Dúvida Quadro ITED/ATI

O armário vai fica logo abaixo do ATI (dista cerca de 15cm) logo acho que vou fazer só os buracos sem calha. Obrigado pelas sugestões!
 
E é um perfeito exemplo do que não se deve ter em casa, do meu ponto de vista de instalador e de utilizador, isso é um quadro da Quitérios sérea Raqited e esse router está ai super aconchegado, pode ter acontecido ao colocar aí alguma coisa algum fio ter saído do sítio, experimenta em todas as tomadas se conseguires a ver se o problema é sempre o mesmo em todas, é que também pode ser do lado da tomada, dá um bocado de trabalho mas faz-se bem.



Resolvido... esses cabos amarelos (Cat 5) são horriveis.... :shifteye: ... então comprei esses pretos e L (CAT 7) em todas a tomadas já consigo 450 / 500 Mps... :victory:
 
Nice :) Esses amarelos acompanham/vam os speedtouch/technicolor, não costumam ser maus e dão mais que 50mbps garantidamente , mas poderia estar quebrado...
 
Boa tarde a todos,

Uma duvida relativamente a este topico.

Vou instalar Meo em casa, mas aparentemente nao ha cobertura de fibra no meu predio e consequentemente tera de ser ADSL.

Como se realiza a instalacao tendo uma ATI? A ATI tem entrada de sinal de telefone para fazer a ligacao por ADSL ou a instalacao neste caso seria diferente?

Nao queria andar com cabos perdidos por casa...

Obrigado!
 
Da entrada do prédio onde deve estar o PD até á ATI deve ter cabo de cobre, é só fazer a ligação.
O sinal não tem nada a ver com rj11 ou 45, nas tomadas com RJ45 também dá para ligar alguma ficha RJ11 caso seja necessário.
 
Pois, foi o que eu pensei. Tenho duas saidas de fibra dentro da ATI. Nao sei se tenho alguma saida de cobre para fazer a ligacao do router ADSL, mas caso nao tenha, imagino que de para puxar.

Obrigado @ffjoao
 
Boas

Fizeram uma instalação do router de MEO semelhante ao post original, ou seja dentro do armário ATI.
Mas depois fui encontrar este papel dentro da caixa do router.

IMG-20200221-192821.jpg


Porque é que as instalações são feitas dentro do armário então?
Será que devia pedir que venham instalar o router noutro local?

Obrigado
 
Então não há problema em estar instalado dentro do quando?
A mi parece que fica muito quente lá dentro e por agora tenho deixado a porta do quadro aberta mas não é o ideal.
 
Esse flyer colocado na caixa do router, é porque a Meo já deve ter muitas reclamações sobre instalações onde colocaram o router dentro das ATI, mas esses ditos técnicos nem se dão ao trabalho de esconder isso dos clientes...:biglaugh:

A resposta á tua pergunta está no flyer.
 
A resposta é fácil.
O novos routers/ONT tem de ligar a fibra. Grande parte dos iteds não tem tomada de fibra óptica para uma divisão, porque construtores não metem e é obrigatório desde ited 2.
Então tecnico teria de passar um fibra, mas a fibra é responsabilidade do construtor, pois os tecnicos não podem alterar o ited certificados, não tem certificações para isso, nem para certificar novamente um ited, além que pertence há garantia da casa 10 anos acho eu.
 
A coisa que está mal no Flyer, é que o router deveria estar na CATI e não na ATI, mas os instaladores (electricistas) metem uma porcaria de caixas para poupar 30€ no orçamento, pois as CATI não custam mais que isso, mas preferem dar mais 100€ num ATI que não presta, para poupar 30 numa segunda caixa, típico do chico espertismo tuga.

O que está no flyer é tudo FALSO, sobre aquecimento nem comento, quando os colocam ao lado de lareiras e funcionam, no ATI não aquecem mais, quedas de serviço só se o serviço ficar mal feito, diminuição do sinal WIFI, é questionável se for ATI metálico (devido ao efeito de gaiola), em 5Ghz pode ser alguma verdade, em 2.4Ghz nem por isso e se for ATI plástico nem sentido faz.

É preferível andar a furar a casa toda, alterar instalações como eles fazem e desligar/desactivar a instalação certificada do cliente, estragar algo que é obrigatório por lei, mas que devido à falta de (in)formação fica apenas assim.

A resposta é fácil.
O novos routers/ONT tem de ligar a fibra. Grande parte dos iteds não tem tomada de fibra óptica para uma divisão, porque construtores não metem e é obrigatório desde ited 2.
Então tecnico teria de passar um fibra, mas a fibra é responsabilidade do construtor, pois os tecnicos não podem alterar o ited certificados, não tem certificações para isso, nem para certificar novamente um ited, além que pertence há garantia da casa 10 anos acho eu.

ITED V1, nem se falava, ITED v2 é obrigatório duas fibras entre o ATI e o ZAP, Ited V3 apenas no ATI, nem é obrigatório passar para o ZAP, o que integra instalação eléctrica e comunicações é responsabilidade do técnico responsável pela parte eléctrica do projecto/instalação que assinou o termo de responsabilidade e o respectivo projecto ITED, se houver problemas a responsabilidade recai sobre quem executou que por sua vez deve ser acreditado pela ANACOM para o efeito e qualquer alteração deveria ser comunicada ao projectista para proceder a alteração conforme (mas custa € e não vale a pena).

Pode haver mais que uma entidade a fazer instalação, uma entidade a fazer apenas ITED e outra apenas a fazer parte eléctrica.

O construtor nada tem a ver com este assunto
 
Última edição:
Vieram hoje instalar-me Vodafone num apartamento novo e deixaram o router fora da caixa (caixa semelhante à que o painatal69 meteu ali em cima, sendo eu não pedi especificamente para ficar dentro). Reparei que as tomadas de rede das outras divisões não funcionam (o que provavelmente faz sentido - sou leigo nisto).

Se quiserem posso colocar fotos, mas basicamente a instalação foi a seguinte: dentro da caixa tenho uma espécie de caixa quadrada e fina, que recebe fibra, e depois na parede da sala tenho outra caixa semelhante, com uma saída de fibra para o router. Do router sai o sinal de TV, esse sim injectado para as restantes tomadas da casa.

Posto isto, há alguma forma de fornecer sinal às tomadas de rede das outras divisões mantendo o router fora da caixa? (@NVRSystem, tag porque pareces saber da poda.)
 
Tens de ter comprar um switch. Ligas cada cabo de rede ao switch e o router tb ao switch. A partir daí deve funcionar tudo. Os ATIs apesar de terem cabos de rede normalmente só vem preparados para difundir o telefone.
 
Tens de ter comprar um switch. Ligas cada cabo de rede ao switch e o router tb ao switch. A partir daí deve funcionar tudo. Os ATIs apesar de terem cabos de rede normalmente só vem preparados para difundir o telefone.
Obrigado pela resposta, mas não percebi em que parte entra o switch.

Isto é o que tenho na caixa API: https://i.imgur.com/7wt1cxb.jpg

Depois tenho isto na parede: https://i.imgur.com/WuIECV0.jpg

Esse fio que sai nesta segunda foto é o que vai para o router, sendo que depois do router só sai o cabo da TV (noutra ficha ao lado da que se vê na segunda foto) e um cabo de rede para a box.

Portanto em que parte é que entraria o switch?
 
Ah tens o Router fora do ATI... basicamente tinhas de arranjar forma de mandar um cabo de rede do router para dentro do ATI (por exemplo através dessa tomada que tens na parede na foto 2) depois dentro do ati terias de ligar a saída que vem dessa tomada ao switch. E depois ligar todas as outros cabos que vem das outras tomadas da casa ao switch também. Não sei se me fiz entender.

Basicamente a ideia é Router —-> Switch —-> todas as outras tomadas pela casa
 
Back
Topo