Dúvidas Distribuição de Internet, ajuda na escolha de equipamentos

zakalash

Power Member
Boas Pessoal,

Precisava da vossa ajuda na escolha do tipo de distribuição rede e quais os equipamentos que recomendam.
Após algumas horas de youtube, google e zwame, cheguei á conclusão de que a solução mais prática seria um Sistema Mesh, mas se quisesse ter mais opções de controlo, seria adquirir Router + AP's e, se necessario, a utilização de Switch, ou até mesmo usar PFSense em lugar do router, mas talves nao compense para o uso que esta rede terá.

Como não sou muito entendido neste assunto, decidi expor aqui "o problema".

Qual é o orçamento disponível?
Sem teto maximo, claro que quanto menos melhor, procuro qualidade/preço.
Qual o teu ISP?
Atualmente MEO 500/200, se mudar, será para vodafone ou manter MEO 1Gbps
Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Segundo as minhas conclusoes aqui no Zwame, fiquei com a ideia da ASUS, mas interessa-me qualidade e valorizo privacidade (que é relativa nos dias de hoje)
Qual o uso do router, para jogar? Para trabalho? Outro?
Utilização normal, Jogar com cabo de rede, irei também construir um servidor NAS e NVR (cameras de segurança)
O aspecto do router é importante para ti?
Não é relevante
Qual o modelo do equipamento que tens neste momento? Queres mante-lo?
MEO FIBERGATEWAY, infelizmente já não tenho outra opção senão usa-lo em modo bridge para este sistema

Quais as outras funções que queres tirar partido do teu router?
Por uma questão de segurança (mas ainda estou leigo na materia), a opção de VLANs parece-me viavel e VPN no router (para acesso seguro ao NVR fora da rede de casa).


No fundo, o que se pretende é criar cobertura de rede para a moradia na parte exterior e melhorar também o sinal dentro de casa (onde existem divisões que não apanham rede).

Fiz uma "planta" para terem ideia da configuração atual, LINK . (Espero não infringir nenhuma regra do forum).

Estou aberto a quaisquer sugestões... Procuro a melhor solução mesmo que envolva conhecimento tecnico.


Obrigado,
Cumps
 
Última edição:
A casa tem portas de rede pelas divisões?

Qual o teu orçamento para o sistema?

Podes ir para um sistema mesh, um nó por andar, outro no anexo, e talvez um nó outdoor ou dois.

Recomendo que penses num sistema TP-link Omada.
 
Boas,

A casa não tem portas de redes pelas divisões, tenho de tirar algum tempo para fazer isso.
No entanto, para alguns dos aparelhos mais viaveis (tipo PC, boxes de TV), passei cablagem e fiz a ligação no passado.

Orçamento não tenho ideia, pois vai depender do tipo de estrutura desta rede, não sei se o mais indicado é Router + AP's ou Sistema Mesh. O principal é cobertura de rede WIFI em toda a area envolvente (claro que não precisa de ser medido a peclise).

Vamos apontar para os 400€-500€, mas é possivel esticar mais se justificar, mas como as velocidades de ISP's não passam ainda 1Gbps e mesmo que um dia passem, não creio que exista necessidade de mais.

Esqueci-me de mencionar, mas se ja compensar o investimento para WIFI 6, seria algo que pretendia.

Vou investigar o TP-Link Omada.

Obrigado
 
Sendo assim, os Asus são muito bons. Podem ser ligados de várias formas, como Mesh, tem atualizações de firmware frequentes e possuem um sistema de filtragem da Trend Micro.
 
Pois, assim bate certo com as opiniões de vários users espalhadas aqui pelo fórum...

Alguma recomendação a nível de equipamento - modelo?
Á partida quantos equipamentos iria necessitar?

Caso seja necessário depois adiciono mais se não chegar.

Obrigado
Cumps
 
Última edição:
Só conheço os modelos de os ver na Internet. Só tenho experiência de usar os meus dois RT-AX58U. Mas a Asus tem muitos modelos. Sem ir para o "touros" de mais de 500 Euros, tens, por exemplo, o Asus TUF-AX6000 e o Asus RT-AX5400. Se fores ao site da Asus, há muitos modelos e encontras um comparador. Atenção que ao nível da proteção da Trend Micro, há modelos com apenas "AiProtection" e outros com "AiProtection Pro", que é mais avançada. Podes comprar um equipamento. Se o alcance não for suficiente, podes comprar outros mais tarde e ligá-lo ao anterior.
 
Os TP-link Omada suportam VLANs..

Se tiveres um PC que esteja sempre ou quase sempre ligado poupas a compra do controlador, se não, terás de adicionar um OC200.
Para o teu uso, começaria ai com um router ER605, e a nivel de WiFi utilizava um EAP610 por andar (são de tecto), um EAP225 no anexo e para o jardim tens os modelos outdoor.
Mas tens ai mais de 500€ em material, e possivelmente também queres um switch com PoE para alimentar isso tudo sem andar com mais cabos atrás, por exemplo o TL-SG2008P (só tem 4 portas PoE).
 
Back
Topo