GARANTIAS de 2 anos com ou sem selos - ESCLAREÇAM-SE!

Garanto-te que isso dá pano para mangas.
O que poderá ser considerado clausula abusiva? É que isso vai depender sempre de quem vai interpretar.
E continuo a dizer, na lei diz que não pode ser considerado como bem com falta de conformidade se o comprador tiver conhecimento prévio da situação antes de assinar o contrato de compra e venda.
 
Pergunto eu ... já alguem enviou um mail a deco a perguntar como funciona a lei num caso destes? eu sei que está ai o pdf.. mas existe sempre várias maneiras de interpretar esse portugues caro.

Ora aí está, é mesmo essa a questão. Depende muito de quem interpreta a questão.
Eu como tenho bastantes familiares advogados, todos me dizem : um bom advogado é aquele que interpreta a lei e consegue expor em tribunal a seu favor.
 
Garanto-te que isso dá pano para mangas.
O que poderá ser considerado clausula abusiva?

Aquilo que vai contra o Dcreto e contra o regime geral.

Aqui nao existem interpratacoes, clausulas sim, mas que sejam contraditorias com a Lei nao.

Por exemplo: Nao podes ter uma cláusula que invalide a tua garantia de dois anos que nao esteja prevista na Lei. Mesmo que esteja no contracto que se voce abrir a caixa e consequentemente rasgar o selo a garantia dos componentes invalida. NAO. Clausula abusiva, por isso o TechDoctor criou o Tópico.

Cumps
 
Sim isso de invalidar a garantia dos componentes, estou completamente de acordo. Agora convêm ter atenção ao que se assina já que ali está declarado que se o contrato for assinado com conhecimento de alguma eventual falta de conformidade, o mesmo não pdoerá ser considerado com falta de conformidade.
E sim, depende muito da interpretação, isso podes tomar como garantido. Pelo menos em Portugal é assim que funciona. Falo por experiência própria.
Não é por acaso que existem os recursos, se todos interpretassem a lei da mesma forma, não existiria dúvidas a ninguém.
É mais numa de interpretar como dá jeito.

Mas mesmo assim e se contribuir para ajudar alguém que possa ler isto, já fico satisfeito.
 
Deve ser da versão do Adobe Reader. 7.0 here

Quase de certeza q é isso, pois eu tenho ainda a versao 6 pq é a Pro (vem com o Distiller). Qd instalo a 7 o Distiller deixa de funcionar. Devo ter q comprar a licença para essa versão e n me apetece... :).
Até agora é a 1ª vez q n consigo abrir 1 PDF por causa da versão.
Por vezes dava-me 1 aviso de q poderia n abrir correctamente mas nunca deu mal.

Mas se vocês já me confirmaram q esse é o link directo para o Diário da República onde consta o referido Decreto-Lei, faço 1 "edit" ao 1º post e coloco-o lá.

(Obrigado tb ao [BoB]Marley)
 
Quase de certeza q é isso, pois eu tenho ainda a versao 6 pq é a Pro (vem com o Distiller). Qd instalo a 7 o Distiller deixa de funcionar. Devo ter q comprar a licença para essa versão e n me apetece... :).
Até agora é a 1ª vez q n consigo abrir 1 PDF por causa da versão.
Por vezes dava-me 1 aviso de q poderia n abrir correctamente mas nunca deu mal.

Mas se vocês já me confirmaram q esse é o link directo para o Diário da República onde consta o referido Decreto-Lei, faço 1 "edit" ao 1º post e coloco-o lá.

(Obrigado tb ao [BoB]Marley)

@tech: offtopic, podes testar com o foxit pdf reader. Pode ser que dê para o que precises e é MUITO mais leve que o da adobe.
 
@tech: offtopic, podes testar com o foxit pdf reader. Pode ser que dê para o que precises e é MUITO mais leve que o da adobe.


MUCHAS GRACIAS, Amazing_Randy!

N só consigo agora abrir o link, como é muito + rápido, como ainda me resolveu 1 outro problema:
Sempre q abria 1 PDF tendo tb o "Firefox" aberto com várias páginas, qd mandava fechar esse mesmo PDF o PC engasgava-se todo (ficava quase 2min. sem conseguir fazer nada) e aparecía-me 1 janela a tentar fechar tudo (PDF e restantes páginas). Tinha q fazer "Cancelar" para n perder as páginas abertas e esperar cerca de + 1 minuto!
Mas acabou-se!

Obrigadão!
 
Isso com uma boa organização nunca acontece!

Na última loja onde trabalhei tinhamos 1 bom método:

Sempre q recebíamos 1 PC de 1 cliente registavamos à frente dele a avaria e quais os componentes do PC.
Qd lho entregavamos voltavamos a fazer o mesmo e ele confirmava q estava tudo ok.
Nunca tivemos problemas.
Se alguma dúvida houvesse, tínhamos os nºs de série para esclarecer.


Vou fazer aqui 1 quote a 1 post meu pq queria acrescentar algo ao mesmo, mas achei q 1 "edit" n funcionaria bem pq quem já leu esse post provavelmente n o iria ler outra vez...


Ainda sobre a organização de uma loja:
Qd 1 cliente lá ía entregar 1 PC para reparação era preenchido 1 documento em q, além dos dados básicos (nome, data, etc) constava qual o problema, a descrição do PC (componentes com nºs de série, bem como algum dano visível), em periodo de garantia ou n e tinha 1 nota em q dizia q o software instalado no mesmo era da responsabilidade do cliente (este último dava para fazer outro tópico... :)).
Depois assinava-se o doc. em duplicado, ficando 1 para a loja e outro para o cliente.

Com este procedimento evitavam-se muitos aborrecimentos...
Se o cliente viesse passado uns dias dizer q o PC estava igual (pretendendo 1 reparação gratuita) e verificássemos q a avaria era outra q n a descrita inicialmente, bastava mostar a folhinha para ele se "lembrar" q o problema q veio tratar da outra vez era diferente - Isto ainda aconteceu algumas vezes;
Se o cliente dissesse q lhe trocamos algum componente... folhinha! - Aconteceu 1 vez (veio a descobrir q foi o amigo q lhe foi levantar o PC à loja):
Etc.

Mas tb aconteceu 1 vez em q tivemos lá 2 PC's ao mesmo tempo para fazer backup dos dados (já nem arrancavam) antes de formatar e reinstalar tudo de novo. Sem percebermos bem como, trocaram-se os Discos (de capacidades bem diferentes) e... deu m****, claro!
Qd constatamos o q tinha acontecido (pq o cliente + lesado se queixou), chamamos os 2 clientes à loja e explicamos o sucedido. Conseguimos assim q nenhum deles ficasse a pensar q o tentamos enganar e para minimizar o incómodo oferecemos a cada 1 uma próxima assistência gratuita. Ficou tudo bem.

Qd os clientes iam levantar os equipamentos tb era tudo verificado em conjunto com cliente, inclusivé (e afinal o + importante) q a avaria estava resolvida e assinava-se nova folha em duplicado.


BOA ORGANIZAÇÃO É BOA PARA TODOS! :)


São algumas dicas q poderão ser aproveitadas (e melhoradas) por quem aqui vier "espreitar" e trabalhe ou possua alguma loja de informática.
Ou mesmo como clientes poderão sugeri-las na loja q costumam frequentar, caso verifiquem q nada disto fazem.
Por isso, volto a dizer: Boa organização é bom para todos!


P.S.: Já editei o post de abertura desta thread para acrescentar lá o link para o Diário da República onde consta o Decreto-Lei em questão.

icon13.gif
 
Última edição:
Techdoctor disse:
No caso q contas, DinhaBoy, nessa loja foram muito ingénuos se n colocaram selos no Disco nem ficaram com o nº de série do mesmo registado...
Eu já trabalhei em lojas de computadores e sei o quão importante é uma boa organização (como em tudo).

A tal empresa obviamente que tinha uma grande base de dados com todos os produtos que assemblava, assim como RMA's etc. Mas como se trata de um fornecedor, vende para outras empresas e no caso que falei para um hipermercado. Mas muito provavelmente o hipermercado não consegue descobrir a quem vendeu o tal disco! A pessoa tem os 15 dias para trocar caso o produto não funcione correctamente ou esteja insatisfeito com a compra, foi só chegar ao hiper e eles foram obrigados a fazer troca directa... Caso o disco tivesse selos de garantia e as lojas recusassem o mesmo caso os selos estivessem quebrados, pelo menos naqueles 15 dias, estas situações já não aconteciam.
 
Isto dos selos nas tampas das caixas de PC é quase como as passwords nas BIOS...

De certeza q já aconteceu a muita gente precisar de aceder à BIOS e deparar-se com uma pass da qual n tem conhecimento.

Claro q foi colocada pela loja para o cliente n mexer, mas mais uma vez esta n é a atitude correcta.
Deveriam antes avisar o cliente q se mexesse ali poderia alterar bastante o funcionamento do PC, inclusivé impedi-lo de arrancar ou mesmo danificar alguma coisa.
Quem fosse ignorante nestas coisas de certeza q nunca iria lá espreitar e quem já sabe umas coisitas mexeria com os cuidados devidos.

Mais uma vez digo q compreendo a loja em querer salvaguardar o seu trabalho e os seus produtos, mas o máximo q eles poderiam fazer seria recusarem-se a prestar uma assistência gratuita no caso de detectarem q a causa estava na alteração da configuração da BIOS.
Mexeu... fez asneira... paga!

Tal como as mexidas em hardware:
Há uns bons anos atrás (por alturas da passagem dos 486 para os Pentium - a maior parte já n se lembrará...
icon7.gif
) tive 1 cliente q trocou a ordem das fichas da Fonte na Board (antigamente a Fonte ligava à Board por intermédio de 2 fichas alinhadas e a ordem correcta era com os fios pretos para o meio. Se se ligasse ao contrário... BUM! Fonte e Board para o caixote do lixo).
Depois foi lá dizendo q o PC deixou de funcionar.
Tirou-se a cobertura do PC e... um cheiro a queimado intenso! Foi só olhar com alguma atenção e viu-se logo onde esteve o problema.
Claro q aqui n houve garantia q o salvasse de pagar 1 Fonte e Board novas.
 
Back
Topo