Dúvidas em relação a um sistema de frio.

podes arranjar uma caixa grande, por exemplo a stacker e fazer uma cena tipo esta:

dscf0157dv0.jpg
 
percebi mal.
é isso que eu vou fazer, investir no WC e depois arranjar uma maneira de por a temp a baixo da temp ambiente. mas gostava de uma cena que não ocupe espaço.
alguma ideia??

podes por a agua ou o cpu a temperaturas abaixo de zero com peltiers...

tens aqui um projecto porreiro: http://www.techzonept.com/showpost.php?p=733838&postcount=11

podes fazer isso indirectamente, com um chiller baseado em peltiers, também funciona.
acho que a swiftech até tens uns chillers assim, pre-fabricados, é so chegar e montar.
 
Última edição:
segundo percebi, usando uma placa composta de semi-condutores, consegue-se absorver o calor do cpu e "trocá-lo" pelo frio do bloco... é?
 
o k essa coisa faz é tirar o calor de um lado e por no outro...
isso normalmente é preciso ter uma fonte so para ele...
mas existem desvantagens..... ha historias de o wc parar akilo akeçe e derrete tudo pois vai caindo derretendo tudo por onde passa, normalmente nos sistemas atx é logo a grafica.
cumps
 
sem querer fazer pubs nem nada disso(ate pq nao o conheço nem ganho nada c isso), acho q vi prommy do maddog à venda nos classificados por ~180 euros

edit:dei uma vista de olhos e ainda encontras mais barato

peltiers n me inspiram mt confiança
 
Última edição:
mas eu gostava de ver o desenho.
a minha duvida é a seguinte: onde é que o capilar vai "descarregar", na parte de baixo e o gas "sobe" ou se é em cima e o gas "desce", não sei se me fiz entender.
esta duvida pode parecervos um bocado estupida mas gostava que me respondessem.
 
antes de mais, o capilar deve descarregar liquido. liquido esse que pelo processo de mudança de fase (para o estado gasoso) é que gera o frio.

assim, o ideal será que o liquido seja descarregado no centro, caso o desenho seja em espiral, ou na base, caso o desenho seja helicoidal, ou em andares.
 
então vai fazer isto(desculpem o desenho):
evapei9.jpg


e as espirais devem ir alargando conforme vai subindo.
(acho que é melhor começar um topic novo, não é?)
 
Peltiers

o k essa coisa faz é tirar o calor de um lado e por no outro...
isso normalmente é preciso ter uma fonte so para ele...
mas existem desvantagens..... ha historias de o wc parar akilo akeçe e derrete tudo pois vai caindo derretendo tudo por onde passa, normalmente nos sistemas atx é logo a grafica.
cumps

Pelo que estudei o efeito de peltier é o contrario do de Seeback(termopares), basicamente quando se aplica uma ddp em 2 condutores(ou semi-condutores) diferentes, um deles aquece e o outro arrefece havendo entre eles uma diferença de temperatura aproximadamente constante, e quanto menor for a temperatura na parte quente melhor, pk mais fria esta a outra parte!:-D
Se arranja se uns modulos de peltier ate arriscava o meu pc, tenho investigado muito essa area e é possivel, so é preciso ter muito cuidado em isolar a board.E os peltiers devoram uma fonte na boa.
se realmente seguir com a ideia dou noticias:-D(boas espero):007:
cumps
 
podes arranjar uma caixa grande, por exemplo a stacker e fazer uma cena tipo esta:

dscf0157dv0.jpg
Tá muito bakano, compressor pintato e tudo, mas nunca fazia isso, já viste o calor todo concentrado e os EMI que o compressor deve emitir ali, junto dos discos 8|


@ 4dok, se vais começar a construir sistemas de frios, é bom que metas de parte bastante dinheiro, comoj á foi dito, só em ferramentas básicas é na casa dos 500 €, e depois se fores evoluindo, a conta cresce quase que exponencialmente com ferramentas e componentes melhores ;) Só um termómetro de precisão, para ler -2xx ºC custa uns 400-500 € ;)

Claro que podes começar por baixo, com compressores e condensadores do ferro velho, bomba de vácuo "caseira" com outro compressor, solda básica, mas capaz...

E tão importante que €€, é teres um espaço grande para tais, não é construir promys e chillers no quarto ou na sala :D Na minha situação, mesmo que tivesse €€ e material, não tenho nem um metro quadrado dedicado para tais :(
 
Última edição:
quanto ao espaço não há problemas(em principio). é só mesmo o orçamento que é muito "gordo". e ainda por cima tava a pensar ir trabalhar nas ferias e tou a ver que já não arranjo nada. bem... em primeiro lugar vou investir numa board nova e começar a puxar pelas "entrenhas" do PC...

mas continuem a dar ideias(a MoBo). só não vou é começar tão cedo, mas vou começar.
cumps
 
espaço é o que nao me falta, material tambem tenho conseguido arranjar, agora só me falta ir comprar o maçarico e começar a soldar :004:
 
Back
Topo