Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    326
"Your license confers no title or ownership in the Content and Services."

A partir daqui podem simplesmente retirar o acesso como a Crunchyroll fez e "business as usual".

Como assim? Ai apenas diz que tu não és o dono do software e dos serviços e efetivamente não és.

Se tens uma licença que é tua e não alugada, eles são obrigados a fornecer o software para tu poderes dar uso à tua licença.
 
O Steam já retirou jogos de contas de clientes e é algo totalmente legal.

O TechRadar escreveu um artigo sobre isso: https://www.techradar.com/news/pc-g...al-age-what-do-you-do-in-a-post-ownership-age

Simplificando a questão resume-se a isto, se tem DRM pode acontecer o que aconteceu com a Funimation.
Apenas se não tiver DRM (GOG) é que não se terá este tipo de problemas.

eles são obrigados a fornecer o software para tu poderes dar uso à tua licença.
Se são obrigados como é que explicas esta situação da Funimation?
 
Última edição:
Estas licenças são todas iguais lol. No caso dos videojogos ainda é pior e mais complicado... porque podes comprar um jogo da EA ou da Ubisoft no Steam e quando o fazes, tens de aceitar os TOS da Valve e da EA ou da Ubisoft. Tens DRM em cima de DRM, Steam em cima de Uplay ou EA App (ex-Origin).
 
Estas licenças são todas iguais lol. No caso dos videojogos ainda é pior e mais complicado... porque podes comprar um jogo da EA ou da Ubisoft no Steam e quando o fazes, tens de aceitar os TOS da Valve e da EA ou da Ubisoft. Tens DRM em cima de DRM, Steam em cima de Uplay ou EA App (ex-Origin).

O que sei é que se os casos chegarem a tribunal, os advogados vão ler os serviços palavra por palavra. O que estiver lá escrito é o que conta.
 
Por aqui existe muito extremismo e exemplos pouco racionais.

Ninguém deveria ser contra outro formato.
Sao factos que a existência de ambos é positiva e diminui a possibilidade de monopólio (Se tudo fosse apenas vendido na PStore, a Sony teria controlo total dos preços).
Também é um facto que o mundo está a caminhar para o digital/streaming e é uma questão de tempo ate o Físico morrer.

Eu tenho 90% da minha coleção em Digital e passei a comprar apenas Físico. Principalmente nos meus jogos favoritos, eventualmente irei comprar o disco físico por ter outro sentimento para mim. Agora sei que para outras pessoas isso seja indiferente e querem é jogar. Não tem mal nenhum e ninguém está certo ou errado. Sao gostos pessoais.
 
O GTA VI até vendia em disquete.

Basicamente o CEO da Take-Two confirma a maioria das opiniões. Vão estar onde os consumidores estiverem.
 
Vi hoje um vídeo que o YouTuber dizia que os jogos físicos da XSX não têm o jogo lá dentro, basicamente se tiver uma XSX desligada da Internet e comprar um jogo físico que não o consigo jogar.

Isto é mesmo assim?
 
Vi hoje um vídeo que o YouTuber dizia que os jogos físicos da XSX não têm o jogo lá dentro, basicamente se tiver uma XSX desligada da Internet e comprar um jogo físico que não o consigo jogar.

Isto é mesmo assim?

Pelo menos há uns tempos era assim. A cópia que vinha dentro dos discos era a da Xbox One, a versão Séries era desbloqueada com o smart delivery através da internet.
A MS e os publishers na plataforma até então não comprava a versão mais cara dos blu ray para poder fazer caber a maioria dos jogos em disco (é o problema de ter duas versões num também).

No caso do Halo Infinite acho que nem a versão One estava completa.

Lembro que o Psychonauts 2 era um dos únicos jogos em versão física que realmente tinha 2 cds, um para a one e outro para as series.
 
Casos é uma coisa, mas da forma que o YouTuber falou deu a entender que na XSX são todos.

Não são todos.
São os jogos que recorrem ao Smart Delivery (programa oficial cross-buy para a cross-gen), e também os jogos editados fisicamente cujo conteúdo não cabe todo no disco (pensa no caso dos jogos da Switch com download obrigatório).

A alternativa ao Smart Delivery é:
  1. Editar os jogos em discos BR de 100 GB ao invés de 50 GB que a Xbox usa;
  2. Editar os jogos em formato multi-disco;
  3. Fazer o que algumas editoras fizeram para maximizar lucros, ignoram o Smart Delivery oferecido pela Microsoft e fazem um SKU para Xbox One e outro para Xbox Series. Exemplo digital, mas que também existe no físico:

    One: https://www.xbox.com/pt-pt/games/store/nba-2k24-para-a-xbox-one/9pdhmb2n0v34
    Series: https://www.xbox.com/pt-pt/games/store/nba-2k24-para-a-xbox-series-x-s/9nt7fnz0wjm1

O Smart Delivery acaba por ser um sistema mais consumer-friendly e mais dumb-proof (tem no entanto questões que podem ser levantadas relativamente ao ownership e preservação do jogo "físico"). Inseres o disco na consola, e ela irá descarregar a versão indicada para a tua consola, dependendo se é uma One ou uma Series.

A somar a isso, o que não faltou no início desta geração foram dúvidas sobre que versão comprar, em jogos de editoras que não aderiram ao mesmo. Lembro-me da confusão que foi com as capas dos jogos físicos, que nem sempre eram claras sobre que consola a que se destinava o jogo, se One, se Series. Foi bastante falado aqui no fórum e na internet no geral, obrigando a Microsoft a redesenhar o layout das capas.

Houve gente a comprar a versão errada para a sua consola, e inclusivamente a comprar jogos físicos com o intuito de o jogarem numa Series S...

Esta questão toda só se aplica a jogos cross-gen, ou a jogos da geração actual demasiado grandes para não caber no disco basicamente.
 
Última edição:
Mas um jogo que não seja cross-gen e não esteja completo no BR, acabas por estar a comprar um jogo físico que continua a não ser uma compra mas sim um aluguer.

Isso vem explicado na caixa?
 
Não são todos.
São os jogos que recorrem ao Smart Delivery (programa oficial cross-buy para a cross-gen), e também os jogos editados fisicamente cujo conteúdo não cabe todo no disco (pensa no caso dos jogos da Switch com download obrigatório).

A alternativa ao Smart Delivery é:
  1. Editar os jogos em discos BR de 100 GB ao invés de 50 GB que a Xbox usa;
  2. Editar os jogos em formato multi-disco;
  3. Fazer o que algumas editoras fizeram para maximizar lucros, ignoram o Smart Delivery oferecido pela Microsoft e fazem um SKU para Xbox One e outro para Xbox Series. Exemplo digital, mas que também existe no físico:

    One: https://www.xbox.com/pt-pt/games/store/nba-2k24-para-a-xbox-one/9pdhmb2n0v34
    Series: https://www.xbox.com/pt-pt/games/store/nba-2k24-para-a-xbox-series-x-s/9nt7fnz0wjm1

O Smart Delivery acaba por ser um sistema mais consumer-friendly e mais dumb-proof (tem no entanto questões que podem ser levantadas relativamente ao ownership e preservação do jogo "físico"). Inseres o disco na consola, e ela irá descarregar a versão indicada para a tua consola, dependendo se é uma One ou uma Series.

A somar a isso, o que não faltou no início desta geração foram dúvidas sobre que versão comprar, em jogos de editoras que não aderiram ao mesmo. Lembro-me da confusão que foi com as capas dos jogos físicos, que nem sempre eram claras sobre que consola a que se destinava o jogo, se One, se Series. Foi bastante falado aqui no fórum e na internet no geral, obrigando a Microsoft a redesenhar o layout das capas.

Houve gente a comprar a versão errada para a sua consola, e inclusivamente a comprar jogos físicos com o intuito de o jogarem numa Series S...

Esta questão toda só se aplica a jogos cross-gen, ou a jogos da geração actual demasiado grandes para não caber no disco basicamente.

Os jogos que saem hoje apenas para as Series já vêm printados no disco?
Já estão a utilizar os discos de 100gb?

Por norma costuma vir uma indicação na caixa de que é necessário uma ligação à internet e download obrigatório...

Mas é tipo "fine print" do que me lembro, algures atrás.

A Switch obriga a estampar na capa em grande (até estraga os designs...).
 
Back
Topo