Isso com uma boa organização nunca acontece!
Na última loja onde trabalhei tinhamos 1 bom método:
Sempre q recebíamos 1 PC de 1 cliente registavamos à frente dele a avaria e quais os componentes do PC.
Qd lho entregavamos voltavamos a fazer o mesmo e ele confirmava q estava tudo ok.
Nunca tivemos problemas.
Se alguma dúvida houvesse, tínhamos os nºs de série para esclarecer.
Vou fazer aqui 1
quote a 1
post meu pq queria acrescentar algo ao mesmo, mas achei q 1 "edit" n funcionaria bem pq quem já leu esse
post provavelmente n o iria ler outra vez...
Ainda sobre a organização de uma loja:
Qd 1 cliente lá ía entregar 1 PC para reparação era preenchido 1 documento em q, além dos dados básicos (nome, data, etc) constava qual o problema, a descrição do PC (componentes com nºs de série, bem como algum dano visível), em periodo de garantia ou n e tinha 1 nota em q dizia q o
software instalado no mesmo era da responsabilidade do cliente (este último dava para fazer outro tópico...
).
Depois assinava-se o doc. em duplicado, ficando 1 para a loja e outro para o cliente.
Com este procedimento evitavam-se muitos aborrecimentos...
Se o cliente viesse passado uns dias dizer q o PC estava igual (pretendendo 1 reparação gratuita) e verificássemos q a avaria era outra q n a descrita inicialmente, bastava mostar a folhinha para ele se "lembrar" q o problema q veio tratar da outra vez era diferente - Isto ainda aconteceu algumas vezes;
Se o cliente dissesse q lhe trocamos algum componente... folhinha! - Aconteceu 1 vez (veio a descobrir q foi o amigo q lhe foi levantar o PC à loja):
Etc.
Mas tb aconteceu 1 vez em q tivemos lá 2 PC's ao mesmo tempo para fazer
backup dos dados (já nem arrancavam) antes de formatar e reinstalar tudo de novo. Sem percebermos bem como, trocaram-se os Discos (de capacidades bem diferentes) e... deu m****, claro!
Qd constatamos o q tinha acontecido (pq o cliente + lesado se queixou), chamamos os 2 clientes à loja e explicamos o sucedido. Conseguimos assim q nenhum deles ficasse a pensar q o tentamos enganar e para minimizar o incómodo oferecemos a cada 1 uma próxima assistência gratuita. Ficou tudo bem.
Qd os clientes iam levantar os equipamentos tb era tudo verificado em conjunto com cliente, inclusivé (e afinal o + importante) q a avaria estava resolvida e assinava-se nova folha em duplicado.
BOA ORGANIZAÇÃO É BOA PARA TODOS!
São algumas dicas q poderão ser aproveitadas (e melhoradas) por quem aqui vier "espreitar" e trabalhe ou possua alguma loja de informática.
Ou mesmo como clientes poderão sugeri-las na loja q costumam frequentar, caso verifiquem q nada disto fazem.
Por isso, volto a dizer: Boa organização é bom para todos!
P.S.: Já editei o
post de abertura desta
thread para acrescentar lá o
link para o Diário da República onde consta o Decreto-Lei em questão.