver que ao toda a gente estar a mover-se para os serviços da Xbox optarem por a futuro conter perdas. É fácil se em principio grande parte do novo mercado se está a mover para os serviços Xbox é porque esse produto é o produto dos próximos anos, ou seja eu acho que eles deram conta que têm pouca capacidade de penetração nos desenvolvedores e na escolha dos usuários e decidiram assim.
Que os servidores ou software corra neste ou naquele OS é nesse caso pouco relevante até porque o modelo Stadia era click and connect to a service hosted in Google servers.

https://www.videogameschronicle.com...ce-concerns-to-eu-over-xboxs-activision-deal/

Na notícia que podem ler vê-se que a Google e a PS estão a ver como o mercado pode ficar numa situação que eu já chamei "de quadrado em que te movas para onde seja encontras a MS" serviços a preços arrasadores, consolas mais baratas, dominio da produção.

Atenção que eu ão digo que a MS seja má, acho que se conseguem isso é mérito deles, mas isso tem umas consequências.
A questão é que os servidores corriam em Linux e as versões Stadia necessitavam de serem portadas. A Google andava a pagar milhões por cada port, em vez de os conseguir correr nativamente.
 
Isso não tem nada a ver, o problema do Stadia pode bem ter sido ver que ao toda a gente estar a mover-se para os serviços da Xbox optarem por a futuro conter perdas. É fácil se em principio grande parte do novo mercado se está a mover para os serviços Xbox é porque esse produto é o produto dos próximos anos, ou seja eu acho que eles deram conta que têm pouca capacidade de penetração nos desenvolvedores e na escolha dos usuários e decidiram assim.
Que os servidores ou software corra neste ou naquele OS é nesse caso pouco relevante até porque o modelo Stadia era click and connect to a service hosted in Google servers.

https://www.videogameschronicle.com...ce-concerns-to-eu-over-xboxs-activision-deal/

Na notícia que podem ler vê-se que a Google e a PS estão a ver como o mercado pode ficar numa situação que eu já chamei "de quadrado em que te movas para onde seja encontras a MS" serviços a preços arrasadores, consolas mais baratas, dominio da produção.

Atenção que eu ão digo que a MS seja má, acho que se conseguem isso é mérito deles, mas isso tem umas consequências.
Quanto ao link a coisa está muito mal contada já que no processo de aprovação do negócio à entidade brasileira(que os documentos são de consulta pública) a Google foi das que não se opôs ao negócio... Aliás apenas a Sony se opôs.
 
Para mim o modelo de negócio era bom.
Para quem gostava de comprar apenas um jogo e jogar sem subscrição podia-o fazer.
A subscrição Stadia PRO chegou a dar bons jogos (gamepass dá melhores, mas o gamepas vão e voltam, no Stadia PRO "ficavas com eles":
Control
Sniper Elite 4
Darksiders2,3
Overcoocked 1&2
Wreckfest
Life is Strange Remastered collection
Little NightMares 2
Mafia III
Hitman
Cities Skylines
World War Z
Saints Row III e IV

Há mais nomes e de maior peso, mas só me lembro destes que joguei que vieram com a subscrição mensal.
A subscrição deles funcionava à lá PSN, a cada mês davam 2 a 6 jogos, sendo possivel dar claim a uns 50 dos meses passados.

O problema a meu ver nunca foi o modelo de negócio visto que se fosse tipo gamepass, possivelmente tinham a mesma lista de jogos disponivel a quem subscrevesse, e era porreiro os jogos nunca sairem do serviço.

O problema no geral do Stadia na minha opinião foi um alinhamento de fatores:
  • Falhanço brutal no lançamento, desde mentiras a features não disponiveis, a dev tools completamente barebones, inicialmente não havia maneira facil de usar o serviço sequer.
  • Disponivel em poucos países.
  • Sistema Linux + Vulkan, muitos developers queixaram-se que não era facil portar jogos DX11 para Vulkan e levava demasiado tempo para uma base de utilizadores muito baixa, muitos dos jogos que foram portados para o Stadia já tinham uma versão nativa de Linux na Steam, ports faceis para o Stadia.
  • Baixa quantidade de users.
  • Mindshare geral contra o Stadia por todo o lado incluindo youtubers, mesmo sem nunca terem experimentado.
  • Mindshare geral contra o cloud gaming.
  • Falha de comunicação e eventos por parte da google.
  • Clara falta de apoio e roadmap por parte da equipa do Stadia + Google.
  • Desinvestimento na plataforma quando deveria ter sido investimento aquando a chegada do Covid, não disponibilidade das consolas next-gen e indisponibilidade/preços exorbitantes das GPUs.
  • Desinvestimento em manter acordos com publishers para continuarem a trazer jogos para a platorma.

Relativamente à Vega 56. sim já estava a ficar datada, pior ainda seria o CPU usado, mas regra geral a 1080P entregava os jogos a 60FPS com melhor qualidade (de stream) que a maioria dos serviços (excluindo GFN), muitos jogos corriam a 4k/30FPS (horrivel devido ao input lag), mas muitos outros a 4K/60 FPS.
Eventualmente teriam que fazer um upgrade sim, mas ainda estava a ser bastante capaz de entregar, possivelmente não por muitos mais anos e o investimento iria ser enorme sim.

Já agora adicionar que os ultimos investimentos da Microsoft e a da Sony fizeram com que alguns jogos que existiam no Stadia não recebessem as sequelas porque passaram a ser exclusivos de cada serviço correspondente.
Cumps..
 
Última edição:
Isso não tem nada a ver, o problema do Stadia pode bem ter sido ver que ao toda a gente estar a mover-se para os serviços da Xbox optarem por a futuro conter perdas. É fácil se em principio grande parte do novo mercado se está a mover para os serviços Xbox é porque esse produto é o produto dos próximos anos, ou seja eu acho que eles deram conta que têm pouca capacidade de penetração nos desenvolvedores e na escolha dos usuários e decidiram assim.
Que os servidores ou software corra neste ou naquele OS é nesse caso pouco relevante até porque o modelo Stadia era click and connect to a service hosted in Google servers.

https://www.videogameschronicle.com...ce-concerns-to-eu-over-xboxs-activision-deal/

Na notícia que podem ler vê-se que a Google e a PS estão a ver como o mercado pode ficar numa situação que eu já chamei "de quadrado em que te movas para onde seja encontras a MS" serviços a preços arrasadores, consolas mais baratas, dominio da produção.

Atenção que eu ão digo que a MS seja má, acho que se conseguem isso é mérito deles, mas isso tem umas consequências.

Os developers que apenas fazem jogos em Windows iam meter os jogos a funcionar em Linux através de magia negra em vez de trabalho extra?
Até a Amazon percebeu o erro da Google,fazendo o Luna correr versões Windows dos jogos.
 
A Valve que comparado com o Google são uns mija na escada souberem montar o Proton para o Valve Deck.
Não é a solução maravilha mas ajuda bem.
 
A google está a pagar a factura do que tem andado a fazer na última década.

Por um lado o modelo de negócio era mau, não convence quem é jogador frequente (porque não controla nada mas tinha de comprar o jogo na mesma) nem quem é jogador pontual que estaria mais interessado em pagar uma subscrição para ter acesso a um biblioteca. Sem o apoio de quem joga muito, não existe o passa palavra, a recomendação para o amigo que não sabe muito da coisa, a massa crítica.

Por outro lado ninguém confia na google hoje em dia. Alguém vai investir seja o que for num novo produto da google?! Eu não de certeza...
O desporto da google actualmente é investir parte do que ganham com publicidade em inúmeros projectos que morrem rápidamente e aplicações de chat, é isto.
 
Honestamente não confio em mais nada da parte deles.
Cheguei a ter um Xiaomi A2, com android one e aqui o problema até pode ter sido da propria xiaomi, mas o hw do telemovel era mais que capaz de correr o que quer que fosse, mas sempre senti que o performance nunca foi o melhor com o android one quando comparado até a telemoveis de gamas inferiores e piores specs a correr o Miui.
O telemovel teve os updates até ao fim como prometido, mas praticamente o projeto android one atualmente está morto.
Há outros projetos que criaram e que mataram como um suposto pixel book, um telemovel modular, foi tudo morto pelo que li na diagonal.
Tenho um amigo meu que tem a casa montada com rajadas de tomadas inteligentes e etc e diz que tem bugs que nunca foram corrigidos e nunca mais evoluiu, que a Alexa parece ter sempre mais novidades e suporte e neste momento até tem medo que a google desisti dos produtos home.

Não por ter acontecido isto com o Stadia, mas acho a google uma sombra do que era inicialmente.
 
A google sofre dum problema (digo eu) que é o ter demasiadas divisões e ambições. Infelizmente, não conseguem dedicar 100% para algo e isso faz os projectos cairem por água abaixo.

Isto acontece em grandes empresas multinacionais, só que o end-user não chega a saber.
 
A google sofre dum problema (digo eu) que é o ter demasiadas divisões e ambições. Infelizmente, não conseguem dedicar 100% para algo e isso faz os projectos cairem por água abaixo.

Isto acontece em grandes empresas multinacionais, só que o end-user não chega a saber.
Mais do que esse problema de ter demasiadas divisões e ambições, é falta de prioridades. A google pode (e deve) ter mil projetos diferentes, mas tem de definir o que é estruturante.

- Ads
- Android
- Pixel (incluindo a smart home)
- Stadia
- etc

Mas não, parece que tem tudo o mesmo peso lá dentro. Por isso é que às vezes a Google tem uns 3 serviços de chat ao mesmo tempo a fazer as mesmas coisas. É caótico e depois acabam por estar sempre a cancelar projetos. A Google Wallet é um dos melhores exemplos do absurdo que é
 
Boas pessoal,

Uma pequena questão, eu adquiri o comando do stadia através da google.es a uns tempos atrás, veio pelos ctt através da morada virtual.
Vou receber o reembolso do produto?
 
Boas pessoal,

Uma pequena questão, eu adquiri o comando do stadia através da google.es a uns tempos atrás, veio pelos ctt através da morada virtual.
Vou receber o reembolso do produto?

Sim.
Recebes reembolso de todo o hardware comprado na loja oficial, e todo o dinheiro gasto em jogos no stadia. Excluindo as mensalidades do stadia pro.
 
@Xin0 o processo é automático ou temos que fazer algo?

Ando a ler que a google está a tentar meter o controller com o BT disponivel para ser usado com outros aparelhos. Assim não seria um bom controller a servir de pisa papéis. A ver se é mesmo possível, seria muito bom.
 
Suposta para quem tem o método/cartão adicionado na conta receberá o refund para o método usado. Agora é esperar e ver como corre.
Se suposta não houver o método de pagamento deves receber um email para resolver isso.
 
Back
Topo