ajax
Banido
Daqui a menos de 1 mês começa a WWDC de 2007 que obviamente girará à volta do novo OS X, codename Leopard.
Para simplificar seria bom reservarmos esta thread para tudo o que vier à baila sobre o Leopard. E se houver novidades de hardware o melhor será criar outra thread deixando esta apenas para questões relacionadas com o software.
64 bits
O Mac OS X 10.4 Tiger já suporta CPUs de 64 bits mas ainda estamos longe de um sistema OS X que funcione quase ou totalmente a 64 bits, do Unix até ao Aqua. Deixo aqui um preview sobre as potencialidades dos 64 bits para determinadas aplicações intensivas em memória.
http://www.youtube.com/watch?v=gezP5g48fSU&mode=related&search=
Core Animation
O CoreAnimation pode não ser uma tecnologia útil para alguns mas creio que para a maioria que usa Macs no seu dia a dia gostaria de ter um sistema operativo ainda mais agradável e com muitos efeitos e "bonecada". É uma questão de gosto. De qualquer forma é bom ter um framework de animação robusto e à disposição de qualquer "developer" para tornar ainda mais rico o Zoo de aplicações que existem para Mac.
Part 1: http://www.youtube.com/watch?v=mIlgXJrG5ic&mode=related&search=
Part 2: http://www.youtube.com/watch?v=V3TNZDY5Wa0&mode=related&search=
GPGPU Utilization
Está na moda.
Demo: http://www.youtube.com/watch?v=6TjwXhWOLEk&mode=related&search=
Jogos
Jogos sobre OpenGL serão sempre uma grande incógnita no mundo dos Macs. No entanto é previsível que o OpenGL continue a evoluir bastante sobretudo com o apoio do universo Playstation 3.
WoW demo: http://www.youtube.com/watch?v=PM6s59OPJbk&mode=related&search=
Independência da resolução do display
Esta é uma das tecnologias mais aguardadas por aqueles que usam Mac OS X. A evolução tecnologica permite-nos ter hoje em dia TFTs com resoluções entre os 100 e os 300 pixeis/inch (a qualidade fotografica começa nos 300). Infelizmente nem sempre o software acompanha o hardware e um exemplo é o facto dos actuais sistemas operativos dependerem da resolução absoluta (contada em número de pixeis verticais e horizontais) dos dispositivos de visualização. Como muitos sabem um dos problemas deste tipo de abordagem é tudo ficar mais pequeno, fontes, janelas, etc, quando se passa de um TFT de 1280x800 para 1920x1200, por exemplo. No entanto o que se quer é que tudo fique do mesmo tamanho mas com maior resollução por unidade de comprimento. Aguardemos pelas novidades que o Leopard nos vai trazer.
Preview: http://www.youtube.com/watch?v=ZQTGyjW8cJM
Para simplificar seria bom reservarmos esta thread para tudo o que vier à baila sobre o Leopard. E se houver novidades de hardware o melhor será criar outra thread deixando esta apenas para questões relacionadas com o software.
64 bits
O Mac OS X 10.4 Tiger já suporta CPUs de 64 bits mas ainda estamos longe de um sistema OS X que funcione quase ou totalmente a 64 bits, do Unix até ao Aqua. Deixo aqui um preview sobre as potencialidades dos 64 bits para determinadas aplicações intensivas em memória.
http://www.youtube.com/watch?v=gezP5g48fSU&mode=related&search=
Core Animation
O CoreAnimation pode não ser uma tecnologia útil para alguns mas creio que para a maioria que usa Macs no seu dia a dia gostaria de ter um sistema operativo ainda mais agradável e com muitos efeitos e "bonecada". É uma questão de gosto. De qualquer forma é bom ter um framework de animação robusto e à disposição de qualquer "developer" para tornar ainda mais rico o Zoo de aplicações que existem para Mac.
Part 1: http://www.youtube.com/watch?v=mIlgXJrG5ic&mode=related&search=
Part 2: http://www.youtube.com/watch?v=V3TNZDY5Wa0&mode=related&search=
GPGPU Utilization
Está na moda.
Demo: http://www.youtube.com/watch?v=6TjwXhWOLEk&mode=related&search=
Jogos
Jogos sobre OpenGL serão sempre uma grande incógnita no mundo dos Macs. No entanto é previsível que o OpenGL continue a evoluir bastante sobretudo com o apoio do universo Playstation 3.
WoW demo: http://www.youtube.com/watch?v=PM6s59OPJbk&mode=related&search=
Independência da resolução do display
Esta é uma das tecnologias mais aguardadas por aqueles que usam Mac OS X. A evolução tecnologica permite-nos ter hoje em dia TFTs com resoluções entre os 100 e os 300 pixeis/inch (a qualidade fotografica começa nos 300). Infelizmente nem sempre o software acompanha o hardware e um exemplo é o facto dos actuais sistemas operativos dependerem da resolução absoluta (contada em número de pixeis verticais e horizontais) dos dispositivos de visualização. Como muitos sabem um dos problemas deste tipo de abordagem é tudo ficar mais pequeno, fontes, janelas, etc, quando se passa de um TFT de 1280x800 para 1920x1200, por exemplo. No entanto o que se quer é que tudo fique do mesmo tamanho mas com maior resollução por unidade de comprimento. Aguardemos pelas novidades que o Leopard nos vai trazer.
Preview: http://www.youtube.com/watch?v=ZQTGyjW8cJM
Última edição: