Multi Final Fantasy XIII (Square Enix)

Pois a cena de ser "fácil" vem do facto de ser tão linear, passas grande parte do jogo sem poderes configurar a tua party e acabas com personagens específicas em cada zona, logo, os monstros nestas zonas são geralmente vulneráveis às habilidades das personagens que tens disponível. A nível de gameplay o jogo só começa a ficar divertido/difícil depois de chegares ao outro planeta (que agora não lembro o nome) aí começas a ter sidequests, farming zones, acesso total à customização da tua party e também começam a aparecer monstros que são fortes ou vulneráveis à tácticas especificas, enfim, o Final Fantasy a sério só começa depois de investires 30 e tantas horas no jogo.

Ainda esta semana tive a jogar o Final Fantasy IV na PSP e com 27 horas de jogo só devo ter morrido 3 ou 4 vezes, o que não quer dizer que o jogo seja fácil, mas o facto de teres a liberdade para andar pelo mundo, farmar experiência, equipamento, e eventualmente ires explorar uma zona de lvl mais alto que o teu faz com que estejas sempre com o "medo" de avançar demasiado e encontrares um monstro mais forte do que tu e acabares por morrer e perderes todo o progresso que tinhas feito. Acho que é isto que falta ao XIII, a sensação de risco, basicamente podes passar toda a história sem te preocupares porque se morreres não perdes absolutamente nada.
 
UI o cacto era ultra dificil, eu consegui vence-lo, mas na altura demorei uma tarde inteira para o vencer a refazer o combate diversas vezes e tinha o personagens com níveis avançados.
 
ainda tenho que fazer o dos weapons (que secaa)

Os Bahamuts eram complicados no ínicio, mal chegavamos aqueles planaltos. Mas depois com a experiência acumulada acaba por facilitar.
O cacto tinha um truque qualquer fácil de o vencer, já não me lembro..
 
Bem aqui a vossa discussão deu-me uma vontade de ir tratar de assuntos inacabos dos equipamentos no jogo. Pus-me de novo a introduzir aos conceitos e mecânica do jogo e já voltei a apanhar o jeito. Encontrei este vídeo e finalmente derrotei uma tartaruga dos céus... Quase me espumava pela boca, que tive que tentar umas quantas vezes para conseguir

Deixo aqui um vídeo que orienta
 
Eu sei que te assusta, mas depois vais chegar a capítulos algo longos, a partir dai.. Evita fazer um speed run a partir de agora, até porque vais ter montes de side-quests :)
 
Ora bem vou com 125h de jogo e só me falta evoluir as armas e acessórios para platinar.
Tenho me divertido com este jogo, mas para chegar ao nível 5 de todas as personagens são precisas muitas batalhas.

Já agora pergunto se alguém souber responder: identificar ShaoLong Gui`s, Long Gui`s, Adamantortoise`s, Adamantoise`s e Adamancheild`s. Se possível colocar uma foto junto do nome ou a localização destes.
Preciso de Trapezohedron`s e Dark Matter`s.
 
Eu sei que te assusta, mas depois vais chegar a capítulos algo longos, a partir dai.. Evita fazer um speed run a partir de agora, até porque vais ter montes de side-quests :)

Eu quando jogo FF pela primeira vez é para ver a história, sim faço algumas sidequest mas eu quero é ver a história. Depois disso é que começo a explorar o jogo.
 
Já passei o jogo.

Funcionava melhor como spinoff do que como jogo numerado. O jogo é bom, mas não é um excelente final fantasy. Apesar da linearidade óbvia (que até se pode ignorar), a interação com o mundo é nula.
O combate é satisfatório, porém, não havendo a possibilidade de mudar de líder nas batalhas faz com que por vezes hajam alguns gameovers frustrantes.
Gostei bastante da mitologia do jogo, mas não aproveitaram bem as personagens e o mundo que tinham. A história é um pouco superficial e a questão de todo o background estar todo em logs e não ser explicado em cutscenes... os menos atentos poderão ficar confusos.


O jogo é bom, mas é daqueles jogos que jogas uma vez com satisfação e metes de lado.
 
Última edição:
Ora bem vou com 125h de jogo e só me falta evoluir as armas e acessórios para platinar.
Tenho me divertido com este jogo, mas para chegar ao nível 5 de todas as personagens são precisas muitas batalhas.

Já agora pergunto se alguém souber responder: identificar ShaoLong Gui`s, Long Gui`s, Adamantortoise`s, Adamantoise`s e Adamancheild`s. Se possível colocar uma foto junto do nome ou a localização destes.
Preciso de Trapezohedron`s e Dark Matter`s.

Dark matter é com Shaolong, já trapezohedron é com os adamantoise (ou tortoise?).. São as tartarugas gigantes com correntes os últimos.

Os shaolong são algo mais pequeninos, e sem correntes.
 
Alguem sabe onde se pode arranjar um collector's strategy guide para este jogo? Mais por razoes de coleccionismo. Os precos que tenho visto sao um bocado po absurdos (100€ +), ou entao sao coisas em segunda mao que, ou sao de sites que nao conheco e portanto nao tenho confianca, ou entao estao num estado mauzinho ou ento sao precos tambem absurdos para algo em segunda mao.

Eu fiz uma order da amazon espanhola, mas aquilo diz que eles nao teem em stock e depois mandam quando tiverem, mas eu acho que isso e simplesmente algo que eles deixaram la ficar e nao voltarao a ter em stock.
 
Eu passei a trilogia e gostei dos jogos.
Criou-se aquele enorme hate devido a haver uma aversão à linearidade e houve muitos que nem experimentaram os jogos a virem dar opiniões negativas acerca dos mesmos.
Então o 3º aposto que quase ninguém tocou. Também estava reticente, mas até gostei da conclusão da história e acabou por ser o único que platinei (e eu nem sou muito disso, mas o combate vai melhorando ao longo do jogo e dá-nos vontade de jogar sempre mais um pouco).
 
Agora que já saiu o FINAL FANTASY XV e a reacção também foi mista, vêm de forma diferente o Final Fantasy XIII?

De maneira diferente não, mas reforça a ideia que já tinha: prefiro a linearidade do XIII mas com uma boa história (c/ principio, meio e fim) do que ter um mundo gigante com coisas para fazer (e muitas delas são super repetitivas por isso dispensava bem) e uma história no máximo medíocre (separado em séries, filmes, jogo e dlcs e depois a história não desenvolve durante grande parte do jogo, enfim uma trapalhada).

Na altura em que saiu o XIII eu fui um dos seus defensores, gostei mesmo bastante do jogo. Depois de ter ido ao fim XV, só me fez gostar mais ainda do XIII.
 
Back
Topo