[Dúvidas] Fedora 10

boa tarde, pretendo comecar a utilizar o fedra 10 para ver como funciona. Nunca mexi em linux e pesquisei na internet, queria colocar umas duvidas que poderao ser ridiculas e por isso peco desculpa.

Temos de começar por algum lado e no início muitas são sempre rídiculas, mas é assim que se aprende ;).

´1- o yum paga se ? para fazer download de updates, aplicacoes, etc... alguma coisa se paga, ou posso fazer os downloads a vontade?andei a ler uns sites que diziam que se pagava entao fiquei com medo.
Não. Não faço ideia do que andaste a ler.

2- como e q instalo uma nvidea geforce 7600 gt? e que da me a sensacao q o pc faz mais barulho com o linux.
Bastará instalares os drivers nvidia e talvez correr a aplicação nvidia-xconfig . Depois de instalares no "menu das aplicações" deverás ter o nvidia-settings que te permite configurar aspectos da gráfica.

3- como e q instalo o efeito cubo?
O efeito cubo é efectuado pelo compiz-fusion. Podes ir ao adicionar e remover programas no menu "aplicativos", deve pedir a pass de root, depois pesquisas por compiz e instala os pacotes q ele encontrar.
Depois num dos menus terás alguma forma de o configurar, tipo em sistema e deve chamar-se efeitos de desktop.

Eu não sou mais específico porque não tenho fedora, mas ajudo colegas que o têm.
Boa sorte.
 
Resolução não é alterada

Pessoal:
Instalei o Fedora numa máquina para testar mas estou a ficar desapontado.
Depois de instalar as drivers da Nvidia para a FX 5700 a resolução ficou mais baixa do que com as drivers nativas que instalou (nem vi quais eram).
Ora, já alterei o xorg.conf da forma que sabia mas nada se alterou. Continuo com a porcaria da resolução de 640x380 e por mais que faça não sai dali.
Alguém passou por algo parecido?????
Já procurei no forum oficial e não encontro resolução.
 
Estranho.
Instalaste dos repos do rpmfusion ou usaste mesmo o script da nvidia?

Os dos rpmfusion.


EDIT: Ok. consegui colocar no logging window a resolução correcta.
Desta vez alterei o xorg. conf e ficou direitinho com as definições do monitor.
Mas..........há sempre um MAS....... quando vai carregar o gnome passa-se e deve meter um frequência marada no monitor que ele desliga.
 
Última edição:
[Duvidas]Fedora 10

Pessoal o que acontece é o seguinte:
Hoje fiz o download e instalei o fedora 10, aparentemente uma optima distro... instalei e sem problema algum acedi á internet atraves da minha placa da kanguru a huawei 220... isto enquanto estava no curso... entretanto vim para casa...liguei o pc a net através da minha rede doméstica... e uma vez mais sem problemas entro no firefox e começo a navegar... de repente não consigo abrir um site...actualizo a pagina e continua sem entrar...retrocedo... a pagina tbm ja n abre a anterior... vou ver as definições de rede e continuo ligado... com o sinal sempre a cerca de 58%... fui ver a firewall desactivei-a para experimentar e mesmo assim não ocnsigo aceder a internet...já sem opcções de escolha e ja sem saber o que fazer decidi então recorrer aqui ao forum...

Se me expliquei mal ou tenho que dar alguma informação digam que a darei logo logo, quero é este problema resolvido...logo agora que pensava fazer uma migração total para linux...acontece isto de um momento para o outro sem uma razão aparente, visto q sem fazer qualquer alteração deixei de conseguir aceder...sinceramente n entendo... estou a tirar informatica mas estou a ver que cada vez entendo menos destes computadores lol


Cumps
 
Última edição:
Olá

Para a net funcionar vou dar uma dica: desactiva o protocolo ipv6 a partir do firefox, escrevendo na barra dos endereços 'about:config' e depois faz enter. Aparece-te uma listagem longa das diversas confifurações. Procura por 'ipv6'. Uma vez encontrado, desactiva-o com um clique no rato, depois de seleccionado.


Um abraço.
 
Última edição:
Bem de facto funcionou =) por agora que estou no ciurso e estou a usar a placa do kanguru está tudo funcional... agr stou a espera e ir para casa para experimentar com a placa de rede...

Mas agora tenho outra duvida, o que preciso fazer para conseguir ouvir musicas ? Não consigo reproduzir qualquer ficheiro de som...isto ja acontecia com o redhat8 e 9 pelo menos...
 
Devias ter instalado os pacotes todos da distro, para ser mais facil para ti procura pelo gestor de add rem programas e ja sabes o que tens a fazer :007:
 
Cheguei a casa a pouco do curso, e então fui experimentar se na rede em casa ja funcionava...resultado... mesmo com o protocolo ipv6 desligado no firefox continuo sem conseguir aceder a internet na minha rede doméstica, no entando é de frisar que acedo á rede, tenho ip, sinal de rede a 45% e não me dá qualquer erro na ligação.... simplesmente não consigo aceder á internet...tal equal como acontecia com a placa do kanguru, mas no entando esse ficou resolvido com a desactivação do protocolo ipv6...agr para a rede doméstica não sei que fazer...

Em relação a não conseguir reproduzir nenhum ficheiro de audio, estou a espera de conseguir aceder a internet para actualizar todo o sistema, talvez depois já funcione...

Queria também pedir que me digam como faço para que quando o sistema arrancar não entre no gerenciador de sessões gráfico, queria que ele ficasse em modo de texto...

Desde já, obrigado a todos,
cumps
 
Internet:
A única coisa que me ocorre serão os servidores de DNS não configurados ou mal configurados. Podes por exemplo editar o /etc/resolv.conf e ver se estão certos ou colocá-los lá para despistar o problema. Se for este o problema algo deverá estar a falhar na configuração do NM.

Audio:
Certamente que será um problema de codecs...

Boot:
Se a mudança for para ser permanente editas o /etc/inittab e procuras pela linha
Código:
id:5:initdefault:
muda o 5 para 3 salva e quando reiniciares estarás na consola.
Caso seja temporário no menu do grub carregas no "e" para editar aquela linha e colocas um 3 no fim da linha.
EDIT: Mais sobre os runlevels aqui.

Boa sorte
 
Última edição:
Boas,
em relação á internet deve ser essa a razão pela qual eu n consigo ter net em casa, mas uma coisa que também costuma acontecer é ele não me detectar a rede.... por vezes reinicio o sistema e depois ja funciona, outra vezes n ... como ja me aconteceu, consguir-me ligar-me e não conseguir fazer nda... mas por exemplo, esta situação do DNS já explica pke é que me ligava e n conseguia aceder...

E em relação aos codecs? quais instalo e de onde os encontro? ja procurei, ja fiz um full update e continuo sem conseguir reproduzir filmes e musicas...

Em relação ao arranque em modo de texto ja está =) muito obrigado!!

Já se está a compor e cada vez ja gosto mais deste ambiente do que windows...

EDIT: Ja instalei os codecs e ja esta tudo a funcionar na ordem... agora só me falta descubrir porque é que não consigo activar a placa de rede wireless :S

Cumps
 
Última edição:
Dado que falas em força de sinal abaixo de 50% pode ser que a simples orientação do teu portátil afecte a recepção de sinal e consequentemente a sua detecção. Ou poderá ser algo a nível de drivers, mas são puras especulações.

Sobre o som, deves querer saber especificamente sobre mp3. Se for este o caso é verdade que o Fedora não tem suporte para mp3 devido ás patentes, mas existem soluções como podes ver aqui. Aqui tens a wiki que te ensina a instalar o plugin do fluendo, não tenhas stress que não se paga apesar de teres de fazer a compra no site para poderes fazer o download. O passo 6 sobre o selinux eu não cheguei a fazer pois tinha um aviso de ser um grande risco de segurança e como os mp3 começaram a tocar deixei. Mas ctg pode ser diferente.

Core1 disse:
Já se está a compor e cada vez ja gosto mais deste ambiente do que windows...

:D bem vindo : D
 
e agora axo q ja pus o pé na poça lol instalei o wicd... agora n sei como me ligar pelo kanguru... mas com o wicd ja detecto a minha rede e mm assim n m consigo ligar... tenho recebido umas msgs do SELinux mas eu n percebo o que aquilo quer dizer... :S o SELinux serve para ...?

Recebo com mta frequencia uma msg a dzr AVC Denial

um print...

http://img231.imageshack.us/my.php?image=fotografia1cn9.png

Fui ao SELinux e no modo de aplicação actual pus "Permissivo", e desliguei a firewall, reiniciei o PC e já nem a rede me detecta...voltei a por os valores de origem e tbm n detecta... lol por vezes mais parece que so me apanha a rede quando lhe apetece... não posso dizer que seja do PC pq tbm tenho o windows vista ultimate instalado noutra partição e a rede funciona na perfeição...

Pessoal ontem não sei porquê mas apos estas alterações que fiz o sistema já não arrancou... depois de tanta coisa feita :S reinstalei o sistema e fiquei só com o que tinha na partição /home... instalei tudo bem, experimentei ligar a net pela placa kanguru... ligou na boa... desliguei o pc, agora cheguei ao curso... liga, tenho ip, dns's... mas não consigo aceder a nada... ja fui ao firefox e desactivei o ipv6, fui ao network manager ver se estavam la os dns's e está lá tudo a firewall esta desligada, agora a minha pergunta é?
Porque é que não ocnsigo aceder a nada na internet !?
E a placa de rede é a mm situação o q se passa ?
Por vezes dá, desligo o PC volto a ligar e sem fazer nenhuma alteração já não funciona :S parece que é de apetites...
Espero por alguma ajuda breve...Obrigado

Edit: Boas, tenho novidades :007: no NetworkManager não consigo encontrar nenhuma rede, nem a minha, mas lembrei-me e fui á consola e pus:


# iwlist scanning

Advinhem... sim aparece a minha rede :lol:... então agora pergunto uma vez mais... aparece aqui e n aparece no NetworkManager porquê!?
Existe alguma forma de me ligar por este comando á minha rede ? já estou a perder a cabeça com isto... agr com o kanguru de um momento para outro deixou de funcionar tbm...
Entretanto estive a ler uma thread no FedoraForum, e alguém teve o mm problema que eu, só que teve mais sorte... segundo ele: "Nunca consegui resolver o problema porque conforme deixou de dar, conforme começou a funcionar", na minha opinião isto é no minimo mto estranho...alguém que me ajude :Sad_anim:

cumps
 
Última edição:
[Dúvida]Upgrade para KDE 4.2

Boa noite a todos, estive a ver umas imagens do kde 4.2 e fiquei "impressionado", e gostava de ter também, porém já tenho o 4.1 instalado, e é o que uso de momento... como é que faço para instalar o novo ? tenho que desinstalar o que tenho ? procurei na net, mas nda me esclareceu

Distro: Fedora Core 10
 
Última edição:
Ícone do 'lixo' está lá mas não funciona

Olá

Isto diz respeito a uma instalação do FC 10 e sucede que tenho os ícones do 'lixo' e 'computador' não funcionando:sad:. Quando tento aceder a eles obtenho a mensagem: Incapaz de montar a localização; DBus error org.freedesktop.DBus.Error.NoReply: Message did not receive a reply (timeout by message bus):mad:

Como fazer para activar estes itens? Também os tenho desactivados nos menus. Deve haver uma maneira de se fazer isto sem ter que se reinstalar o sistema:wink: O certo é é que ando oara aqui às voltas e não consigo encontrar o folder 'trash' em lado algum.

Obrigado
 
Back
Topo