Gentoo 2007.0

Isso quer dizer que para usar aplicações que ainda não existem para 64 bits como o flash e java, não é preciso fazer o chroot ??
Não misturar as coisas, nao há milagres... java sempre houve 32 e 64bits, agora flash inda é forçosamente 32bits (thanks to adobe :/). O que aquilo quer dizer é que posso usar programas 32 e 64bits, sem o chroot sim (mas fora alguns casos pontuais).
 
Alguem sabe a diferença entre estes profiles?

[5] default-linux/amd64/2007.0
[6] default-linux/amd64/2007.0/desktop
[7] default-linux/amd64/2007.0/no-multilib
[8] default-linux/amd64/2007.0/server

principalmente entre o 5 e 6.
 
Alguem sabe a diferença entre estes profiles?

[5] default-linux/amd64/2007.0
[6] default-linux/amd64/2007.0/desktop
[7] default-linux/amd64/2007.0/no-multilib
[8] default-linux/amd64/2007.0/server

principalmente entre o 5 e 6.

[5] Profile geral 2007.0
[6] Profile 2007.0 com use-flags viradas para o desktop
[7] Profile sem suporte para ambientes user space 32/64
[8] Profile 2007.0 com use-flags viradas para servidores


E só pa "calar" ai uns pcos... tnh um "menino" la em casa (P celeron 300, 128RAM) a correr:
- Apache
- Mysql
- postfix
- amavis
- clamav
- ssh
- courier-imap
- dhcp
- webmin
- dns
- upsd

hummm axo k nao me eskeci de nd :S
(devo dizer k nao tem X pk é um servidor)
demorou uma semana a instalar TUDO (stage1)! ta ké um miminho :)
devo tb dizer k num pc recente, a instalação do gentoo em stage 3 faz-se em coisa de 3 a 4 horas no maximo.... (nao instalando OO :004:)
 
Ontem instalei pela primeira vez Gentoo no vmware, segui o handbook e correu tudo bem.

A instalação seguindo o handbook não é complicada mas é bastante trabalhosa, acho que algumas coisas podiam ser mais automáticas mas a filosofia da distribuição não o permite, máxima liberdade aos utilizadores, não impor nada.
 
a instalação grafica do gentoo simplifica muita coisa. Mas nunca a usei não sei se é fiável ou não.

Mas pq instalar em vmware? penso que tiravas muito mais partido com uma instalação de raiz.
 
a instalação grafica do gentoo simplifica muita coisa. Mas nunca a usei não sei se é fiável ou não.

Mas pq instalar em vmware? penso que tiravas muito mais partido com uma instalação de raiz.

Pois, eu instalei a partir da minimal iso.

Instalei no vmware naquela de experimentar, para ver como era, desde há muito tempo que dizia "Um dia tenho de instalar Gentoo " e pronto aproveitei a nova release. Sei que não dá para fazer grande coisa disto mas assim evitei estar a mexer em partições no disco principal etc.

Sinceramente até agora a minha opinião é que isto dá muito trabalho e pouco proveito, estou um pouco desiludido, mas quando tiver oportunidade tenho de averiguar isto melhor.
 
[knap];1623703 disse:
Sinceramente até agora a minha opinião é que isto dá muito trabalho e pouco proveito, estou um pouco desiludido, mas quando tiver oportunidade tenho de averiguar isto melhor.

garanto-te que dá muito proveito e nao é por ser dev k digo isto....
 
[knap] Gentoo tem tudo a ver com velocidade, optimização. Experimentar Gentoo no WMware é inútil. Para isso mais vale instalares outra distro...
 
Pois usando em vmware é normal que estejas desiludido. Eu próprio instalei o fedora aqui no portatil e usei-o durante 2 semanas, pq não queria ter o trabalho de instalar o gentoo. Mas o certo é que não me adaptei às limitações do fedora, e rendi-me a perder umas horas para instalar o gentoo. Agora tenho td como quero, e estou bastante satisfeito.

Resumindo, só usando no dia a dia é que se tira partido do gentoo. Instalar para "brincar" é masoquismo :P

Se estiveres mesmo interessado instala isso de raíz e usa-o durante uns tempos. Depois logo nos dizes o que pensas.
 
garanto-te que dá muito proveito e nao é por ser dev k digo isto....


Eu já tive o gentoo 2 vezes instalado:
  1. Stage3; Num P4 3.0GHz, levou mais de 1/2 a compilar o kde...mais outro tanto a para o OO, firefox,... mas desisti.
  2. Passado para aí um ano, decidi experimentar um Stage1, levou 1dia inteiro a compilar. Mas também acabei por desistir passado um tempo.
A minha experiência pessoal diz-me:
  • O gentoo tem o MELHOR repositório de informação de todas as distro's.
  • As optimizações para o meu nível de utilização não se sentem.
  • O apt é bem mais cómodo, <flame mode> MELHOR</flame mode> que o emerge, porque instala binários... mas se eu quiser também os compila :004:. OK, o emerge tem coisas que o apt do Debian não tem: apps que não seguem a filosofia Debian e apps das novinhas em folha (tipo xgl) e isso dá jeito algumas vezes. Eu como não uso o apt-source (equivalente ao emerge) não posso dizer se funciona tão bem como o emerge... Mas a julgar pelo apt-get (o dos binários), "vou à confiança"
Não sei se aprendi muito com a instalação do gentoo em si ou se foi mais pela informação que está na documentação e wiki que é generalizável a qualquer distro, alguma inclusive a qualquer UNIX pois é sobre aplicações e não sobre LINUX. É claro que eu também já tinha experiência em LINUX: a minha primeira distro a funcionar a 100% foi mesmo o Debian Woody (hehe já naquela altura eram 7CDs, SO+apps) e isso já implica mais "formação" que a nova malta com o Ubuntu. Mesmo o Debian agora é menos educativo que já foi: as automações estão cada vez melhores, e não tens de ir em busca de (tanta) informação. Por isso para aprender, o gentoo acaba por ser grande ferramenta!
 
Eu já tenho Ubuntu e Arch Linux instalados por isso foi mesmo para brincar. :)

Quando tiver mais tempo instalo Gentoo de raíz mas depois de tanto tempo perdido no vmware perdi um bocado a "tesão".
 
Como a instalaçao que estava a tentar fazer com livecd do 2006.1 deu barracada, não me importei e saquei o 2007.0. Agora que li o que o God_Lx tava a dizer relativamente ao celly 667, deixou me um pouco de pe atras... É que a instalação que vou fazer vai ser num p3 500 com 512Mb de ram... Será que os emerge's ficam assim tão lentos? Como também é para aprender até nem me importo...

Só para te encorajar, tenho um pequeno servidor num P200 com 64 MB RAM. Claro q para compilar ... era mentira dizer q nao era duloroso, mas como esse nao é o teu main PC, é na boa, metes logo uma mão cheia de comandos e passado umas 8h vais la ver como ta a correr as coisas :)

Agora ... ambiente grafico é algo pesado para esse PC, é mais proveitoso usalo so com comandos, acredita q mesmo assim fazes mt coisa com ele ;)

Já agora, penso q existe um tuturial para q a compilação seja feita num outro PC ligado em rede. Mas nunca usei, só li algures no wiki do gentoo.

PS: Depois de ter feito a actualização do world, nunca mais consegui entrar no X, tb me apercebi q o X 7.1 tava a dar problemas com a grafica ATI9600, mais alguem tem tido problemas?
 
Última edição:
eu tenho um com 15/16 (nca chegei a perceber) megas de ram, mas acho q o vou vender por 10 contos... :P mt melhor que por gentoo ou qq coisa do genero haha
e como nem tem portas usb... nao da para nada :x
 
eu tenho um com 15/16 (nca chegei a perceber) megas de ram, mas acho q o vou vender por 10 contos... :P mt melhor que por gentoo ou qq coisa do genero haha
e como nem tem portas usb... nao da para nada :x
Por acaso tb tenho mais 1 chasso desses em casa :-D mas aquele já suporta sdram e usb (bracket), nada mau para 1 Pentium 150 8|8|
Mas ainda nao sei o que lá meter, uma coisa tb é certa, nao vai ter ambiente grafico :)
 
Para esses pcs, o bom é correr algum tipo de serviço q usem mt em linha de comandos.

Eu por exemplo, tenho a correr um pequeno servidor HTTP, FTP e tb uso po chat :)
 
r3pek se bem te lembras usei muito tempo Gentoo... Aliás, ainda ajudei nas primeiras traduções da magazine... No entanto cada vez que queria meter um server igual ao teu demorar uma semana a te-lo a funcionar não dá para mim... Tudo bem k é só para aprender e brincar um bocado que o pessoal quer isso, mas nem toda a gente só brinca com Linux...

Quanto ao Debian acho que já defenderam algumas vantagens daí achar que se adapta mais a mim... apt-get com pre-compilados e se precisar de sources/optimização tenho o apt-source...

Quem falou em Slackware com qq coisa de pkg's, epah desculpa mas só usei isso mesmo no principio e digo-te que funciona MUITO mal, logo tinha de ser tudo instaladinho à pata, n havia cá emerges nem slackpkg nem histórias do género... (Good old Slack 8.1)

Gentoo é muito bom tanto para aprender como para usar como sistema, no entanto sem uma boa máquina custa um pouco mante-lo...
 
r3pek se bem te lembras usei muito tempo Gentoo... Aliás, ainda ajudei nas primeiras traduções da magazine... No entanto cada vez que queria meter um server igual ao teu demorar uma semana a te-lo a funcionar não dá para mim... Tudo bem k é só para aprender e brincar um bocado que o pessoal quer isso, mas nem toda a gente só brinca com Linux...

Quanto ao Debian acho que já defenderam algumas vantagens daí achar que se adapta mais a mim... apt-get com pre-compilados e se precisar de sources/optimização tenho o apt-source...

Quem falou em Slackware com qq coisa de pkg's, epah desculpa mas só usei isso mesmo no principio e digo-te que funciona MUITO mal, logo tinha de ser tudo instaladinho à pata, n havia cá emerges nem slackpkg nem histórias do género... (Good old Slack 8.1)

Gentoo é muito bom tanto para aprender como para usar como sistema, no entanto sem uma boa máquina custa um pouco mante-lo...
Eu lembro-me ;) eras muito debian mas tb lhe davas no gentoo :P (temos k fazer outro jantar do #linuxhelp :P)
de qq das maneiras digo-te k clono um servidor em gentoo em coisa de 3 horas. tanto num P100 como num core 2 duo :P
 
Back
Topo