Firefox Ultimate Optimizer (reduz drasticamente o consumo de memoria virtual)

Quem usar o Antivirus Avira, não vai conseguir usar este programa... Só se o desligarem xD

Pois... já me tinha lembrado de algo assim já... umas coisinhas saltitantes enfiadas no código do optimizer e talll...:003:

Ainda o vou sacar e correr o meu AV em cima do bixoide. mas agora ainda nao me apetece, talvez amanha...
 
notei diferencas... consome 9-10x menos memoria com o optimizer

untitled-10.jpg
 
Ainda não o experimentei, já que raramente chego aos 100 Mb de memória, mas tenho de dar uma oportunidade. Sempre fica mais rápido o Firefox?
 
Comecei agora a correr o programita... passou de 90Mb para entre 10 e 20 (vai flutuando).
Vamos ver se a navegação melhora...

Ah, e corri o Kaspersky 7 no ficheiro antes de o executar e não acusou nada. Alguém com problemas?
 
Que engraçado...
Depois de observar o meu Task Manager por um bocadinho vejo que o programinha realmente tira a memória a ser usada pelo Firefox, mas não é por isso que a memória total a ser usada (commit charge) diminui, aliás, até me aumentou 10Mb.

Resumindo, usando este FF Optimizer fico com mais 10Mb no total a ser usados, e não percebo para onde vão os Mb que o optimizer supostamente livra...
Alguém que perceba disto, que analise o código do programa para ver o que ele faz. Confesso que agora fiquei um bocado céptico e vou esperar que alguém me consiga explicar porque hei-de usar isto. Não estou a ver qualquer vantagem por agora...
 
IceTapanho, ele passa para a memória virtual (pagefile). Não "limpa" a memória; transfere da RAM para o disco, e a soma de ambas (que é o que aparece no Task Manager) não é alterada. Os 10MBs extra são do próprio programa a ser executado.
Para quê passar para o pagefile se no fundo vai dar ao mesmo? Ora, se o firefox ocupar a RAM toda, o resto dos programas fica sem memória física, e fica o computador inteiro mais lento.
As consequências do programa é que o Firefox fica mais lento, mas é o único. Evita que o resto do computador fique lento, assim.

Pelo menos é a ideia que tenho.
 
Olhem estou a usar um portatil neste momento com apenas 256MB de ram e podem imaginar a lentidão que isto é...

Instalei o bixo e não noto lentidão, pelo contrário, ficou mais rápido.....

Para já, é o que noto.

Cumps,
 
É assim o facto do Firefox gastar muita RAM é uma feature e não um bug como podem ver aqui... http://weblogs.mozillazine.org/ben/archives/009749.html

Eles seguem o principio de free ram is wasted ram ;)

O que o Firefox faz é guardar as páginas renderizadas na memória para que quando fazem back e forward ele só as tenha de mostrar e não as tenha de calcular de novo. Sei que no about:config podem mudar isto no (browser.sessionhistory.max_total_viewers) e fazer possivelmente o mesmo do que faz este Ultimate Optimize. Metam a 0 que ele assim não faz cache na memória ;) E existem outras coisas que podem afinar simplesmente acedendo ao about:config na barra de endereço :P Pesquisem e impressionem-se

EDIT:

Um bom guia
http://www.computerworld.com/action/article.do?command=viewArticleBasic&articleId=9020880

E também fala do gasto de memória ;)
 
IceTapanho, ele passa para a memória virtual (pagefile). Não "limpa" a memória; transfere da RAM para o disco, e a soma de ambas (que é o que aparece no Task Manager) não é alterada. Os 10MBs extra são do próprio programa a ser executado.
Para quê passar para o pagefile se no fundo vai dar ao mesmo? Ora, se o firefox ocupar a RAM toda, o resto dos programas fica sem memória física, e fica o computador inteiro mais lento.
As consequências do programa é que o Firefox fica mais lento, mas é o único. Evita que o resto do computador fique lento, assim.

Pelo menos é a ideia que tenho.

Obrigado pela explicação :D

Não notei diferença por aí além, por isso vou-me manter sem o optimizer até achar que faz falta ;)
 
É assim o facto do Firefox gastar muita RAM é uma feature e não um bug como podem ver aqui... http://weblogs.mozillazine.org/ben/archives/009749.html

Eles seguem o principio de free ram is wasted ram ;)

O que o Firefox faz é guardar as páginas renderizadas na memória para que quando fazem back e forward ele só as tenha de mostrar e não as tenha de calcular de novo. Sei que no about:config podem mudar isto no (browser.sessionhistory.max_total_viewers) e fazer possivelmente o mesmo do que faz este Ultimate Optimize. Metam a 0 que ele assim não faz cache na memória ;) E existem outras coisas que podem afinar simplesmente acedendo ao about:config na barra de endereço :P Pesquisem e impressionem-se

EDIT:

Um bom guia
http://www.computerworld.com/action/article.do?command=viewArticleBasic&articleId=9020880

E também fala do gasto de memória ;)
Deste guia, o melhor é o config.trim_on_minimize, que abaixa o uso da memória quando minimiza, ou seja praticamente o mesmo que este plugin, sem ter mais um processo a comer memoria e rodando de fundo (ironia... é matar moscas com canhão)
 
Deste guia, o melhor é o config.trim_on_minimize, que abaixa o uso da memória quando minimiza, ou seja praticamente o mesmo que este plugin, sem ter mais um processo a comer memoria e rodando de fundo (ironia... é matar moscas com canhão)

Uso o trim_on_minimize desde que existe firefox com possibilidade de configuração via about:config.

Simplesmente genial, pois quando necessito de ram para outro APP minimizo o Firefox e depois assim que esteja pronto volto a maximizar.

Por acaso ia sugerir mesmo esta config mas o Destroyer antecipou-se (e bem...) :D

Existe tb uma extension, eu não uso pois não necessito mas sei que podem defenir o maximo de ram e de cache que o Firefox come. Assim para máquinas mais limitadas coloca-se um valor baixinho e a performance embora não suba brutalmente tem um impacto bastante positivo.
 
Leste aquele guia?

tem que criar a pata ;)

FFS não tinha lido.

Thanks, ja esta ok, vou ver se noto diferenças.

ps: quando minimizo e abro outras aplicações o FF continua a consumir os mesmos megas, ja conferi e tenho aquilo em True.

So funca quando uma aplicação consome em exagero (digamos mais de 100 megas)?
 
Última edição:
FFS não tinha lido.

Thanks, ja esta ok, vou ver se noto diferenças.

ps: quando minimizo e abro outras aplicações o FF continua a consumir os mesmos megas, ja conferi e tenho aquilo em True.

o truque mais eficaz pra baixar o consumo de ram do FF e mesmo este do minimizar... de resto tudo o que use programas externos eu nao confio muito porque o baixar de ram nao e real dado que se por um lado diminui pelo outro vai aumentar dado que temos mais um programa a chupar recursos...
 
Back
Topo