Assim já serão.. ??
acho que é precisamente o contrário.. a fraca compatibilidade piorou !!!
Não, não piorou, melhorou.
Lembras-te de estar limitado a jogar os jogos PS2 na PS3 à resolução normal, que dava um resultado terrível quando se ligava a consola a HDTV's ?
Isso é porque o sub-chipset da PS2 incorporado na PS3 não tem flexibilidade para fazer upscaling em condições, o hardware
legacy limita o que se pode fazer com o software.
Sim, é verdade que alguns títulos, especialmente os mais antigos, vão sofrer com o facto de o software de emulação não dar um resultado 100% igual ao hardware original, mas também duvido muito que quem compra a PS3 se preocupe com isso...
A consola foi feita acima de tudo para alta definição, não se trata simplesmente de mais potência para correr jogos mais recentes à mesma resolução da predecessora.
(PS1-> PS2, e N64 -> Gamecube -> Wii, etc)
Da mesma forma que é overkill comprar uma 8800 GTX para jogar software corrente e do médio prazo a 1280x1024, quando uma GTS dá conta do recado sem problemas.
E outra coisa:
A Sony mostrou recentemente um emulador de PSOne para a PSP, que é muito menos potente do que a PS3, e no entanto corre bem esses títulos.
É a vantagem de se ter acesso completo ao IP usado no design do hardware das consolas, o emulador sai sempre mais fiél ao original, até porque se pode recorrer a versões melhoradas de emuladores presentes nos dev kits originais das mesmas.
No caso da Xbox 360, emular os jogos Xbox originais era significativamente mais difícil pois a MS não detinha o IP de nenhum hardware na consola (o chip era um híbrido Pentium III -x86- comprado à Intel, a GPU, codec de som e chipset da motherboard são propriedade da Nvidia, etc).
A MS era ingénua na altura, e em vez de licenciar o design dos chips e mandar fabricá-los ela própria, entregou quer o design, quer o processo de fabrico, aos parceiros, que por sua vez beneficiavam de escolher a fábrica 3rd party (a Nvidia usou a TSMC) que efectivamente os produzia.
Com a X360 corrigiu-se esse erro estratégico, mas a emulação precisou de concessões por parte da Nvidia para deixar emular as extensões proprietárias ao DirectX, e da Intel para deixar emular as instruções x86 proprietárias num chip PPC que é propriedade da Microsoft e não da IBM (só a AMD e mais meia dúzia de empresas tem um acordo com a Intel desse tipo, mas como a IBM não manda produzir o PPC triple-core, não tem direito a negociar acordos com terceiras partes como é o caso deste).