PlayStation [EVENTO] PlayStation Experience - 3 e 4 Dezembro (Conferência 3 Dez - 18h00 - PT)

Sem querer tomar aqui partidos ou deitar lenha na fogueira.
Eu pessoalmente sou da opinião que o mercado tem espaço e público (mesmo que seja um público "nicho") para literalmente qualquer género de jogo, do triple A ao Indie mais "obscuro".

Eu gosto de jogos de vários géneros à excepção talvez de jogos de estratégia, MMO's, RPG's, RTS's etc e certos jogos de desporto (ex. jogos de futebol)... não que o mercado não tenha jogos de uma qualidade excelente dentro deste géneros, nada disso, simplesmente não são géneros dos quais eu seja um fã assumido.
Mas adiante, tanto tenho um enorme prazer em jogar um Uncharted, Tomb Raider, como gosto muito de um bom 3rd person open world (GTA V por ex.), de um FPS fixe ou mesmo de um jogo de Terror mais linear.
Mas assim como gosto de vários jogos triple A das grandes produtoras (destaque para alguns devs dos quais eu mais gosto como a Rockstar, a Valve e a Naughty Dog) também sei apreciar vários Indies que têm saído ao longo dos anos (neste caso no PC / Steam, mas o princípio penso que será o mesmo).
Jogos como, Limbo, The Binding of Isaac, Terraria, a série Trine, Brothers: A Tale of Two Sons, Outlast, Super Meat Boy, Gone Home, FEZ, Dear Esther, The Vanishing of Ethan Carter... e a lista continua (é uma lista grande).

Tenho de concordar com o que alguns já têm dito antes aqui. Eu também sou da opinião que de facto é a cena Indie que tem impulsionado o mercado e de certa forma reinventado a forma de jogar e a diversidade de temáticas e mecânicas nos jogos. Existem jogos triple A que tentam inovar? Claro que sim... e ainda bem que isso continua a acontecer. Mas são muitos mais os que preferem "jogar pelo seguro" e continuar a "oferecer mais do mesmo" em vez de arriscar. Um exemplo disso que acho que todos nós conhecemos é a série Call of Duty. Há que continuar a tirar o leite à vaca enquanto ela não secar. ;)
Não fiquem ofendidos comigo... eu próprio já joguei vários CoD's e até tenho algum carinho pela série. Isto é é exemplo que não se cinge apenas aos CoD's, acontece com várias franquias anuais.

Só peço que não tentem julgar os gostos de ninguém. Existe um nicho para todos os géneros e mediums e devemos respeitar os gostos e opiniões dos outros.
Eu não ligo muito à saga The Witcher por ex... aliás tanto não ligo que até ofereci uma key (que veio de oferta com o meu desktop na altura) para o The Witcher 3 aqui no fórum. No entanto, tenho olhos na cara e algum bom senso para perceber que o jogo é soberbo. É um dos melhores jogos do género dos últimos anos para muitos e com todos os motivos para tal.

Os meus 0.02$ que ninguém pediu. :P
 
A minha ideia não é fazer comparações com a rival e eu até já critiquei bastante a MS, apenas acho que a Sony quando lança uma consola devia de ter pelo menos um ou dois jogos exclusivos de peso, por exemplo um uncharted e um MGS(quando era exclusivo) ou um GT, e depois a quase no final de vida da consola um novo uncharted, MGS e GT a tirar total partido das capacidades da consola.
Se tivesses um uncharted no inicio desta geração, de certo não terias tido um TLoU no final da geração anterior. Se tivesses um Detroit a sair no inicio desta geração, não terias um Beyond Two Souls no final da geração anterior. Se tivesses um GT no inicio desta geração, não terias tido o GT6 no final da geração anterior. E podia falar de outros como o GOW, mas acho que já percebeste a ideia.

A Sony é que se calhar agiu mal: a PS3 já tinha bastantes anos de vida, lançava estes exclusivos só para a PS4 e assim lá se ia a ideia da geração dos remasters.

Os jogos demoram cada vez mais tempo a serem feitos, são cada vez mais pormenorizados e levados ao detalhe, não podemos esperar que as coisas caiam do céu quando isso não é possivel. Já saiu Uncharted 4, já saiu The Last Guardian, já saiu Bloodborn, já saiu Driveclub, já saiu Little Big Planet, já saiu Infamous, já saiu Killzone (jogos para todos os gostos e feitios), agora é esperar que os estúdios lancem cá para fora o que têm estado a cozinhar durante estes anos.
 
Amigo não é só do que gosto ou não, estou a generalizar.

Falas ai em jogos que é para um publico alvo muito especifico!




Indies, jogos vr, remasters? A sério?

A opinião não é só minha, temos poucos jogos first party e poucos jogos AAA de qualidade. E jogos inovadores onde estão eles?

Em geral, as pessoas compram consolas não é para jogar esse tipo jogos. Só se tiverem rios de dinheiro para investir em jogos que não interessam a ninguém.

Não vale a pena continuar com esta discussão. Por os consumidores serem pouco exigentes é que as produtoras fazem de nós parvinhos!

Agora apresenta aí um estudo que suporte isso tudo que dizes. Se não o conseguires fazer então não passa da tua opinião que não a podes generalizar. Não passa de uma percepção.
 
Mas alguém disse que os jogos são bons ou maus, leste bem o que escrevi?

Os jogos que colocaste ai são jogos com baixo orçamento que ninguém conhece. Meter ai 200 indies, mais 200 remasters é fácil, mas quem compra isso? Vai ver as vendas que eles têm, não são jogos que façam vender consolas!

Quem és tu para vir para aqui criticar as pessoas com base no histórico. Não passo aqui a vida toda como alguns! Comento quando devo comentar!

Again, estás a usar uma opinião tua para uma premissa falsa e estás a tentar passá-la como facto. Estás a julgar a qualidade dos jogos apenas pela vendas e, pior ainda, estás a descartar jogos simplesmente porque não fazem o teu género.

A qualidade e variedade do catálogo de uma consola é mais importante do que as vendas de um ou dois exclusivos. Fonte? Simples, chama-se PS3. A qualidade dos exclusivos mais a variedade do catálogo ajudaram a que a consola recuperasse as vendas face à concorrência. A qualidade e variedade do catálogo da PS4 é um dos factores que diferencia a consola da Sony face à concorrência.

É que o teu argumento é completamente descabido. Se eu retirar este tipo de jogos, aquele tipo de jogos, e o outro tipo de jogos, posso dizer que a PS4 não tem jogos. Vês como é ridículo? Pouco importa se achas que existem poucos exclusivos, porque isso é factualmente errado.

Mas se queres mesmo jogos que vendem consolas, então estás a ver no sitio errado, porque isso é na maior parte do tempo feito pelos jogos third party (FIFA, COD, BF, GTA, etc). Os restantes jogos podem não mexer tanto hardware, mas são igualmente importantes para tornar o catálogo diversificado e, consequentemente, a consola apelativa.
 
A qualidade dos exclusivos mais a variedade do catálogo ajudaram a que a consola recuperasse as vendas face à concorrência. A qualidade e variedade do catálogo da PS4 é um dos factores que diferencia a consola da Sony face à concorrência.

Também não é bem assim, ora diz ai exemplos dessa variedade de exclusivos de qualidade nos primeiros 6 meses da consola que é quando supostamente a PS4 tem que ganhar vantagem face á concorrência ?

É que quando começou a sair a maior parte dos bons exclusivos Sony as Ps4 á muito que estavam vendidas. E o terreno já estava ganho.

Acho que é opinião comum que quem contribui mais para a vantagem da Sony foi mesmo o falhanço da MS com Kinects, consola menos potente e mais cara, ideia de não é apenas uma conosla de jogos, lançamento apenas em alguns mercados e por ai fora...
 
Última edição:
Também não é bem assim, ora diz ai exemplos dessa variedade de exclusivos de qualidade nos primeiros 6 meses da consola que é quando supostamente a PS4 tem que ganhar vantagem face á concorrência ?

Eu acho que confundiste as coisas, porque a primeira frase desse quote é em relação à PS3 face à Xbox 360.

Quanto à PS4, porquê limitar aos primeiros 6 meses? Qual é a lógica desse argumento? Vais avaliar a qualidade dos exclusivos de uma consola à 3 anos no mercado apenas pelos seus primeiros 6 meses?

Não sei onde queres chegar, porque se está a falar do catálogo de jogos actualmente disponivel para a PS4. Tu não vais comprar agora uma consola com base nos jogos que a consola tinha nos seus 6 primeiros meses de vida.

Acho que é opinião comum que quem contribui mais para a vantagem da Sony foi mesmo o falhanço da MS com Kinects, consola menos potente e mais cara, ideia de não é apenas uma conosla de jogos, lançamento apenas em alguns mercados e por ai fora...

Again, eu estou a falar no presente. E eu disse "um dos factores" de diferenciação. "Um dos". O catálogo de jogos da PS4 sendo maior e mais variado, é algo que contribui para tornar a consola apelativa.

EDIT:

É que quando começou a sair a maior parte dos bons exclusivos Sony as Ps4 á muito que estavam vendidas. E o terreno já estava ganho.

Ou seja, estás a dar-me razão quando digo que a qualidade e variedade do catálogo é mais importante que as vendas de um ou dois jogos em especifico. Coisa que estou a dizer ao @joao_santos.
 
Última edição:
@nngomes

Se, e quando o jogares, perceberás. Não quero nem vou especificar as características que o tornam inovador pois isso iria estragar a experiência de quem o queira jogar (em muitos, mas mesmo muitos jogos que já passaram por mim, finalmente vejo um jogo a fazer algo que o torna, na minha ótica, inovador).

Para assuntos sobre o mesmo é usar o tópico :)

(uma nota: existe uma conceção usualmente incorreta de que "inovação" corresponde sempre a criar algo do "nada", quando "inovar" é muitas vezes "transformar" algo que já existe e dar-lhe uma "abordagem" diferente).
 
@nngomes

Se, e quando o jogares, perceberás. Não quero nem vou especificar as características que o tornam inovador pois isso iria estragar a experiência de quem o queira jogar (em muitos, muitos jogos que já passaram por mim, finalmente vejo um jogo a fazer algo que o torna, na minha ótica, inovador).

Para assuntos sobre o mesmo é usar o tópico :)

Não é concerteza necessário jogar um jogo para perceber algo puramente inovador nele que não seja possível ver num vídeo. É claro que não é possível ver num vídeo a qualidade de um jogo, mas é possível ver características puramente inovadoras se elas existirem certamente.

Mas tens razão devemos usar o tópico do mesmo, mas como te vi colocar uma imagem do jogo aqui achei que não havia problema.
 
@nngomes A imagem foi apenas colocada no seguimento da discussão anterior em que era dada a indicação por alguns de que esta plataforma não tinha exclusivos de jeito.

Perante tal afirmação, o Trico "ficou triste" (e muitos outros exclusivos "de jeito" ficaram tristes também...)

Foi simbólico.
 
Again, estás a usar uma opinião tua para uma premissa falsa e estás a tentar passá-la como facto. Estás a julgar a qualidade dos jogos apenas pela vendas e, pior ainda, estás a descartar jogos simplesmente porque não fazem o teu género.

A qualidade e variedade do catálogo de uma consola é mais importante do que as vendas de um ou dois exclusivos. Fonte? Simples, chama-se PS3. A qualidade dos exclusivos mais a variedade do catálogo ajudaram a que a consola recuperasse as vendas face à concorrência. A qualidade e variedade do catálogo da PS4 é um dos factores que diferencia a consola da Sony face à concorrência.

É que o teu argumento é completamente descabido. Se eu retirar este tipo de jogos, aquele tipo de jogos, e o outro tipo de jogos, posso dizer que a PS4 não tem jogos. Vês como é ridículo? Pouco importa se achas que existem poucos exclusivos, porque isso é factualmente errado.

Mas se queres mesmo jogos que vendem consolas, então estás a ver no sitio errado, porque isso é na maior parte do tempo feito pelos jogos third party (FIFA, COD, BF, GTA, etc). Os restantes jogos podem não mexer tanto hardware, mas são igualmente importantes para tornar o catálogo diversificado e, consequentemente, a consola apelativa.

Não estou a dizer que os jogos são bons ou maus em função das vendas. Mas são jogos desconhecidos com baixo orçamento para um publico alvo muito específico.

Se formos a ver, tu como analista não fazes reviews de grande parte desses jogos, ou fazes?

O que faz vender consolas não são fifas, cods, gta, mas sim os seus exclusivos. Continuo achar que temos poucos exclusivos até à data que façam vender consolas. É minha opinião e de muita gente pelos comentários que vou lendo em diversos fóruns!

E porque será que esta geração é apelidada de geração dos remasters?
 
Não estou a dizer que os jogos são bons ou maus em função das vendas. Mas são jogos desconhecidos com baixo orçamento para um publico alvo muito específico.

Tudo importa na hora de tornar o catálogo de uma consola variado, para apelar ao maior número possível de pessoas. É isso que não estás a perceber. Não se trata de um título em especifico, mas sim do conjunto completo. Quem gosta de jogos de luta, a PS4 tem uns quantos que não há noutras consolas (ex: Guilty Gear, King of Fighters). O mesmo vale para action RPGs (ex: Tales of, Star Ocean), strategy RPGs (ex: Disgaea), visual novels (Psycho-Pass, Steins;Gate 0), etc.

O que faz vender consolas não são fifas, cods, gta, mas sim os seus exclusivos. Continuo achar que temos poucos exclusivos até à data que façam vender consolas. É minha opinião e de muita gente pelos comentários que vou lendo em diversos fóruns!

Não, são os jogos third party que sempre mexeram e ainda mexem hardware. Sim, há jogos first party que também têm essa capacidade, tipo um Uncharted ou um Gran Turismo, mas são os third party que contribuem mais para isso.

E porque será que esta geração é apelidada de geração dos remasters?

Sabes, há sempre quem procure validar a sua opinião, mesmo que seja utilizando falsa informação. É que apelidar a geração dessa informa implica que o numero de remasters seja superior aos jogos feitos de raiz. Pois.

Há e sempre houve espaço para remasters no mercado, até porque estes jogos não tiram espaço aos outros. E é graças aos remasters que muito boa gente teve pela primeira vez a oportunidade de jogar jogos/series que não tinham conseguido anteriormente. The Last of Us e os Uncharted são dois exemplos. Outro exemplo; o remaster do Skyrim possibilitou aos users da PlayStation jogar pela primeira vez o jogo com uma framerate decente.

E é também graças aos remasters que certas séries desaparecidas estão a voltar, tipo Wipeout, Crash Bandicoot e Parappa the Rapper. Onde é que é mesmo negativo?

Não ia sair um remake do Resident Evil 2 em Janeiro? Sei que sai o 7, mas li que ia sair um Resident Evil 2 (sem ser o Revelations claro). Andava a contar com isso, por acaso queria muito esse jogo.

Não. Aliás, ainda não se sabe nada sobre o jogo. Em Janeiro deve é ser mostrado pela primeira vez o jogo em acção.
 
Back
Topo