escolha de dissipador para CPU

(...)
46º em full e com a sala a 21º...
o meu quarto deve ser um bocado mais quente que isso... deve mandar-se ai pros 50º se calhar
Acredita que é difícil conseguir muito melhor.
Mesmo com o Tuniq, duvido que se consiga ter o CPU a menos de 40ºC em full load, num dia em que estejam 30ºC de temperatura ambiente.
E tens de ter em atenção que as reviews muitas vezes são feitas em condições tipo "laboratório", são bons indicadores do que podes vir a ter em casa, mas não reproduzem toda a complexidade que são as mil e uma configurações dum PC e a influência que essa configuração vai ter no desempenho do PC, mesmo a nível térmico.

Para teres uma ideia, hoje fiz umas medições com o CoreTemp 0.99 a utilizar o meu Zalman 9500 com a ventoinha no máximo e no mínimo, em full load e em idle.
Temperatura ambiente: 25 ºC
Full load: 42ºC com a ventoinha no máximo. 46 ºC com a ventoinha no mínimo.
Idle: 28 ºC com a ventoinha no máximo. 30 ºC com a ventoinha no mínimo.

Na imagem do link de baixo podes ver um perfil de temperatura ao longo do tempo, em que variei a carga do processador (de 0 a 100%) e a rotação da ventoinha (de 1350 a 2600 rpm). Comecei com o CPU em full load com a ventoinha a 1350rpm mas alterei logo para 2600rpm pelo que podes ver logo a temperatura a baixar e depois coloquei o CPU em idle, depois voltei a colocar a ventoinha em 1350rpm e e voltei a colocar o CPU em full load, pelo que consegues ver a diferença entre ter a ventoinha na velocidade máxima e na velocidade mínima.
my.php



Respondendo à tua outra pergunta:
adolfo dias disse:
o que devo ter em conta? rotação da fan ou airflow? qual o airflow aconselhado? o max orb julgo que tem 82cfm e estes andam entre os 30 e os 40
O airflow está directamente relacionado com a rotação da ventoinha, aumentando como o aumento da rotação da ventoinha. Mas o ruído também segue a mesma tendência de aumentar com a rotação da ventoinha. Tudo isto está dependente do tamanho da ventoinha, desenho, motor, "engrenagem", etc...
Mas a variável que interessa saber e é comparável entre ventoinhas e/ou dissipadores é o Airflow. Que nem sempre é fácil de saber...

Deves ter em atenção que o airflow é importante, mas a qualidade do dissipador é ainda mais importante, não te serve de muito teres uma ventoinha com um airflow enorme, se o dissipador não "sugar" o calor do CPU para as lâminas e heatpipes, porque se tiveres um bom dissipador que "suga" o calor todo ao CPU, basta uma corrente de ar para arrefecer bem o dissipador e como consequência arrefecer bem o CPU.

Portanto, é preferível um bom dissipador com uma ventoinha com airflow reduzido, a um dissipador fraco com uma ventoinha com um airflow elevado.

Mas atenção que o Thermaltake Max Orb não é um dissipador fraco, há é melhores ao mesmo preço ou mesmo mais baratos. Como é o caso do OCZ Vendetta, que em vez de soprar ar para o dissipador no sentido do CPU como o Thermaltake e maioria dos dissipadores mais antigos (incluindo os Stock Intel e AMD), sopra o ar através do dissipador para a saída traseira da caixa, pelo que à partida é mais eficiente e eficaz a retirar o ar quente da caixa, logo arrefece melhor o CPU e mesmo toda a caixa.

Claro que a caixa também é importante, se tiveres uma caixa que favoreça um fluxo de ar que entre pela frente da caixa, a atravesse passando pelo CPU e saia pela ventoinha traseira, em principio poderás ter temperaturas mais baixas na caixa e CPU.


Quanto ao Processador:

Neste momento, acho que ficarás mais bem servido com um processador Intel que seja "igual" a um AMD, pois a AMD deixou-se ultrapassar pela Intel a partir do momento em que sairam processadores com 2 Cores e ainda não conseguiu apanhar o comboio...

Essa questão de teres processadores AMD de 90nm a gastar 125W é um exemplo, pois o Intel E8200 é um processador de 45nm a gastar 65W.
O que faz com que, em teoria, os processador da Intel gastem menos energia e libertem menos calor. O que julgo que se verifica na prática.
my.php
 
Última edição:
Porque é que não vais já para um CPU 65nm?

qual recomendas?
se puderes passar aqui agradeço

Acredita que é difícil conseguir muito melhor.
Mesmo com o Tuniq, duvido que se consiga ter o CPU a menos de 40ºC em full load, num dia em que estejam 30ºC de temperatura ambiente.
E tens de ter em atenção que as reviews muitas vezes são feitas em condições tipo "laboratório", são bons indicadores do que podes vir a ter em casa, mas não reproduzem toda a complexidade que são as mil e uma configurações dum PC e a influência que essa configuração vai ter no desempenho do PC, mesmo a nível térmico.

Para teres uma ideia, hoje fiz umas medições com o CoreTemp 0.99 a utilizar o meu Zalman 9500 com a ventoinha no máximo e no mínimo, em full load e em idle.
Temperatura ambiente: 25 ºC
Full load: 42ºC com a ventoinha no máximo. 46 ºC com a ventoinha no mínimo.
Idle: 28 ºC com a ventoinha no máximo. 30 ºC com a ventoinha no mínimo.

Na imagem do link de baixo podes ver um perfil de temperatura ao longo do tempo, em que variei a carga do processador (de 0 a 100%) e a rotação da ventoinha (de 1350 a 2600 rpm). Comecei com o CPU em full load com a ventoinha a 1350rpm mas alterei logo para 2600rpm pelo que podes ver logo a temperatura a baixar e depois coloquei o CPU em idle, depois voltei a colocar a ventoinha em 1350rpm e e voltei a colocar o CPU em full load, pelo que consegues ver a diferença entre ter a ventoinha na velocidade máxima e na velocidade mínima.
my.php



Respondendo à tua outra pergunta:

O airflow está directamente relacionado com a rotação da ventoinha, aumentando como o aumento da rotação da ventoinha. Mas o ruído também segue a mesma tendência de aumentar com a rotação da ventoinha. Tudo isto está dependente do tamanho da ventoinha, desenho, motor, "engrenagem", etc...
Mas a variável que interessa saber e é comparável entre ventoinhas e/ou dissipadores é o Airflow. Que nem sempre é fácil de saber...

Deves ter em atenção que o airflow é importante, mas a qualidade do dissipador é ainda mais importante, não te serve de muito teres uma ventoinha com um airflow enorme, se o dissipador não "sugar" o calor do CPU para as lâminas e heatpipes, porque se tiveres um bom dissipador que "suga" o calor todo ao CPU, basta uma corrente de ar para arrefecer bem o dissipador e como consequência arrefecer bem o CPU.

Portanto, é preferível um bom dissipador com uma ventoinha com airflow reduzido, a um dissipador fraco com uma ventoinha com um airflow elevado.

Mas atenção que o Thermaltake Max Orb não é um dissipador fraco, há é melhores ao mesmo preço ou mesmo mais baratos. Como é o caso do OCZ Vendetta, que em vez de soprar ar para o dissipador no sentido do CPU como o Thermaltake e maioria dos dissipadores mais antigos (incluindo os Stock Intel e AMD), sopra o ar através do dissipador para a saída traseira da caixa, pelo que à partida é mais eficiente e eficaz a retirar o ar quente da caixa, logo arrefece melhor o CPU e mesmo toda a caixa.

Claro que a caixa também é importante, se tiveres uma caixa que favoreça um fluxo de ar que entre pela frente da caixa, a atravesse passando pelo CPU e saia pela ventoinha traseira, em principio poderás ter temperaturas mais baixas na caixa e CPU.


Quanto ao Processador:

Neste momento, acho que ficarás mais bem servido com um processador Intel que seja "igual" a um AMD, pois a AMD deixou-se ultrapassar pela Intel a partir do momento em que sairam processadores com 2 Cores e ainda não conseguiu apanhar o comboio...

Essa questão de teres processadores AMD de 90nm a gastar 125W é um exemplo, pois o Intel E8200 é um processador de 45nm a gastar 65W.
O que faz com que, em teoria, os processador da Intel gastem menos energia e libertem menos calor. O que julgo que se verifica na prática.
my.php

ok, se conseguir 50º em full load com o quarto a 30º ja fico feliz
são 8.40 da manha, tempo mais fresco do que ontem e já vai nos 51º (e a subir) so a navegar na TZ
o vendetta pra 530g, pelo que vi numa review qq e tem 135mm de altura.
será que cabe na nox coolbay window?
estive tb a ver esta review do Vanquisher http://www.overclockersclub.com/reviews/ocz_vanquisher/5.htm

relativamente ao cpu a comprar intel será o e8200 e no caso da amd o 5200+ (que custa quase 70€ a menos) ou o 5600+ (que custa 40€ menos) pelo que duvido que o intel me de os 40€ a mais na pior das hipoteses.
 
o vendetta pra 530g, pelo que vi numa review qq e tem 135mm de altura.
será que cabe na nox coolbay window?

Boas, o Vendetta cabe na nox coolbay window bem.
Até já coloquei um thermalright 120E numa coolbay basic, e fechava a caixa, ficava era mesmo sem espaço.o T120E tem 160mm altura, assim como o Vendetta2.

De qualquer maneira entre os que podem caber aí e ficar com espaço decente o Vendetta deve ser o ideal porque tem performances muito boas e fica a volta dos €23. O Vanquisher perde na ventoinha, pelo que "ouvi" faz mais ruído que os outros.

Review entre os OCZ:
http://techgage.com/article/ocz_cpu_cooler_roundup/



Cumprimentos
 
Ok, chega de fazer hijack ao MEU thread!!!>(

tou a gozar, tão na boa desde que me respondam a min tb.

eu este mês já posso gastar mais guito no dissipador, e tou numa de gastar até 60€.

o que axam do THERMALRIGHT SI-128 SE.? é que ninguem respondeu.
é importante ter em conta que com a minha caixa não consigo por um dissipador com mais de 145mm de altura. e tenho uma ventoinha de 250mm a apontar para a motherboard.
 
starrk julgo que esse tem o mm problema discutido em cima.
a fan teria que mandar ar para baixo. julgo que o asus silent knight all seria uma boa opção para ti (e para mim se n fosse tão caro)
 
Ok, chega de fazer hijack ao MEU thread!!!>(

tou a gozar, tão na boa desde que me respondam a min tb.

eu este mês já posso gastar mais guito no dissipador, e tou numa de gastar até 60€.

o que axam do THERMALRIGHT SI-128 SE.? é que ninguem respondeu.
é importante ter em conta que com a minha caixa não consigo por um dissipador com mais de 145mm de altura. e tenho uma ventoinha de 250mm a apontar para a motherboard.

Sendo assim tens THERMALRIGHT SI-128 SE, se tiveres espaço "pós lados" ou o THERMALRIGHT ULTIMA90I, que tem 139mm.
Ou ainda como disse em cima o OCZ Vendetta, que já traz ventoinha.

Se fosse eu a escolher era Ultima90i... com 6 Heatpipes de cada lado - €37
e
uma Noiseblocker XE1 120mm 1000RPM ; 16dBa ; Fluxo de ar: 58 m3/h- €7,20
ou
+RPM -Ruido Noctua Fan NF-S12 120mm 1200RPM ; 17dBa ; Fluxo de ar: 81.0 m3/h - €17


Cumprimentos
 
Ok, chega de fazer hijack ao MEU thread!!!>(

tou a gozar, tão na boa desde que me respondam a min tb.

eu este mês já posso gastar mais guito no dissipador, e tou numa de gastar até 60€.

o que axam do THERMALRIGHT SI-128 SE.? é que ninguem respondeu.
é importante ter em conta que com a minha caixa não consigo por um dissipador com mais de 145mm de altura. e tenho uma ventoinha de 250mm a apontar para a motherboard.

Esse dissipador supostamente é bastante bom, mas eu optaria antes por um Noctua NH-C12P. É mais caro mas já trás uma fan bastante boa e pasta térmica.
 
Ok, chega de fazer hijack ao MEU thread!!!>(

tou a gozar, tão na boa desde que me respondam a min tb.

eu este mês já posso gastar mais guito no dissipador, e tou numa de gastar até 60€.

o que axam do THERMALRIGHT SI-128 SE.? é que ninguem respondeu.
é importante ter em conta que com a minha caixa não consigo por um dissipador com mais de 145mm de altura. e tenho uma ventoinha de 250mm a apontar para a motherboard.
Esse dissipador supostamente é bastante bom, mas eu optaria antes por um Noctua NH-C12P. É mais caro mas já trás uma fan bastante boa e pasta térmica.
Pelo que estive a ver o THERMALRIGHT SI-128 SE é bastante bom, para uma opção em que tens o ventoinha a soprar ar no sentido do CPU. Mas tens de comprar a ventoinha à parte, porque esse dissipador não traz nenhuma.
Para dissipadores com esse tipo de desenho concordo com o yahh, o Noctua NH-C12P poderá ser uma melhor opção, que já aqui tinha sido referido e com fotos, é mais caro (preços da *****), mas traz uma das melhores ventoinhas de 12cm do mercado a NOCTUA NF-P12-1300.
Feitas as contas, pelos preços da *****, estes 2 dissipadores com ventoinha ficam na ordem dos 58€ cada.

Se ainda andas à procura duma ventoinha de 12cm para a saída de ar traseira da tua caixa, uma NOCTUA NF-S12-1200 é muito boa (tenho uma na minha caixa e estou muito satisfeito) e a NOCTUA NF-P12-1300 parece ser tão boa ou melhor, principalmente se a grelha traseira for muito fechada e não deixar passar muito ar.
É feia? Segundo a maioria das pessoas, É! Mas depende dos gostos.
É boa? Muito boa.
O que é que eu prefiro? Qualidade acima de tudo, e não vejo por aí muitas marcas a darem 6 anos de garantia em dissipadores e/ou ventoinhas.


ThermalRight 120Extreme,Black Edition :D
Esse dissipador é grande para o espaço que ele tem na caixa: 145mm de altura disponíveis na caixa e o dissipador tem 160.0[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]mm de altura.


[/FONT]
starrk julgo que esse tem o mm problema discutido em cima.
a fan teria que mandar ar para baixo. julgo que o asus silent knight all seria uma boa opção para ti (e para mim se n fosse tão caro)
Aqui vou ter de me "contradizer".
No caso da caixa do Starrk, que tem uma ventoinha de 25cm a soprar directamente para a motherboard e CPU, um dissipador que sopre no mesmo sentido dessa ventoinha poderá ser mesmo a melhor opção, como é o caso do THERMALRIGHT SI-128 SE e do Noctua NC12P.
Mas para quem tenha uma caixa sem ventoinhas laterais e que o fluxo de ar seja: entrada de ar frio pela parte de baixo da frente da caixa e saida do ar quente pela parte de cima da traseira da caixa (com ou sem ventoinhas a ajudarem nesse fluxo de ar). Um dissipador tipo torre, que tenha 1 ou mesmo 2 ventoinhas a soprarem ar através do dissipador no sentido "da frente para a traseira da caixa", deverá ser a melhor opção.

Sinceramente, se eu tivesse que escolher entre estes dois sistemas a minha escolha ia para um sistema em que o ar não fosse soprado contra os componentes, mas sim que o ar fosse forçado a atravessar os componentes.

No meu caso é quase isso que eu tenho, apesar de não ter pensado nisso quando comprei o meu PC.
Neste momento tenho uma caixa que não é grande coisa, mas que o fluxo de ar é: da frente-baixo para a traseira-cima. Com uma ventoinha NOCTUA NF-S12-1200 a tirar o ar quente, e o dissipador Zalman 9500 a soprar o ar no sentido dessa ventoinha, sem ventoinha a ajudar na entrada de ar (pq não há onde a colocar).
E até ver, estou bastante satisfeito :D
 
Última edição:
Aqui vou ter de me "contradizer".
No caso da caixa do Starrk, que tem uma ventoinha de 25cm a soprar directamente para a motherboard e CPU, um dissipador que sopre no mesmo sentido dessa ventoinha poderá ser a mesmo a melhor opção, como é o caso do THERMALRIGHT SI-128 SE e do Noctua NC12P.
Mas para quem tenha uma caixa sem ventoinhas laterais e que o fluxo de ar seja: entrada de ar frio pela parte de baixo da frente da caixa e saida do ar quente pela parte de cima da traseira da caixa (com ou sem ventoinhas a ajudarem nesse fluxo de ar). Um dissipador tipo torre, que tenha 1 ou mesmo 2 ventoinhas a soprarem ar através do dissipador no sentido "da frente para a traseira da caixa", deverá ser a melhor opção.

Sinceramente, se eu tivesse que escolher entre estes dois sistemas a minha escolha ia para um sistema em que o ar não fosse soprado contra os componentes, mas sim que o ar fosse forçado a atravessar os componentes.

No meu caso é quase isso que eu tenho, apesar de não ter pensado nisso quando comprei o meu PC.
Neste momento tenho uma caixa que não é grande coisa, mas que o fluxo de ar é: da frente-baixo para a traseira-cima. Com uma ventoinha NOCTUA NF-S12-1200 a tirar o ar quente, e o dissipador Zalman 9500 a soprar o ar no sentido dessa ventoinha, sem ventoinha a ajudar na entrada de ar (pq não há onde a colocar).
E até ver, estou bastante satisfeito :D

agora baralhaste-me td outra vez
em principio irei comprar a nox coolbay que tem uma fan de 120 à frente e outra na lateral
ainda sera melhor opção o vendetta? ou o max orb passa a melhor? ou até o Scythe Kama Cross?
 
agora baralhaste-me td outra vez
em principio irei comprar a nox coolbay que tem uma fan de 120 à frente e outra na lateral
ainda sera melhor opção o vendetta? ou o max orb passa a melhor? ou até o Scythe Kama Cross?

Nenhum desses outros dois passa a melhor. O Vendetta é mesmo significativamente superior.
 
1 x TEAM XTREEM DARK DDR2 2x1GB PC6400
1 x Tacens Sagitta Silver
1 x AMD Athlon 64BIT X2 DUAL-CORE 5200+ Box SKAM2
1 x LCPower 550W Silent Giant 140mm
1 x Msi K9A2CF AMD790FX SKAM2
1 x OCZ Vendetta
1 x Western Digital Disco Rigido 320gb 16MB Sata II
1 x Sapphire Ati HD3870 512MB DDR4 PCI-E
1 x LG DVD+/-Rw H20NS10 Bulk SATA Preto

Total:519.1 €

então para esta configuração o vendetta é o melhor?
a caixa é a nox coolbay window silver, mas n havia no configurador
 
agora baralhaste-me td outra vez
em principio irei comprar a nox coolbay que tem uma fan de 120 à frente e outra na lateral
ainda sera melhor opção o vendetta? ou o max orb passa a melhor? ou até o Scythe Kama Cross?

Nenhum desses outros dois passa a melhor. O Vendetta é mesmo significativamente superior.
Peço desculpa por te ter baralhado, mas não era essa a minha intenção!

Acho que deves ir pelo que te diz o yahh, pois ele tem um Vendetta e deve saber do que está a falar.


Para tentar clarificar o que disse no meu post anterior.

Se tiveres 2 PC's com configurações iguais, na mesma caixa, mas com sentidos do fluxo de ar diferentes:
Sistema A - Fluxo de ar a atravessar a caixa desde uma entrada frontal-inferior até uma saída de ar traseira-superior.
Sistema B - Fluxo de ar a entrar pelo painel lateral, a ser soprado para cima da motherboard/CPU/Gráfica/memória e a ser expulso por uma ventoinha na traseira da caixa.

E se tiveres 2 dissipadores com performances iguais, imaginemos que é o caso por exemplo dos seguintes:
Dissipador X - Noctua NH-U12P - Torre com uma ventoinha de 12cm a soprar ar através duma lateral do dissipador (de preferência no sentido: entrada de ar frontal --> saída de ar traseira).
Dissipador Y - Noctua NH-C12P - Dissipador voltado para baixo com uma ventoinha de 12cm a soprar ar através do dissipador, de cima para baixo, na direcção do CPU.

Em principio, tendo em conta a minha experiência (pouca) e alguns conhecimentos que tenho de termodinâmica e física de fluídos (alguns), as combinações ideais seriam:
Sistema A + Dissipador X
Sistema B + Dissipador Y
Porque o fluxo de ar provocado pelos dissipadores estaria em sintonia com o fluxo de ar geral do sistema.

Mas se se o Dissipador Y fosse mais fraco que o Dissipador X, as combinações ideais seriam:
Sistema A + Dissipador X
Sistema B + Dissipador X

Por outro lado, se o Dissipador X fosse mais fraco que o Dissipador Y, as combinações ideais seriam:
Sistema A + Dissipador Y
Sistema B + Dissipador Y

NOTA: Claro que isto é mais teoria que prática, porque na construção de um PC há sempre imensos factores que podem contribuir para que duas máquinas iguais, montadas pela mesma pessoa, tenham comportamentos diferentes a nível de desempenho do sistema, mas também a nível de eficiência térmica.
Basta por exemplo, num desses sistemas aplicar mal a pasta térmica, para haver ligeiras diferenças nos resultados finais.


Por isso no teu caso, tendo em conta o teu orçamento, os dissipadores existentes de que já se falou aqui e a caixa que vais comprar, e tal como disse atrás, acho que ficas melhor servido com o OCZ Vendetta.


Em relação à caixa, NOX COOLBAY WINDOW, se calhar podias era mudar a ventoinha que vem na lateral para a saída de ar na traseira, onde não tem nenhuma. Ou então compras a NOX COOLBAY BASIC e com os 15€ que sobram (mais uns 4€) compras uma ventoinha melhor para colocar na saída de ar traseira. Assim ficas com um sistema "homogéno" em termos de fluxo de ar.

Espero que agora tenha conseguido esclarecer a confusão anterior...
 
eu tou numa de escolher um que mande o ar pra cima da MB, assim não tenho de comprar mais ventoinhas e ponho a ventoinha de 25 a ajudar o dissipador (em teoria funciona)
eu estava numa de comprar o da noctua, mas depois deparei-me com esta review em que põe os dois lado a lado com a mesma ventoinha, e o SI 128 SE ganha por alguns graus.
Entretanto essa historia do ultima 90 tambem me deixou interessado, mas axo que se puser uma fan de 12 no gajo ele vai bater na ventoinha lateral na mesma, e alem disso não encontro nenhuma review com o ultima e o 128 lado a lado, o que poderia tirar algumas duvidas.


outra duvida parva, a minha mobo tem uma entrada de 4 pins para a ventoinha do processador, posso por lá uma ventoinha só com 3?

e já agora se comprar uma Scythe ULTRA KAZE de 2000 rpm e no speed fan a baixar para 1000 ela fica igual a uma que venha com 1000RPM de fabrica, ou elas têm um design diferente adaptado a cada tipo de rotação?
 
Última edição:
Back
Topo