És um switcher? Fala de tua justiça.

- És "switcher" de Mac para PC ou de PC para Mac (afirmação). Porque decidiste fazer o
"switch"?


Tenho um Macbook Pro 2.4 GHz há cerca de duas semanas. Por enquanto considero-me um "inquirer".
Pretendia um portátil com display de 15.4'', resolução mínima de 1440x900 e 2GB de RAM na configuração base. Dos modelos à venda em Portugal, encontrei apenas Asus, Apple e Dell. Resoluções idênticas ou superiores são comuns apenas em modelos de 17''. O Dell não tinha um preço muito diferente do Macbook Pro. Em relação ao Asus, fiquei com a percepção que a autonomia era um ponto fraco.
O Macbook Pro preenchia os meus requisitos e tinha em termos nominais melhor relação autonomia/portabilidade. O design era também uma mais valia.


- Estás satisfeito com o "switch"?

É um pouco prematuro, mas o equipamento está abaixo das minhas expectativas.

Problemas:

- dois freezes em duas semanas
- embora as temperaturas do CPU sejam perfeitamente aceitáveis, a caixa por vezes fica demasiado quente, provavelmente devido ao material metálico.

OS X

- incompatibilidade com model ADSL com ligacao USB (sem router, como tinha a funcionar no Windows)
- prefiro o task bar do windows ao dock. Penso que o Dock não agrupa várias instâncias da mesma aplicação. Corrijam-me se estiver enganado.
- não consegui transferir ficheiros de um pc com xp sp2 para o Mac, através de uma ligaçao directa por ethernet, como esperado. Aqui talvez o problema seja o facto de o PC estar com partição VFAT. Testei transferências de um PC com vista para Mac e fui bem sucedido.

Incómodos antecipados:

- Teclas são um pouco pequenas.
- Home, End, Page Up, Page Down keys (sem Fn) davam jeito
- FileSystem em discos externos.

- O que te agrada mais, agora que fizeste o "switch"?

- Qualidade do Ecrã
- Funcionalidade do Exposé.
- Menor preocupação com segurança e menos tarefas de manutenção do OS.
- bash shell integrada

- Voltarias atrás? Porquê?

Talvez. Em breve vou instalar o windows xp através do bootcamp, para ter maior compatibilidade out of the box com periféricos e aplicações. Se não tivesse esta opção provavelmente já tinha trocado o MacBook Pro. Adquiri o Mac principalmente pelo hardware e design, por isso se aparecesse um modelo pc com hardware, autonomia , dimensões e peso semelhantes consideraria mudar.

- Pretendes cortar o cordão umbilical com o sistema antigo definitivamente? Porquê?

Não. Por razões de compatibilidade "out of the box" com periféricos e aplicações comerciais.
 
- prefiro o task bar do windows ao dock. Penso que o Dock não agrupa várias instâncias da mesma aplicação. Corrijam-me se estiver enganado.


Não é problema da Dock. O Mac OS X não permite correr múltiplas instâncias da mesma aplicação. Podes é abrir vários documentos na mesma aplicação. São filosofias diferentes.

Rui Batista
 
Viva,

Aqui vai o meu comentário, se bem que possa não agradar a todos.

Sou mac user à 3 anos e como eu infelizmente não sei fazer mais nada senão trabalhar o meu MBP é quase perfeito. Apenas programo. Nada mais, só faço programação.

Mudei porque me incentivaram...

O que me chateia na comunidade mac é que estes pensam que sabem mais que os outros todos e que não existe nada melhor que o MAC.

A UBS diz que é preciso ter calma quando se dá o valor previsto das acções da Apple e vem logo uns sujeitos (macdailynews, e outros) afirmar que a UBS não sabe do que está a falar e é negligente em alguns aspectos.

Eles estavam apenas a chamar de negligentes à União de Bancos Suiços. Mas eles é que sabem.

É uma luta diaria dos utilizadores MAC tentarem provar que são melhores que os outros todos, usando argumentos que nao fazem sentido ou falsos. É claro que não são todos, mas ainda são alguns.


Antigamente visitava todos os sites possíveis sobre MAC, macdailynews, macworld (este ainda visito), MacNN, thinksecret, appleinsider, macroumors, macportugal, appletuga, etc, etc. Para estar sempre em cima do acontecimento...

Agora já perdi o interesse. E visito este mesmo forum menos vezes. Se bem que aqui o pessoal é muito acima da média.

E quem foi o génio que inventou a ideia de que os Mac users tinham que ser amigos. Estou sentado numa mesa e vem uns tipos falar comigo a pedir para falar sobre mac, e afins, pedem email, telefone, etc, etc. No meu tempo era preciso mais que isto para sermos amigos.

Eu arrisco-me a dizer que isto acontece porque agora ser um utilizador MAC começa a ser comum. Temos que ser realistas, não são muitos os que abandonam o Windows para ir para um *****, ficar sem jogos e programas (tou a falar antes da transição...). Mas acontece. E deixa de ter estilo ser um mac user. Eu "senti" isso, quando aparecia na escola com o ibook branco (dahhh) o pessoal (com conhecimentos de informática) chamava-me de doutor, no gozo claro, mas muito sinceramente nunca percebi porque é que os mac users ficaram com essa alcunha, só se for por os computadores antigamente serem caros.. Não interessa.

Eu estou no MAC enquanto o mac for melhor que o Windows naquilo que eu faço. Ou seja, Zend Studio, Aqua Data studio, Firefox, Email, Qnext, OmniOutliner (Sim, eu sei, que raio de vida levas tu...). Nunca tive o vicio de jogar, nem gosto, por isso fico bem com o MAC.

Não estou a dizer que não existem mac users responsáveis e coerentes, existem, mas são mais difíceis de encontrar..

Ser mac user já não é ser especial, é ser comum...

Inté
 
O primeiro computador q tive foi nos anos 80 e foi um mac classic. Nessa altura não ligava muito a computadores mas não gostava de ter um computador a preto e branco e não poder fazer nada com ele.
Em 1995 comprei um "pc", porque era o que havia mais e eu desconhecia o mundo apple, apesar de cá em casa nunca ter havido um "pc". Com o "pc" eu podia fazer tudo, na altura não havia grandes compatibilidades entre os 2, por isso o "pc" era o mais útil para os meus estudos.

Passaram os anos e o meu pai sempre a chatear-me a cabeça, acabei por aderir ao mac mini.
É claro que gosto, já trabalhava com os macs que o meu pai sempre teve, por isso não foi novidade.
Agora atrapalho-me quando tenho que trabalhar com os "pcs" da faculdade e há certos programas que preciso que só existem para windows.
 
Tou kuase a ser um switcher..o meu MBP vem na Terça e ja tou a roer-me todo...a pergunta k vou fazer s calhar n se enquadra mt bem aqui, contudo acho que é pertinente faze-la.

O que sentiram mais falta do windows? O windows media player? Acho que o iTunes (versão windows) está muito fraco em relação ao software da microsoft
 
Sinceramente o meu Quicktime Player (com o Flip4Mac) mostra ficheiros .wmv melhor que o Windows Media Player.
No Windows Media Player não posso fazer scrubbing nem avançar ou retroceder frame a frame com as teclas do cursor.
No Quicktime Player posso fazer ambas as coisas, até mesmo com ficheiros .wmv

Rui Batista
 
Genial era o iTunes suportar todos os tipos de ficheiros que o perian suporta. Isso sim. Indexar os nossos videos pelo iTunes , um sonho.
 
amo o office 2007 e adoro o design da apple... juntem os dois e tenho um orgasmo!

enfim... foi a frase que me veio a cabeça... anyway.. sempre usei o windows, mas ja mexi com apple e ubuntu. todos cativam-me pelo design gráfico (old times =ubuntu; futurista=apple; fast-as-you-can=windows) e pela possibilidade de criar trabalhos graficamente excelentes...

mudava para um mac?... se puder usar o office 2007 sem perder uma opção sequer... sim... porque? pelo design do hardware... e o vista? perguntam-me voçês.... o vista continuaria a usa-lo... satisfaz-me usar vários interfaces ao longo do dia... elimina a monotonia =)

mudava para ubuntu ou outra distro de linux? tendo em conta a má experiencia que tive com o ubuntu (e a famosa, ou antiga famosa, missao impossivel de ligar wifi ao ubuntu) acabou por obrigar-me a elimina-lo do meu pc e da minha vida... quem sabe com o meu regresso à faculdade o encontre mais inteligente e mais acolhedor.

o que me faz mudar? a diferença e a desigualdade entre interfaces de sistemas.. mudava se o pudesse fazer várias vezes ao dia.
 
Bem não resisto e como switcher ainda verdinho tenho que deixar o meu comentário!

Decidi finalmente dar o passo, depois de ver alguns computadores apple a funcionarem e depois de ler um artigo da revista Pcworld do mês de Agosto que fala disso mesmo, faz uma comparação entre utilizadores Apple e PC e o grau de satisfação, etc.

A minha namorada precisava de um computador com mais alguma mobilidade do que o que tinha e então decidiu também vender o antigo e comprar um Apple.

Então a decisão foi Macbook pro 15" 2.2ghz para mim e Macbook 13" 2.16Ghz para ela.
Fomos encomendar na 6ª feira (07/09/2007) na poweron onde tinham disponibilidade dos dois computadores que fomos buscar da parte de tarde.

Quando chegamos a casa, já um pouco tarde, ficamos sentados tipo 2 miúdos a preencher os dados iniciais, o sono derrotou-nos, mas o contentamento era tanto que acho que nem dormi bem de noite.

No dia seguinte ao instalar o AdiumX no Macbook 13" notei um ponto no ecrã, uma dor no peito apoderou-se... e mudei o fundo do ecrã para cinzento sólido, e era, não um mas dois dead pixels! Amanhã vou lá trocar o Macbook! O Macbook Pro não aparenta quaisquer sinais. Espero que o próximo não tenha senão ela mata-me (não sendo a culpa minha, sabem como são as mulheres, ainda por cima depois de conhecerem um Macbook branco)

Bom, pelo que vi até agora, não penso voltar outra vez ao PC, apesar de neste momento estar ainda a escrever no meu velhinho que espero vender em breve.
Gostei de toda a utilização apesar de ainda não ter sido o suficiente para dar uma avaliação a 100% mas penso não estar enganado. Até o meu Lacie funciona melhor. Não tenho aqueles problemas sempre que quero ejectar o disco do computador.
Adorei o AdiumX!

Tem um ambiente mais agradavel, só me sinto ainda confuso com os atalhos, a tecla delete (ainda não percebi qual é), a tecla da maçã e claro o trackpad que não tem botão direito. Mas é fantástico, quando se passa dois dedos ele faz scroll...

Não sei, olhem, antes eu criticava aqueles que diziam "só compro mac" agora percebo e até estou com medo de me tornar um fanático!

Já agora deixo-vos o exemplo, comprei 1 Zen microphoto 4gb no ano passado, tava em promoção e tal e tava tentando no ipod mas como era mais caro... Já vendi o Zen há uns tempos porque acho aquilo de uma utilização não muito prática, não gostei dos botões sequer nem dos menus, o meu quando estava no menu os phones faziam ruido...

No outro dia estive com o ipod de um amigo na mão e percebi que a diferença de preços compensa e não vejo comparação, então estes novos... vamos ver se sobram uns euros! :D

Desculpem a seca!

Para resumir:

Estou muito feliz, até tenho medo de usar para não estragar! só pena o macbook ter 2 dead pixeis mas vai-se resolver.
 
Tem um ambiente mais agradavel, só me sinto ainda confuso com os atalhos, a tecla delete (ainda não percebi qual é), a tecla da maçã e claro o trackpad que não tem botão direito. Mas é fantástico, quando se passa dois dedos ele faz scroll...

Delete = fn + backspace, se queres fazer ctr + alt + del é Maçã + Alt + Esc
O trackpad pode ter botão direito, tens de activar isso nas preferencias do sistema, depois de ativado basta pores dois dedos no tracpad e clicar.
A tecla Maçã..... só sei que quase todos os atalhos têm a maçã pelo meio... da imenso jeito (pra mim pelo menos)
 
Também acho que dá imenso jeito! mas até me habituar!
Já agora sabes algum programa para verificar dead pixeis?
E software para gravação de cds/dvds? Ando à procura.
 
A tecla Maçã..... só sei que quase todos os atalhos têm a maçã pelo meio... da imenso jeito (pra mim pelo menos)

Não são quase todos. São TODOS!
É uma questão de coerência. TODOS os comandos dos Macintosh que têm atalho por teclado, usam a tecla COMMAND.
Já no Windows, há shortcuts que usam o Shift, outros o Ctrl, outros o Alt, etc. Muito coerente... NOT! ;)

Rui Batista
 
Não são todos nada, ora faz zoom ao com a wheel do rato (ctrl + rodar para cima) aonde está a maçã? Poie é. Alguem rompeu a linha do espaço tempo......

A maioria sim, usa a maçã, mas não são todos, alias sabias que podes mudar os atalhos para o que quiseres? Com maçã, sem maçã.

e mais uma vez trazes o windows a baila, mesmo sem ninguem o ter chamado pra dançar....
 
Também acho que dá imenso jeito! mas até me habituar!
Já agora sabes algum programa para verificar dead pixeis?
E software para gravação de cds/dvds? Ando à procura.
Pra dead pixeis tive uma altura uma widget, que tentava corrigir isso, não recomento. os programas que há fazem o que já fizes-te, põem uma cor solida no ecran....

Para gravar cds/dvds ha o Burn (simples,free) e o Toast (avançado,pago)
 
Obrigado desde já pela ajuda! O toast é o da roxio certo? Acho que vou para o burn já que é free.

Já que este tópico fala do switch de PC para Mac... tenho mais uma coisa a dizer que foi um dos motivos que me levou a mudar, é que encontra-se bastante software free e o software normalmente (pelo que tenho visto) faz o seu trabalho sem ter aquelas coisas desnecessárias. Como alguém disse e muito bem "para que quero um telemóvel com torradeira se eu não faço torradas?".
 
Back
Topo