Comparativo "DSLR Cara + Lente Barata" vs "DSLR Barata + Lente Cara"

Apesar de ser muito fantasioso, é interessante poder ver fotos lado a lado para comparação de equipamentos. No mesmo sentido, alguém me consegue indicar onde posso ver uma comparação de fotos tiradas com a lente de Kit 18-55 IS e a TAMRON 17-50 2.8? Pretendia subir um degrau na escala e queria poder analisar o ganho. Obrigado
 
nao preferes uma analise cientifica a uma analise subjectiva?

o valor MTF diz-te a resolucao que a lente consegue obter... assim como tens os testes para o vigneting e aberrações...

a os flares e que geralmente nao sao tidos em conta, de resto, se nos graficos X é melhor que Y, no terreno também será (excepto se ocorrer um problema de flare ou falha de AF).
 
nao preferes uma analise cientifica a uma analise subjectiva?

o valor MTF diz-te a resolucao que a lente consegue obter... assim como tens os testes para o vigneting e aberrações...

os flares e o contraste e que geralmente nao sao tidos em conta, de resto, se nos graficos X é melhor que Y, no terreno também será (excepto se ocorrer um problema de flare ou falha de AF).
 
Não estou habituado a ver testes, como eu talvez mais pessoas era só que ajudava na transição para gráficos...lol mas vou começar a analisar bem para ver se denoto as diferenças. Mas agora ponho a questão de outra forma, eu tenho uma lente x e queria comprar outra melhor mas nada de topo. Vendo nos gráficos poderei ver que a lente y e z têm alguns ganhos no gráfico mas que são mínimos... Agora na pratica será que esses ganhos mínimos irei notar ou so comprando um canhão mais potente (lente...lol).

Como exemplo do vídeo na parte final das fotos meio nocturnas onde ele faz zoom aos prédios e compara as fotos e nota-se bastante bem que a lente boa na maquina não topo tem qualidade muito melhor. ( comparando as 2 imagens dá para ver bastante bem a qualidade enquanto no gráfico não é tão visual...lol espero que me tenha expressado bem.)
 
ve os graficos MTF de cada uma daquelas lentes, vais ver nao estao propriamente ao mesmo nivel. vais notar diferencas obvias, assim como as notas no video.

se ao comparar 2 lentes nos graficos MTF nao tens grandes diferencas, entao na pratica nao vais ter grandes ganhos na qualidade de imagem, poderas ter sim noutros factores mais subjectivos (velocidade de AF, precisao de foco, ruido, susceptibilidade a flares, peso, tamanho do filtro, contraste, acessorios incluidos, etc) que nao sao analisados nos graficos mas que geralmente sao abordados nas reviews das lentes (textualmente).
 
Em http://www.the-digital-picture.com/ também há um comparador de lentes muito interessante (sobretudo Canon).

E o applet de comparação de lentes da dpreview também é excelente.

Mas o problema é sempre que as bases de dados estão incompletas.

A ideia do DxOmark (testar não lentes individuais, mas conjuntos corpo + lente) é interessante e faz sentido, mas o número de testes necessários explode. Duvido muito que alguma vez tenhamos uma base de dados com testes a todas as lentes em todos os corpos compatíveis.

Não percebo porque o Cleophas diz que o vídeo é "fantasioso". A realidade crua e dura é que a diferença de qualidade entre lentes é muitíssimo maior que a diferença de qualidade entre sensores. O que se ganha ao subir de escalão em termos de corpos é sobretudo em features e não em qualidade de imagem do sensor. Pelo contrário, nas objectivas a qualidade de imagem paga-se e bem.
 
Paga-se e nota-se. E de que maneira. Eu tenho uma Sony DSC-R1 que vem equipada com uma grande lente: Carl Zeiss Sonnar T*. Comprei uma Canon 500D com a lente kit 18-55 IS e fui devolver a máquina passados dias, pois a diferença na qualidade de imagem/nitidez era ABISMAL. Como naquela altura não tinha dinheiro para comprar uma lente decente, decidi mesmo devolver a máquina e continuar com a DSC-R1 e a sua fabulosa Carl Zeiss T*. Claro que mais tarde vim a sentir limitações com esta máquina por causa de ser lente fixa, do ISO, etc, mas durante uns anos fez-me tirar das melhores fotos da minha vida. MORAL DA HISTÓRIA: O vidro é o mais importante.
 
Última edição:
Paga-se e nota-se. E de que maneira. Eu tenho uma Sony DSC-R1 que vem equipada com uma grande lente: Carl Zeiss Sonnar T*. Comprei uma Canon 500D com a lente kit 18-55 IS e fui devolver a máquina passados dias, pois a diferença na qualidade de imagem/nitidez era ABISMAL. Como naquela altura não tinha dinheiro para comprar uma lente decente, decidi mesmo devolver a máquina e continuar com a DSC-R1 e a sua fabulosa Carl Zeiss T*. Claro que mais tarde vim a sentir limitações com esta máquina por causa de ser lente fixa, do ISO, etc, mas durante uns anos fez-me tirar das melhores fotos da minha vida. MORAL DA HISTÓRIA: O vidro é o mais importante.

Ainda me lembro de ver testes dessa maquina e comparativamente a uma lente de kit nao dava qq hipotese, referiam que tinhas de gastar cerca de 700/800€ numa lente para teres a mesma qualidade, para mim foi uma das melhores Sonys que sairem.
 
Back
Topo