Dúvida Quadro ITED/ATI

Aqui a situação é falta de espaço/profundidade da parede e não ter um custo elevado.
Em relação á caixa ATI falaram-me em +-120€ caixa e tampa, optando por uma situação média de investimento para que valores deverá ir?
As camaras já estou a ver que se calhar vou deixar de lado.
Para não ter um custo mais elevado, mantém o quadro ati.
 
E se fizeres assim:
- router na sala - liga a tomada rj45 que vai até à caixa ATI
- switch na caixa ati
- ligas os cabos das várias divisões ao switch
 
Estou a remodelar uma casa e estou a ver se organizo o quadro elétrico e as redes. O eletricista sugeriu criar uma caixa Ited, só para as redes e para colocar o router lá dentro quando tiver serviço, ao invés de colocar na sala junto á tv.
Então seria colocar esse novo quadro ITED no centro da casa para o sinal ficar divido e dali distribuir os cabos para quartos e sala.
A tomada coaxial ("cabo de antena"), também tem que ir para o quadro ITED certo?
Se quiser colocar camaras de vigilância também aconselham a colocar a ter ligações de RJ45 para a caixa ITED?
Neste local tenho a limitação da parede ser apenas tijolo de 13cm, tambem li que a caixa ited, deve ser em plástico para não prejudicar mais a ligação wireless, alguma dica a mais?

Hoje em dia de colocar um ATI, nem é opção, é obrigatório, e estando a remodelar é altura ideal.
Se a profundidade da parede é limitação porque não um ATI + uma CATI, que é uma caixa à parte vazia, ligada ao ATI com 2 ou mais tubos de 63mm já dá para mais alguma coisa, ou ainda porque não (caso haja espaço) um bastidor?

Num familiar, alguém escolheu por ele a opção, e colocaram um belo ATI, ficou tudo bem até ao dia em que ele foi viver lá para casa, pois apenas cabia o router (e mal ) dentro do ATI, CATI nem existe para poder colocar um switch, a opção, foi adicionar um bastidor e interligar com o ATI por causa dos pontos de rede.

Aqui a situação é falta de espaço/profundidade da parede e não ter um custo elevado.
Em relação á caixa ATI falaram-me em +-120€ caixa e tampa, optando por uma situação média de investimento para que valores deverá ir?
As camaras já estou a ver que se calhar vou deixar de lado.

A pouca experiência que tenho, diz-me que tentar baixar custos em algo permanente vai dar um boa dor de cabeça e essa ideia do router não ficar ao lado da tv vai cair por terra mesmo com o dinheiro gasto.
Esse valor de ATI quase de certeza seria um quitérios, e não vai dar para nada, é o mais pequeno, com uns 8 pontos de rede, uns 6 ou 8 de coaxial e sem espaço algum. vai ficar um serviço "caro"

Podes ver um exemplo aqui->https://forum.zwame.pt/threads/duvida-quadro-ited-ati.1043661/post-16864566, apesar do ATI da Efapel ser o maior em dimensão, mesmo assim o router da altura (um AIO 2.0 da Vodafone) não coube lá dentro e o cliente não quis a CATI.

No entanto se queres câmaras, devias pensar num bastidor, para enfiar tudo, NVR, switch, router.... os custos finais entre um ATI mal dimensionado e um bastidor o ATI vai ficar mais caro.

E se fizeres assim:
- router na sala - liga a tomada rj45 que vai até à caixa ATI
- switch na caixa ati
- ligas os cabos das várias divisões ao switch

Isso é o que acontece quando se tem projectos de ITED a cortar as pelas às unhas, projectistas que não querem saber da realidade e ainda electricistas a ser comidos por empreiteiros com baixos orçamentos.
 
Última edição:
Isso é o que acontece quando se tem projectos de ITED a cortar as pelas às unhas, projectistas que não querem saber da realidade e ainda electricistas a ser comidos por empreiteiros com baixos orçamentos.
Muito obrigado pelas dicas, essa ideia da caixa CATI parece-me uma boa solução e acaba por libertar espaço na ATI. O bastidor sem duvida é o ideal, aqui o problema é o espaço e onde o colocar pois é bem maior. Vou ter que desenhar uma esquema, como estou a remodelar tenho agora a oportunidade de criar pré instalações para tudo, daí não queria deixar nada esquecido que depois obrigasse a inventar
 
Boa noite

Mudamos de casa hoje, mas a instalação da MEO já foi feita com alguma antecedência.
Agora ao instalar as televisões verificamos que não funciona, funcionando apenas o wireless.
Alguém me pode ajudar e explicar se os cabos estão bem ligados ou o que está errado aqui se fizerem favor.
Obrigado pela vossa atenção, é que nós percebemos pouco disto e a meo disse que só envia o técnico na próxima semana.

Whats-App-Image-2023-10-28-at-19-04-33.jpg
 
Isso dá a sensação que que não deve ter nada ligado no secundário e que os cabos de rede têm na ponta as fichas RJ45, se for isso basta liga las no router, na parte amarela, também não está ligado o sinal RF para as tomadas TV...
 
Isso dá a sensação que que não deve ter nada ligado no secundário e que os cabos de rede têm na ponta as fichas RJ45, se for isso basta liga las no router, na parte amarela, também não está ligado o sinal RF para as tomadas TV...
Sim, do pouco que percebo também acho que está bastante incompleto.
O cabo RF devia estar ligado a esta entrada assinalada na foto e depois á saída RF do router certo? Agora não sei se preciso de um cabo RF à parte ou se um destes que já está ligado basta.
Depois aqueles botões pretos por baixo do rc-pc tem de estar nalguma posição específica? Tem/fax, op2,op1 ou off/rede?
Por fim o cabo RJ45 basta ligar ao router e as saídas do secundário para transmitir o sinal para a divisão que pretender certo?

Whats-App-Image-2023-10-28-at-19-30-36.jpg
 
Sim, tens de arranjar um chicote com fichas F para ligares o RF, não terá para aí nenhum, costumam deixar um com o router.
Como disse anteriormente, não sei se tens algum cabo ligado por dentro nesse secundário RJ45, dá a ideia que os cabos ficaram soltos com fichas RJ45 na ponta, é ligar directamente no router, se assim for não serve de nada as posições dos botões pretos...
 
Sim, tens de arranjar um chicote com fichas F para ligares o RF, não terá para aí nenhum, costumam deixar uma com o router.
Como disse anteriormente, não sei se tens algum cabo ligado por dentro nesse secundário RJ45, dá a ideia que os cabos ficaram soltos com fichas RJ45 na ponta, é ligar directamente no router, se assim for não serve de nada as posições dos botões pretos...
Sim era o que pensava. Não eles não deixaram nenhum cabo RF.
Aqueles cabos RJ45 soltos sao das câmara de segurança. Mas já liguei um cabo à entrada 1 do router e à entrada da divisão da casa onde tenho a box e está a funcionar.
É só essa questão do cabo RF.
E a minha dúvida relativamente aquele botões por cima de onde diz secundário que tem como legenda tel/fax, op2,op1 ou off/rede?
Muito obrigado pela ajuda. Está a ser bastante útil.
 
ah! sendo assim está tudo ok.
Os botões é para ficar assim, ligação de rede Ethernet...
Ok. Já estão todos para baixo na posição off/rede, não sabia bem se tinham alguma influência ou não.
Vou ver se consigo comprar um cabo RF para fazer a ligação e ficar tudo operacional.
Muito obrigado pelos seus esclarecimentos.
Tudo de bom.
 
@Vitor Lucio boa noite, só hoje vi actualização deste post.

O que informas é que apenas o wifi estava a funcionar, e bem, apenas a fibra chega ao router e tudo o resto desligado (RF, Rede e telefone).

1º queres sinal tv nas tomadas, é necessário um cabo de tv entre a saida RF do router e a ficha que "normalmente" se encontra atrás do painel (ATI parece este VB.632 - KIT ATI MODULAR 8PC+8CC+2FO INT, mas não encontro documentação), se não for atrás será esse "E" de entrada, onde estão os cabos de tv ligados, tens 2 repartidores, um deve ter um cabo caso haja antena de TDT e o outro deve estar vazio (no limite estão os 2 vazios),

2º os botões por cima das portas de rede servem (à semelhança dos ati's quitérios - https://forum.zwame.pt/threads/duvida-quadro-ited-ati.1043661/ ver páginas anteriores) para seleccionar se queres ter telefone/fax ou rede por cabo numa determinada tomada. esse painel deve ter os cabos terminados na parte traseira de modo a possibilitar a ligação pela frente.
 
Obrigado pela ajuda.
entretanto fiz um pedido à meo e foram la resolver-me aquilo, porque a instalação estava mal feita de qualquer das maneiras e não tinham deixado todo o material necessário para que funcionasse corretamente.
De qualquer das formas muito obrigado pela sua atenção.
Um bom fim de semana.
 
Boas a todos!
Antes de mais obrigado por tudo o que já foi explicado aqui no fórum sobre redes cabos e afins, já ajudou bastante.
Para contextualizar, comprei um apartamento em construção e estou na fase de projetar o ITED!! O que me queriam vender eram 5 ou 6 cabos de rede pela casa e estava feito com uma caixita na parede. Nunca dá para as minhas ideia, assim vou ter um Bastidor 19'' com 13/15 u's (começo por aceitar opiniões de marcas e ou modelos) onde vai levar tudo o necessário e obrigatório para o ITED e para alimentar a zap uma cloud uns hubs e mais o que for preciso, vai ter espaço.
Depois falamos da minha rede, o objetivo passa, para ja, por ter 24 portas de rede, 7 POE para 3 AP (aceito sugestões embora ainda possa sair muita coisa ate lá) e 4 câmaras (estas a instalar mais tarde, mas quero deixar já os cabos no teto e varandas)
Todos os outros cabos são para as caixas espalhadas pelos apartamento para ligar Tv's box's PS5 PC's etc, já tenho idealizado onde as quero.

Posto isto preciso de decidir que cabo usar, depois do que por aqui li deixei de parte a ideia do Cat6a e passei a pensar no Cat7 S/FTP, supostamente não é um "cat oficial" mas não é isso que me importa, as questões são as seguintes:

Que cabo usar dos bastidores até as caixas? Vou pedir para usarem tubo 32 já por causa das coisas e ter a certeza que passa tudo!
Ainda não sei quantidade mas cabo para dentro das paredes Cat7? É a melhor escolha? Qual? Tanta marca e caracteristica que não consigo escolher o melhor. Tem de ser 100% cobre, dar para POE+/++ e future prof.

O cabo que vou usar dentro das paredes (supostamtente Cat7 S/FTP) pode ser usado nas ligações dentro do bastidor e ligações a aparelhos ou é melhor ser outro mais fácil de dobrar? Caso seja melhor outro qual? Cat6a U/UTP? Não se perde nada na mudança?

3 espelhos de tomada RJ45 simples
7 espelhos de tomada RJ45 Duplos
Aqui, alguma marca mais recomendada? Alguma exigência no tipo de conector para não ter problemas com o cabo ou perder estabilidade? Aconselham fichas já completas ou vazias e comprar os keystones a parte? Quais para o cabo Cat7?

7 Ligações macho para Ligar os 3 AP e as 4 Camaras? Alguma exigencia dado o S/FTP: SHIELDED WITH FOILED TWISTED PAIRS? Aqui vou ligar os wireless de todo o apartamento, só quero o melhor possível.

24 Pontas (keystones) para o painel do do bastidor. Se usar caixas vazias uso os mesmos ou são melhores outros? Quais?

100 machos para as pontas dos cabos pequenos que vão fazer as ligações dentro do bastidor e nos aparelhos pela casa. Quaisquer um servem ou tenho de ter em atenção mais uma vez o cabo? Caso passe para Cat6a muda alguma coisa? Quais?

Não sei se me falta alguma coisa para completar as ligações que preciso, mas agradecia ajuda caso falte alguma coisa que nao escrevi e que me aconselhassem que materiais usar, prefiro gastar mais um pouco agora do que me chatear depois.



Estava a pensar usar o bastidor quiterios RAQUITED 19'' MURAL PRETO 13U com o painel para cumprir o ited e o resto da rede esta por minha conta, pra meio do proximo ano penso nos switch e por ai, neste momento preciso de dar caracteristicas da rede ao eletricista.
Tenho reunião na 3ª feira.
Obrigado a todos e desculpem o testamento.
Desculpa a citação mas gostei sempre das tuas explicações. Dás ai uma ideia do que digo ao eletricista?
 
Boas,

De nada, mas acho que este teu post deveria ser feito aqui:

Dúvida Quadro ITED/ATI

Vou reportar a um mod para ver se o move e depois apaga este meu post.

Depois se quiseres edita o post e adiciona se tens plantas/projetos porque isso cheira a pré ITED, RITA, coisa que já não é permitido quando mencionas apartamento em construção.
O prédio todo já está construído? Vê aqui algumas das alterações recentes e requisitos, ou consulta o manual ITED V4 .

Cumps.
 
Boas vou comprar casa e tou com algumas duvidas sobre o ITED. Segundo a planta:
No Hall existe uma ATI T2
Na sala além de uma zona mais central com "P C" existe também a ZAP com simbologia "C C 2P R"
Nas restantes divisões tem "P C"

Pelo que percebi o router normalmente ou fica na ATI ou fica na ZAP certo? Como acho que o router numa dessas localizaçoes vai prejudicar o wi-fi pela casa existe forma de o ter nessa zona mais central da casa permitindo obviamente que as outras divisões tenham rede por RJ45?
Ou seja Box na zona do ZAP, Router na zona central e um switch(comprar) dentro da ATI
 
Última edição:
@bigslb

Ainda não compraste a casa e já estás a sofrer por antecipação numa coisa que ainda nem tens, tem calma homem, simplesmente o router pode ser colocado sim no ATI ou na ZAP como pontos de referencia de modo depois a poderes fazer a distribuição não só rj45 como o coaxial pelas restantes tv's nas outras divisões, o sinal WIFI tens outras soluções caso seja necessário melhorar a distribuição de sinal tipo os sistemas Mesh, mas isso é algo que tens de ver quando fores mandar instalar o serviço de ISP e ver como corre e partir dai.
 
Já estou à espera há algum tempo por ela infelizmente. Preciso de me informar para quando for colocar ISP saber as opções para o técnico poder executar.
Mas então, assumindo que quero distribuir coaxial e rj45 não é possível colocar o router noutra divisão sem ter dois RJ45um pa receber do ONT e outro pa injectar de volta pa ATI certo?
Se receber a fibra nessa divisão e se tiver lá o ONT+Router já é possível certo?
 
@bigslb

as zonas destinadas ao router é no ATI (Quadro de telecomunicações ) que faz a distribuição pela casa toda, ou ZAP (zona de acesso previligiado) que está localizada na divisão maior onde fica por norma a sala e ai podes colocar o router, mas como é evidente obriga a retornar tudo de volta ao ATI, meter noutro ponto da casa não existe viabilidade alguma, simplesmente tens de lidar com o problema do WIFI como todos no final de instalado o serviço ver como corre e opções se for necessário melhorar...

Neste momento não há ONT+ router separados , é um router ALL IN ONE tudo junto...
 
Back
Topo