Partilha Faculdade de desenvolvimento de jogos?

Vale a pena entrar numa faculdade de desenvolvimento de jogos em Portugal?

  • Sim

    Votes: 1 10,0%
  • Não

    Votes: 9 90,0%

  • Total voters
    10

frazoni

Membro
Olá!
Estou a escrever esta mensagem pois acho que quantas mais opiniões receber, melhor.
Estou agora a acabar o 12º ano (não sei se é relevante mas caso seja, estou no curso de Ciências e Tecnologias) e desde há 2 anos que tenho a certeza que o que gostaria de fazer no futuro seria relacionado a game dev. Tenho noção de como funciona o mercado, tenho alguns conhecimentos de programação, já participei e ganhei algumas jams, e no geral, acho que para alguém da minha idade, "sei mais que o normal". O curso que estaria a pensar tirar seria no IPL em Jogos Digitais e Multimédia pois teria tudo aquilo que sempre mais gostei, desde desneho, arte digital, animação, programação, game dev, e tudo o que mais gosto num só curso, e a única coisa que me deixa com um pé atrás seria em termos de empregabilidade. Já falei com os meus pais e eles não estão muito de acordo com a minha decisão pois acham que seria muito mais sensato tirar uma licenciatura em algo mais geral como Engenharia Informática e depois um mestrado em algo mais específico relacionado com a área de jogos, mas a realidade é que me fascina não apenas game dev, mas todo o enredo do curso (principalmente a vertente artística). Posto isto, estou numa grande indecisão, porque sei que se for para um curso mais "normal" não iria gostar de muitas cadeiras que iria ter, e eu entendo que isso até possa ser normal, mas se pudesse seguir aquilo que realmente gostasse, era sempre melhor. Como um grande resumo, o que me deixa indeciso sobre ir para o IPL ou não, seria o emprego depois do curso.
Todas as opiniões são bem-vindas.
Obrigado
 
Acho que deves investigar por ti. Lê uns artigos sobre a situação dos videojogos em Portugal.
Do que vi são poucas as empresas e mal se aguentam. Se fores trabalhar no estrangeiro talvez encontres maior estabilidade.

Quanto ao curso não conheço, mas da minha experiência, nestas áreas criativas o curso é relativo. Até alguém saído de um curso de animação 2D pode acabar a desenhar sprites para um qualquer videojogo ou um pianista do conservatório pode acabar a criar musica para outro jogo. A diferença é que se especializaram em algo que não os restringe a uma área.
 
Sou actualmente Senior Environment Artist na UbiSoft tendo background tanto em indie como Varios projectos AAA em diferentes grandes estudios internacionais, e passei pelo que estas a passar actualmente. Penso que serei capaz responder a algumas das tuas perguntas. Infelizmente, pelo que sei, Portugal ainda continua muito jovem e inexperiente a nível de criação de jogos e escolas com cursos para os mesmos. Na altura ( a volta de 15 anos atras) Eu tive que sair do país e seguir um curso privado de 3 anos numa escola francesa ( 15000€ o que e incrivelmente caro ) e diria que até a frança neste aspecto não consegue rivalizar com países como os US, Canada ou UK, que investem em universidades com cursos especializados no desenvolvimento de jogos de vídeo tanto a nivel artistico como programacao, e tem os seus diplomas reconhecidos pelo estado. Algo que a frança não tem para o lado de infografia 3D por exemplo.

O lado positivo disso, e que grandes estudios nos UK como Ubisoft, Playground games, Cloud imperium, splash Damage vao buscar talentos nessas universidades para forma-los em estagios de 6 meses a 1 ano remunerado, e conheço pessoalmente muitos desses alunos que receberam ao fim dos estágios deles uma oferta de trabalho na mesma empresa ou noutra. Nao conheco ninguem que estagiou nos estúdios onde trabalhei e não encontrou / ficou no trabalho.

Infelizmente portugal não sabe ou tem vontade em suportar este mercado. As poucas escolas que tentam oferecer cursos de jogos de vídeos para além de não terem nenhum suporte por parte do governo também não tem currículo adequado ao mercado actual, e bastantes alunos acabam por não encontrar nada nem em portugal ou fora do país devido ao nível baixo que acabam por ter ao fim.

Portanto diria que tens realmente 2 opcoes com viabilidade alta que chega para conseguires concretizar esse o teu objectivo.

-1 Estuda fora de portugal ( UK principalmente, infelizmente agora com o brexit não sei a facilidade com que isso se torna possível ).
-2 Ensinado por ti proprio seguindo tutoriais na internet. Essa opção principalmente quanto ao meu trabalho por exemplo e perfeitamente viável e muitos artistas 3D dessa indústria são Self taught. A indústria não quer bem saber do teu diploma, o portfolio falara por ti sempre. Com ou sem diploma.

Espero ter ajudado, se tiveres mais pergunta, responderei com muito gosto.
 
Última edição:
Eu não tenho nem de perto os anos de experiência do underfox mas também trabalho em game dev, sendo que no meu caso sou programador.

Como programador, posso dizer que fiz nenhum curso directamente relacionado com jogos nem sequer fiz informática. A minha área de estudos são uma licenciatura e mestrado em ciências exatas. No entanto, sempre estive muito ligado à programação a um nível pessoal e consegui focar uma boa parte do mestrado em projectos que me foram úteis a conseguir emprego em game dev.
Dentro da programação comecei como gameplay dev mas ultimamente tenho conseguido trabalhar no que realmente gosto que é desenvolvimento próximo do engine. Aqui o que me tem "salvado" relativamente ao pessoal que tem formação directamente em jogos são mesmo os meus conhecimentos em matemática e física que são fundamentais para o que faço. Não sei se todos os cursos de formação de game dev são como os do pessoal que tenho encontrado, mas pelo o que os meus colegas me dizem, há pouca incidência na algebra e física além do mínimo necessário e que normalmente o pessoal que frequenta esses cursos está mais interessado em gameplay e game design do que propriamente desenvolvimento de motor (gráfico e/ou física). Com isto não estou a dizer que esse pessoal é incompetente, antes pelo contrário, mas que é importante ver os planos de estudos dos cursos e ver se reflectem o que realmente se quer aprender/fazer.

Comecei a trabalhar em Portugal como dev C++ mas estive sempre à procura de experiências que me pudessem ajudar a saltar para o que realmente queria e fui trocando de emprego e acabei por acabar no UK. A industria em Portugal é pequena e é um país difícil para começar. Normalmente o nível de investimento exigido nestes projectos é muito grande, o retorno é lento (um jogo não fica pronto rápido) e os investidores portugueses não estão para aí virados, infelizmente. Posto isto, conheço pessoal a trabalhar em Portugal em projectos AAA mas trabalham remotamente para empresas estrangeiras.
 
Por acaso o zakyou falou de um ponto muito interessente que é o trabalho em freelance desde a casa. E perfeitamente possivel, alias ate existem empresas de freelancing e tenho uns colegas que conseguiram criar uma boa lista de contactos comecendo por aqui e depois nao precisavam mais das impresas e eram contactados diretamento pelos estudios.
 
Também trabalho na área dos jogos, mas como designer e animador 2d.

A única coisa que te posso recomendar, é ficares longe desses cursos com um bocadinho de tudo, pois aprendes os mínimos dos mínimos de tudo e no final sabes pouquíssimo do que é útil.
Mas se souberes bem o que queres e focares fora do tempo escolar na parte desse curso que gostas, talvez corra bem.
 
Back
Topo