Flash memory ATA hard drive

Eu sempre disse que o futuro dos Mass Storage Devices como os Hard Disk passava por utilizar tecnologia flash em que estamos unicamente dependentes de circuitos e electricos e não de circuitos magnéticos. Enquanto não for eliminada todas as partes "mecânicas" do computador este nunca vai progredir mais em termos de velocidade. Este é sem dúvida um passo importante.

Agora acho é que já não te lógica chamar hard disk ao device em si. Primeiro porque já não tem Disco e depois já não é Duro pois este nome provinha do facto do material magnético usado ser Duro (facilmente magnetizável, dificilmente desmagnetizável!).

:)
 
acho mt limitado é uma coisa tao grande so ter 1Gb... devia dar pa mais n? tao e quando é que se começam a ver discos a 500Mhz? :P

ja agora.. como funciona os discos flash? que tipo de memoria é que têm la? na se apaga ao fim dum tempo?
 
Isto nao e assim grande inovaçao
Ja quando tinha o meu XT com um 8088 a 9,5 Mhz com o seu disco de 20 Mb havia soluçoes deste estilo no mercado. Eram caras e mais rapidas (duuuh)
Enquanto os discos continuarem a aumentar de tamanho e a descer de preço nao sei se estas soluçoes terao grande saida mas gostava que conseguissem pelo menos evoluir para algo complementar a um disco versao baleia
 
kanguru disse:
acho mt limitado é uma coisa tao grande so ter 1Gb... devia dar pa mais n? tao e quando é que se começam a ver discos a 500Mhz? :P

ja agora.. como funciona os discos flash? que tipo de memoria é que têm la? na se apaga ao fim dum tempo?

Sabes como é, o surgir de um produto novo é sempre um pouco limitado. Têm que ter sempre a certeza que o produto é fiável, isso interessa muito na electrónica.

Este disco ATA Flash não sei, mas penso que funciona com uma tecnologia flash como funcionam as pens e afins. O flash não é volátil como a ram e penso que actualmente os fabricantes já garantem uma duração de 100 anos para os dados.

Se bem me lembro de elctrónica II a tecnologia flash não é nada mais nada menos que uns registos que tem têm uns circuitos auxiliares para aumentar o Tau (letra grega), constante de tempo ou de decaimento, neste caso da tensão no registo para os cem anos. Ao garantirem que a tensão tem um decaimento (tau) de (na actualidade) 100 anos, garantem o estado do bit durante esse tempo! :)

Acho que é isto, se alguém souber mais, pode emendar ou acrescentar algo.
 
kanguru disse:
pois.. so nao percebo é como eles conseguem armazenar essa energia 100anos... é preciso um tau mt grande! eheh

Pá, tau num circuito integrado é Req*Ceq (as bobinas são mais dificeis de de conseguir em IC's devido ao seu tamanho). Req (resistência equivalente) * Ceq (capacidade equivalente), ou seja, se conseguires uma resistência muito grande, sei lá, se calhar na ordem dos Mega Ohms e uma capacidade maior consegues esse valor, sinceramente estudei isso mas já não me lembro! :sad:
 
Um peacemaker que se mete no coraçao dos cardiacos por exemplo tem um circuito RC desses que descarrega muuuuuuuuuuuito lentamente
 
greven disse:
Pá, tau num circuito integrado é Req*Ceq (as bobinas são mais dificeis de de conseguir em IC's devido ao seu tamanho). Req (resistência equivalente) * Ceq (capacidade equivalente), ou seja, se conseguires uma resistência muito grande, sei lá, se calhar na ordem dos Mega Ohms e uma capacidade maior consegues esse valor, sinceramente estudei isso mas já não me lembro! :sad:

Axo k andas uma bocado confundido, primeiro as bobines acumulam energia magnética, e esta dissipa-se muito rapidamente.
Dps isso da resistencia, n tem nada a ver.
Kuanto muito podes usar condensadores, estes conseguem armazenal de uma forma economica energia durante muito tempo, mas 100 anos não.

De ***** maneira o unico prob é o preço por MB e isso pode ser resolvido por produção em massa.
 
Zar0n disse:
Dps isso da resistencia, n tem nada a ver.
Kuanto muito podes usar condensadores, estes conseguem armazenal de uma forma economica energia durante muito tempo, mas 100 anos não.

Quem está confundido é o sr.
Se houver uma resistência a seguir ao condensador, de forma que a corrente que lá passe seja da ordem das décimas de pA conseguem-se durações dessa ordem e superiores.

É favor voltar a estudar os circuitos RC.
 
nada ke uns transistors na resolvam :) e tb se o disco for usado regularmente.. deve aguentar na boa. Pq recebe energia quando ta ligado ehe
 
kanguru disse:
mas qual a vantagem em relaçao aos outros discos?
Ora bem... uma esperança de vida média superior umas 5x mais em relação aos discos actuais, taxas de acesso ainda menores, taxas de transferencia na ordem de 1gb/s se o ***** o suportar, ñ faz ruido, muito menor consumo.... efim, + um sem numero de vantagens.
 
hmmm 1Gb/s ? pois mas isso tinha que ser uma nova forma de acesso, nem com sata vai la... tempos de acessos menores dava um jeitão para bases de dados, no entanto 1Gb é mt pouco msm.
Na sabia que a longevidade de um disco magnetico era tao curta. :)
 
Qualquer dispositivo com componentes mecanicos está muito mais sujeito a falhas do um dispositivo sem componentes mecanicos. O tempo médio de vida de um disco ñ deve sser superior a 10 anos....
 
ptzs disse:
Faz-me lembrar aquelas placas pci xeias de módulos de memória sdr que serviam como disco.

O problema disto é o custo por MB e a performance que não é nada do outro mundo, tens sempre o limite do bus. Os tempos de acesso até podem ser porreiros, mas 1GB ou 2GB é muito pouco. O único uso vantajoso era estes disquinhos como Swap.

Isso existia??? Era porreiro k aparecesse assim uma coisa baseada em DDR para o PciE... :D
 
Back
Topo