Guia Fazer undervolting ao CPU do seu portátil [Actualizado]


FUNCIONA COM I3 / I5 / I7


4w3i.png

Então cá vai este tutorial para controlar as velocidades a que o CPU funciona. O que acontece não é undervolt, mas é algo que faz baixar as temperaturas pois faz com que não usem o desnecessário tal como turbo, no meu caso foi testado no i5 2430M que com turbo vai aos 2.96Ghz, que significa uns 80º com Cooler Master Notepal X-Slim , então como não podia continuar com isto decidi pesquisar e encontrei este software Throttlestop que com as minhas configurações baixou para 70º porque baixei as velocidades, o que é suficiente para jogar aquilo que quero com + de 30FPS.

Eis como funciona.

Passo 1 -

Clicar em Set Multiplier

Passo 2 -

Escolher que multiplicador querem, e é aqui que a magia acontece, vocês tem de multiplicar por x100 o número que lá aparece. No meu caso vai até 29, o que significa que 29x100 vai dar 2900mhz = 2.90ghz neste caso na imagem estava a trabalhar a 14 , ou seja 100x14= 1400mhz = 1,4Ghz .
Podem verificar no canto superior direito , em baixo do nome do meu Cpu.

Passo 3 -

Cliquem em guardar as vossas opções

Passo 4 -

Para tudo funcionar têm de clicar aqui, em Turn ON , e apartir daí tudo funciona como vocês querem.

Caso queiram ter Perfis, Para jogos , Internet, e poupança de energia, também dá, no canto superior esquerdo mudam para o número 2, 3 ou 4 e fazem o que eu expliquei agora, mas desta vez usando valores mais baixos pois para internet e duração de bateria o processador nao exige muito.

Comentário:
O programa é muito bom mas não é undervolt, é diferente, no meu caso tive de ir tentando pois quando ligava o Gta Iv por exemplo, ele estava muitooooooo lento e quando fui a ver estava o processador a 1,4ghz , então pus no multiplicador 24 , que passou para 2,4 ghz e começou a dar tudo bem. No vosso caso, quando quiserem jogar um jogo que nao puxe muito, vao mexendo no programa a baixar as velocidades e vao vendo se o jogo aguenta com aquela velocidade que puseram, caso aguente, vao baixando ate ele começar a encravar, quando encravar é sinal que tem de subir. No meu caso o Gta Iv a 2.0 Ghz encrava, entao fui subindo ate que 2.4ghz era o ideal e consegui baixar 10º e ter a mesma qualidade de jogo a + de 30 fps

Caso tenham duvidas digam
 
Última edição:
Se tiveres um Asus , sim é mais fácil e é só alterar o "Estado de Desempenho máximo" como tu disseste, eu por acaso também o fiz e neste momento tenho o meu assim , consigo jogar tudo o que quero.

opct.png
 
Sim também tenho um Asus e depois de ler com atenção o teu comentário acerca do ThrottleStop fiquei com essa dúvida uma vez que já tinha andanda a explorar o Power4Gear Hybrid ;)
Pelo que notas-te não há então diferença entre usar um método ou o outro para baixar as temperaturas certo?
 
Não há diferença, mas pessoalmente prefiro o do Asus, pois é mais fácil e tens menos riscos de fazer algo errado.

Agora tu tens de fazer as contas do teu processador e escolher a percentagem que queres para os teus jogos ou programas, como eu disse, assim não ativas o turbo desnecessáriamente.
 
boas pessoal. tenho um pavilion (http://www.cnet.com/laptops/hp-pavilion-dv6-3060sp/4505-3121_7-35295521.html fica ai as especificações ) e tenho sempre as temps deste menino em por volta dos 60º e quando ligo estou a jogar fm ou a ver um filme sobem logo entre 10 12º para os 73 74 º.

o que acham que devo fazer? usar algum programa que me permita baixar a voltagem do processador ? qual o programa que aconselham para esse efeito?

cumprimentos
 
boas pessoal. tenho um pavilion (http://www.cnet.com/laptops/hp-pavilion-dv6-3060sp/4505-3121_7-35295521.html fica ai as especificações ) e tenho sempre as temps deste menino em por volta dos 60º e quando ligo estou a jogar fm ou a ver um filme sobem logo entre 10 12º para os 73 74 º.

o que acham que devo fazer? usar algum programa que me permita baixar a voltagem do processador ? qual o programa que aconselham para esse efeito?

cumprimentos

Já tentase o Cpu Genie? http://www.onlinedown.com/detail/93727.htm
 
boas pessoal. tenho um pavilion (http://www.cnet.com/laptops/hp-pavilion-dv6-3060sp/4505-3121_7-35295521.html fica ai as especificações ) e tenho sempre as temps deste menino em por volta dos 60º e quando ligo estou a jogar fm ou a ver um filme sobem logo entre 10 12º para os 73 74 º.

o que acham que devo fazer? usar algum programa que me permita baixar a voltagem do processador ? qual o programa que aconselham para esse efeito?

cumprimentos

podes ser um pouco mais radical como eu fui com o meu e fazer algo parecido inspirando-te neste filme: http://www.youtube.com/watch?v=KuFsO5tKtF4

baixou-me as temperaturas 5 a 8 graus permanentemente. com o cpuGenie a baixar a voltagem e uma base de ventoinha consegui com estas 3 modificações baixar a temp uns bons 15, 18 graus.

boa sorte.
 
Oh bolas..acabaram os 30 dias de free trial do cpugenie, desinstalei, limpei o registo e voltei a instalar mas o programa acusa logo que acabou o trial.

por acaso tens alguma ideia matraquilho?

obrigado, abraço
 
Instalas o cpu genie na mesma pasta, tudo igual... e depois instalas o Revo Unnistaler versão trial e com o Revo desinstalas o cpu genie.
Manda pm que eu ajudo-te passo a passo
 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

A aplicação xHalf Utility adiciona o suporte de half multipliers ao RightMark CPU Clock Utility(processadores como o T9300/9400/8100/e todos os outros que usem multiplicadores não inteiros) serão agora suportados na totalidade.

xhalf1.png
xhalf2.png


xHalf Utility v2.2(Freeware) - Download


--------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------


Olá

Alguma alma caridosa que tenha por aí este ficheiro?

Muito agradecido

EDIT: O ruidocarmo já fez a gentileza de me enviar o ficheiro!
Obrigado mais uma vez!
 
Última edição:
Por duas ocasiões vi portáteis HP com quad core i7 em altas temperaturas.
Muito será devido ao bloqueio da saída de ar, é certo.
Mas será que este método trará resultados notórios nestes processadores, aumentado a longevidade e reduzindo o ruído do cooling?
 
Por duas ocasiões vi portáteis HP com quad core i7 em altas temperaturas.
Muito será devido ao bloqueio da saída de ar, é certo.
Mas será que este método trará resultados notórios nestes processadores, aumentado a longevidade e reduzindo o ruído do cooling?

De certa maneira sim, pois não esforças tanto o processador desnecessáriamente, levando assim a poupá-lo de altas temperaturas e maior desgaste ( causado pelo aquecimento ).

Quanto ao ruido do cooling, pode diminuir se as temperaturas se mantiverem baixo de certas "metas" por exemplo.
50º x RPM ( Pouco ou nenhum ruido )
70º x RPM ( Ruido médio )
80º x RPM ( Muito Ruido )

O x significa as RPM que a ventoinha anda, se mantiveres abaixo dessas metas consegues menos ruido, ou seja Menos temperaturas = menos ruido
 
se querem baixar a temp do cpu do portatil sem perder performance, é fazer undervolting... dentro dos limites

não concordo com essas soluções de baixar a performance.

ai na pag.1 deste topico está um tutorial como se faz isso, eu aqui à uns anos fiz com esse programa (rightmark) e alternava com um teste de estabilidade, ainda hoje funciona com um vcore max de 1.075v, não passa dos 65ºc em full (o cpu é um duo core t7500)
mas isto só funciona se o cooler do portatil estiver ok, parece-me que o problema desse hp é precisar de uma limpeza e troca de pasta térmica
 
Tanuzzo, sim, estás certo, mas eu falei do método para i3 / i5 / i7 , e não é baixar performance... O objectivo é utilizares a performance certa para jogares os teus jogos com desempenho e qualidade sem gastar energia ou sobreaquecer o processador demasiado... Por exemplo, eu uso Vsync, ou seja, todos os jogos a 60fps no máximo, de que me serve estar a usar os 3.00Ghz do processador quando com 2.00ghz ou 2.2ghz faço o mesmo? Cada um se perder um pouquinho de tempo a ajustar a sua máquina para cada jogo, só faz bem e não prejudica em nada, além disso podes criar perfis que te permitem melhores configurações para cada jogo, assim quando fores jogar é so mudar o perfil para o jogo que queres e voilá :D , tens um desempenho aceitável e tens o teu PC preservado e com menos riscos de se estragar por sobreaquecimento desnecessário.

Quanto ao Core2Duo e pentium e outros semelhanes, há vários programas à escolha, é mais fácil...
 
Back
Topo