Artigo Fit-Pc 2: Um dos mais pequenos Nettops

Nemesis11

Power Member
Este é uma pequena apresentação de um dos mais pequenos Nettops no mercado. Chama-se Fit-PC 2.

Não é uma completa review, porque não tem benchmarks, até porque tem um processador que já foi lançado há alguns anos.

Esta pequena review com imagens, encontra-se no portal.

Peço desculpa pela qualidade das imagens, mas não tinha à mão uma câmara melhor.

Espero que gostem, pois é o computador mais pequeno que já vi e com a GMA500, uma boa escolha para Media Center. :)
 
Duvido que esta GMA500 tenha algum "pedal" para HD.

infelizmente o suporte de aceleração dos iGP's intel pelo software de vídeo é muito má. A maioria só usa AMD/nvidia(cuda).

Mas parece bastante interessante esta máquina alem de uso em media center. O disco pelos vistos é facilmente trocável. A memória que peca por escasso (2 GB), logo se calhar o melhor é meter um linux.
 
Última edição:
Duvido que esta GMA500 tenha algum "pedal" para HD.

infelizmente o suporte de aceleração dos iGP's intel pelo software de vídeo é muito má. A maioria só usa AMD/nvidia(cuda).

Mas parece bastante interessante esta máquina alem de uso em media center. O disco pelos vistos é facilmente trocável. A memória que peca por escasso (2 GB), logo se calhar o melhor é meter um linux.

Eu não usei, nem vou usar a máquina para Media Center, mas a quem eu comprei o computador, usou Windows a 720p e disse-me que não teve problemas.
O problema dos drivers é mais com sistemas operativos não Windows, onde ele me disse que é um desastre.

Eu penso que a situação só tende a melhorar, porque o próximo Atom também vai ter uma PowerVR e tecnicamente, a GMA500 e o próximo Atom terão tudo para usar FullHD.

De referir que este Atom é da série Z, que supostamente é para o mercado embedded. Tem as suas vantagens, como uma saída DVI que não está limitada pela resolução e dá sem problemas 1080p e até tem VT. E ainda melhor. Consome 2 W.

Nice, e qual é a tua opinião sobre a máquina?

É complicado ter uma opinião racional sobre este computador. Simplesmente apaixonei-me por ele e nem sei bem o que vou fazer com ele.
Foi uma compra completamente irracional, pois nem tenho um objectivo para ele.

Eu sou do tempo em que era preciso "big iron" para se fazerem coisas sérias e é assustador que posso ter um computador um pouco mais grosso que um telemóvel que é capaz de muitas coisas.

Para a maior parte das pessoas, provavelmente sai mais barato um media center com um ION e o tamanho é apenas um pouco maior.

O que gosto mais deste PC é desmonta-lo e olhar para o trabalho fantástico de integração. É simplesmente genial e tenho pena não ter fotos melhores.
É daquelas coisas que uma pessoa pode trazer no bolso das calças, pegar nele e mostra-lo a outro "geek" e vai ficar espantado com o excelente trabalho e qualidade de construção. Este ultimo ponto também é importante, porque é tudo feito em alumínio, leve, mas resistente e não há folgas, nem parafusos que encaixem mal. É tudo quase perfeito.
 
Acho que mais pequeno só o Raspberry Pi :p

http://fit-pc.co.uk/shop.php?p=category_products&category=1
http://fit-pc.co.uk/Fit_PC2i--category--2.html

Um pouco mais caro, quando comprado novo.

Em relação à performance, estive a ler e reportam 30% de uso de processador quando usado a 1080p, no Windows XP, o que acredito quando os programas usam a GMA500, que é uma Power-VR.

A ideia do Raspberry Pi é genial. Acho que seria excelente para dar aos miúdos. Poderia ter o mesmo papel que o Spectrum teve nos meus tempos.

Voltando aos preços, como disse, a qualidade de construção é 5 estrelas e adoro admirar a forma como tudo está integrado no menor espaço possível. Acho que é um caso em que a qualidade de construção e o nível de integração, neste caso paga-se.
Mas se quiserem um media center pequeno, há soluções bem mais baratas. Como disse, isto foi uma compra sentimental e em segunda mão.

Um ultimo pormenor, esta empresa é a mesma que está por detrás do Trim-Slice, que penso ser ainda mais pequeno e usa um Tegra 2.
Penso que é o primeiro Nettop a usar um ARM com Tegra2.
 
Muito interessante. Só falta ter capacidade de ler 1080p...
Isto com o novo cpu/gpu que permita fullhd e com um ssd de 1.8' - permitia ser ainda mais pequeno.... - seria fantástico.. :D
 
Esse Trim Slice parece ser ainda mais espectacular. Eu gostava de ver um boom do ARM nos computdores pessoais (refiro-me ao computador pessoal no sentido mais tradicional).

Eu acho que este tipo de máquinas é o futuro. Já não faz sentido para a maior parte dos utilizadores ter um caixote enorme em cima da mesa. Para quem quer navegar na net e fazer uns trabalhos (processamento de texto, apresentações e afins), estas coisinhas são o ideal.

Só os acho um bocadinho feios :P
 
Só os acho um bocadinho feios :P

Para o FIT-PC 2, pelo menos, há suporte Vesa-mount para o meter atrás do monitor/tv, e depois nem vês a caixa e a nível de cabos só vês o da energia..


Quanto ao resto tens razão.
Por vezes faço algum trabalho mais puxado [CAD, sketchup] mas grande parte do que faço num pc em casa poderia ser feito com uma coisa destas [desde que dê para ver filmes como deve ser].
No caso da Maria, só mesmo os Sims é que não corriam nisto, de resto é máquina que dava para todas as necessidades dela a nível de pc.. :)
 
Esse Trim Slice parece ser ainda mais espectacular. Eu gostava de ver um boom do ARM nos computdores pessoais (refiro-me ao computador pessoal no sentido mais tradicional).

Eu acho que este tipo de máquinas é o futuro. Já não faz sentido para a maior parte dos utilizadores ter um caixote enorme em cima da mesa. Para quem quer navegar na net e fazer uns trabalhos (processamento de texto, apresentações e afins), estas coisinhas são o ideal.

Só os acho um bocadinho feios :P

Eu acho que há uma enorme confusão com o ARM. Hoje em dia acho que não faz muito sentido discutir arquitecturas.
Por exemplo, um x86 actual, na prática, deixou de ser um x86 desde o Pentium Pro. O próximo Itanium distancia-se bastante da arquitectura inicial.

Dizer que seria melhor ver mais dispositivos ARM, é um erro. O que as pessoas querem é menos consumo, mas isso pode ser feito com um x86.
Reparem, este Fit-PC 2 consome 10 W e daria para muitas empresas em que os utilizadores não fazem coisas complexas.
Ao fim de um ano, a poupança em energia, permitia que os PCs se pagassem a eles próprios.

A questão é que a Intel cometeu um enorme erro. Lançou o Atom sem perceber bem para que mercado queriam atingir, mas tiveram sorte (ou azar), que apanharam a moda dos netbooks e decidiram que a mesma arquitectura deveria ser mantida durante 5 anos.
Um enorme erro.
Se a Intel tivesse apostado a sério no Atom e não tivesse ficado adormecida com os Netbooks, não tenho dúvidas que teríamos x86 em telemóveis.

Reparem que o segredo dos ARM, são as parte "fixed function". Claro que eles mostram sempre um ARM que consome muito pouco a fazer decoding de um video FullHD. É algo que impressiona.
Mas coloquem uma formula no Excel ou algo que precise de virgula flutuante e eles vão ser leeeeeeentos.

Um exemplo que já dei muitas vezes. Eu tenho um Via C7. O pior cpu x86 que está à venda.
No entanto, 5% da die é para encriptação e nisso é um monstro. Corro um benchmark com openssl e bato a maior parte dos Xeons que andam para aí. Simplesmente, atropela tudo nesse tipo de computação.
 
Esse Trim Slice parece ser ainda mais espectacular. Eu gostava de ver um boom do ARM nos computdores pessoais (refiro-me ao computador pessoal no sentido mais tradicional).

Eu acho que este tipo de máquinas é o futuro. Já não faz sentido para a maior parte dos utilizadores ter um caixote enorme em cima da mesa. Para quem quer navegar na net e fazer uns trabalhos (processamento de texto, apresentações e afins), estas coisinhas são o ideal.

Só os acho um bocadinho feios :P


ora! nem mais nem menos seria perfeito :)
 
Muito interessante. Só falta ter capacidade de ler 1080p...
Isto com o novo cpu/gpu que permita fullhd e com um ssd de 1.8' - permitia ser ainda mais pequeno.... - seria fantástico.. :D

Não sei se é boa idéia o miniSSD. Aquilo permite por um disco "grande" (750-1TB) :P
 
Para media center 1 TB é pouco. Há que ligar a disco externo..
Para escritórios não há necessidade de tanto.


A ideia era um ssd 1.8' de uns 120gb.. Ssd para ficar rapidíssimo a arrancar e até iria deixar muito pessoal [que nunca viu um pc com ssd a arrancar] de queixo caído com a rapidez a entrar no windows e 1.8' porque permitiria fazer a máquina ainda mais pequena..
Quanto ao espaço em disco, ligas um disco externo/NAS ao router e acedes via wireless [ou cabo de rede] ao que está no disco e assim podes ter os Teras que quiseres... :P
 
Para media center 1 TB é pouco. Há que ligar a disco externo..
Para escritórios não há necessidade de tanto.


A ideia era um ssd 1.8' de uns 120gb.. Ssd para ficar rapidíssimo a arrancar e até iria deixar muito pessoal [que nunca viu um pc com ssd a arrancar] de queixo caído com a rapidez a entrar no windows e 1.8' porque permitiria fazer a máquina ainda mais pequena..
Quanto ao espaço em disco, ligas um disco externo/NAS ao router e acedes via wireless [ou cabo de rede] ao que está no disco e assim podes ter os Teras que quiseres... :P

Parece-me que seria complicado fazer uma máquina mais pequena, sem tirar opções de IO. Por exemplo portas USB, etc. Isto é mais pequeno que um cd.

E reparem na board. Tem componentes dos dos lados, mas é mais ou menos da mesma área do disco 2.5 polegadas. A board está apinhada. Não tem um espaço livre.
Nesta geração, acho complicado fazer uma board ainda mais pequena com um cpu x86.
 
Também é verdade.. Já é muito pequeno.

Mas com o tal disco 1.8', mantendo o tamanho actual, sempre poderiam enfiar mais alguma coisa lá dentro...
Talvez substituir a RAM soldada por um dimm de ram de portáteis o que já permitia mais flexibilidade a nível de expansão, por exemplo.. Ou então mantendo a mesma proporção meter ranhuras e mais metal para criar maior área de dissipação [porque nos acessórios disponíveis têm lá um dissipador extra para ambientes quentes ou pouco ventilados]..
 
Muito engraçado este brinquedo. Mas acaba por ser muito limitado na minha opinião.
É daquelas situações em que preferia que fosse maior e tivesse uma gráfica melhor para poder ter mais funcionalidade.
 
Muito engraçado este brinquedo. Mas acaba por ser muito limitado na minha opinião.
É daquelas situações em que preferia que fosse maior e tivesse uma gráfica melhor para poder ter mais funcionalidade.

Esta gráfica não é má no sentido de aceleração multimédia. É melhor que as soluções da Intel.
Os problemas que tem havido com as Power-VR, como acontece no próximo Atom, é os drivers. Então para sistemas operativos não Windows, pelo que percebi, é uma desgraça.

A Intel já devia ter comprado a Power-VR aos anos. Eles sempre tiveram tecnologia excelente, quando estavam na área desktops como no mercado embedded.

Outro ponto. Eu tenho um router Asus com um processador MIPS a 500 mhz, com 32 MB de Ram a correr Debian e apesar de fazer um bom pequeno servidor, é um brinquedo.
Este computador é mais que um brinquedo. As pessoas podem ridicularizar o Atom, a nível de performance, mas ele não é assim tão mau e com 2 GB de Ram, dá para fazer muita coisa.
Muitas pessoas ficariam surpreendidas com o que um Atom pode fazer. Tenho uma board supermicro com o D510 e muita gente ficaria surpreendida com o que sou capaz de correr naquela board.
O que eu não sei ainda é o que o Fit-PC vai fazer. :D Mas acho que vai dar bem como "servidor de bolso", para demonstrar algumas coisas.

Também é verdade.. Já é muito pequeno.

Mas com o tal disco 1.8', mantendo o tamanho actual, sempre poderiam enfiar mais alguma coisa lá dentro...
Talvez substituir a RAM soldada por um dimm de ram de portáteis o que já permitia mais flexibilidade a nível de expansão, por exemplo.. Ou então mantendo a mesma proporção meter ranhuras e mais metal para criar maior área de dissipação [porque nos acessórios disponíveis têm lá um dissipador extra para ambientes quentes ou pouco ventilados]..

Um SO-Dimm seria interessante, de facto.
Nunca percebi muito porque os discos 1.8 não têm mais sucesso. Tenho um iomega de 40 GB aos anos, que dá para meter no bolso e não foi nada caro. Foi das melhores compras que fiz.

Eu também já vi o "dissipador" como opcional, mas acho que é um exagero, mesmo em ambientes mais quentes. Só se for pelo disco. O disco parece-me que aquece mais que tudo o resto.

Mas este computador é algo caro para o que é, apesar da excelente construção.
Mas há uma coisa que me passa pela cabeça. O computador consome 10W e para muitos empregados de muitas empresas, seria suficiente.
Em quantidade, se as pessoas pensarem no que podem poupar em energia, dá bastante que pensar.
 
Back
Topo