[Dúvidas] Samba - Partilha entre Windows e Linux

Rede entre Windows e Linux !?

Comecei agora a descobrir o mundo Linux, mais precisamente o Ubuntu, e digo desde já que estou fascinado, no entanto a migração do Windows para o Ubuntu não está a ser fácil devido às dificuldades que estou a ter em configurar a partilha de internet.

Tenho uma portátil Asus, celeron, Windows XP SP3, com ligação ADSL Clix e que partilha internet para um portátil Tsunami no qual tenho instalado o Windows XP SP3 e o Ubuntu 8.04.

Quando acedo à rede através do windows consigo ter internet, mas não consigo quando o faço através do Ubuntu.

O Ubuntu consegue ligar-se à rede, no entanto parece que não há sinal e não consigo ter internet, tentei configurar manualmente, introduzindo IP fixo, IP dinâmico,…

Mesmo assim não consegui ter net no Ubuntu.

Pesquisei no Google, mas não encontrei soluções para o problema, o Tsunami usa o chipset Intel® Pro/wireless 2200BG e pelo que vi no site do Ubuntu os drivers são instalados automaticamente.

Agradeço as dicas que me possam dar com vista à resolução do problema.
 
Última edição pelo moderador:
Bom... eu já cheguei a fazer o mesmo! Pela descrição que fazes parece-me que poderá ser o windows a bloquear o acesso à net ao ubuntu dado que ele consegue ligar! Tens que configurar a partilha no windows... e dar acesso na firewall que estiveres a usar no windows! Tenta desligar a firewall para ver se é esse o problema!
 
Isso que pretendes fazer não é muito razoável. Se conseguisses arranjar um router provavelmente todos os teus problemas de gestão de Internet numa LAN ficariam resolvidos, com muito menos dor de cabeça.

De qualquer maneira (e porque o que tu queres é uma solução para a questão que colocaste), experimenta instalar e configurar o Samba, na tua máquina Ubuntu. Sinceramente não sei se é a ferramenta apropriada para ligações de net. Vê o artigo.
 
Problema de partilha vista - ubuntu

Boas, pessoal. Tenho um problema que gostaria de ver resolvido mas já dei voltas e nada.
É o seguinte:

Tenho duas máquinas. Uma com Vista e outra com Ubuntu e tenho pastas partilhadas em ambos.
tenho o samba instalado. A partir da máquina windows, consigo ver e aceder à partilha ubuntu mas a partir do ubuntu (nautilus) consigo ver o grupo de trabalho, as máquinas mas não consigo ver as partilhas do vista. O curioso é que instalei o konqueror e a partir deste consigo ter acesso a tudo!!!
Alguem pode ajudar?
 
Desculpem lá tar a desenterrar o tópico.. mas penso ter um problema semelhante também com o Samba..

Passa-se o seguinte, estou a tratar da manutenção de material(informático) de uma empresa e neste momento estou a tratar de centralizar todos os ficheiros num servidor que foi comprado para esse fim.

No servidor está instalado o CentOS 5.2 com o Samba para fazer windows file sharing.
Quanto à rede tudo está ligado e os clientes detectam o servidor e concedem aceder a ele. Mas quando tento abrir uma pasta partilhada ele pede um user e password, ao inicio criei um e deu, depois sem mexer em mais nada deixou de aceitar :S
Não consigo enviar dados para o servidor via samba.
Neste caso a protecção das pastas partilhadas com user e password seria bom, uma vez que há informação que os funcionários não devem de ver.

Tenho usado o webmin para gerir o samba, tambem ja tentei com o samba-swat..

Outro problema é que por vezes quando tento abrir a pasta depois o windows diz que não pode aceder à pasta porque não a encontra.

Neste momento nao me encontro junto do servidor para postar aqui o SMB.conf, mas amanhã tratarei disso assim que lá chegar.

Até lá alguém imagina o que possa ser ?

Obrigado.
 
Obrigado pela resposta. Vou tentar a solução sugerida. Eu consigo vêr a partilha do vista no ubuntu mas só com o konqueror e não com o nautilus pelo que pensei que o problema fosse mesmo do nautilus.
 
Ubuntu+Samba

Boas pessoal estou com um problema inicei a pouco tempo no mundo do linux tenho estado a tentar partilhar os meus ficheiro no ubunto com os restantes pcs la de casa com o windows. A configuração do samba foi retirada do site vivaolinux as impressoras funcionam bem mas nao estou a conseguir partilhar a pasta que pretendo.
Deixo aqui a conf para ver se há algum erro que nao me deixe partilhar a pasta pertendida.

[global]
workgroup = GRUPO_TRABALHO
realm = SERVER
netbios aliases = SERVER
server string = SERVER
security = DOMAIN
log file = /usr/local/samba/var/log.%m
max log size = 50
os level = 99
preferred master = Yes
domain master = Yes
dns proxy = No
ldap ssl = no
socket options = TCP_NODELAY SO_RCVBUF=8192 SO_SNDBUF=8192
create mask = 07777
directory mask = 07777
force unknown acl user = Yes
domain logons = yes
encrypt passwords = true
# domain admin group = god #utilizadado no samba 2
# admin users = carlos # Utilizado no samba 2
logon script = netlogon.bat
logon path = \home\profiles\%U
wins server = xxx.xxx.xxx.xxx # coloque o ip do seu server
wins support = yes

[homes]
comment = /home/joao
browseable = yes
writeable = yes
[printers]
comment = Impressoras
path = /usr/spool/samba
printable = Yes
browseable = No

[dados]
path = /home/Música
read only = No
inherit permissions = Yes
inherit acls = Yes
guest ok = Yes
[netlogon]
comment = Servico de Logon
path = /etc/samba/netlogon
guest ok = Yes
browseable = No
[publico]
comment = Area Publica
available = yes
path = /home/publico
public = yes
writeable = yes
printable = no

Eu penso que esta tudo ok mas nao esta a funcionar a partilha da pasta Música nem aparece!:wow:
 
instala o GUI

sudo apt-get install system-config-samba

sudo system-config-samba

ou Sistema - Administração - Samba
 
Muito mais facil do que andar no ficheiro conf.

Estou com uma outra duvida tenho tb no meu portatil o ubuntu e queria poder imprimir apartir da impressora que tenho partilhada no meu pc fixo com o windows funciona bem mas no ubuntu nao estou a conseguir instalar não sei bem como fazer.
:lol:
 
Aceder a ficheiros do windows atraves do Ubuntu

Boas,

eu estou a tentar aceder atraves do meu hardy aos ficheiros que partilho na rede windows com password. se vou a parte rede no ubuntu ele detecta o pc windows mas abro e nao tem pastas la dentro.

instalei o samba (o facto de detectar a rede windows ja n devia dizer que tenho o samba instalado?) e com o comando smbclient -L e o ip ele mostra-me as pastas do meu computador windows.

como faço para lhes aceder? nao da para fazer sem ter que utilizar a linha de comandos? isto foi coisa que nunca tentei em ubuntu, pensei que andasse mais avançado.

se nao tivesse password sem o samba instalado dava para aceder ao conteudo certo? é que se eu no meu router ligar um disco ele partilha-o na rede e no ubuntu consigo aceder aos ficheiros!

no windows ele detecta o pc com ubuntu cm servidor samba e da para me ligar a ele.

obrigado desde ja.
 
Podes perfeitamente fazer partilhas de ficheiros e aceder aos mesmos "graficamente". Não precisas de fazê-lo através da linha de comandos. Tens isso tudo à disposição através do samba.

Em relação aos ficheiros do Windows: como estão sobre um sistema de ficheiros diferente de GNU/Linux, vais precisar de um pacote chamado 'ntfs-3g'.
 
ja tenho esse pacote. penso que nao é assim tao linear. sem instalar nada no ubuntu ele ja detectava as redes windows e os computadores e acedo na boa a ficheiros partilhados desde que a partilha nao tenha password, isso nao devia ser o trabalho do samba que eu tb pensava que ja vinha no ubuntu?

é que eu instalei o samba na mesma pelo apt-get....
 
Windows Domain authentication com NLTM

Boas.

Estou a desenvolver um website, e para a parte de administracao do site, estou a tentar utilizar NTLM para verificar o login do utilizador na maquina, para permitir ou nao entrar na parte de administracao.

Consigo fazer isso sem problema. Acontece que após estar autenticado, ao tentar fazer alguma operacao no site que envolva botoes do tipo submit (enviar parametros por post) o browser apresenta-me uma caixa de dialogo para inserir login e password, uma vez que o NTLM devolve a mensagem de Access denied.

Alguém com o mesmo problema?

Cumps.
 
Montar servidor Linux

Boas pessoal. Tenho um pc antigo em casa que não está a ser usado e queria pô-lo como servidor.

Ubuntu é uma boa solução? Foi a distro que mais usei, talvez seja mais aconselhável manter-me fiel a ela caso o seja. E que aplicações me recomendam, tanto a nível de funcionalidades como de segurança? E sobre este último ponto, que cuidados preciso ter?

Obrigado desde já a todos.
 
Back
Topo