Fifa 2008 ou Pro Evolution Soccer 2008?

A decisão é fácil, muito fácil:

PC, PS2 e Wii - PES2008
XBox360 e PS3 - FIFA08

P.S: PES6 > PES2008

quoted.

De referir que pra pc vinga o pes 2008 porque o fifa é a pior aberração de sempre,e apesar de tudo, com uma ajudinha da comunidade que existe a volta do pes, ainda é das plataformas mais aceitaveis em que este pes vinga :P
 
Se estás habituado à jogabilidade do PES e jogaste 2 jogos de FIFA então óbviamente que não te habituaste ao comportamento dos jogadores e da bola :rolleyes:

As caras estão más com algumas excepções, mas gráficamente é bastante superior ao PES. A animação é muito boa... não sei onde viste robots.

Eu também agora se voltar ao PES vou achar a master league ridícula em comparação com o modo carreira do FIFA :wvsore:

Não esperem é dominar a jogabilidade do FIFA passado 2 jogos, especialmente quando estão habituados ao PES.

Eu copiei este testemunho de outro blog. Não fui eu que o escrevi originalmente, disse que era o testemunho de um jogador.

Não sei se deste uma vista diagonal no meu post ou se leste bem, mas eu jogo PES e não FIFA, desde o PES2, portanto já lá vai algum tempo.

Jogo no PC e se me perguntares se eu jogo PES2008 eu digo-te que não. Jogo PES 6 há dois anos. É esse que me prende, e depois de uma evolução necessária entre os PES 3, 4, 5 e 6 houve agora um retracção nessa evolução. A jogabilidade do PES2008 com a quantidade de falhas existentes no jogo torna-se numa experiência desilusória e porquê? Porque os fãs do PES estão habituados a uma imagem de marca da Konami de jogabilidade qse imaculada. Isto não existe nesta versão, o que não quer dizer que não ocorra na versão 2009. O PES 2008 foi mal optimizado e claramente mal planeado, para mim foi lançado nitidamente à pressa. Tem uns toques novos, tens uns gráficos mais bonitos, mas pah, o balanço disso com os retrocessos que houve na jogabilidade não compensa.

A única referência que eu fiz foi que, sendo a evolução no sentido das nextgen, a abordagem feita pela EA tem sido melhor que a da Konami. A planificação do FIFA tem sido melhor que a do PES. E se em 2002 o PES estava a 200Km's do FIFA, agora tá a ser apanhado na próxima curva. O FIFA adaptou-se, o PES relaxou-se e esta última release foi a prova disso mesmo.

O FIFA já "importou" muitas das caracteristicas de jogo do PES, o que não condeno desde que seja feito melhor. E se as primeiras abordagens do FIFA eram muito arcade e com uma jogabilidade muito "tosca" agora já estão muito próximas da simulação. Já não marcas golos de meio campo e já não fintas os adversários todos com o guarda-redes. Em relação a graficos, som e licenciamento, isso n discuto pq o FIFA nisso sempre esteve 20 passos à frente do PES, a imagem de marca do PES era a jogabililidade e sempre foi isso que me prendeu.

Eu não vou discutir opiniões de fanboys, que jogam só pq existem dois lados e têm que estar de um, nem vou discutir opiniões apaixonadas sem um pingo de racionalidade. Eu sou fã acérrimo do PES mas tenho que ter consciência do que se passa no mercado, até pq essa é a única forma das editoras perceberem tb que o mercado delas não é estanque. Vou dar mais uma oportunidade ao PES, uma vez que 2007/08 foi um deserto na minha passagem por novos jogos de futebol. Mas se 2009 verificar um PES com a "qualidade" do anterior se calhar vou à prateleira ao lado ver como é que se porta o FIFA.


Eu jogo na ps2 e digo-te que o pes não dá 15-0 ao fifa, mas sim 100000000000-0. o que interessa é a qualidade do jogo e não ter todas as ligas e todos os jogadores, também porque na fifa eles são todos iguais e afastam-se muito da realidade, um grande exemplo é o Raul Meireles, que tem uma enorme cabeleira preta.
 
Última edição pelo moderador:
Eu jogo na ps2 e digo-te que o pes não dá 15-0 ao fifa, mas sim 100000000000-0. o que interessa é a qualidade do jogo e não ter todas as ligas e todos os jogadores, também porque na fifa eles são todos iguais e afastam-se muito da realidade, um grande exemplo é o Raul Meireles, que tem uma enorme cabeleira preta.

Lol, o que interessa é a qualidade do jogo e depois dás importância a algo tão meramente visual como o Raul Meireles ter uma cabeleira preta.

Eu não vou comentar FIFA vs PES em PS2, pq nunca joguei em PS2. Mas estares a limitar isso à PS2 é um bocado redutor. Até pq a PS2 terá pouco mais tempo de vida em releases futuras. O que me interessa é que este PES2008 em PS3 p.ex. está muito fraco e é um desrespeito para os fãs. Podia pegar por 1001 coisas mas digo apenas "Como é que é possível, quando se joga em camara wide (que é a mais usada por jogadores de PES) em widescreen teres slowdowns monstruosos qd te aproximas da linha de fundo pelas laterais?" Torna-se praticamente "injogável" e mesmo com os patches que sairam ainda não está corrigido a 100%.

Experimenta ir um dia a casa de um amigo jogar PES2008 nestas condições e depois diz-me se está ali um bom trabalho. Essa conversa do PES vs. FIFA é consoante a realidade que tás a viver. Como já foi dito e mto bem (aliás acho que esta quote resume toda esta thread):

Post Original de Rexobias
A decisão é fácil, muito fácil:

PC, PS2 e Wii - PES2008
XBox360 e PS3 - FIFA08

P.S: PES6 > PES2008
Mas segundo esta lógica (PES 2008 pior que PES 6 e pior que o FIFA nas nextgen) e atendendo às novas tecnologias, a EA tem vindo a aumentar a competitividade e está melhor apetrechada em relação ao futuro.
 
Lol, o que interessa é a qualidade do jogo e depois dás importância a algo tão meramente visual como o Raul Meireles ter uma cabeleira preta.

Eu não vou comentar FIFA vs PES em PS2, pq nunca joguei em PS2. Mas estares a limitar isso à PS2 é um bocado redutor. Até pq a PS2 terá pouco mais tempo de vida em releases futuras. O que me interessa é que este PES2008 em PS3 p.ex. está muito fraco e é um desrespeito para os fãs. Podia pegar por 1001 coisas mas digo apenas "Como é que é possível, quando se joga em camara wide (que é a mais usada por jogadores de PES) em widescreen teres slowdowns monstruosos qd te aproximas da linha de fundo pelas laterais?" Torna-se praticamente "injogável" e mesmo com os patches que sairam ainda não está corrigido a 100%.

Experimenta ir um dia a casa de um amigo jogar PES2008 nestas condições e depois diz-me se está ali um bom trabalho. Essa conversa do PES vs. FIFA é consoante a realidade que tás a viver. Como já foi dito e mto bem (aliás acho que esta quote resume toda esta thread):


Mas segundo esta lógica (PES 2008 pior que PES 6 e pior que o FIFA nas nextgen) e atendendo às novas tecnologias, a EA tem vindo a aumentar a competitividade e está melhor apetrechada em relação ao futuro.


Isso é porque o pes 2008 para as next-gen foi feito à pressa, mas o pes 2009 está a ser feito de raiz, por isso vais ter novamente um pes muito melhor que a fifa. E sim, as caras importam para o jogo ser mais real.
 
Isso é porque o pes 2008 para as next-gen foi feito à pressa, mas o pes 2009 está a ser feito de raiz, por isso vais ter novamente um pes muito melhor que a fifa. E sim, as caras importam para o jogo ser mais real.

Sim, as caras importam, mas as de que vêm de raiz tb não são nada por aí além. Nesse caso temos que dar os parabéns à grande comunidade de PES que faz os facepacks e os todos os patches que tornam o jogo, um jogo que além da jogabilidade também tem uma componente visual atractiva. Isto para não falar que se não fosse isso terias muito poucas equipas com os nomes das mesmas, e dos jogadores, reais.

Espero que o PES volte novamente como era, e que o 2008 tenha sido um erro de percurso. A questão de reescrever o jogo tinha levantado a polémica de não haver PES2009. Uma vez que vai haver, temo que o tempo seja novamente curto para sair um jogo sólido. A ver vamos.
 
Para mim o fifa este ano nas consolas next-gen arrasou completament, mas tenho a certeza que tambem nao foi um ano muito mau para a konami pk ainda vendeu mts jogos com aquelas pessoas que compraram o jogo quando saiu e claro depois viram o tipo de jogo que era, enfim...
Para o futuro espero que tanto a EA como a Konami produzam jogos espetaculares o que vai aumentar a competetividade e respectiva qualidade, e assim ficamos todos a ganhar!
cumps
 
ve-se logo que ha pessoal que nunca jogou fifa 08 na ps2....mas critica na mesma...

desde quando e q se consegue marcar golos de longe no fifa 08?? desde quando e q os graficos do fifa sao piores de que no pes 2008?? isto em relaçao a ps2...

se ouvissem o ambiente do estadio no fifa...tambem diziam alguma coisa em relação ao som...a jogabilidade no pes e muito mecanico...ao controlar os jogadores nota-se bastante isso...no fifa os jogadores estao muito mais soltos...

a nivel de graficos nem se fala o pes os jogadores pareçem autenticos bonecos...no fifa nao, podem certos jogadores nao estarem parecidos no fifa mas no pes tb acontece o msm, a nivel de caras...parecem mais reais do que no pes...nao parecem autenticos bonecos como em pes...

o master league do pes nem tem comparaçao com o modo treinador do fifa...muito melhor o do fifa...muitas mensagens apareçem relacionadas com a satisfaçao da direcçao e dos adeptos..por vezes criticas as jogadores etc..etc etc. ja p nao falar das licensas...7 ligas de pes contra 30 do fifa...muito mais bolas do q pes...ATENÇAO:(estou a falar em relaçao a ps2...visto q nao tenho fifa 08 p ps3/xbox360 p me por a dizer q fifa e mlhr q pes 2008)

fico com certas duvidas acerca destes criticos...1º joguem os 2 jogos por 2 semanas e dps e que podem vir para aqui criticar...
 
Última edição:
ve-se logo que ha pessoal que nunca jogou fifa 08 na ps2....mas critica na mesma...

desde quando e q se consegue marcar golos de longe no fifa 08?? desde quando e q os graficos do fifa sao piores de que no pes 2008?? isto em relaçao a ps2...

se ouvissem o ambiente do estadio no fifa...tambem diziam alguma coisa em relação ao som...a jogabilidade no pes e muito mecanico...ao controlar os jogadores nota-se bastante isso...no fifa os jogadores estao muito mais soltos...

a nivel de graficos nem se fala o pes os jogadores pareçem autenticos bonecos...no fifa nao, podem certos jogadores nao estarem parecidos no fifa mas no pes tb acontece o msm, a nivel de caras...parecem mais reais do que no pes...nao parecem autenticos bonecos como em pes...

o master league do pes nem tem comparaçao com o modo treinador do fifa...muito melhor o do fifa...muitas mensagens apareçem relacionadas com a satisfaçao da direcçao e dos adeptos..por vezes criticas as jogadores etc..etc etc. ja p nao falar das licensas...7 ligas de pes contra 30 do fifa...muito mais bolas do q pes...ATENÇAO:(estou a falar em relaçao a ps2...visto q nao tenho fifa 08 p ps3/xbox360 p me por a dizer q fifa e mlhr q pes 2008)

fico com certas duvidas acerca destes criticos...1º joguem os 2 jogos por 2 semanas e dps e que podem vir para aqui criticar...

Tanta barbaridade... o Fifa 2008 na ps2 consegue ter uma engine pior que os antecedentes, e isso que tu chamas de liberdade, eu chamo de "coisa que é tudo menos fluida", coisa que é necessária num jogo de simulação de futebol. Os models melhoraram um bocadinho em relação aos anos anteriores, mas dai a dizer que são os do PES que são bonecos, vou ali e já venho... O Fifa sempre foram uns bonecos meios esquesitos, que raio de fisica.. Claro está que melhorou muito neste aspecto nas next gen, nas old gen ficou como estava..

Era o mesmo que dizer que até chegar a next-gen, Fifa batia PES... E os criticos maus somos nós ... Bem mas opiniões... Mas claro está, existem as reviews =P
 
Por falar em fifa 08 alguem sabe fazer daquelas fintas todas malucas no pc?
É que para a ps2 acho que dá mas agora para o pc não sei como se faz :(:(!!



thanks
 
Sempre joguei Fifa desde o 97, pelo meio ainda joguei o PES, mas não gostei!

Mas agora a EA deu cabo do jogo todo na minha opinião, quando implementou a tecla "Q" para mudar de jogador, só mesmo para imitar o PES>(

A partir dá nunca mais o joguei..
 
Sempre joguei Fifa desde o 97, pelo meio ainda joguei o PES, mas não gostei!

Mas agora a EA deu cabo do jogo todo na minha opinião, quando implementou a tecla "Q" para mudar de jogador, só mesmo para imitar o PES>(

A partir dá nunca mais o joguei..

Nao podes mudar de tecla???
 
Nao podes mudar de tecla???


Dá +/-. Por exemplo, antes era o "s" que fazia isso, mas agora mudaram para uma tecla independente, ou seja temos que usar mais uma tecla para fazer uma coisa que o "s" fazia muito bem!

Para quem está habituado á muito anos ter a tecla "s" para mudar de jogador, agora nun momento para outro meteram outra tecla...>(
 
PES VS FIFA? Depende muito das consolas, eu tenho uma ps2 e adoro o PES 2008, e odeio o FIFA, mas pelas reviews nas current gen seria diferente..
 
Isso é porque o pes 2008 para as next-gen foi feito à pressa, mas o pes 2009 está a ser feito de raiz, por isso vais ter novamente um pes muito melhor que a fifa. E sim, as caras importam para o jogo ser mais real.

Isso de ser feito de raiz... tens link que confirme ou é uma previsão tua?

Se o PES 2008 foi feito à pressa mas saiu a full price, ou seja há muitos motivos para dar o :finger: à Konami e mandá-los pastar.

Se o PES 2009 vai ser bom isso espero para ver, e vou sacar a demo assim que sair... mas cheira-me que a Konami vai desiludir pelo menos nas licenças, menus, ML. Espero estar enganado, mas se o PES 2008 vendeu 7M de exemplares não sei se a Konami se vai dar ao trabalho de fazer grandes alterações.
 
Lá está, o bom do PES é que não inventa muito em relação ao seu jogo de origem. Já para não falar do FIFA que se pôs a imitar o PES e foi o que foi...:eek:
 
Última edição:
fifa=jogo mecanico scripted
pes=liberdade sai sempre uma jogada diferente

mesmo com o fifa 08 nao mudo de opiniao
 
Back
Topo