FUJI FinePix S5800

wut?! 8|

a distancia focal e a abertura supostamente n sao as mesmas, quer estando em modo macro ou n?!

agora fikei burro da vida xD
Permita-me, na minha condição de noob, elucidar-te nesta questão. :-D
A minha TZ5 tem uma função denominada telemacro, que te permite tirar uma foto com características de foto "macro" mas estando a 1m do elemento a fotografar, obtendo o efeito de profundidade de campo desejado. Obviamente, a distância entre o elemento a fotografar e o fundo propriamente dito é que ditará se obtemos um "desfoque" acentuado ou não.
Não sei se me expliquei bem (eu próprio já estou baralhado), por isso nada melhor que veres um exemplo: http://www.flickr.com/photos/howi/2642999267/in/set-72157606018552229/
 
opa mas o macro simplesmente te permite focar mais de perto, nao mexe com aberturas...
lol é o que da começar a usar SLR, um gajo esquece-se dessas manhas das bridges. =X
 
Boas tenho a mesma máquina que tu e em modo manual cosegui fazer isto com o meu gato como tema :D




com um "f" baixo e uma velocidade do obturador na casa dos "100" consegues +/- o efeito.com a prática isso vai lá. mas nao estejas a espera de milagres tb :P
 
Normalmente nas bridges e compactas, para conseguir o efeito de bokeh tem-se de saltar para focais entre os 60 e 200mm ~ e focar um ponto próximo.

Isto também é utilizado nas SLR com lentes que não tenham grandes aberturas.

Portanto é fácil e´so ir para a rua e experimentar, embora o possam fazer em casa.
 
inda ontem tive a fazer uma epriencia pkausa disso.
Metes a maquina em Abertura e metes no F/mais baixo que conseguires ou então em 5.6
Aproximaste o mais possivel do objecto e metes o objecto o mais possivel distante do fundo e ve o resultado...
 
Para "desfocar o fundo" (leia-se ter pouca profundidade de campo ou DoF) é preciso

- um número f/ baixo (leia-se abertura grande)
- uma lente de distancia focal longa
- focar o objecto de perto
- ter o fundo longe do objecto (isto só é praticável se o DoF já for suficientemente estreito)

Como nas compactas a abertura é sempre muito pequena, não há muito que se possa fazer nesse aspecto.

O que o telemacro faz não é mais do que focar à distância mínima que a máquina permite e com a distância focal máxima. Quanto mais curta a distância ao objecto menor o DoF, e quanto mais longa a lente menor o DoF, logo as duas coisas combinadas é o melhor que se consegue em termos de DoF reduzido. Creio que todas as compactas permitem algo semelhante: modo macro, zoom óptico no máximo e tira-se de perto. O problema é que isto corresponde a ter uma lente muito longa a funcionar a distâncias macro o que é muito limitativo em termos de composição.

A melhor solução: uma SLR full-frame com uma lente 85mm f/1.4 :D ou 135mm f/2 :D

Mas também não é preciso tanto. qualquer DSLR APS-C com uma lente relativamente luminosa e longa já se safa muito bem.
 
Para "desfocar o fundo" (leia-se ter pouca profundidade de campo ou DoF) é preciso

- um número f/ baixo (leia-se abertura grande)
- uma lente de distancia focal longa
- focar o objecto de perto
- ter o fundo longe do objecto (isto só é praticável se o DoF já for suficientemente estreito)

Como nas compactas a abertura é sempre muito pequena, não há muito que se possa fazer nesse aspecto.

O que o telemacro faz não é mais do que focar à distância mínima que a máquina permite e com a distância focal máxima. Quanto mais curta a distância ao objecto menor o DoF, e quanto mais longa a lente menor o DoF, logo as duas coisas combinadas é o melhor que se consegue em termos de DoF reduzido. Creio que todas as compactas permitem algo semelhante: modo macro, zoom óptico no máximo e tira-se de perto. O problema é que isto corresponde a ter uma lente muito longa a funcionar a distâncias macro o que é muito limitativo em termos de composição.

A melhor solução: uma SLR full-frame com uma lente 85mm f/1.4 :D ou 135mm f/2 :D

Mas também não é preciso tanto. qualquer DSLR APS-C com uma lente relativamente luminosa e longa já se safa muito bem.


o que é que queres dizer com "uma lente de distancia focal longa"? visto se estar a falar da s5800
 
Venho cá desenterrar este topico lol, com uma questão. reparei que no site da fuji existe um update ao firmware da 5800, alguem ja o instalou? notaram algo algumas melhoras?
tá aqui o link do update: http://www.fujifilm.com/products/digital/download/s5800/fupd.html
cumps

The firmware(Ver.1.01) update incorporates the following issues.
1. Countermeasure for PC connection between the 4GB memory card inserted camera and PC on Windows Vista.
Data transfer from PC to the camera has been enabled under usage of FinePixViewer.

Estava lá escrito logo ao inicio ;)
 
Bem, cá vim eu desenterrar o topico!
Tenho-me deparado com o seguinte problema.
Quando fotografo em condições de pouca luz e utilizo ISO´s acima de 400 aparece-me uns pontos brancos
isto quer em modo manual ou automático.

alguem com esta máquina já se deu conta do problema? Será o sensor?
lente suja já confirmei que não é!

Fica aqui uma aberração de foto para exemplificar! e esta nem é das piores.
carnaval2k10288.jpg


EXIF:
ISO800
f3.5
1/45
WB: Auto
E tirei esta foto em modo automático

abraços
 
Só acontece quando usas flash certo?

FAQs no site da Fuji:

Q: When I take shots using the flash, white specks appear on the image.

A: If white specks appear on the image when the flash is used, this is probably caused by light from the flash reflecting off airborne dust particles. Switching the flash mode to Suppressed Flash or taking the shot in a different location may alleviate the problem.

<Additional Information>
These specks appears to be due to the fact that lenses in different cameras capture light in different ways due to the differing focal lengths. Also, because the CCD elements are small, the lens is also smaller to suit the CCDs. Because the light is focused over this small area, the dust becomes more readily visible. This is basically the same reason why dust in the air is more visible when it is struck by morning sunlight. These results indicate that the phenomenon is simply a factor of the limits imposed by the camera's specifications.
 
Última edição:
Back
Topo