Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    330
Obviamente que falei da maioria, não de um nicho que coleciona jogos.
A maioria dos jogadores a partir da PS4 a grande base dos jogos são digitais. O paradigma mudou. E talvez no futuro nem aja mais jogos físicos a não ser edições de colecionador, como no PC.
 
Eu também é 50/50 gosto de ter uma estante com o formato físico , quando assim não posso e compro formato digital acabo por imprimir a capa do jogo e deixo na estante também.
 
Ha muitas vantagens do Digital, arrumação, rapidez... tudo aquilo que já sabemos.

Mas a longo prazo o fisico tera mais valor, sera sempre nosso.

Podemos vender, trocar, ou ate mesmo coleccionar.

Os jogos digitais para que nunca leu aquelas linhas chatas, não nos pertencem.

São uma especie de aluguer. Quando essa store digital desaparecer, os jogos vão com eles.

Não há empresas eternas e as empresas têm e faca e o queijo na mão com o digital.

Virtudes são muitas de facto mas continuo a achar que o fisico deveria coexistir sempre.
 
Os jogos digitais para que nunca leu aquelas linhas chatas, não nos pertencem.

A licença para o digital é a mesma que para o físico. Na versão física, o disco é teu, mas o jogo não, apenas tens o direita a usufruir dele, tal como digital.
A vantagem, está em não te poderem proibir de instalar o jogo.
 
Se o fisico me saisse tão barato como o digital ainda podia pensar no assunto mas não é o caso, em 1 ano o mais caro que comprei foi o uncharted que custou 35€ tudo o resto na casa dos 20€. Ou seja em vez de comprar 1 posso comprar 2 ou 3 jogos... (não que o faça que não tenho 70€ para gastar em jogos mas perceberam a ideia)
 
riefs, o que não nos pertence, em ambos os casos, são os direitos de autor e reprodução.

Ou seja, adquirir o jogo (fisico ou digital) não nos dá direitos sobre o mesmo no sentido de usar as imagens ou conteudo como acontece com os filmes, etc...

Agora o jogo físico, percente-nos, é nosso, podemos vender, usar, instalar quando quisermos. O digital não, o digital está sempre sobre alçada do distribuidor (seja ele PSN, XBOX, Steam, AppStore, Google Market etc...) e mesmo que se faça uma cópia digital para um disco a activação em muitos deles fica pendente da loja com os famosos DRM's que verificam se o jogo digital é legitimo e se a pessoa que o "comprou" o pode usar.

Caso a empresa se desfaça ou se funda com outra, eles podem simplesmente anular o download e activação desse jogo. Alias, até há casos recentes em lojas digitais que isso aconteceu, onde nem sequer as lojas acabaram. Simplesmente deixaram de disponibilizar tal jogo.

Lembro-me há dias que ler isso no Reddit de vários gamers indignados quando o pessoal "old school" tinha avisado que isto poderia acontecer vezes sem conta mas infelizmente ninguém queria saber. De forma geral as mentalidades precisam mudar e entender que vivemos num mundo focado para o lucro, nada mais. Ou seja, depositar total confiança no mundo digital é um erro gigante.

Antigamente compravas um jogo, podias usar o serial number desse jogo mesmo que fosse usado, ou seja, o antigo proprietário deixava de usar, passava o novo a usar. Agora as tacticas são outras. O serial fica agregado a uma conta e só pode ser usado uma vez. Porque as empresas fazem isso? Pra não perder lucro com a compra e venda de jogos usados. Se bem que há empresas que incrivelmente não usam esta tactica (felizmente para nós).

Depois tem outro caso que aconteceu comigo, de jogos de loja completamente selados virem com serial codes expirados. No meu caso foi com um jogo da PlayStation. Contactei a Sony, em vez de activarem o jogo limitaram-se a dizer para entregar o jogo à loja.

No jogo, o serial está lá para jogar online e não contém qualquer tipo de data ou validade.

Mas aparentemente ela existe e estranhamente oculta do jogador. Para efeitos legais acho que isso nem é permitido mas que o fazem, isso fazem...

Eu gosto do Digital, aprecio a velocidade com que temos acesso à informação, mas acho que nós consumidores deveriamos ter uma garantia que esse conteúdo poderá ser gravado de alguma forma e activado de forma legal, sem depender do distribuidor.

Spartacuss, o factor preço ainda é um enorme ponto a favor do digital, mas quando eles conseguirem acabar com o físico, alegando que mais ninguém usa, etc... o digital irá passar a ter o mesmo preço que o físico, porque lhes garante de longe uma maior margem de lucro. É tudo uma questão de tempo...
 
Última edição:
Vou pelo preço. Físicos só no lançamento porque se compra com desconto de reserva. Só entendo que se compre a full price no digital se a conta for partilhada.
A partir dai o digital ganha quase sempre no preço mesmo comparado com jogos em segunda mão.

Também começo a ficar preguiçoso para mudar de jogo físico. Ai o digital é mais prático.
 
A licença para o digital é a mesma que para o físico. Na versão física, o disco é teu, mas o jogo não, apenas tens o direita a usufruir dele, tal como digital.
A vantagem, está em não te poderem proibir de instalar o jogo.
Eu concordo com o que o @rmz disse. Nunca considero um digital como sendo nosso! E até passo a explicar. Podes emprestar o digital? Não. A não ser que emprestes a tua conta a alguém. Podes vender o jogo? Não. Podes dar o teu jogo à troca por outro? Não.
E outra coisa que a mim me faz imensa confusão, e se algum dia acontece um problema com a tua conta quer seja do Live, PSN ou até Steam e ficas sem a conta? Perdes os teus jogos todos. Ainda há uns anos atrás o Netweb, não sei se conheces, ficou sem a conta da PSN. Segundo a justificação da Sony, porque ele não se calou e teve de contactar vários serviços da Sony lá fora e cá em Portugal, foi que ele "roubou" a conta a outra pessoa. Ora bem, ele não roubou nada a ninguém. Um amigo dele é que lhe emprestou a conta para ele jogar uns jogos, e eles acusaram isso de roubo e baniram a conta dele. E todo o dinheiro que ele gastou na sua conta, e todos os jogos que ele tinha lá, o que aconteceu? Pois, ficou sem tudo. Sei que ele gastou lá umas centenas e ficou sem nada.

Se o fisico me saisse tão barato como o digital ainda podia pensar no assunto mas não é o caso, em 1 ano o mais caro que comprei foi o uncharted que custou 35€ tudo o resto na casa dos 20€. Ou seja em vez de comprar 1 posso comprar 2 ou 3 jogos... (não que o faça que não tenho 70€ para gastar em jogos mas perceberam a ideia)
Hoje em dia é tão fácil comprar jogos bem mais baratos em sites do que na própria store. Eu comecei a comprar jogos pela net em 2009, antes disso sempre tive receio de comprar. A oferta era tanto que aprendi a comprar e nunca mais quis outra coisa. Haviam sites a vender jogos novos, que tinham saído há 3 ou 4 meses, por preços mesmo baixos. Nessa altura encontrei um site onde cheguei a fazer mais de 40 compras de jogos por os preços serem mesmo baixos.
Só para dar um exemplo, recentemente encontrei outro site que vende jogos e no dia de lançamento do Metal Gear Solid V Definitive Experience comprei o jgoo por 30€ novo. Mais recentemente, já no final do ano passado andava lá a ver mais jogos e tinha lá o Batman Arkham Knight a 15€ para a PS4, agora já subiu mais um bocado, mas para a Xbox One está mais ou menos a esse preço. O novo Call of Duty está nesse site a 21€.

Por isso às vezes comprar digital nem quer dizer que seja mais barato que físico.
 
Também começo a ficar preguiçoso para mudar de jogo físico. Ai o digital é mais prático.
Nem me digas nada xD só tenho um jogo que jogue em cd (a mulher tem uns 3), sempre que tenho que la ir... bah... ainda por cima a consola está atrás da tv e com a parte de trás virada para fora para respirar que trabalheira, eu já começo é a jogar remote play no pc deitadinho na cama quanto mais x'D

Edit:


Haviam sites a vender jogos novos, que tinham saído há 3 ou 4 meses, por preços mesmo baixos. Nessa altura encontrei um site onde cheguei a fazer mais de 40 compras de jogos por os preços serem mesmo baixos.
Só para dar um exemplo, recentemente encontrei outro site que vende jogos e no dia de lançamento do Metal Gear Solid V Definitive Experience comprei o jgoo por 30€ novo. Mais recentemente, já no final do ano passado andava lá a ver mais jogos e tinha lá o Batman Arkham Knight a 15€ para a PS4, agora já subiu mais um bocado, mas para a Xbox One está mais ou menos a esse preço. O novo Call of Duty está nesse site a 21€.

Por isso às vezes comprar digital nem quer dizer que seja mais barato que físico.

Esquece comprar jogos passado 3 ou 4 meses não é para mim, eu jogo uns 2 jogos por ano e 1 ou 2 modos história.

Fifa e battlefield, história um uncharted, talvez um assassin creed com sorte, comprei o MGS V por 15€ digital/partilhado e nem cheguei ao fim para veres como me aborreço.

Na ps3 tambem compra muitos jogos usados, novos a bons preços, mas hoje em dia nem ves bons preços nem nusn nem em outros.

Cheguei a ter uma colecção de mais de 70 jogos, (sim coleção porque jogar eram só 13 que foi os que acabei com que ficar).

Passei recentemente o Dragon Ball Xenoverse 2 (a 1 mês) no pc a custo 0€, if you know what i mean, assim como passei o 1.

Agora estou a passar os AC que comprei no HumbleBundle por 15€ a coleção até o unity, tirando o revalations, já os tinha jogado para a ps3.

Tenho o last of us aqui em cd para jogar e ainda não lhe toquei, já o tive na ps3 e o mesmo. Já não tenho muita paciencia para jogos em geral, massudos e demorados, mais facilmente fico 1h e tal a jogar rocket league no pc deitado na cama (tambem o tenho para a ps4 e jogo bastante) que 1h a jogar um modo história.
 
Última edição:
É sempre um misto de opiniões :D Como disse, eu gosto também de ter a caixa do jogo e os restantes ali ao lado (e actualmente tenho cerca de uns 100 (a contar para todas as plataformas claro), mas a facilidade e preço do digital fez-me questionar a mim próprio. Daí a minha "dúvida" e "dificuldade" em "abandonar" o formato físico, por esse mesmo motivo, pois gosto de coleccionar (ainda que a um nível "amador"). Mas acho que vou continuar na mesma, a comprar em formato fisico, e jogos MP e Remaster compro digital para poder partilhar com o meu familiar e jogarmos em conjunto. Eu até fiz um teste, em tirar todos os jogos do meu espaço gaming, e não sei, acho que não conseguiria habituar-me a olhar e ver ali um "nu" :D
Anyway, obrigado pelas opiniões pessoal! :)

PS: isso do jogo em formato digital, realmente não possuis o jogo, mas sim uma licensa para poder jogar! Mas as empresas geralmente têm algo preparado para caso um dia as coisas acabem. Exemplo da Steam, que tem um sistema preparado, para no dia (e se) acabar, continuares a ter acesso aos jogos. E definitivamente, empresas como Playstation (sony), Microsoft, Steam, Origin, não irão cair tão cedo e possivelmente nunca... Isto porque, aperece logo outros investigadores, empresas, etc etc... que continuam o trabalho
 
É sempre um misto de opiniões :D Como disse, eu gosto também de ter a caixa do jogo e os restantes ali ao lado (e actualmente tenho cerca de uns 100 (a contar para todas as plataformas claro), mas a facilidade e preço do digital fez-me questionar a mim próprio. Daí a minha "dúvida" e "dificuldade" em "abandonar" o formato físico, por esse mesmo motivo, pois gosto de coleccionar (ainda que a um nível "amador"). Mas acho que vou continuar na mesma, a comprar em formato fisico, e jogos MP e Remaster compro digital para poder partilhar com o meu familiar e jogarmos em conjunto. Eu até fiz um teste, em tirar todos os jogos do meu espaço gaming, e não sei, acho que não conseguiria habituar-me a olhar e ver ali um "nu" :D
Anyway, obrigado pelas opiniões pessoal! :)

PS: isso do jogo em formato digital, realmente não possuis o jogo, mas sim uma licensa para poder jogar! Mas as empresas geralmente têm algo preparado para caso um dia as coisas acabem. Exemplo da Steam, que tem um sistema preparado, para no dia (e se) acabar, continuares a ter acesso aos jogos. E definitivamente, empresas como Playstation (sony), Microsoft, Steam, Origin, não irão cair tão cedo e possivelmente nunca... Isto porque, aperece logo outros investigadores, empresas, etc etc... que continuam o trabalho

É dificil uma empresa acabar mas sou do tempo que Sega e Nintendo eram o topo da cadeia [emoji1]

Jurava na altura a pes juntos que a Sega nunca cairia e olha, surgiu a Sony...

Infelizmente nada é eterno, e embora a Sega ainda exista, toda a plataforma online que tinham morreu sem deixar rasto (exemplo Dreamcast)

Num mundo perfeto todas elas teem um plano B, mas com a idade deixei de acreditar nesses mundos perfeitos [emoji22]

Cada formato tem o seu lado bom e mau. Vejo mesmo muitas vantagens do digital, é super pratico e rapido.

Mas receio sempre por um dia nao deixar o legado de jogos aos meus filhos porque as plataformas deixaram de existir ou fornecer conteudo. E infelizmente podem fazer segundo os seus EULAS...

Nesse caso, jogo pelo seguro no que toca a jogos que realmente aprecio e deixo os digitais para os restantes jogos "descartaveis" [emoji28]
 
para mim deixou de fazer sentido comprar em formato físico a partir do momento em que para se poder jogar passou a ser necessário o download de um patch logo no primeiro dia. dispenso ter na prateleira uma caixa com um jogo incompleto, que não pode ser jogado em pleno na sua suposta forma final.

edit: já pra não falar em dlc's
 
Opto pelos 2. Em princípio prefiro formato físico mas se tiver que comprar em digital assim o faço. É sempre melhor ter em formato físico, temos o jogo ali na mão e podemos trocá-lo ou vendê-lo. A única desvantagem é que temos de estar sempre a meter/tirar o CD para jogar a outro. Quanto ao digital dá jeito, há boas oportunidades na Store e é um bom complemento aos jogos físicos. Demora mais a sacar tudo do que com o CD mas também tem a vantagem de não se meter o CD.

Para mim talvez um 65% jogos físicos e 35% jogos digitais.
 
Não tenho dúvidas que o digital é o futuro dos jogos das consolas, assim como já é o presente no PC. No PC 100% dos meus jogos são digitais. Reentrei no mundo das consolas no ano passado (PS4) e atualmente é a plataforma em que 90% dos jogos.

Já tenho 16 jogos para a PS4 e a verdade é que apenas dois são digitais (Last of Us e Bloodborne) + os DLC do Witcher 3. Não porque colecione mas porque tenho arranjado os jogos que quero em formato físico ao mesmo preço (e até mais barato) do que os digitais. A exceção foi os dois que referi e que comprei por 15 e 10$ respetivamente.

Resumindo: compro digitais se forem mais baratos mas opto pelos físicos se o preço for similar (ainda este Natal comprei físico o Fall Out 4, Deux Ex: Mankind Divided e o UC4, todos novos, por 20€, 18€ e 30€ - tirando o UC4 que vi promoção digital a 25€ nunca vi os outros jogos mais baratos).

Agora para arranjar físicos a bons preços é preciso ter paciência, andar de olha nas lojas online (nacionais e estrangeiras) e aproveitar as borlas. A maior parte dos bons negócios que arranjei foi em lojas estrangeiras mas, por exemplo, numa loja portuguesa já adquiri o WatchDogs complete edition por 15€, o que considero um bom preço.

Para mim a vantagem dos físicos é poder trocar caso me farte do jogo não me veja a repetir o mesmo como já me aconteceu com o AC Unity, o WRC 5 e o Mortal Kombat (jogos que troquei por MG5, Fair Cry 4 e Tom Raider DE - ainda nem tive tempo para os jogar).
 
No meu caso, sou coleccionador de jogos (podia dar para pior) mas tenho estabelecido uma lógica não muito complexa, tudo o que são exclusivos de uma determinada consola, compro em formato físico, tudo o que não é exclusivo compro para o PC em formato digital, a não ser que seja uma uma franquia que goste mesmo ai compro em formato físico mas sempre que é possível para PC.

Agora depende sempre do que pretendes dos jogos, se é mesmo só para jogares e te divertires, acho que deves optar sempre pelo mais barato, seja físico ou digital...
 
Última edição:
Eu prefiro o formato físico, tal como os livros
Tenho gosto em ver nas estantes, gosto de pegar neles, e quando os jogos tinham manuais para mim era o delírio desfolhar até poder jogar. Mas se encontrar algum em formato digital em promoção eu compro :P e talvez compre no formato físico se gostar muuuuuuito do jogo.
 
Back
Topo