[Discussão] Qual a distribuição mais user friendly?

pois isso do emerge.....
portage = sistema pesado (ocupa normalmente os seus 700mb!!!)
e o apt-get?? (muito mas muito longe dos 700mb)
é verdade que tens de colocar os repositorios e tal e coisa... mas debian é a distro com mais pacotes pre-compilados.
alem disso... o apt faz muitas coisas que o portage nao sonha fazer!!!
e alem disso (lol) portage foi "copiado" dos sistemas BSD..
 
30minutos a compilar o firefox? lembro-me que há uns tempos qdo me aventurei com ele nem 10 min levava a compilar o kernel... isto com um venice 3000+ a default... duvido que o firefox leve mais que isto...
 
30minutos a compilar o firefox? lembro-me que há uns tempos qdo me aventurei com ele nem 10 min levava a compilar o kernel... isto com um venice 3000+ a default... duvido que o firefox leve mais que isto...

Menos de 10 minutos a compilar o kernel??

Deves estar a gozar, eu demoro +1h.

Firefox demoro mais de meia hora a compilar com o apt-build no máximo da performance (03).
 
provavelmente o o ubuntu é muita bom....
mas, já alguém pensou quem, e que organização está por trás dessa distribuição gratuita, com entregas ao domícilio????

será o bin laden? ou a alice no país das maravilhas?

para começar sem duvida que o ubuntu é o recomendado
quando te sentires á vontade parte para gentoo que sem dúvida é mais rápido
 
provavelmente o o ubuntu é muita bom....
mas, já alguém pensou quem, e que organização está por trás dessa distribuição gratuita, com entregas ao domícilio????

Canonical, do Mark Shutlleworth (penso que o 1º turista espacial), é quem custeia o desenvolvimento e o transporte do ubuntu :)

eu encomendei, dei o meu nome, morada e nº de telemovel e ate agora ainda nao ma aconteceu nada de mal (e já la vao alguns meses) :)
 
eu no meu amd x2 3800+ a 2250Mhz levo menos de 5mins a compilar o kernel.

Quanto à rapidez não acho que o gentoo tenha assim tanta vantagem, é verdade que tem optimizações, mas o que gosto nele é mesmo a possiblidade de personalização (e documentação).

Onde é que com o apt-get tu escolhes o que queres que a aplicação traga? Por exemplo uma aplicação que traga "core + plugin gnome + plugin kde", e tu usas o fluxbox, mandas compilar so o principal e não compilas plugins. No ubunto soponho que venha o programa com todos os anexos.
 
se solicitares os cd´s do ubuntu, uma qualquer organização cristâ envia-tos gratuitamente para casa....
a minha pergunta é:
qual é o raio da organização e quais os interesses que se escondem or trás desta distribuição gartuita?????
 
se solicitares os cd´s do ubuntu, uma qualquer organização cristâ envia-tos gratuitamente para casa....
a minha pergunta é:
qual é o raio da organização e quais os interesses que se escondem or trás desta distribuição gartuita?????

Organização cristã? Acho que leste a entrada errada na Wikipedia, olha vê lá a correcta.

Acho que o objectivo deles é lucrar através do Launchpad.
 
Última edição:
este tópico tá engraçado :D
o defeito do gentoo pode ser a compilação de tudo (mas dps optimizado), té mesmo nos updates, e claro mais personalizavel, tlvz 1 bocado mais trabalhoso.
mas a questão resume-se mais ao facto de qual o user se identifica melhor.
 
se solicitares os cd´s do ubuntu, uma qualquer organização cristâ envia-tos gratuitamente para casa....
a minha pergunta é:
qual é o raio da organização e quais os interesses que se escondem or trás desta distribuição gartuita?????

Essa 1ª frase já foi respondida...

em relaçao à pergunta, eu acredito que eles nao pensem só em lucrar com isto, mas sim difundir ao maximo o projecto Ubuntu :)
 
eu no meu amd x2 3800+ a 2250Mhz levo menos de 5mins a compilar o kernel.

Quanto à rapidez não acho que o gentoo tenha assim tanta vantagem, é verdade que tem optimizações, mas o que gosto nele é mesmo a possiblidade de personalização (e documentação).

Onde é que com o apt-get tu escolhes o que queres que a aplicação traga? Por exemplo uma aplicação que traga "core + plugin gnome + plugin kde", e tu usas o fluxbox, mandas compilar so o principal e não compilas plugins. No ubunto soponho que venha o programa com todos os anexos.

A diferença entre um ubunto, e um gentoo (mesmo compilado a partir de uma stage 3), é de cerca de 20 a 40% de speed extra no load dos programas no meu centrino 1.4.

Não é negligênciavel...
 
neste momento ja usei o Fedora nao gostei muito,Suse um bocado pesado,Mandriva temos o velho problema para quem nao gosta de KDE como eu agora estou a usar o Ubuntu adorei e recomendo
 
Eu é que ainda estou melhor... tenho SO1 pra fazer na univ, na pesco nada de linux, temos que trabalhar em fedora, não ha outra hipotese... ou aprendo rapidamente as manhas do linux ou estou lixado com um F grande!!!
 
Antes de mais, boas a todos
icon_biggrin.gif



É o meu primeiro post aqui.


Eu estou interessado em adquirir um portátil durante o próximo mês, ando com ideias de um LG S1 Pro, e gostaria também de aproveitar a ocasião para enveredar pelo Linux. De uma assentada é o 1º portátil e a 1ª vez que usarei um OS sem ser Windows.

Não sou nenhum expert (longe disso) na matéria, mas como gosto de planear bem as coisas antes de me lançar em aventuras, andei a "cuscar" pelas distros e agradou-me muito ver as opiniões de quem usa o Ubunto/Kubuntu, Gentoo e Suse 10.

No entanto, no outro dia tropecei com uma revista onde ofereciam um Live CD de Elive 0.4.2 e fiquei apaixonado pelo aspecto gráfico dele
icon_eek.gif


Sei que já saiu uma nova versão, o Elive 5.0 Revolution...



Visto que eu ainda estou numa boa altura de "escolher" Hardware (o meu desktop é mais um TrashWare
icon_lol.gif
, e visto precisar mesmo de um LapTop, e querendo que tudo fique a funcionar a 100%:


Acham que é fácil meter o sistema de som do S1 Pro a funcionar com o Elive ou outra distro que não seja baseada em Debian (porque dentro do Debian não pondero mais nada a não ser o Elive) ?

Procurei bastante pela net, e não encontrei ninguém que tivesse um S1 a operar em Linux
icon_confused.gif


Já vi que no que toca à GPU, a ATI X1600 está coberta apesar do Tutorial ser absolutamente chinês para mim, sou extremamente Windows viciado (como user) e tudo o que é mais que clicar com o rato para mim já é mais dificil
icon_cry.gif


Que outros problemas poderei enfrentar?

Penso em adquirir o Laptop e instalar o Elive (ou outro que escolha e/ou me recomendem até efectivamente ter o laptop nas minhas mãos) em dual boot, mas a médio prazo penso mesmo em eliminar completamente o Windows e usar exclusivamente um OS Linux.
 
pois é... voces falam que linux tem documentaçao e tal, e na verdade tem até acho que tem demais, pois uma vez tive pra instalar gentoo ( andava numa fase de experimentar distros em vmware) e nem cheguei a arrancar nem me lembro porque...

neste momento o linux que uso em desktop nao é nenhum... tenho é feito uns servers pra empresa. consegui meter um debian CLI only, a funcionar com o backuppc pra fazer bakups regulares de varios pc's da empresa. tudo a rolar bem por agora, mas levou-me uns bons 2 meses ou mais a preparar a maquina por causa do problema do character code... anyway...

rallyus ve aqui se tem um dos portateis que queres: http://www.linux-laptop.net/
é capaz de haver + sites desse tipo na net... é so google: linux + notebook

CR_ falta de vontade Ahah, isso é mesmo comigo. a parte mais chata pra mim é que nao consigo estar horas a ler documentaçao... e depois descubro que nao vai dar pra fazer aquilo, ou fico la emperrado num sitio qualquer...

o problema disto tudo é que a microsoft nos habituou mal, a criar S.O's em que nao precisamos de ler nada de doc's pra os utilizar...
 
ok! ja vi que há muita boa gente a falar bem do Ubuntu. eu experimentei-o tambem, mas depois vi nele que nao sabia como configurar na net. depois desisti desse, mas talvez volte a experimentar o mais recente ubuntu.

bem, tive mesmo instalado no PC foi o Linux Caixa Mágica 10. wow e este agradou-me imenso. mas quanto aos outros linux, gostava de ver como era o SuSe, Mandrake, e RedHat. quem ja o experimentou estes, nao se importava comentar? SuSe, Mandrake (madriva) e REd HAT.
 
Back
Topo