[EM CURSO] PC very low budget - Extreme Edition

A título de curiosidade, passei de 4GB (2x2GB Kingston Hyperx DDR2 800Mhz CL5) para 8GB Kingston DDR3 1333Mhz CL9 (2x4GB), aí há uns dois meses, bem como troquei o Q6600 pelo E5450 (20€ c/portes incluídos, via Singapura).
Para comparares, dei 37,50€ pela ram vinda da Alemanha, e vendi os 4GB por 30€ c/portes, por isso, se conseguires os 8GB por ~20€ era top mesmo, como te disseram. Tenta.
 
Muito obrigado pelos conselhos. Então assim já tenho uma melhor ideia do que vale. A minha dificuldade era mesmo que 90% da ram ddr2 que se encontra são sticks de 1gb. 5% são sticks de menos de 1gb, e por isso mesmo é que era tão dificil para mim avaliar o preço, visto que por norma um stick de 2gb devia ser mais caro que dois sticks de 1gb.

Há dois vendedores que vendem a leilão estes sticks Kingston. Um vende 6 sticks (assim sempre podia vender 2 sticks e recuperar dinheiro) e outro vende 4. Tenho esperança que vou conseguir comprar 8gb no máximo por 30.- com portes. Entre os dois, devo conseguir apanhar um bom negócio... Agora é só esperar...

Ontem estava com curiosidade para ver se conseguia jogar alguma coisa com esta Geforce 8600GT... O Tomb Raider 2013 rodava numa média de 23 fps com settings em low, em 720p :rrotflm:
 
Fast News

Boas pessoal... Já recebi a R9 270x no final da semana passada mas como a fonte (que de qualquer das formas era apenas temporária) que tenho tem apenas 1 cabo pcie, não consigo me adianta nada... Tirei umas photos e é realmente enorme, mas não conseguindo fazer nada com o pc assim prefiro deixar quieto. Todavia, tenho novidades sobre o hardware, e finalmente o PC vai estar completo muito brevemente, só faltando + 4gb de ram 800MHz :D
Vou listar os meus negócios que obtive confirmação hoje:

Fonte - é mesmo muito complicado encontrar algo nos usados que valha a pena. Novo é no mínimo 40.- com portes por algo decente. Mínimo 2 cabos pcie 6 pin (não, não gosto nada de adaptadores 6pin>12pin), pelo menos 80 plus e que não seja muito velha... Nos usados não encontrava nada de "incrivel" como negócio. O que estava como melhor negócio era uma beQuiet de 630w por 40.- + portes, mas já com uns 5-7 anos... Depois encontrei uma FSP Hexa +, 400w, que ficava limite mas que funcionaria sem problemas se não abusasse muito no OC. Quando enviei mensagem já tinha vendido, foi mesmo uma venda rápida, estava por 20.- apenas... Depois encontrei várias antigas, com 9-12 anos. Encontrei Enermax, Corsair, tudo com o que precisava, mas algumas faltava 80 plus ou bronze, e là está estavam todas velhas... Por 15-25.-, ainda preferia dar 40.- por uma nova... Novamente, usando termos diferentes do usual para procurar o que pretendia, acabei por cair numa Dell n875e-00. 875w, dois cabos pcie, 80 plus, de 2011 ou 2012, veio de um Alienware Aurora R3...

Estava a 35.- fora os portes. Visto que o anuncio estava online há uns valentes meses, decidi apostar tudo na negociação. Quando pedi qual o melhor preço que me podia fazer com portes incluidos, ele disse-me 35.-, que assim oferecia-me os portes.
Disse-lhe que era impossível. Que a fonte tem alguns anos e que por 40.- compro uma nova com dois anos de garantia, 80 bronze, 600w (não referi pelo preço era LC-power :whistle: ). Disse-lhe que lhe dava 25.-
Respondeu-me a dizer que ma deixava por 30.- então... Mas respondi novamente a dizer que era demais pelo o que era, e que não podia dar mais que 25.- pois era para um projeto e já só tinha 27.- de margem... Também lhe disse que remarquei que já havia uns meses desde que o anuncio estava online online, e que se não podesse compra-la por 25.- max, portes incluidos, então que deixaria passar esta fonte... Depois de 5 horas, ele respondeu-me que a deixava por 25.- (remarquei no email que não parecia muito contente, mas duvido que muito pessoal a encontrasse pois ele nem sequer meteu "fonte" (em francês) ou algo do tipo... Meteu "transformador, e por isso é que estava difícil de encontrar e imagino que é por isso que ela anda já há um tempinho na net sem encontrar dono). Fiz a transferência agora à noite por netbanking, espero que ele a vai mandar depressa :D

RAM - Um dos leilões acabou. Consegui apenas 1 kit 2x2gb da tal Kingston que referi num post anterior. Estava no trabalho durante o final do leilão (14:41) por isso não pude continuar a leiloar... Ficou-me por 7.- e como tinha dito o envio estava a 10.- por os 3 sticks de RAM. enviei então um email ao vendedor para dizer que como tinha conseguido obter apenas 1 dos 3 kits, que preferia que me enviasse por um envelope en vez de o fazer com um package por 10.-. Assim disse-lhe que em vez de lhe transferir 17.- (7+10 como estava referido no site), que lhe transferia 10.- pelo kit da ram e para o envio por envelope, que custa 1.- apenas aqui na Suiça... Ele respondeu-me: 7+1=8... Transfira-me 8.- que eu envio-lhe isto isto pelo correio num envelope (: . Obviamente agradeci-lhe muitíssimo, e transferi-lhe os 8.- esta noite igualmente. é mesmo muito agradável encontrar pessoas assim. Felizmente episódios destes acontecem regularmente aqui na Suiça... Se não estivesse a tentar obter o melhor preço possível para este projeto, enviava-lhe na mesma 10.-


Agora o falta-me leiloar no segundo leilão, que também vende os mesmos kits de memória Kingston. Este vende 2 kits, mas vou tentar leiolar apenas um, visto que desta vez este pede apenas 2.50.- para o envio. Mas se for o único a leiolar, acho que vou leiloar os dois kits e vendo 1 kit mais tarde noutro site para ganhar dinheiro e reduzir o budget final do projeto. Por enquanto ninguém fez nenhuma oferta, por isso cada stick está a 5.- (22.50.- para 4x2gb com portes). Acaba daqui a um dia e meio. Mas fico descansado por saber que pelo menos 4gb 800MHz estão seguros, e que só me falta encontrar mais 4gb para ficar perfeito!
Espero mesmo receber a fonte e a ram rapidinho, assim poderei meter aqui as últimas fotos com o projeto concluido, e começar com os testes/benchmarks e mostrar-vos do que isto vai ser capaz :D

Se tiver sorte e conseguir os tais 4gb de ram que me falta por pouco dinheiro, poderei tentar comprar um cooler e esperar ficar dentro dos 150-160.-, o que seria mesmo genial por um pc assim!!


Cheers :victory::winknu::victory::winknu:
 
Bad News...

Boas... Tenho novidades sobre a fonte e cooler. Infelizmente, saíu-me o tiro pela culatra com esta fonte...


FONTE
Já que ela demorou uma semana a chegar, só tive más sorpresas com esta fonte Dell de OEM Delta... ela pode ser excelente, e deve ser o caso, mas é muito especial. Deparei-me com dois grandes problemas:
- Não tem cabo 4 ou 8pin cpu
- O cabo ATX 24pin é muito curto... Curtíssimo!!
Esta fonte é mesmo especial. Em vez de ter um cabo 4 ou 8pin para o cpu, tem um segundo cabo (imagino eu, ATX) de 20 pins, este desta vez, longo...
Andei a ver os esquemas dos pins na internet, e ví que fontes Dell são muito especiais. Não me costaria muito fabricar um cabo 4pin para o cpu (2x 12V, 2x terra), mas o problema é que teria que comprar um adaptador para que o cabo 24pin seja longo o suuficiente... Pelo preço que costaria, trabalho e risco de fazer asneiras, decidi abandona-la. Vou comprar outra, desta vez um modelo "convencional", e esta Dell já está a venda... Com esta brincadeira se não perco dinheiro a vendê-la, já tenho muita sorte...
O problema é mesmo encontrar uma fonte de ocasião, que vale o preço... Pagar 40.- por uma fonte 500w 80 plus com 6 anos, thanks, but no thanks. Por 50.- compro novo...
Só espero não demorar muito a encontrar uma fonte. Encontrei uma Enermax Liberty por 10.-, mas vi que foram comercializadas em 2006. E mesmo sendo barata e tendo tudo o que necessito, não sei se é uma boa ideia gastar dinheiro com uma fonte que já tem mais de 10 anos. Não sei se alguém tem alguma experiência e me pode dizer se vale a pena e se é minimamente seguro como opção...


COOLER
Pelo menos com isto, normalmente, fiz bom negócio, e não há muito de enganar... No tal site que falei há muitos leilões que começam a 1.- . Claro, é raro algo ser vendido por 1.-, mas desta vez parece que mais ninguém procurava isto (é verdade que é raro ver-se à venda na net, visto ser barato novo...) Comprei um Arctic Freezer 13 por 1 franco! Muito pena que o preço para enviar por correio um pacote, por muito pequeno que seja, é 7.- ... Mas mesmo assim, acho que não foi mau negócio por 8.-, um Freezer 13, com todo o material para socket Intel (775 e afins). Novos são vendidos por 33.- por aqui, por isso estou contente. Pelo menos algo de positivo nesta última semana...


Pronto é isto. Peço desculpa pela falta de notícias mas andei sem grande tempo. Só falta mesmo uma fonte para começar a brincar com a máquina!!
Se tiverem sugestões por favor, não se acanhem. Tudo é bom de ouvir!!


Fiquem bem, cumps! ;)
 
Eu já comprei duas fontes de 35€ para 2 PCs diferentes. Um deles tem essa fonte há quase 2 anos e está com overclock de 3Ghz para 4Ghz (soket 775, quad core). O outro tem um AMD Phenom II x4 955 há perto de 1 ano a trabalhar com essa fonte, ligado 24/7.

Venham-me de lá dizer que "ai por esse preço deve ser uma valente porcaria"... é pa.. não quero saber, estão em duas máquinas antigas, e até ver não me posso queixar. As fontes são de marca Tooq.

Portanto, acho um erro andares a ver fontes usadas, sabe-se lá às vezes com quantos anos de uso, por 50€ quando por pouco mais de metade podes ter uma nova com garantia.
 
Quando falei de 50€ era por uma nova...
Aqui nao tenho marcas commo tooq e afins. A mais fraca qualidade é lc power, mas nada por menos de 40.- ...
Por isso é que ando à procura de usado...
 
Já me arrependi de não ter comprado a LC600H - 2.31 por 31.- quando tinha um desconto de 15%...
Agora ando aqui à espera a contar as estrelas. A única razão de não ter comprado foi por pensar que conseguia arranjar, pelo preço, pelo menos uma 80 plus, de ocasião com 2 ou 3 anos. Mas nunca pensei que o mercado de ocasião das fontes fosse assim tão mau...

Já recebi o cooler. O estado está impecável. Só me falta mesmo a fonte para começar a brincar com este menino...
 
A Tooq que está no AMD veio substituir uma LC de 500w ou algo assim parecido. Esteve lá uns 6 anos. Aliás, até tenho ideia que fiz o upgrade do P4 3.4 para o AMD e mantive essa mesma fonte. Portanto até é capaz de terem sido mais anos. Das LC também não tenho motivo de queixas
 
estou a fazer uma coisa idêntica,
tenho muito material de socket 775 lá para casa e este fim de semana comprei mais 2 pc's core 2 duo :D (fiquei prai com 5 pcs...)

um deles, que é um Pentium d 3,4 vou oferece-lo, o outro, um core2duo e6850, 4gb corsair, fonte nox 700w, grafica 8800gts, sb audigy, dvd plextor, caixa thermaltake aguila, cooler 9500led, 2 discos sata de 7200rpm, um de 500gb e outro de 320,etc

vou-lhe trocar o cpu por um xeon e eventualmente a grafica para ligar a uma tv e jogar a 720p
tenho lá outro core2duo que tem 4gb, Pentium e2180 puxado a 2,8ghz, etc só para media streaming que vou colocar numa caixa slim

mas considerando que por 6-7€ se conseguem quad cores... acho que perco a cabeça e troco tudo por quad core :D
onde compraste o teu xeon?
 
Última edição:
mas considerando que por 6-7€ se conseguem quad cores... acho que perco a cabeça e troco tudo por quad core :D
onde compraste o teu xeon?

Comprei num site de vendas privadas na Suiça, pois vivo aqui.


...Actualizando...

Boas pessoal!!
Tenho andado muito ocupado e tendo dias muito preenchidos, tendo muito pouco tempo para o fórum, mas hoje consigo vir aqui dar umas notícias...

Esta procura da fonte levou muito mais tempo do que eu esperava... Mesmo difícil de arranjar algo de jeito.
Acabando por "quebrar" de paciência e experando que tenha sido boa compra, leiloei por 15.- mais 7.- de portes uma PC Power & Cooling Silencer 610 EPS12V. Ok, eu sei até que ponto isto parece gralha, mas antes de leiloar fui informar-me, e felizmente... é uma fonte de OEM Seasonic, tem tudo o que preciso (24 ATX, 4 CPU, 2x 6pin pci-e), 80 plus, 610W. Das reviews que vi, só encontrei muito bons resultados. Apenas com uma fan de 80cm, a temperatura está na média, mas o barulho é reduzido. Das reviews com mais fama encontrei um golden award dado pela hardwaresecrets. Também encontrei vários comentários de pessoas a dizerem que mesmo após 7-8-9 anos, a fonte ainda funciona perfeitamente. Nada que me admire, vindo da Seasonic.

Pelo preço parece-me bem, de qualquer das maneiras, farto de esperar, tinha que comprar alguma coisa. E visto que é, para mim, primordial ficar dentro do orçamento, achei uma boa opção esta PC Power & Cooling (que nome mais esquesito)
Durante este tempo todo também consegui arranjar mais 4gb ddr2 800MHz, desta vez de marca Mushkin. Mesma voltagem et latências que os primeiros 4gb da Kingston, imagino que vai tudo funcionar lindamente.
Bom duvido muito que agora tenha problemas. Só me falta receber a fonte para começar a bombar com isto. Mas por agora fiquemos por um resumo das peças:

Caixa, motherboard 775, HDD, leitor cd-dvd, monitor: 30.-
CPU 771: 20.-
GPU: 48.-
RAM: 8.- + 12.- = 20.-
Fonte: 22.-
Cooler: 8.-
Total: 148.- (127.65€)


Acho que o preço está excelente por estes componentes. Só falta confirmar que tudo funciona nas boas mas estou confiante que sim. Espero mesmo que o próximo post da minha parte é com fotos da build final, tudo montadinho e a funcionar.

Muito obrigado por continuarem a acompanhar isto, mesmo com os atrasos que tem havido! Muito obrigado pessoal!


Fiquem bem
 
já experimentaste o cooler novo ? fez diferença?
meio inspirado por ti estou a fazer uma coisa idêntica, ainda só gastei 1/3 mas ainda me faltam umas coisas!
 
Back
Topo