Geforce 7900 Series: specs & reviews

Mas a R580 quando foi anunciada disseram que iria processar 48 pixel per cycle e so tem os 16 rops na mesma...

Ta muito vago o que ta nessa noticia e nao esta nada claro. Ate pq axo estranho anunciarem Rops e nao anunciarem os pipes.
Tb ja falta pouco para a saida, por isso tb nao custa nada esperar pelo que é oficial.
 
DJ_PAPA disse:
Mas a R580 quando foi anunciada disseram que iria processar 48 pixel per cycle e so tem os 16 rops na mesma...

Ta muito vago o que ta nessa noticia e nao esta nada claro. Ate pq axo estranho anunciarem Rops e nao anunciarem os pipes.
Tb ja falta pouco para a saida, por isso tb nao custa nada esperar pelo que é oficial.


Não sei, mas para ter o dobro da performance em floating point, das duas uma:

-ou tem 24 pixel pipelines e 24 ROP's , mas estes são mais potentes do que os da 7800 e portanto não são comparáveis em termos individuais.

-ou tem 24 ROP's, mas 32 pixel pipes.

Que eu tenha conhecimento, aínda não há ROP's programáveis nas GPU's actuais (pelo que o poder extra em FP não pode vir daí), mas nunca se sabe se podem aparecer aqui nesta GPU (it would be a first, that's for sure), como prelúdio para o verão...

edit
No meio de tudo isto, aínda não se sabe se sobem os vertex shaders (8 na 7800 GTX 512), ou se ficam na mesma.

edit 2
Para juntar à festa, estamos a esquecer o facto de a série 7 ter clocks diferentes para diferentes partes das GPU's, o que pode complicar aínda mais as contas desta 7900 GTX :S
 
Última edição:
Parece-me bastante óbvio que a notícia diz que se tratam de 24 pipes no máximo.. Quando muito pode ter menos, por exemplo 12 pipes a processar 2 pixeis cada um, mas parece-me bastante improvável ver a nVidia a regredir na arquitectura..

É impossível ter 32 pipes a processar 24 pixeis por ciclo, só se houvessem pipes a processar meio pixel lol.

Para ter o dobro do processamento fp pode simplesmente dobrar o nº de ALUs (ou equivalentes) por pipe. Assim teríamos uma relação 2:1 na nVidia e 3:1 na ATi.



Ai tanto buraco se vai cavar se o inquirer acabar por ter razão..
 
ToTTenTranz disse:
Parece-me bastante óbvio que a notícia diz que se tratam de 24 pipes no máximo.. Quando muito pode ter menos, por exemplo 12 pipes a processar 2 pixeis cada um, mas parece-me bastante improvável ver a nVidia a regredir na arquitectura..

É impossível ter 32 pipes a processar 24 pixeis por ciclo, só se houvessem pipes a processar meio pixel lol.

Para ter o dobro do processamento fp pode simplesmente dobrar o nº de ALUs (ou equivalentes) por pipe. Assim teríamos uma relação 2:1 na nVidia e 3:1 na ATi.



Ai tanto buraco se vai cavar se o inquirer acabar por ter razão..


As 6x00 e 7x00 Já têm 2 ALU's por pixel pipe, mas não são iguais entre si no tipo de capacidades.

BTW:

7800 GTX 512 -> 16 ROP's -> 24 Pixel Pipes
Porque é que dizes que 24 -> 32 é impossível ?

Lembra-te que são números de "peak theoretical performance", não é uma taxa sustentada.

Só o facto de dizerem que tem o dobro do poder FP é que me confunde, é que é mais do que o valor teórico por aumentar os pipes para 32
 
A simples lógica é que todo o site de tecnologia diz que a 6800gt/ultra processa 16 pixeis por ciclo e a 7800gt/gtx processa 24 pixeis por ciclo, e duvido que o anandtech tenha decidido mudar a nomenclatura agora..
..mas pronto.. tambem já não falta muito para se ter a certeza portanto não vale a pena andar às turras por isso. Quando sair isso discute-se.
 
Última edição:
Duvido muito que a GTX saia realmente com 32 pipelines poix ficaria uma "buraco" muito grande entre a gtx e a gt, isto se as specs da 7900gt aki postadas forem reais,, penso que os 200mhz de diferença no core entre as duas já seja muito significativo e se a isso somar-mos mais 8 pipelines e prai mais 300 ou 400mhz nas memorias temos uma diferença grande demais na perfomance entre as duas!
 
M@sk disse:
Duvido muito que a GTX saia realmente com 32 pipelines poix ficaria uma "buraco" muito grande entre a gtx e a gt, isto se as specs da 7900gt aki postadas forem reais,, penso que os 200mhz de diferença no core entre as duas já seja muito significativo e se a isso somar-mos mais 8 pipelines e prai mais 300 ou 400mhz nas memorias temos uma diferença grande demais na perfomance entre as duas!


Foi o que o VR-Zone (o primeiro a divulgar as specs, há uns dias atrás) referiu:


News : GPUs & Graphic Cards : NVIDIA GeForce 7900 Series Specs


We have got to know the specs for the upcoming 90nm G71 series already. There will be two models as we have revealed before; the GeForce 7900 GTX and GeForce 7900 GT. However, the performance differences between the two models seem to be pretty huge and we can expect quite a huge price difference too. We have yet to confirm on the number of pipelines on the 7900 GTX and GT but current sources point towards 32 and 24 pipelines respectively.

GeForce 7900 GTX will be clocked at 650MHz core / 1.6GHz memory and has 512MB GDDR3 1.1ns memories onboard while GeForce 7900 GT will be clocked at 450MHz core / 1.32GHz memory with 256MB GDDR3 1.4ns memories. We have also heard that GeForce 7900 GTX will win Radeon X1900 XTX in most benchmarks so we shall eagerly wait for the launch on March 9th at CeBIT.
 
blastarr disse:
Só o facto de dizerem que tem o dobro do poder FP é que me confunde, é que é mais do que o valor teórico por aumentar os pipes para 32

Tens aqui a resposta á tua pergunta:
Twice as fast as previous gen. Previous gen was G6 series, this gen for nvidia is G7. So it will be twice as fast as the 6800Ultra..... which the 7800GTX 512 is already in a lot of cases.

Saido a 7900 mais tarde tava tudo á espera que viesse com 32 pipes e ultrapassa-se á vontade a X1900XTX, mas parece-me que vai haver outra ronda muito equilibrada. Um bump nos clocks na X1900, para uma eventual XTX2 e empata tudo outra vez.
Just my guess.....
 
DJ_PAPA disse:
Um bump nos clocks na X1900, para uma eventual XTX2 e empata tudo outra vez. Just my guess.....

Não me parece.... Pelo menos com actual tecnologia e o sistema de refregiração das actuais X1900XTX. Eu tenho uma e posso assegurar que aquecem muito e o sistema de refregiração a Ar torna-se bem audivel quando a gráfica está em full, parece que para subir dos parametros actuais para outro nivel superior, somente com outro sistema/arquitectura.
 
Isso porque o mal das X1900 é a m€rd@ de cooler! O stock cooler das GTX 512 é muito mais eficiente...

Bastava a ATI trocar aquele dustbuster por um cooler com 4 a 6 heatpipes e uma fan de 80 mm silenciosa para resolver o problema...

E depois podem melhorar o fabrico, da mesma forma que os G70 das GTX 512 agora são 550 mhz a defaut e vão aos 6xx com o stock cooler e de inicio nas GTX 256 sakar 550+ era só a água/super cooler a ar e as vezes era preciso vmod!
 
Os ciclos não têm nada que ver com pipelines, a frase "24 pixels per cycle" pode ser muita coisa. É tão ambígua que cobre o rabo de qualquer jornalista que a publique.
 
destr0yer disse:
Isso porque o mal das X1900 é a m€rd@ de cooler! O stock cooler das GTX 512 é muito mais eficiente...

Bastava a ATI trocar aquele dustbuster por um cooler com 4 a 6 heatpipes e uma fan de 80 mm silenciosa para resolver o problema...

E depois podem melhorar o fabrico, da mesma forma que os G70 das GTX 512 agora são 550 mhz a defaut e vão aos 6xx com o stock cooler e de inicio nas GTX 256 sakar 550+ era só a água/super cooler a ar e as vezes era preciso vmod!
É verdade, o cooler da GTX512 é muito superior ao da ATI usado na serie X1900XT/XTX. Acho que neste aspecto a ATI não perdia nada em seguir as pisadas da Nvidia quando esta optou por uma solução de Heatpipe conjugado com fan.

Agora em termos de performance.... Adoro a minha Asus 1900XTX, é de facto uma grande placa gráfica por excelência, o ruido da fan é abafado pelo som quando estou a jogar, mas de qualquer maneira apesar de nunca me sentir incomodado pelo ruido, nota-se que é de facto um handcap a corrigir de futuro a breve prazo.

Cumps
 
BFG 7900 GTX 512 to launch on the 9th of March

Minimal SRP of $600

WE learned that upcoming G71, Geforce 7900 GTX comes with an additional 512 in its name. A friend told us that you will be able to place your orders quite soon.
Nvidia is planning its editor day by the end of this month and it is all ready for its early March introduction. It promised the systems to its partners and some samples will be delivered as soon as next week.

We know that 7900 GTX 512 is set to have a MSRP of $599 we don’t know why Nvidia priced this product cheaper, it makes us happy for the consumers but it also makes us wonder about the performance. The last flagship card was MSRP at $649. 99 resulting with at least 699.99 retail price at most of the etailers.

The minimum suggested retail price for Nvidia's upcoming 7600 card is $249.99 and this card is supposed to take over from 6800GS and to continue the tradition. ATI will fight this one with its X1800GTO priced at the same price point.

There are no limitations on the number of orders that you will be able to place so this might mean that Nvidia got the yields right. The only question that we need to answer is, are the cards clocked to 650 MHz only and have 24 pipes? As far as we know that is the truth but we will still keep looking. µ
http://www.theinquirer.net/?article=29821

La se vai a teoria dos preços baixos. Como seria de esperar......
 
DJ_PAPA disse:
Tens aqui a resposta á tua pergunta:
Twice as fast as previous gen. Previous gen was G6 series, this gen for nvidia is G7. So it will be twice as fast as the 6800Ultra..... which the 7800GTX 512 is already in a lot of cases.

Saido a 7900 mais tarde tava tudo á espera que viesse com 32 pipes e ultrapassa-se á vontade a X1900XTX, mas parece-me que vai haver outra ronda muito equilibrada. Um bump nos clocks na X1900, para uma eventual XTX2 e empata tudo outra vez.
Just my guess.....

Ora, isso é um comentário de um fórum, mas não corresponde à verdade.

Se estamos a falar de poder em bruto no "mundo real", creio que toda a gente concorda que se está a falar da 7800 GTX 512 (que é até mais potente por si só do que duas 7800 GT em SLI, quanto mais duas 6800 Ultra...).

"Previous Generation" é a geração anterior da topo-de-gama nVidia, não é a anterior geração tecnológica, qual era o sentido disso ??
 
Nao, sei. Mas axei que dado o valor que disseram esta seria uma explicaçao bastante logica.
Talvez quizessem dizer com previus generation a serie 6xxx....
 
700€ pela 7900GTX ? Não me parece assim tão mau quando a X1900XTX custa 640€... Isto caso a performance seja realmente superior...

Não são é placas pro meu bolso claro !

Quanto ao ser superior a 2x 6800Ultra isso já a 7800GTX 512Mb o é, logo tb n me parece k seja isso...
 
A 7800 GTX 512 era muito cara porque era a mais rápida do mercado e haviam poucas.
A 7900 GTX por essa conversa parece estar pronto para um lançamento como deve ser portanto não deve descolar do preço recomendado mesmo que seja um pouco mais cara (o que pode ser desde que seja a placa mais rápida).
Mais uns diazitos
 
Eu tava mais era preocupado pelo preço da 7600 do que da topo de gama..... (minimal 250 dolars!)
E nao esquecer que as ATI X1900 vao tombar 50 euros nos preço no inicio de Março.

A X1800GTO vai competir com a 7600GT pelo preço anunciado e esta vai ter muitas dificuldades em sobreviver a uma R520, 12 pipes, 256 bits bus......
 
Havia um teste ha uns tempos que mostrava que um pipe 7xxx clock por clock valia mais que um pipe R520 mas por outro lado são 256 bits contra 128 bits. Agora depende dos clocks exactos da memória
Bem não interessa. O mercado fará os ajustamentos de preço necessários como fez por exemplo com a X1600XT
 
Última edição:
Back
Topo