Geforce 8800

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independentemente do que disseste, o título da thread é bem elucidativo... eu percebo, tu querias que estas fossem as specs por isso escolheste acreditar neste boato, tal como outros preferem acreditar noutros... o ser humano não consegue ser sempre racional!

Então toma lá notícias que não são boatos (vieram da boca de um relações públicas da Nvidia, Michael O'Hara):

http://translate.google.com/transla...sult&prev=/search?q=computerbase.de&hl=en&lr=

Em suma:

- Arquitectura Unificada (pixel/vertex/geometry).
- Física incorporada.
 
Para os mais preguiçosos...fica aqui o quote da tradução.

The more near the publication date of a new product moves close, the more rumors gives it around this.

This applies particularly to diagram chips, in this case to nVidias coming G80-Chip. Because this will have the ability owing to a revised architecture probably also to accomplish physics computations.

This announced nVidias PR-boss Michael Hara in a shortly appearing interview with the colleagues of Golem.de and provided in such a way for clarity, because in the past days some rumors made in this connection the round. Trip was a press release of the Main board and diagram map manufacturer Asus to the new "P5N32-SLI Premium" - motherboard.

The board for processors from the house Intel has over "nVidias nForce 590" - chip set and altogether three Slots of the type "PCI express x16" for diagram maps. According to the mentioned press release Nvidia's Physics is to find card "place in the third Slot". This sentence gave a fertile soil to rumors, nVidia its own physics acceleration map would develop. Here it concerns however a misunderstanding, as Michael Hara in the discussion with Golem.de explained.

Thus nVidia no own map of this kind develops. One works at present rather on somewhat, into whom one would grow slowly, thus Hara. It continued to implement that with the next and the generation after the next of the GeForce Grafikkarten "the possibilities for physics computations become very good its ". This is to be understood as an allusion on the coming G80-Chip, which will probably come along with physics acceleration abilities.

Michael Hara continued to explain that nVidia about it think, the new "Unified Shader" - architecture, in which pixel and Vertex Shader are summarized, to use also for physics computations. By the unification of these two computation units it is very simple to compute also physics within the GPU. With nVidia one believes firmly in this concept and sees also opposite processors, which will have four cores, an achievement advantage.
 
Última edição:
Então toma lá notícias que não são boatos (vieram da boca de um relações públicas da Nvidia, Michael O'Hara):

http://translate.google.com/transla...sult&prev=/search?q=computerbase.de&hl=en&lr=

Em suma:

- Arquitectura Unificada (pixel/vertex/geometry).
- Física incorporada.

A fisica incorporada advem do DX_10 e da arquitectura unificada:
the new "Unified Shader" - architecture, in which pixel and Vertex Shader are summarized, to use also for physics computations. By the unification of these two computation units it is very simple to compute also physics within the GPU.
Nao é nenhuma novidade estrondosa e simplesmente é usar a nova linguagem de programaçao da Microsoft para fazer fisicas. A ATI tb tem em desenvolvimento esta soluçao ha ja algum tempo.
 
A fisica incorporada advem do DX_10 e da arquitectura unificada:

Nao é nenhuma novidade estrondosa e simplesmente é usar a nova linguagem de programaçao da Microsoft para fazer fisicas. A ATI tb tem em desenvolvimento esta soluçao ha ja algum tempo.

A MS já negou categoricamente que tenha uma "linguagem para fazer físicas", como tu lhe chamas.
O que o DX10 permite é facilitar a computação GPGPU, da qual a física é um exemplo apenas...

Quanto ao desenvolvimento, a ATI pode estar a desenvolver há algum tempo seja lá o que for, mas quem vai sair primeiro para o mercado com os "goods" é a Nvidia.
 
Jà agora, qual é o potencial da física incorporada,comparativamente às placas que sairam exclusivamente dedicadas à física? Pelo que vi não há nada de concreto, mas o que se pode esperar?
 
Off...
Fala D3lta como está, tu também está aqui, muito legal te encontrar aqui.

Mais voltando ao assunto do tópico:

Baseado não nessa mais nas diverssas outras informações que estão surgindo na internet eu expresso aqui uma opinião particular minha para que os membros desse forum penssem e reflitam se essa possibilidade existe:

analizando as ultimas notícias à respeito do G80 estive penssando se essa nova GPU da nvidia não seria dividida em vários núcleos como o processador CELL da IBM. Teríamos assim o GPU principal onde ficaria a controladora de memória e em torno dela várias SPE´s como no CELL. Isso permitiria que cada mini-processador bem como o núcleo alcansassem clocks bem mais elevados sem que houvesse a necessidade de uso de grandes dissipadores, o que eliminaria muito gargalo que acontece nas GPU´s modernas, e explicaria o porque de a nvidia não usar shader unificado.

Sei que posso estar viajando alto,
wacko.gif
mais gostaria de perguntar aos membros desse forum se um projeto do nível do CELL poderia ser feito com uma GPU?



Abraços a todos.
Se calhar há outro pessoal com mais conhecimento para te responder a isso, mas aqui vai o que eu acho:

Desde que existem GPU's que as placas gráficas já são similares ao cell. Passou-se a ter unidades de processamento em paralelo, para processar geometria, texturas, efeitos nos pixels, etc.

Só na x1900XT tens 48 pixel shaders, que são básicamente mini-processadores muito simplificados.

O que o cell tenta fazer é ter 8 processadores "a sério" a trabalhar em conjunto. Enquanto que na placa gráfica é simples fazer separação de tarefas, pois basta dividir as zonas do ecrã, já a divisão de programas como, por exemplo, um jogo, é bastante mais complicada. Há quem diga, como que a apregoar a "facilidade" da coisa, que um core pode tratar da física, outro da IA, etc. A verdade é que não é assim tão simples. Os cores "extra" são mais úteis para gerir tarefas do sistema, como na X360, em que tens 1 core a tratar do interface, downloads, etc.

Não sei se a minha resposta foi alguma coisa de jeito, mas é o que consigo fazer agora lol :sad:
 
Jà agora, qual é o potencial da física incorporada,comparativamente às placas que sairam exclusivamente dedicadas à física? Pelo que vi não há nada de concreto, mas o que se pode esperar?

É simples.
Quando usas uma gráfica para programar, estás a aceder a uma estrutura familiar.
Prrgramar shaders não é muito diferente de criar rotinas de cálculo de física quando o hardware é o mesmo.
Neste caso vai-se aínda mais além, pois até a API é a mesma (DX9/DX10) e a linguagem de alto nível MS HLSL é muito semelhante/idêntica, enquanto na AGEIA tens um hardware bastante diferente e uma API completamente diferente.

Outra vantagem está a integração nos drivers.
Tal como no SLI apenas se usa um driver para duas placas gráficas, é perfeitamente possível que esse driver seja ampliado ao uso pela placa dedicada para física baseada em GPU's, eliminando mais problemas e aumentando substancialmente a velocidade, fiabilidade e compatibilidade.
 
Onde anda a API para física? Ou os programadores vão ter de se entreter a programar física para placas diferentes "à unha"?

*Supostamente* seria mais fácil programar física num processador de física, do que num shader "improvisado". Não que seja impossível, ou sequer difícil, mas é algo feito em cima do joelho.

O ideal era alguém (aka M$) mandar cá pra fora uma API de física, e assim acabava-se com as discussões.

Quanto a números e performance... onde é que andam os benches comuns a todas as plataformas (nvidia/ati/ageia)? Não há nada para as comparar... sem ser os números que as respectivas companhias atiraram cá para fora.
 
Onde anda a API para física? Ou os programadores vão ter de se entreter a programar física para placas diferentes "à unha"?

*Supostamente* seria mais fácil programar física num processador de física, do que num shader "improvisado". Não que seja impossível, ou sequer difícil, mas é algo feito em cima do joelho.

O ideal era alguém (aka M$) mandar cá pra fora uma API de física, e assim acabava-se com as discussões.

Quanto a números e performance... onde é que andam os benches comuns a todas as plataformas (nvidia/ati/ageia)? Não há nada para as comparar... sem ser os números que as respectivas companhias atiraram cá para fora.

Microsoft Works on Direct Physics Engine for GPUs.
Microsoft Develops DirectX Physics

http://www.xbitlabs.com/news/multimedia/display/20060620235215.html
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=96133&highlight=physics
 
Enquanto não sair a API não acredito :P

Isso já foi mais que discutido, mas continuo a achar que integrar físicas nas gráficas é má ideia. Se jogar a 800x600 em medium dettail já é frustrante...
 

Curiosamente é a unica noticia e vinda de um forum onde o conteudo nao contem a sources a afirmar isso. Queres que leve isso a serio e como defenitivo? :wvsore:

Finally, we got a little more clarification regarding the recent confusion about Microsoft's plans for physics support. Speculation swirled last week that DirectX 10 was going to include a component called DirectPhysics, but Microsoft later denied that anything was announced. We asked Matt Ployhar, Microsoft's DirectX 10 evangelist to clarify it for us, and the gist of his comments was that Microsoft is paying attention, and that it's excited about physics, but it has higher priorities at the moment.

According to Mr. Ployhar, "The fish that we're trying to fry right now are Vista and DirectX 10. We're at the gathering requirements phase [for physics], but we want to do it right. We're not going to rush into it."
http://reviews.cnet.com/4331-12331_7-6525151.html

Têm outras prioridades (obvio), mas nao descartam a hipotese de um DirectPhysics. Neste momento estao a reunir os requirements para as fisicas para terem a certeza que sai uma coisa como deve ser e nao uma coisa á pressa.
 
Se procurares no "teu" Inquirer, também lá tem a notícia, tal como em muitos outros sítios.
Google is your friend.

E no teu segundo quote estás basicamente a contrariar-te a ti próprio apenas uns posts acima (já para não dizer que estás finalmente a dar-me razão).
 
Quanto ao desenvolvimento, a ATI pode estar a desenvolver há algum tempo seja lá o que for, mas quem vai sair primeiro para o mercado com os "goods" é a Nvidia.

Para quem ainda n demonstrou nada (Nvidia) pareces estar muito confiante, a ATI tb está a desenvolver uma solução, k já demonstrou embora tenha adiado a solução para o prox. ano de ***** maneira axo k ter uma placa de fisica dedicada n é a solução de incio vai ser com placas graficas e no futuro vai ser com o Híbrido de CPU/GPU/Fisica, nesse caso a Nvidia fica arredada pk n faz CPU's.
 
Se procurares no "teu" Inquirer, também lá tem a notícia, tal como em muitos outros sítios.
Google is your friend.

E no teu segundo quote estás basicamente a contrariar-te a ti próprio apenas uns posts acima (já para não dizer que estás finalmente a dar-me razão).

Tou-me a contrariar?
Tu dizes: "Isso nao existe, isso acabou" e axas que isto ta conforme o meu post?

Speculation swirled last week that DirectX 10 was going to include a component called DirectPhysics, but Microsoft later denied that anything was announced. We asked Matt Ployhar, Microsoft's DirectX 10 evangelist to clarify it for us, and the gist of his comments was that Microsoft is paying attention, and that it's excited about physics, but it has higher priorities at the moment.

According to Mr. Ployhar, "The fish that we're trying to fry right now are Vista and DirectX 10. We're at the gathering requirements phase [for physics], but we want to do it right. We're not going to rush into it."
http://reviews.cnet.com/4331-12331_7-6525151.html

Uma coisa é dizer acabou isso nao vai existir. Outra é dizer: tamos a pensar nisso e a reunir requesitos, embora para ja a prioridade total seja o Vista e o DX_10.
 
Algeu msabe para quando esta previsto sair as placas graficas DX10??

Principalmente a gama media?? É que preciso mesmo de comprar uma grafica agora, mas nao sei qual é que vale mais a pena, porque depende de quando estas novas sairem.

Alguem sabe de algo?
 
Algeu msabe para quando esta previsto sair as placas graficas DX10??

Principalmente a gama media?? É que preciso mesmo de comprar uma grafica agora, mas nao sei qual é que vale mais a pena, porque depende de quando estas novas sairem.

Alguem sabe de algo?

Se quiseres uma gráfica DX10 de gama média vais ter de esperar até ao primeiro trimestre de 2007, no mínimo.
DX10 aínda durante este ano, só se for topo-de-gama.
 
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