Gentoo e Fedora na PS3

blastarr

Power Member
Fedora Core 5:
Preparation:

1) Download and burn Fedora Core 5 to a DVD
2) Download and burn the PS3 Linux Add-On Packages CD
3) Using a USB stick (or other storage option, like CD/DVD/BD etc.) create a folder at the top level called 'PS3'. Within that folder create a new sub-folder called 'otheros'. In that folder you need to put to files:

otheros.bld (bootloader - found on the Add-on Packages CD in the 'kboot' folder)
otheros.self (Sony's "Other OS Installer")

4) Create a Linux partition on your PS3 (via the XMB format utility)
5) Connect the USB or other storage from 3) to your PS3.
6) Start the "Install Other OS" Utility. It will scan for the otheros.self file, and when it has found it, will display its location. Select that and it will install the bootloader.
7) Set the default OS to be "Other OS" in the XMB system settings.
8) Reboot the machine. It will now automatically boot the bootloader from which you can install your OS.

Installing Fedora Core 5:

The bootloader will have a command prompt. To install type the following command:

install-fc sda

It will prompt you to insert the Fedora Core 5 DVD. Put it in if you haven't already, and hit 'y'.

It will then ask you if you want a minimum or full install, enter your preferred option. It will warn you that data on the linux partition will be erased - just hit 'y' to continue.

When finished, the DVD will eject. It will then prompt you to enter the Add-on Packages CD. Just pop it in and hit 'y'. It will eject to finish, and that's the installation complete. Just enter 'reboot' to start Linux or 'halt' to turn off the machine.

fedoraps3ql1.jpg


ps3linuxfb1.jpg




Gentoo:
the quickest way to get it running is just fetch or produce a standard stage3 image, add a default kernel for ps3 (the latest cell-sources should do) and it should work. (if you have a ***** or a ppc64 would be easy since you can chroot inside)

I'm not 100% sure since I don't have access to a system...

Mais info aqui:
http://www.powerdeveloper.org/forums/viewtopic.php?t=927


BTW:
http://www.youtube.com/watch?v=GIWwcGCI_nY
:D
 
Última edição:
Interessante. Vamos ver o que sai dai.

Mas quem quer usar linux compra um computador normal e nao uma consola.
Considero um extra bastante bom para a consola, mas nao mais que isso.
 
Sim, mas esta faz isso sem dar cabo da garantia, e até podes ter mais do que um disco, cada um com a sua distro.




O kernel aínda só suporta as features básicas para ***** 64bit.
Como o PPE do CELL tem duas threads, aparecem duas CPU's "virtuais", uma com 10% de load, a outra com 3%.
Os 7 SPE's aínda não são usados, bem como os 256MB de memória GDDR3 (que também podem ser usados normalmente pelo CELL, como se memória do sistema se tratasse.

Muita ou pouca RAM para já, a verdade é que ali estão a funcionar, uma segunda e terceira distro's de Linux a correr na PS3 (a seguir ao Yellow Dog Linux), e o Fedora Core 5 até já corre emuladores de NES, como se pode ver no vídeo do meu último link.

Não necessáriamente Blastarr, dá para meter o linux sem violar a garantia.. Os softmods são facilmente revertiveis e não violam a garantia.. Mas percebi o que quiseste dizer.

Mas eu também me esqueci de dizer.. a minha Dreamcast já corre o linux e o Netbsd, a ainda mais tempo eheh já lhe perdi a conta dos anos.. e também é so meter o cd e siga :D

Vamos la ver o que tiram desse linux, na xbox foi importante para o homebrew dev...
 
Interessante. Vamos ver o que sai dai.

Mas quem quer usar linux compra um computador normal e nao uma consola.
Considero um extra bastante bom para a consola, mas nao mais que isso.

Um extra que pode poupar 400/500€ a muita gente que gostaria de comprar uma consola e se "sobra-se" dinheiro comprava um computador. Dessa forma só fica metade do dinheiro.. ;)
 
Eu acho este suporte muito importante para as consolas.
E nao será preciso esperar muito para que tambem a Microsoft queira vender o seu sistema operativo como o seu belo MediaCenter na sua futura consola.

Se a PS3 chegar a correr tao bem linux como um PC generico, será quanto a mim, o suficiente para não voltar a comprar um PC desktop.

Acho um leap saudavel para as consola.
Mesmo achando que a PS3 n irá a lado nenhum nestas andanças, devido ao menino mimado do Cell e a sua dificil programação.
 
ninguém compra uma consola e compra um computador se sobrar dinheiro..
ao contrário talvez.

Cenário:

Um pai prometeu dar uma consola hi-tech ao filho já no natal do ano passado e devido à situação económica não o ter permitido não a deu. Mas a filha agora está interessada num computador, mas o filho realmente merece e fazia-lhe muito bem esse animo.
Ora eu acho que a ps3 resolveria essa situação....
E não falta gente que agora quer é consolas e daqui a um ano ou dois quer/precisa de computadores...
 
Eu acho este suporte muito importante para as consolas.

Eu também, e também pode ser que seja uma ajuda para a maior produção de jogos em linux.
É que a situação deve atrair muito programadorpk ao programar para a ps3 em linux estaria a programar para todas as plataformas. Imaginem um jogo para a ps3 que poderiam correr noutras plataformas...
A PS3 é muito bem vinda ao linux, visto que vai trazer geeks muito sabios ao mundo dos jogos, e muitos geeks sábios de jogos ao mundo do linux:)

EDIT: e nem era preciso ter o linux instalado, apenas seria necessário fazer o boot por um kernel de linux só.

Mesmo achando que a PS3 n irá a lado nenhum nestas andanças, devido ao menino mimado do Cell e a sua dificil programação.

Ya, mas isso é os programadores de compiladores que têm de se esforçar. Penso que pouca gente nos dias de hj anda a programar em código máquina, tirando uma coisita ou outra..
Quem sabe se é em linux (devido aos anos que já tem..) que se vai montar uma boa interface para programar o cell e a ps3?
 
Última edição:
TRETAS TRETAS E TRETAS... la por ter linux, não substitui um pc... queres fazer um trabalho e imprimir.. queres gravar um cd de musica.... nao podes... tretas isso que voces tão a dizer!
 
E?... a PS2 também tem portas USB... as coisas não funcionam só a ligar, é preciso drivers, suporte, etc... Isso do imprimir no linux, talvez seja possivel mas e o resto?

Acham mesmo que a PS3 pode substituir um computador? Mesmo tendo o Linux...

I don't think so..
 
E?... a PS2 também tem portas USB... as coisas não funcionam só a ligar, é preciso drivers, suporte, etc... Isso do imprimir no linux, talvez seja possivel mas e o resto?

Acham mesmo que a PS3 pode substituir um computador? Mesmo tendo o Linux...

I don't think so..

Se a distro funciona e tem acesso ao leitor de cartões e às portas USB, para usar ratos, teclados, cartões e keys de memória Flash, acho que é por demais evidente que os drivers estão incluídos nos patches do kernel para a PS3.
A antiga PS2 tinha uma API que não era pública, e a única distro de Linux que se podia instalar em certas versões da consola era proprietária, da Sony.
Daí que chaves USB, teclados, etc, de outros fabricantes, não funcionassem.

Aqui, até a drive de Blu-ray já se pode usar (embora apenas como leitor de DVD/CD).
 
E?... a PS2 também tem portas USB... as coisas não funcionam só a ligar, é preciso drivers, suporte, etc... Isso do imprimir no linux, talvez seja possivel mas e o resto?

A PS2 tinha 32Mb de memória e um processador que para coisas que não jogos não era grande coisa para 1999.


Acham mesmo que a PS3 pode substituir um computador? Mesmo tendo o Linux...
Acho. Para o uso da maioria dos computadores pessoais vendidos, acho e acredito mesmo que sim!
A maioria dos computadores pessoais vendidos é para ver o mail, ver umas paginas, um multimédiazinho, jogar uns jogos, falar pelo messenger, foldar um pouco...
Diz o que não vais poder fazer com o Cell lá dentro? É mais potente do que qualquer processador inserido num mac até à data, a meu ver
Dá para esses usos e muito mais. Provavalmente com um linux feito à medida do processador vai ser muito mais rapido do que o AMD64 3200 que tenho aqui... E o que não falta é pessoal a fazer distros especializadas...
 
Rapaz, tu só dizes baboseiras.
:lol:

Olha aí a enciclopédia:

Wikipedia disse:
The first major commercial application of Cell was in Sony's PlayStation 3 game console. Mercury Computer Systems has a dual Cell server, a dual Cell blade configuration, a rugged computer and a PCI Express accelerator board available in different stages of production. Toshiba has announced plans to incorporate Cell in high definition(que precisa de muito processamento) television sets. Exotic features such as the XDR memory subsystem and coherent EIB interconnect[1] appear to position Cell for future applications in the supercomputing space to exploit the Cell processor's prowess in floating point kernels.

The Cell architecture breaks ground in combining a light-weight general-purpose processor with multiple GPU-like coprocessors into a coordinated whole, a feat which involves a novel memory coherence architecture for which IBM received many patents.

The architecture emphasizes efficiency/watt, prioritizes bandwidth over latency, and favors peak computational throughput over simplicity of program code. For these reasons, Cell is widely regarded as a challenging environment for software development. IBM provides a comprehensive Linux-based Cell development platform to assist developers in confronting these challenges. Software adoption remains a key issue in whether Cell ultimately delivers on its performance potential.

Despite those challenges, the latest research in this field showed that Cell is capable of performing any type of precision scientific calculations 3 to 12 times faster than any desktop processor at a similar clock speed, including Itanium 2 1.4 and Opteron 248.

Quem é que disse baboseira?

Repito: "the latest research in this field showed that Cell is capable of performing any type of precision scientific calculations 3 to 12 times faster than any desktop processor at a similar clock speed, including Itanium 2 1.4 and Opteron 248.

Deixa cá ver 3 ou 12x mais rapido do que o opteron 248.. Isso não dá para computador pessoal? :lol: ;)
3x é em modo normal (sem os SPEs); 12x é com os Synergistic Processing Elements (SPEs)

Faço notar: "Exotic features such as the XDR memory subsystem and coherent EIB interconnect[1] appear to position Cell for future applications in the supercomputing space to exploit the Cell processor's prowess in floating point kernels."
E não dá para usar como computador pessoal? só para supercomputador? humm
 
Última edição:
Diz-me qual é o processador dos PCs que faz isto:

Wikipedia disse:
Home cinema

Reportedly, Toshiba is considering producing HDTVs using Cell. They have already presented a system to decode 48 MPEG-2 streams simultaneously on a 1920×1080 screen.[14][15] This can enable a viewer to choose a channel based on dozens of thumbnail videos displayed simultaneously on the screen.
 
Última edição:
Back
Topo