Eu não percebo nada de matemática , posso me tornar um bom programador?

é como tudo, mas agora diz-me coisa.. Quem vai ganhar mais? Tu que sabes fazer isso ou eu que faço um programa para as empresas em geral.

Atenção.. Não estou a criticar-te nem a dizer que sou mais esperto que tu nem coisa do genero. Estou a falar apenas da utilidade do programa. Certamente que o meu programa será mais util do que o teu para venda, e para fazer uns trocos com isso. E para o emprego também. Certamente que quem souber e tiver experiência em desenvolver programas de gestão, terá mais hipoteses do que o outro. Podes saber fazer isso, tudo bem, mas a nivel profissional isso será pouco importante.. digo eu..

Ele deu um exemplo! Ele podia ter dado outro exemplo qualquer que se podia aplicar a vida real... além do mais mesmo o exemplo dele pode ter aplicações em muitos campos!

Além do mais aqui não se fala em ganhar mais ou menos, já se sabe que existem sempre incompetentes (atenção, não estou a falar do teu caso em especifico, mas sim no geral) a ganhar bem.. enquanto outros muito bons e com uma visão maior se calhar não conseguem, isso deve-se a muitos factores.
Aqui do que se fala é ser-se bom programador ou não!
 
O que é mais que certo é que a programação é raciocio e talvez alguma álgebra e não é preciso ser um génio a matemática o exemplo daquele programa enfim é ridiculo estou em TGPSI, 1º ano e ai sim, é programação, o curso todo, não é Informática de gestão que tem programação mas virada para gestão, TGPSI é programação virada para todo o tipo de aplicações e o raciocionio lógico é a base de tudo.
 
Na matemática tens apenas cálculos fúteis nos quais não acreditas e a pergunta "Mas porque é que eu estou a perder tempo a fazer isto?" não sai da tua cabeça...
Comigo é assim, e não é por causa disso que fico/sou limitado a nível de raciocínio, seja em que aspecto for...


Devia ter ido para Humanidades... :-D


Comigo aconteçe o mesmo!!!
 
Estive um ano no Politécnico de Tomar antes de ir para a FCTUNL, tive um professor lá que me contou a história de um aluno que era péssimo nas Matemáticas mas porque simplesmente não gostava daquilo, no final do curso esse aluno disse ao professor que agora compreendia porque raio a Matemática é tão importante no curso dele. O gajo não é Engenheiro Informático, mas sim Engenheiro Electrotécnico talvez seja mais fácil de ver a necessidade da matemática neste curso, no entanto eu já sou Licenciado e no inicio do curso apesar de gostar bastante de matemática também não achava grande utilidade à mesma na Informática, curiosamente agora só vejo Matemática para cada cadeira que frequêntei, umas de uma forma mais evidente do que as outras mas a matemática está sempre lá.

E não falo apenas de raciocínio, é óbvio que a Matemática desenvolve o nosso raciocínio de uma forma brutal, quem nega isto é porque nunca experimentou a estudar a sério Matemática. Só consegue confirmar isto quem se dedicou, os outros pensam sempre que são suficientemente bons, até são capazes de o ser mas poderiam ser melhores. Nesta thread já referi algumas situações onde a matemática é evidente na Informática, em particular na Programação. Recomendo a darem uma vista de olhos pela discussão toda (que já vai longa).
 
Boina Azulo PArecia um Professor a falar (c) MetzZ :D

cumps

Não Precisas de SEr bom a matematica Basta Saberes o Basico , isto é deduzir calculos, ou até mesmo o Google é Teu amigo.

Quanto Seres um Bom Programador é simples ;), Como já foi dito Aplica-te ;) e Teras Resultados ;).

cumps
 
Estive um ano no Politécnico de Tomar antes de ir para a FCTUNL, tive um professor lá que me contou a história de um aluno que era péssimo nas Matemáticas mas porque simplesmente não gostava daquilo, no final do curso esse aluno disse ao professor que agora compreendia porque raio a Matemática é tão importante no curso dele. O gajo não é Engenheiro Informático, mas sim Engenheiro Electrotécnico talvez seja mais fácil de ver a necessidade da matemática neste curso, no entanto eu já sou Licenciado e no inicio do curso apesar de gostar bastante de matemática também não achava grande utilidade à mesma na Informática, curiosamente agora só vejo Matemática para cada cadeira que frequêntei, umas de uma forma mais evidente do que as outras mas a matemática está sempre lá.

Para mim a matemática é fundamental. Podes ser programador sem perceber nada de matemática, mas quer queiram quer não a matemática desenvolve o raciocinio abstrato. Este tipo de raciocinio é util quando precisas compreender como as coisas funcionam do nada. É util quando precisas desenvolver soluções complexas do zero.

Com formação toda a gente vai lá. A matemática dá-te a abstração para, sem formação, perceberes como as coisas funcionam simplesmente porque funcionas noutro nível. Os objectos relacionam-se, compreendes as relações, mesmo que percebas pouco do que estás a analisar.

Eu muitas vezes sem saber se algo funciona ou não, já consigo antecipar que não funciona simplesmente pela lógica.
 
Viva.
Não concordo com a ideia de que quem não domina matemática nunca conseguirá ser um excelente programador.
Já trabalhei com pessoas bem mais velhas que eu e que não tinham grande formação/conhecimentos de matemático, mas quem dera a muitos dos que se dizem bons programadores ter a perspicácia, imaginação e capacidade de abstração que eles têm.
É certo que a matimática ajuda muito a melhorar esses factores, mas isso não é linear ao ponto de dizermos que quem não atalha pela matemática não consegue lá chegar.

Se querem que vos diga adorei aprender o cálculo integral, diferencial, probabilidades.... mas, por acaso não me lembro de já ter recorrido a esse tipo de conhecimentos no meu trabalho.

Desenvolvo software para uma série de automatismos, onde passo a vida a resolver enigmas e à procura de melhores soluções, se foi a matemática que me levou a conseguir prever as n possibilidades que um determinado processo pode gerar, eu acho que não, mas de certa forma concerteza que ajudou.
Analogamente, se eu tiver a jogar xadrez contra os utilizadores do meu software, eu terei que conseguir prever todas as possibilidades das 2 ou 3 jogadas seguintes. Não penso que a grande fatia desse conhecimento se deva à matemática. Isso também se treina.

Na minha opinião: é obvio que ajuda mas não é fundamental.

Hélio
 
Matemática treina racciocinio.
Matemática é importante em informática.
Matemática é importante em programação.

Posso ser um bom programador sem perceber nada de matemática? Podes.
Se percebesses de matemática, serias bem melhor.

Simple as this!
 
Boas

Eu sou programador profissional e não percebo muito de matemática (tenho memória fraca para coisas que não uso todos os dias e acabo por me esquecer das formulas e as suas aplicações) mas tens que ter em conta 2 detalhes:

1- Tens que perceber e saber a matemática base. Sem essa não te safas.
2- Tens que ter muita lógica de racicionio, que consegue ser tanto ou mais importante que a matemática, visto que com a internet, hoje em dia não a nada que o google não encontre, mesmo formulas matematicas e como aplica-las. Se tiveres lógica não has-de ter dificuldades quando a altura chegar.

Tens que ter em atenção também o tipo de programação que queres seguir, e mesmo que não percebas matemática, tens que estar disposto (e conseguir) que quando xegue a altura de precisares de algo mais complexo, fazeres todos os possiveis e impossiveis para perceber as partes de matematica que não entendes/percebes.

Posso te dar um exemplo, em programação comercial, o meu ganha pão, raramente tenho precisado de formulas complexas, compreendendo o basico da matematica e com logica consigo sempre soluções, mas no meu passatempo, que é fazer jogos na da risingcognition tenho extrema dificuldade em fazer seja o k for visto que é necessário trignometria entre outras de muitas formulas matematicas mas nada que tempo, paciencia e alguem disposto a ajudar nao resolva.

Tendo isso em conta qualquer pessoa com o minimo de cerebro pode ser um programador, mas é bastante complicado e requer imenso trabalho e estudo ser um bom programador. :001:
 
2- Tens que ter muita lógica de racicionio, que consegue ser tanto ou mais importante que a matemática, visto que com a internet, hoje em dia não a nada que o google não encontre, mesmo formulas matematicas e como aplica-las. Se tiveres lógica não has-de ter dificuldades quando a altura chegar.

Tens que ter em atenção também o tipo de programação que queres seguir, e mesmo que não percebas matemática, tens que estar disposto (e conseguir) que quando xegue a altura de precisares de algo mais complexo, fazeres todos os possiveis e impossiveis para perceber as partes de matematica que não entendes/percebes.

Acho que não percebeste. Ninguém (ou poucos) vai usar o que aprendes nas aulas directamente. Poucos vão implementar cálculo de integrais e essas porcarias.

Estamos a falar da importancia da matematica, na optica do treino do raciocinio abstrato.
 
Matemática treina racciocinio.
Matemática é importante em informática.
Matemática é importante em programação.

Posso ser um bom programador sem perceber nada de matemática? Podes.
Se percebesses de matemática, serias bem melhor.

Simple as this!

Concordo contigo Blasted, penso que se perceberes matematica ainda melhor programadores ficas, por exemplo tou no 12ºano do curso profissional TGPSI e só para terem noção tenho 14 horas de programação por semana este ano, que basicamente é mais de metade das aulas que tenho, e tenho 3 horas ridiculas de matematica e as vezes faz-me bastante falta...
 
Sei que este thread é bem antigo, mas gostaria de dar a minha opinião...
Eu ainda não programo nada de jeito... Só mesmo as calculadoras da TI, DOS ( batch ), e estou a começar a aprender VB...
Mas desde que comecei a aprender a programar, percebi que a matemática é importante...
Eh pa, se decorares as regras todas da programação, muito bem, não precisas de Mat. para nada, mas que ajuda muito, aí sim...
Além da Matemática, o Inglês tbm. conta muito, principalmente quando precisas de fazer raciocínios de If's, Then's, e Else's... Entendes? E não só...
De qualquer das formas, a Matemática desenvolve o raciocínio, e é preciso muito raciocínio/lógica para programar como deve ser...
Na minha escola, devo ser o único que sabe programar no 10º ano, nas calculadoras da TI ( ja tive a ensinar alguns ), porque ja perguntei a toda a gente, e para eles, ou aquilo é chinês, ou se tentarem programar dá sempre erro... Mas no entanto eu sou só aluno de 14/15 a Matemática, mas 18/19 a Inglês..


Cumps,
Chinoman10.
 
Eh pa, se decorares as regras todas da programação, muito bem, não precisas de Mat. para nada, mas que ajuda muito, aí sim...

Não me interpretes mal, mas como consegues dizer isto com tanta certeza se és o primeiro a dizer que não programas muito? E ainda por cima dizes que estás agora a começar?

Além da Matemática, o Inglês tbm. conta muito, principalmente quando precisas de fazer raciocínios de If's, Then's, e Else's... Entendes? E não só...

O Inglês é de facto bastante importante, mas garantidamente que essa não é a justificação. Se queres aprender mais e mais sobre programação, convém saberes bem inglês (e inglês técnico) pois grande parte da informação sobre programação (e outras tecnologias) encontra-se em inglês, não é o saberes inglês que vais raciocinar melhor em programação. Os exemplos que deste são meramente uma questão de semântica e nada mais, não é à toa que existe o pseudo-código, linguagem natural estruturada. If's, Then's, Else's ou Se's, Então's e Senão's é assim tão diferente? Afecta assim tanto o raciocínio por estar noutro idioma?

Por acaso isso é algo porreiro para pensar, um professor meu de compiladores disse-me que um bom programador é aquele que sabe como fazer as coisas, o resto é apenas semântica e sintaxe. Java, Pascal, C/C++, C#, VB, Python, Perl, ASM, etc. Linguagens diferentes, podes fazer a mesma coisa de forma diferente mas a essência é sempre a mesma, o idioma não deveria ser condicionante para um trabalho ser feito mas sim ser justificação para o mesmo demorar mais tempo a fazer.
 
Não me interpretes mal, mas como consegues dizer isto com tanta certeza se és o primeiro a dizer que não programas muito? E ainda por cima dizes que estás agora a começar?
Tipo... Eu so disse que comecei recentemente a aprender VB!! Mas ja aprendi TIC e DOS >.> num estado avançado até....



O Inglês é de facto bastante importante, mas garantidamente que essa não é a justificação. Se queres aprender mais e mais sobre programação, convém saberes bem inglês (e inglês técnico) pois grande parte da informação sobre programação (e outras tecnologias) encontra-se em inglês, não é o saberes inglês que vais raciocinar melhor em programação. Os exemplos que deste são meramente uma questão de semântica e nada mais, não é à toa que existe o pseudo-código, linguagem natural estruturada. If's, Then's, Else's ou Se's, Então's e Senão's é assim tão diferente? Afecta assim tanto o raciocínio por estar noutro idioma?
Para mim afecta =X
Tou demasiado habituado ao Ingles...
Quando vi uma TI em portugues num colega meu, passei-me dos carretos... Nao percebia corno >_>

Por acaso isso é algo porreiro para pensar, um professor meu de compiladores disse-me que um bom programador é aquele que sabe como fazer as coisas, o resto é apenas semântica e sintaxe. Java, Pascal, C/C++, C#, VB, Python, Perl, ASM, etc. Linguagens diferentes, podes fazer a mesma coisa de forma diferente mas a essência é sempre a mesma, o idioma não deveria ser condicionante para um trabalho ser feito mas sim ser justificação para o mesmo demorar mais tempo a fazer.
Isso é verdade :)
Mas foi muito mais facil fazer um simples programa de contagem na calculadora ( TIC ), do que em DOS =X mas isso é normal... Pq a linguagem das calculadoras tá feita é para isso mzm :P

Mais dia menos dia, quando voltares a ler esse post vais ver como as pessoas com o tempo evoluem. (e isso é válido para todos nós, noutras situações :P)
Kék tas a insinuar com isso??? o.0
 
Última edição:
Tipo... Eu so disse que comecei recentemente a aprender VB!! Mas ja aprendi TIC e DOS >.> num estado avançado até....
Kék tas a insinuar com isso??? o.0

Boas!

Antes de mais, pedia-te que escrevesses correctamente, o pessoal gosta de ajudar mas para poder ajudar convém perceber o que está escrito, infelizmente nem todos temos a mesma idade e nem todos achamos piada a abreviaturas.

Quanto às duas citações que coloquei, interpretaste mal as minhas palavras, eu estava-me a referir exactamente ao teu texto, o que disseste não tem qualquer cabimento e sem querer ser agressivo diria mesmo que é absurdo, no entanto isto é a perspectiva de alguém que já está há uns anos em contacto com a programação, é normal pessoal que está a começar ter ideias erradas de como as coisas são, daí vem o comentário do Tomb4000 que vai ao encontro do que acabei de dizer.

Para ser mais explicito, não é por conheceres a sintaxe de uma linguagem de programação na sua totalidade que vais poder descartar a matemática, a sintaxe de facto está interligada com a matemática mas numa camada BEM mais básica para trabalhos mais avançados só com sintaxe não chegas a lado nenhum, vais sempre precisar de perceber o que estás a fazer e como grande parte das vezes vais ter de recorrer a expressões matemáticas ou algoritmos que podem ser representados por expressões matemáticas diria mesmo que a sintaxe e a matemática num certo patamar já quase que nem se relaciona.

Espero não ter sido confuso demais.
 
Para complementar o que o HecKel disse, uma coisa é saber uma linguagem de programação, e outra coisa é saber programar. Podes perfeitamente não perceber nada de Matemática, saber fazer uns ficheiros em Pascal ou BAT e até te desenrascares com o que sabes. Outra coisa é teres a agilidade mental de, se um dia alguém te disser que quer que faças um programa em C# ou Scheme, conseguires aprender a sintaxe (ou o paradigma) das linguagens. Melhor, quando não tens "while"s ou "for"s.
Scheme é um bom exemplo:
Código:
(define (factorial numero)
  (if (= numero 0)
      1
      (* numero (factorial (- numero 1)))))

Estás a aprender VB, não é? Então, em VB, o código acima é equivalente a
Código:
Private Function factorial_recursivo(numero As Integer)
    If numero = 0 Then
        factorial_recursivo = 1
    Else
        factorial_recursivo = numero * factorial_recursivo(numero - 1)
    End If
End Function

ou, como provavelmente pensarias,
Código:
Private Function factorial(numero As Integer)
    factorial = 1
    For i = 1 To numero
        factorial = factorial * i
    Next i
End Function

Não é só a matemática algébrica (aquela com números :D ) que interessa; o essencial é o raciocínio que a matemática (no geral) fornece. Há várias formas de pensar nas coisas, e as mais optimizadas são calculadas.
Isto está mais relacionado com a Matemática do que parece.
 
Estou em Eng. Electro e tenho programação em C, e no meu caso posso dizer que a matemática ajuda na programação, dado que desenvolve destreza, rapidez, organização mental, método etc. fundamentais para resolver os problemas usando a linguagem de programação.
O grande C (:007:), que apesar de não ser muito complexo a nível de instruções (penso que seja assim que se designa os if, else, while..) permite a criação de programas bem complexos e muito elaborados.

No entanto aquela matemática dos integrais, funções, etc, não é assim tão importante, contudo o raciocínio que está subjacente a estas "coisas" irá ajudar e muito na programação e na vida de eng.
Espero não ter dito nenhuma barbaridade.;)
 
Depende. Estou a ter Álgebra Linear, não apanhei a matéria (matrizes, espaços e transformações lineares, ortogonalidade, etc), e AGORA que preciso de fazer umas coisas gráficas que pelos vistos se fazem bem com matrizes é que começo a perceber a falta que fazem.
Às vezes, as coisas mais importantes passam-nos ao lado até precisarmos delas ;)
 
Algebra é extremamente importante para programar. Em aplicações gráficas (onde se usa OpenGL por exemplo) noções de algebra são muito usadas, bem como de trigonometria. Sim, já vi muita gente com problemas a programar por causa de questões matemáticas e não de construção de código. É como já alguém disse. Pode-se ser um bom programador sem saber matemática, mas sabendo podes ser ainda melhor.
 
Back
Topo