Evento E3 2023

ValtermcPires

Colaborador
Staff
ZyUc2SW.jpeg

"We are thrilled to bring back E3 as an in-person event with ReedPop, a global leader in producing pop culture events," said ESA president and CEO Stanley Pierre-Louis.

"The past three years have confirmed that E3 convenes our industry like no other event. ReedPop brings world-class talent and a keen understanding of the video game industry, which will serve to enhance the E3 experience for years to come."

ReedPop president Lance Fensterman added: "It is a tremendous honor and privilege for ReedPop to take on the responsibility of bringing E3 back in 2023. With the support and endorsement of the ESA, we're going to build a world-class event to serve the global gaming industry in new and broader ways than we already do at ReedPop through our portfolio of world leading events and websites."

https://www.gamesindustry.biz/artic...vHo8xiGFvYKn18_DK-bBxG8L1zZ5aDGMYsOneBQVImsYA
 
Notícia triste.

Mesmo com o formato mais fraco dos últimos anos prefiro 1000 vezes a E3 aos eventos do Geoff. Aliás, prefiro a E3 como era em tempos a qualquer um dos formatos independentes dos 3 fabricantes de consolas, mas pronto, paciência.
 
Por um lado, caso aconteça, tenho imensa pena porque prefiro de longe todo o formato da E3 (numero de dias, horários, conferencias, cobertura de entrevistas e outras divulgações no show floor, etc) do que o Summer Game Fest.
Aliás, gosto muito do Geoff como apresentador desde que assistia ao Invisible Walls do Gametrailers. Mas a realização dos eventos criados por ele têm um ritmo tão lento que se tornam aborrecidos de assistir.

Por outro lado, caso Nintendo não esteja presente (já que a Sony era certo) ou até mesmo nenhuma das três grandes. Fico também satisfeito por ser um grande rombo para a ESA (os organizadores da E3) já que eles não são flor que se cheire.
 
Um dos problemas que tenho com as apresentações do Geoff é ele convidar para os seus eventos celebridades de Hollywood, que nada tem a ver com a indústria dos videojogos. Não gosto nada dele estar a "Hollywoodificar" os videojogos.
 
Saudades, sair da escola ou do trabalho e ir direto para casa ver isto, fazer direta para ver apresentação da Sony que era sempre de madrugada. Era um espirito enorme naquela altura o coração até saltava com as novidades, tudo se foi...Eu adorava aquilo!
 
Um dos problemas que tenho com as apresentações do Geoff é ele convidar para os seus eventos celebridades de Hollywood, que nada tem a ver com a indústria dos videojogos. Não gosto nada dele estar a "Hollywoodificar" os videojogos.

Depois do que foi a apresentação do Al Pacino nos últimos Game Awards, confesso que consigo entender o teu ponto de vista.
Até pareceu que alguém o enganou ao indicar-lhe o caminho para algum sitio, e de repente ele viu-se em cima de um palco numa conferência sobre a qual ele não sabia nada da temática.

Mas acho que existem problemas maiores que esse, que tornam os eventos realizados pelo Geoff aborrecidos.
Assim de repente e comparando a E3 com o Summer Games Fest, sinto que existe uma falta de consistência de ritmo devido aos grandes intervalos entre cada apresentação/evento.
Já não me lembro se foi no ano passado ou no outro anterior, que tivemos o dia com a conferência principal, outro dia com conferências de várias marcas pequenas ou sem sentido num evento sobre esta temática, houve também um dia que foi para o direct da Microsoft (que nem sequer foi algo exclusivo do Summer Games Fest), depois só passado um mês é que houve outro dia acho que sobre a Square Enix, e por fim, a caminho dos dois meses foi aquela actuação sinfónica do Sonic.

Ou seja, neste evento, fora o dia da conferência principal e o dia seguinte, o resto das coisas nem sequer são exclusivos do Summer Game Fest. São outros eventos independentes, realizados e transmitidos pelas respectivas marcas, em que mais parece que o Geoff vai pedir com jeitinho se eles não se importam que a sua data esteja também divulgada no cartaz do Summer Games Fest.

Quanto às conferencias em si, seja do dia principal do evento de verão ou do Game Awards, falta ali a magia das conferencias da E3.
Faltam as demonstrações no palco em tempo real, faltam os representantes carismáticos de cada companhia a anunciar os seus jogos, falta a maluqueira do Panda do Just Dance entrar por ali a dentro com a banda atrás dele, falta a interação com o publico de quem sobe ao palco, faltam mais anúncios de demos actualmente disponíveis para download ou jogos oferecidos.
Ou seja, faltam todos aqueles ingredientes que até 2018 tornavam a E3 tão interessante.
 
A verdade é que estamos a ficar velhos.

Falando por mim, quase nos 40, tenho uma percepção das coisas totalmente diferente do pessoal nos seus 20.
 
A verdade é que estamos a ficar velhos.

Falando por mim, quase nos 40, tenho uma percepção das coisas totalmente diferente do pessoal nos seus 20.

Penso que não seja uma questão de idade, é a qualidade que se tem vindo a degradar de ano para ano.
Chamem-lhe o que quiserem, mas isto não é a E3.
Independentemente de teres 20 ou 40 anos.

Um evento com os grandes players da industria dos videojogos, sem Sony, Microsoft e Nintendo ?
Nah, não é uma E3.
 
Isso só é capaz de acontecer no caso dos organizadores tomarem consciência e ao verem que a Nintendo não estará presente e a Microsoft será uma incerteza (e tendo em conta que a Sony e EA já não estariam), decidam passar a cobrar menos a todas as empresas e/ou produtoras que queiram estar lá presentes.

É que até agora os indies só lá entraram, foram anunciados em palco ou simplesmente tiveram o seu espaço na zona de demonstração, porque faziam parte das apresentações da Sony, Microsoft, Nintendo, EA ou Ubisoft. Porque eram estas que garantiam os seus bilhetes.
Fora estes grandes nomes - e não estou a dizer que a Ubisoft não vai estar presente - talvez só exista a Developer Digital para levar os indies.
 
Acho que a E3 morreu.
Uma pena era que aquela altura do ano especial que tentava sempre tirar tempo para ver as conferências em direto, cheguei a tirar férias nas datas das E3 .

O game awards por exemplo já não gosto, não simpatizo nada com o geoff keighley e detesto aquela ideia ele querer "Hollywoodizar" o evento.
 
Última edição:
A E3 é extremamente cara para o retorno que dá hoje em dia...

Não existe qualquer lógica para os moldes atuais daquele evento. Ficaram parados no tempo e não souberam evoluir.

A Sony já a alguns anos disse que atualmente gasta uma fração do que gastava na E3 e consegue um retorno muito maior com seus próprios eventos.

Tem total atenção de toda a comunicação social, consegue controlar horário, data e convidados ao melhor timing possível, consegue atrair maior público imediato e pós evento, pois não precisa concorrer por notícias durante alguns dias, ao contrário da E3 que muitos anúncios ficavam perdidos no meio de grandes IPs, etc, etc... Isso tudo dentro dos seus estabelecimentos e com custos bastante controlados.
 
Back
Topo