Empregos de informática no estrangeiro

Também eu ando a pensar mandar-me para o estrangeiro, não porque esteja descontente com o meu actual trabalho e empresa mas porque gostava de experimentar trabalhar lá fora.

@saga56 pelo que sei sobre emigração para a Austrália é muito complicado entrar neste país, pois arranjar qualquer tipo de visto não é nada fácil. Julgo que a melhor forma de entrar na Austrália é ires já com contrato assinado ou prestes a assinar. De outra forma tens que te sujeitar a um pagamento excessivo (cerca de 5 mil €) mais um exame de inglês com boa nota (que é complicado).
Sei disto porque há cerca de 2 meses fui assistir a uma sessão de esclarecimentos de uma agência de emigração para lá.
Há também a hipotese de adquirires um visto de estudante, mas isso não te dá direito a uma estadia sem regresso marcado...
 
Pois, já li à uns tempos que os vistos são complicado e de curta duração!

Também não estou descontente com o meu trabalho, mas gostava muito de ter esta experiência.

Mete um pouco de medo tentar procurar algo pela net sem saber historias de confiança onde não foram enganados e etc, principalmente indo para um país do outro lado do mundo.

Só estou no meu primeiro ano de trabalho e talvez seja por isso que tenha este medo de me aventurar por empresas que não conheço, mas vou dar uma vista de olhos no link anterior, quem sabe se não encontro algo. Queria primeiramente só tentar 1 ano, mas já lá vi que falam em 2.

Sabem mais sites, de confiança, onde possa procurar algo na Austrália?
 
Pois, já li à uns tempos que os vistos são complicado e de curta duração!

Também não estou descontente com o meu trabalho, mas gostava muito de ter esta experiência.

Mete um pouco de medo tentar procurar algo pela net sem saber historias de confiança onde não foram enganados e etc, principalmente indo para um país do outro lado do mundo.

Só estou no meu primeiro ano de trabalho e talvez seja por isso que tenha este medo de me aventurar por empresas que não conheço, mas vou dar uma vista de olhos no link anterior, quem sabe se não encontro algo. Queria primeiramente só tentar 1 ano, mas já lá vi que falam em 2.

Sabem mais sites, de confiança, onde possa procurar algo na Austrália?

este acho que é bastante conhecido http://www.seek.com.au/
 
Ainda a pouco tempo andava à procura de duas pessoas para trabalhar em Genebre como programadores Java/J2EE , foi difícil mas consegui arranjar pessoas com inglês e francês fluente, com currículo para o cargo, quase todos os dias se vê nos jornais pedidos de emprego na área de informática por aqui, neste momento a google em Zurich esta a procurar bastantes colaboradores, se quiserem procurar jobup.ch, jobs.ch.
 
E' um pouco mais que na Irlanda tambem pagas consideravelmente mais em imposto.

Aqui ate' 36.400 eur (se nao fores casado ou nao tiveres filhos) e' taxado a 20% so depois e' que passa a 41%


Ai e' 40% certo?

no final vai dar ao mesmo em termos de rendimento liquido


Q. Em relacao ao arrendamento... caro, barato?
 
Última edição:
Afim de dar continuacao 'a conversa que segue na thread http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=537597&page=268 (pag 268 ate' 276)

E' bom puxar esta thread de volta ao activo.


Malta fora de portugal... toca a abrir os olhos a esta gente!!! :D


(era porreiro se os moderadores/admin pudessem puxar/mover algum do conteudo dessa thread para aqui)

Vão aqui metendo bastante informação que eu daqui a 5 meses também tenciono arriscar uma nova aventura e imigrar, assim vai ser mais fácil escolher o destino :D
 
Mesmo naquelas empresas que procuram pessoal júnior?
Pensava fazer algo semelhante mas se dizes que não há resposta.:(


É para onde tenho enviado CVs.

Até agora só uma resposta a dizer que iriam enviar o meu cv ao cliente (apos me fazerem duas entrevistas telefonicas) mas nada depois.
 
Boas,

Eu já contei a minha história no outro post. No entanto, vou tentar resumir aqui um pouco o meu percurso.

Trabalhei sempre como programador, em varias linguagens.

2003 terminei a licenciatura
2003 primeiro emprego 1200 euros a recibos verdes
2004 "palmadinha nas costas, nao preciamos mais de ti, boa sorte"
depois de 2004 a 2008 andei em outsourcing (muitas palmadas nas costas e boa sorte) em varias empresas daquelas de encher chouriço e em 2008 tive o ordenado mais alto que consegui ter em portugal
fui dispensado, indeminizado e depois com o inicio da crise, os ordenados desceram... o emprego a seguir foi com um salario MUITO mais baixo ao anterior ( quase 500 euros mais baixo ).. Tive que aceitar, já estava farto de estar parado e tinha contas para pagar....
em 2011 mudei de emprego novamente, onde ganhava um bocadinho mais e estive lá até 2013 até que emigrei.

A gota de água que me levou a emigrar foi mesmo o aumento do IRS e os duodecimos. Passei me mesmo. Não ter controlo sobre quanto ganho assim daquela maneira não é aceitavel para mim. Já a taxa extraordinaria do natal no ano anterior nao tinha achado piada nenhuma.

Em Outubro de 2012 decidi que ia emigrar (sozinho) para Inglaterra mas não podia ir "á cowboy", isto é, largar o emprego cá e ir sem nada garantido. Não podia arriscar tal situação pois estava a pagar carro e casa.

Este foi o meu plano:

1) Marcar a primeira viagem.

Marquei as ferias normalmente no meu emprego mas guardei alguns dias para ter margem de manobra. O RH sabia do meu plano e compreendeu porque é que eu mudava constantemente as ferias.

2) Começar a pesquisar sobre entrevistas em inglaterra, formatos do cv, oportunidades de emprego, melhores cidades para trabalhar,etc.

Sites de emprego ingles, blogs, foruns, pesquisei tudo... Tenho o meu CV num formato que me orgulho imenso, tudo faz sentido, ordem de informação para quem lê, do mais importante para o menos importante, tamanho da fonte, formato, etc, etc.
Estou inscrito numa data de sites de emprego ( reed, jobsite, technojobs, monster, entre outros ). Li alguns blogs de emigrantes portugueses em inglaterra para sacar mias alguma informação com as experiencias deles.

Ainda hoje recebo telefonemas e emails de propostas de emprego. Disso aqui há aos pontapés, pelo menos na nossa área.

3) Buscar um numero de telemovel inglês

Muito importante. Toda a gente me manda passear ( porque não querem pagar roamings) mas quando eu digo isto mas a verdade é que dois meses com o numero portugues recebi 3 chamadas e numa semana com o numero ingles recebi 11 chamadas.... Sim, muitas eram agencias de recrutamento, mas com numero tuga nem essas ligavam.

Na ultima ida agendada a Londres, recebi um telefonema ainda no aeroporto de Heathrow na viagem de regresso para portugal de uma empresa que me fez varias perguntas. Na semana seguinte, já eu em Portugal, essa mesma empresa chama-me para uma segunda entrevista. Disse que eu não tinha disponibilidade financeira para regressar a inglaterra tão cedo ( nunca pensei que fosse entrevista para fazerem proposta logo, ja tinha tido destas ) e eles disseram que de mim, só precisvam da disponibilidade ( meter um dia de férias ) que eles tratavam do resto. E assim o fiz. Fui e vim no mesmo dia a entrevista e fiquei com o emprego.

Durante todas as minhas idas a inglaterra, tive 3 propostas ( aceitei uma claro ). Os valores das propostas oscilavam entre as 60.000 libras / ano e as 35.000 libras / ano.

E pronto, desde Agosto que sou emigrante. Ganho quase 3 vezes mais do que ganhava em Portugal ( também tenho mais despesa ) mas em termos de chegar ao fim do mês aflito.... ainda nunca aconteceu e estou a pagar casa e carro em lisboa e casa aqui.. Em portugal acontecia sempre que tinha uma "surpresa" ( multa, arranjo do carro ou mota ou outra despesa inesperada ) em que chegava ao final do mes com saldo negativo.

---

Em termos da minha experiencia e das situações que tenho encarado:

Casa

Um 31 arranjar casa em Oxford, principalmente no final de Agosto, inicio de Setembro que toda a gente está a regressar às aulas e anda tudo á procura do mesmo. Tive um mês em arrendamentos de curta duração (3 casas diferentes). Que seca, sempre a mudar de casa....

Burocracia

Banco - O maior pincel em inglaterra é abrir conta em banco (conta decente, não é daquelas com limitações) quando se está lá há tão pouco tempo. Desde os problemas com a máfia brasileira à uns anos atrás que eles acabaram com as facilidades todas. Tive que usar a morada de um amigo meu em londres, com uma declaração do emprego com montes de informação que nem diz respeito ao meu emprego ( a minha morada anterior e onde nasci ) blablabla....

National Insurance - O numero pelo qual somos identificados em termos de impostos, segurança social, utente, etc... é um numero para tudo. Esta entrevista foi facil, mas como estava a usar a morada do meu amigo, tive que ir para a zona dele ( Hertfordshire ) para fazer a dita entrevista. Algumas duas horas de viagem de camioneta. Ficou feita, passado um mês tinha o numero em casa do meu amigo.

Atenção aos impostos e dupla tributação no ano em que emigram (isto só é importante se por acaso forem investigados pelo fisco português). Há acordos para cada país.

Emprego

Os ingleses são muito burocraticos. Não me deixaram começar a trabalhar enquanto não conseguisse passar nos testes de "Health and Safety" da empresa ( saber onde estao os extintores, para que serve cada tipo de extintor, saber onde é o rendez-vous point no caso de emergencia, etc, etc ). Assim eles teem uma prova que, em caso de algum problema comigo numa situação de perigo, que eu tinha todas as informações necessárias para sair do edificio em segurança. Tenho um formulario para preencher para refilar com o material que me é entregue. Se gosto do monitor, se preciso de uma cena para levantar o portatil ao nivel aceitavel, se gosto da cedeira, se gosto do portatil, etc,etc...

Nunca vi nada disto em Portugal, lol...

Se por acaso vierem para cá e tiverem chefes ou patrões naturais do País de Gales, preparem-se para não perceber a ponta dum corno do que eles dizem. É tipo os açoreanos (sem intenção de ofender) daqueles que se vê que viveram lá a vida toda...

O que me faz confusão mesmo é sair às 17h porque teem que ligar os alarmes na empresa, lol. Epa, eu gosto e agrada-me mas faz me confusão porque tenho muita coisa para fazer e prefiro adiantar trabalho naquela altura que estou com a pica toda do que continuar de manhã e poder "perder" o fio à meada.

Feriados aqui em Inglaterra, muito poucos... Creio que por ano são menos que em Portugal, acho que não há feriados por concelho...por exemplo, eu desde que estou a trabalhar para ingleses ( agosto ), só vou apanhar 3 feriados este ano .... um em agosto, o natal e o boxing day.

---

Neste momento estou na Letónia, a fezer training na aplicação a que fui alocado. A "fábrica" desta aplicação é aqui. A minha empresa só a arquitectou, o desenvolvimento é feito por terceiros. Fui contratado como Tech Lead desta aplicação, tenho que a conhecer bem para poder estimar tempos e prazos de alteração, correcção de bugs, subidas a produção, etc.... Vou programar menos, é verdade, mas para já estou satisfeito.

O meu treino aqui na Letónia termina a 18 de Novembro, altura em que regressarei a Oxford, já com o know-how necessário para poder gerir esta aplicação.

A experiencia até agora está a ser agradavel... É diferente... Apesar de saber falar inglês fluentemente ( tive 12 anos de inglês ), ainda hoje me sinto um bocado isolado ( sim, estou na letónia mas mesmo em oxford sentia o mesmo que sinto aqui ). Os meus amigos tugas estão em Londres, eu estou em Oxford. É um tirinho mas nem sempre posso ir lá.

Se por algum motivo, perder o emprego, não tenho quaisquer intenções de regressar a Portugal para trabalhar. Acho que não me vou conseguir re-habituar à realidade portuguesa de IT nem à realidade portuguesa em termos de impostos.

Espero que seja util as informações que aqui dou.
 
Última edição:
Muito útil mesmo, obrigado pela partilha (muito importante a parte da Burocracia e Casa). Se alguém pudesse fazer um post semelhante em relação a outros países seria muito bom (Irlanda por exemplo).
 
Muito útil mesmo, obrigado pela partilha (muito importante a parte da Burocracia e Casa). Se alguém pudesse fazer um post semelhante em relação a outros países seria muito bom (Irlanda por exemplo).

a parte da casa podia estar mais completa, o problema é que eu como sabia que vinha para a letonia, nao me quis comprometer logo a compromissos de longa duração... quando mudei de casa pela segunda vez, achei que nao valia a pena... agora quando regressar em novembro sim, vou ter outra vez o mesmo drama...

paciencia.
 
Boas,

Eu já contei a minha história no outro post. No entanto, vou tentar resumir aqui um pouco o meu percurso.

(...)

Espero que seja util as informações que aqui dou.
Excelente post!

Muito útil mesmo, obrigado pela partilha (muito importante a parte da Burocracia e Casa). Se alguém pudesse fazer um post semelhante em relação a outros países seria muito bom (Irlanda por exemplo).
Posso adiantar que o meu background e' diferente (não sou Eng. Informático ou sequer Programador, mas tenho uma grande paixão por Tech) e a forma como vim para a Irlanda também é diferente.

Em relação ao processo de "legalização" relacionado com casa, banco e trabalho, foi mais ou menos semelhante ao Spinal2k. Também aqui têm Health & Safety como prioridade e fornecem training para o efeito, ergonomics assessments todos os anos ou sempre que sintas que precises de uma re-avaliação ou substituicão de cadeiras, monitores, mesas, etc... surreal em relação a realidade Portuguesa e também aí se vê o nivel e a responsabilidade civica das culturas.

Eu depois também meto um post mais extensivo a contar assim por alto a minha experiência.
 
Muito útil mesmo, obrigado pela partilha (muito importante a parte da Burocracia e Casa). Se alguém pudesse fazer um post semelhante em relação a outros países seria muito bom (Irlanda por exemplo).


No meu caso eu procurei emprego através de recrutadores (na altura tinha cerca de 4 anos de experiencia). Perdi vastamente a conta ao número de entrevistas telefónicas que fiz, grande parte delas eram em áreas que eu tinha dito explicitamente que nao queria trabalhar. Quando reuni um grupo de entrevistas que me pareciam interessantes viajei até cá (paguei eu a viagem). Decidi-me por uma proposta quando cheguei a lisboa.
Antes de chegar cá marquei visitas de apartamentos nos 2 primeiros dias e escolhi um deles. A nível de burocracia tudo se resolvia com uma carta do empregador a dizer que tinha chegado cá e ia trabalhar para eles (para a conta no banco a carta já precisava de uma morada final). Foi relativamente rápido excepto ter a conta bancária tratada (creio que foram 3 semanas no total para ter acesso, mas alguns imprevistos aconteceram, como o pin nunca chegar). Desde entao vou no meu terceiro trabalho cá e nao pretendo voltar a pt nem a ferros.

Se alguém tiver dúvidas especificas sobre morar/mudar para aqui pode estar a vontade para perguntar aqui ou por pm.
 
Posso deixar a minha experiencia na suiça

Pais calmo , muito trabalho na nossa area , e bons ordenados

Dificil arranjar casa barata , principalmente nas grandes cidades , geneve , lausanne ect entre 1500 e 2500 francos por 1 t2 ( aqui chamam tres peças e meia por um apartamento com 2 quartos )
Obrigatorio ter uma segurança de saude - minimo 250 f
Transportes nao ha problema , todas as pequenas terras tem comboio a toda a hora e autocarros ( atençao que os preços nao sao brincadeira).

Resumindo , para quem tem formaçao na area como eu , aconcelho vivamente a procurarem ( ex http://www.jobup.ch/ ) Quem nao tem formaçao e quer vir a aventura , sinceramente esqueçam com os preços daqui nao da para aventuras .
 
Back
Topo