Fibra optica 50mb - Em oeiras!! Brutal!

De facto era óptimo apesar de não estar englobado em nenhuma das zonas, ia acelerar a concorrência. Qaunto a imagem ser melhor é tanga a não ser que iniciem também o HDTV, sim aquele que ainda não há tv's em portugal (pelo menos a preço razoavel) para disfrutar
 
Última edição:
Excelentes notícias.
O problema mesmo é que eu moro a 10km's de Oeiras e a 5km's de Cascais, mas esta rede de fibra óptica ainda vai chegar primeiro a Chelas do que a minha casa :(

(Dei o exemplo de Chelas por ser perto da Amadora, não por qualquer outro motivo)
 
De facto era óptimo apesar de não estar englobado em nenhuma das zonas, ia acelerar a concorrência. Qaunto a imagem ser melhor é tanga a não ser que iniciem também o HDTV, sim aquele que ainda não há tv's em portugal (pelo menos a preço razoavel) para disfrutar

Sobre a imagem reservo a minha opinião. Segundo tenho lido, a própria "Clix TV" parece ter melhor imagem que a TV Cabo. Repara que tem tudo a ver com a compressão aplicada. A TV Cabo, no caso do serviço digital, é uma tanga, porque aplicam demasiada compressão. A imagem perde muita qualidade.

Em relação a TVs a preço razoável para HDTV, não percebi? Tenho uma Philips CRT 32" preparada para HD (faz até 1080i, embora o ideal nela sejam os 720p) e custou-me 580€. Não é propriamente uma fortuna. E já tens aí montes de LCDs a preços bastante baixos e preparados para HDTV. De qualquer modo, a TVTel não inicia a HDTV porque não produz conteúdos. Os canais que eles alugam já teriam de emitir em HDTV. Mas, para fazer melhor que a TV Cabo, não é necessário HDTV, é necessário é melhorar a imagem em SDTV.
 
Alguém sabe algo mais sobre isto ? Tinha um folheto na porta de casa e contactei o comercial. Vão instalar a fibra até casa dos clientes e fornecer o serviço entre 15 e 19 de Janeiro.
Mas não me conseguem dizer nada técnicamente, só comercialmente. De resto o tipo não sabe nada. Nem sabe o que é VOIP.
Mas acho muito estranho. Eles afirmam que vão ter fibras individuais desde a central até casa do cliente. Como é que isso é possivel ? A quantidade de fibra que vão ter que passar, as conectorizações que vão ter que fazer, o passar de f.o. para coaxial, etc ...
Alguém sabe mais tecnicamente a realidade ?
Como é necessário pagar 50 euros da instalação, gostava de saber antes mais detalhes.
Infelizmente os tipos não sabem explicar nada, só sabem preços e caracteristicas.
 
Pessoalmemte, acho que vou avançar com isto. Não acho que seja tanga porque a TVtel parece ser uma empresa de respeito. Parecem ter uma boa reputação, nas áreas onde estão implantados.
 
Sim, mas na área onde estão implantados têm o serviço normal de cabo com preços iguais aos da concorrencia. Aqui oferencem um serviço muito melhor por muito menos dinheiro.
Eu tenho TVcabo com funtastic e netcabo 8m premium e pago 78 euros, eles oferecem 30M/3M mais 48 canais de TV, por 50. No minimo estranho não ?
A unica coisa melhor da TVcabo é ter o Nick e ter consumos ilimitados na Net. Mas será que isso vale 28 euros todos os meses ?
 
Eu tenho TVcabo com funtastic e netcabo 8m premium e pago 78 euros, eles oferecem 30M/3M mais 48 canais de TV, por 50. No minimo estranho não ?

Não acho estranho. Acho estranho é os preços inflaccionados da TVCabo. Repara que eles têm esses preços porque simplesmente, nomeadamente no caso da TV, são praticamente um monopólio em muitos locais.

Aliás, basta ires à página da TVtel e verás que, nos locais onde já estão implantados, têm preços bastante mais interessantes que a TVCabo. A TV são os mesmos 20€, com os tais 48 canais, incluindo Fox e andam a tentar também incluir o Disney. Em relação à Internet, têm ofertas de 20 e 30€ (3 e 8Mb, respectivamente), com 12H de HH e telefone sem assinatura. Compara com aquilo que pagas actualmente...

Portanto, a diferença em relação às ofertas que já têm em exploração em milhares de casas, na região do Grande Porto, são as velocidades superiores de Internet. Que é permitido, aparentemente, pelo facto de estarem a apostar na fibra óptica até casa do cliente.
 
A minha duvida é que os custos serão bem maiores, logo acho estranho os preços.
Depois como é que eles fazem a terminação da fibra em casa do cliente ? Metem um switcher ? Um patch panel ? Como convertem a fibra para coaxial ? O tipo ainda me dizia que se tivesse plasma, deixavam um cabo HDMI directo da fibra. Estranho.
São estas duvidas que eu gostava de ver esclarecidas, mas o comercial com quem falei era um banana. Não sabia nada. Só sabia preços e dizer mal da concorrencia.
Gostava de entender como vão fazer a instalação antes de avançar.
 
HDMI? :-D Deve ser o mesmo comercial. Quando me ligou, também falou dos plasmas e que, nesse caso, se poderia fazer uma ligação de muito melhor qualidade. Só que o nome da ligação era HD errhumm... qualquer coisa. :-D Vai daí eu disse: "HDMI?". "Pois, acho que é isso.". A partir daí já deve ter começado a dizer HDMI. Se será HDMI ou não, até é capaz de ser, o que não quer dizer, julgo eu, que os conteúdos sejam HD. Agora, vir directamente da fibra? Pelo que percebi haveria um qualquer dispositivo (modem??????) e que o cabo viria daí. Não percebo muito de fibra mas vir directamente da fibra não deve ser?

De qualquer modo, eu julgo que o projecto é válido, independentemente de comerciais pouco informados. Veremos.
 
Mais info (outro comercial):

1. Tudo indica que chega mesmo fibra óptica a casa do cliente. O comercial referiu que "lhe chegam a casa 4 fios de cabelo", referindo-se à fibra óptica.

2. A fibra óptica é depois ligada a um aparelho, cujo aluguer custa 2€ por mês. Comprar é algo complicado porque parece que custa uns 250€. Portanto não estamos mesmo a falar de um vulgar modemzito...

3. Contrato de fidelização de 12 meses.

4. Parece que as mensalidades são grátis até Março. Não sei se é inclusive nem o comercial tinha a certeza.

5. Também referiu que, se a TV estiver preparada, pode-se ligar através de uma ligação de melhor qualidade. Mais pormenores parece que terão de vir de quem instalar a opção de TV (eu não o farei).

6. Custo de instalação (só Internet): 50€ (temos de contribuir para a fibra óptica, né?). É promoçao, porque o custo normal é de 75€. Se a PT se faz pagar 80 e tal Euros por ligar o vulgar cobre, não se pode dizer que seja demasiado caro?
 
Última edição:
Bem pessoal... Eu comecei a babar aki para cima do teclado.... 50mb é mau de mais.... LOL
Mas vejam uma coisa, os modems de cabo não dizem que aceitam velocidades até 48mbps?? A nossa rede de cabo não é assim tão velha quanto isso, onde está o resto da velocidade?

Quanto a esta oferta acho provável que seja boa, e que depois fique mais cara... É de esperar.
Aqui em Barcelos, (sim sim, na terra do galo) isso só cá está em 2010 a correr muito bem (tem aki umas empresas importantes, o que faz acelerar as coisas... pelo menos com a clix foi assim.)

Espero que isso venha até aqui à porta.
Cumpz jpsfs
 
Bom, lá para Fevereiro já devo ter isto instalado. Vamos ver como funciona. Isto é mesmo fibra até casa do cliente. Segundo o comercial, permite até 100Mb mas, segundo ele, porque a lei (ou será a Anacom?) não autoriza mais, só podem oferecer até 50Mb.
 
[knap];1357683 disse:
Vi num artigo nos EUA em que puxam fibra óptica até casa do cliente onde colocam uma caixa exterior e depois passam cabos ethernet (de rede) para dentro para um modem que se o cliente também quisesse TV tinha de ser de um tipo diferente, com mais uma saída.

Se encontrar o artigo coloco aqui.

Aqui estão os artigos.

Instalação de apenas Internet.
Instalação de TV feita posteriormente.

Creio que é similar. A única diferença, pelo menos do que me disse o comercial (veremos na realidade), é que a fibra entra dentro de casa, não fica à porta. Dentro de casa é que fica o terminador, onde se irá ligar o cabo RJ45.

Lembrei-me agora de uma instalação de fibra óptica a que assisti numa empresa. É uma ligação ponto a ponto para os escritorios da empresa, em Espanha. A fibra também entra na "casa" do cliente, onde é terminada. Fast Ethernet (100Mb), embora tenha ficado limitada, de acordo com o contratado a, neste caso, 6/6 Mb. Pelos vistos e indo de encontro ao que o comercial referiu, a oferta da TVTel é a mesma coisa: Fast Ethernet 100Mb, sendo limitado a 30/3 ou 50/5, de acordo com o contratado.

Também fiquei a perceber, pelos teus links, que o tal aparelho para TV deve ter mesmo ligação HDMI. Já começo a acreditar que a imagem deverá ser mesmo melhor que a TV Cabo, porque não devem necessitar de aplicar tanta compressão. Não vou colocar TV da TVTel (pelo menos por agora) mas já começo a ficar com curiosidade de ver isto a funcionar. O que vale é que eles vão ter uma loja onde se deve poder ver demonstrações dos serviços.

É realmente uma sensação interessante, poder usufruir de um serviço totalmente pioneiro em Portugal. :) Agora é esperar, no meu caso, por Fevereiro. Noutras áreas, aqui da vila, já deverão ficar ligados a partir de meados deste mês.
 
Eu tb moro em Carnaxide e os técnicos tem estado na zona e estão um dia inteiro desde à pelo menos 1 mês a fazer as ligações nas caixas que são só para eles, já colocaram os cabos no meu prédio e perguntei se ia fibra para dentro de casa e o técnico disse que sim... ainda mais o técnico que montou a tvcabo na minha casa é Brasileiro e eu contei-lhe e ele contou-me que trabalhava no Brasil em fibra à pelo menos 12 anos e que não tem nada a ver coaxial com fibra e até ia ver se conseguía trabalho na tvtel pois era a especialidade dele como trabalho.

cump.
 
ainda mais o técnico que montou a tvcabo na minha casa é Brasileiro e eu contei-lhe e ele contou-me que trabalhava no Brasil em fibra à pelo menos 12 anos e que não tem nada a ver coaxial com fibra e até ia ver se conseguía trabalho na tvtel pois era a especialidade dele como trabalho.

Tem piada que digas isso, porque também me disseram que bastante pessoal, que trabalha actualmente na TVCabo, anda a procurar obter trabalho na TVTel. Pelos vistos esse técnico Brasileiro é um deles...

Uma notazinha ortográfica (não leves a mal, que se fosse ao contrário eu até gostaria que informassem): utilização do "à" e do "há"; quando se trata de questões temporais ("à pelo menos 12 anos"), usa-se sempre "há" (de haver, portanto existe um determinado lapso de tempo). Portanto, seria "há pelo menos 12 anos". Tens 2 erritos na utilização do "à". É uma regrazita simples, espero que te seja útil.

Sobre a fibra em Benfica: não tem nada a ver, pelo que entendi, afinal Lisboa não vai ter disto tão cedo ou talvez nunca, pelo menos a curto/médio prazo. Os concelhos que vão ter são os que estão no site (Oeiras e Amadora). Mais que isso parece que não será para tão cedo. É pena.
 
Back
Topo