Dúvidas Dividir rede do Router para uma exclusiva IOT, mas com vários AP.

AiOGajo-

Membro
Alguém me pode dar uma ajuda?

Tenho um router Xiaomi ax3600 em casa (e router da operadora ligado ao mesmo em modo bridge), mas uma vez que a casa é grande e com vários pisos tenho diversos routers em modo Access Point para distribuir rede em casa. (2 Powerline + 2 Plume da Nos + 1 Router Asus)

À medida que o tempo vai passando cada vez tenho mais aparelhos iot ligados à rede (televisores, frigorífico, shellys, lampadas, ir blasters, aspiradores, e até o carro já pede para se ligar à rede...) pelo que queria separar os mesmos da rede principal para uma rede secundária por motivos de segurança - basicamente criar uma VLAN para os iot para não interferir com os aparelhos importantes como portáteis e telemóveis. Mas o router não têm essa opção nativamente e mesmo assim é bastante limitado nas opções que dá ao utilizador.

O simples seria ativar a rede Guest e tudo o que é IOT ligava-se a essa rede e estava feito.
Mas como tenho múltiplos AP, todo o tráfego dessas redes Guest é entendido como LAN, então agrega-os todos na mesma rede o que vai dar ao mesmo.

Alguém pode dar uma ajudinha para saber como posso separar isto ou se é possível de todo?
Comprei este router à 7 meses e não queria ter de o trocar... :(

Obrigado.

Nota:
Já fiz downgrade ao AX3600 e instalei uma versão não oficial do OpenWRT, mas como não é oficial não me senti à vontade para continuar com ela.
 
Última edição:
Back
Topo