Formatar PC e instalar de raiz o windows 10

RMSO

Power Member
Boas pessoal,

Eu sei que já vi isto algures por aqui, mas não consegui encontrar.

Estou farto de receber o famoso BSOD com a mensagem: video scheduler internal error (sei que a mesma esta relacionada com a Intel HD4600 e já instalei e reinstalei todas as versões que encontrei, mas volta e meia o problema reaparece). Deste modo já me decidi e vou formatar o portátil e instalar do zero o Windows 10 (em Julho tinha feito o upgrade do 8.1 para o 10) para ver se resolvo o problema.

A questão é a seguinte: Qual a melhor forma para formatar apenas o disco C: (SSD) onde está instalado o SO e deixar intacta a informação nos discos D: e E: (HDD)? Eu sei que para alguns é básico, mas já não formato um pc há anos...
Os programas instalados no disco C: vão desaparecer todos não é? Tenha ideia que existe uma forma de os manter, mas como tenho tido problemas com as drivers o melhor talvez será formatar mesmo tudo. Já os programas que estão nos outros discos vão se manter, certo?

Sigo estes passos para instalar o windows 10? https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10.
 
É muito provável que o problema venha mesmo do Windows 10 que ainda não está maduro e tem dados problemas.

-Eu se fosse a ti formatava para o Windows 8.1...

É um portátil?
 
É um Asus JW551...

Há pelo menos 1 mês que não me aparecia o BSOD, mas com alguma regularidade tenho problemas na reprodução de audio, quer seja no spotify, no WMP, no youtube... Ouço alguns ruídos na reprodução de som (apenas durante 1 segundo, mas surgem frequentemente), como que se as músicas estivessem "riscadas". Também já instalei e reinstalei as drivers de som (Realtek).
 
Bom dia tenho um computador Desktop que queria formatar. mas ao formatar vou perder a licença original. existe alguma maneira de saber qual é a licença que tenho no computador?
 
Bom dia tenho um computador Desktop que queria formatar. mas ao formatar vou perder a licença original. existe alguma maneira de saber qual é a licença que tenho no computador?
Em princípio, ao reinstalares não perdes a licença.
De qualquer forma, para veres qual é o serial number atual:

Open the Command Prompt by pressing the Windows key + R to open the Run dialog box. Then, type “cmd” and press Enter.

In the Command Prompt window, type “wmic bios get serialnumber” and press Enter. This command will return your computer’s serial number.
 
Em princípio, ao reinstalares não perdes a licença.
De qualquer forma, para veres qual é o serial number atual:

Open the Command Prompt by pressing the Windows key + R to open the Run dialog box. Then, type “cmd” and press Enter.

In the Command Prompt window, type “wmic bios get serialnumber” and press Enter. This command will return your computer’s serial number.
Mas nao aparece nada so diz isto:

cmd> wmic bios get serialnumber
SerialNumber
System Serial Number
 
Mas nao aparece nada so diz isto:

cmd> wmic bios get serialnumber
SerialNumber
System Serial Number
Tenta assim no command prompt:

Código:
@echo off
PowerShell (Get-CimInstance -ClassName Win32_ComputerSystem ^| Select ^
@{L="' Manufacturer '";E={;if([string]::IsNullOrWhiteSpace($_.Manufacturer)) {'-'} else {$_.Manufacturer}}}, ^
@{L="' Model' ";E={;if([string]::IsNullOrWhiteSpace($_.Model)) {'-'} else {$_.Model}}} ^| Format-List ^| Out-String -Width 1000).Trim("""`r`n""")
PowerShell (Get-CimInstance -ClassName Win32_BIOS ^| Select ^
@{L="' Serial Number '";E={;if([string]::IsNullOrWhiteSpace($_.SerialNumber)) {'--^> [NO ''Serial Number'' Present]'} else {$_.SerialNumber}}} ^| Format-List ^| Out-String -Width 1000).Trim("""`r`n""")
 
Tenta assim no command prompt:

Código:
@echo off
PowerShell (Get-CimInstance -ClassName Win32_ComputerSystem ^| Select ^
@{L="' Manufacturer '";E={;if([string]::IsNullOrWhiteSpace($_.Manufacturer)) {'-'} else {$_.Manufacturer}}}, ^
@{L="' Model' ";E={;if([string]::IsNullOrWhiteSpace($_.Model)) {'-'} else {$_.Model}}} ^| Format-List ^| Out-String -Width 1000).Trim("""`r`n""")
PowerShell (Get-CimInstance -ClassName Win32_BIOS ^| Select ^
@{L="' Serial Number '";E={;if([string]::IsNullOrWhiteSpace($_.SerialNumber)) {'--^> [NO ''Serial Number'' Present]'} else {$_.SerialNumber}}} ^| Format-List ^| Out-String -Width 1000).Trim("""`r`n""")
tambem não dá.. Aparece isto Obrigado pela ajuda

Manufacturer : ASUS
Model : All Series
PowerShell (Get-CimInstance -ClassName Win32_BIOS ^| Select ^
More? @{L="' Serial Number '";E={;if([string]::IsNullOrWhiteSpace($_.SerialNumber)) {'--^> [NO ''Serial Number'' Present]'} else {$_.SerialNumber}}} ^| Format-List ^| Out-String -Width 1000).Trim("""`r`n""")
Serial Number : System Serial Number
 
Pois, o teu sistema não tem então o serial number gravado na bios. Provavelmente alguém instalou o windows, colocou o serial e deixou-te apeado sem o anotar.

Tenta com este programa: https://www.majorgeeks.com/mg/get/belarc_advisor,1.html
Instala. Depois de um scan, ele vai abrir o browser com uma série de informações sobre o pc.
No menu do lado esquerdo, escolhe "software licenses" e depois procura por "Microsoft - Windows 10"
 
Pois, o teu sistema não tem então o serial number gravado na bios. Provavelmente alguém instalou o windows, colocou o serial e deixou-te apeado sem o anotar.

Tenta com este programa: https://www.majorgeeks.com/mg/get/belarc_advisor,1.html
Instala. Depois de um scan, ele vai abrir o browser com uma série de informações sobre o pc.
No menu do lado esquerdo, escolhe "software licenses" e depois procura por "Microsoft - Windows 10"
Obrigado Funcionou.. Tudo detalhado..
Obrigado pela ajuda
 
Back
Topo