Disco SSD bloqueado nos 100%

jclacerda

Power Member
Boas a todos.

Uma ajudinha se souberem.

No desktop da minha esposa há cerca de uma semana, começou a detetar sintomas de bloqueio, vários Not Responding nas diversas aplicações e mesmo logo a seguir a ligar o pc.
Quando fui tentar detetar o problema, depois de pesquisar verifico, no Task MAnager, que o disco está bloqueado nos 100% como se tivesse em utilização massiva ou seja naturalmente o PC arrasta se quando o disco está assim.
Ele fica assim por algum tempo e depois volta ao normal por uns breves instantes mas pouco depois, volta a picar no 100%.
O disco é um Teamgroup Mp33 Pro de 1 TB (Nvme)
Já tentei vários despistes nomeadamente CHKDSK, SFC, alterei algumas propriedades no Windows como desativar o Superfecth, a pesquisa dinâmica do windows (coisas que li pela net) mas não altera nada. Os sintomas mantêm.se
Queria saber se alguém tem algum teste que se possa fazer ou possível solução porque nesta altura já me parece que este disco está fisicamente a entregar a alma ao criador.

Obrigado
 
No task manager, Qual e o processo que esta a 100?

Pois, aqui é que está o problema ou bruxaria...
Aparece 100% no separador total em cima mas tentas procurar ou até mesmo ordenar por consumo do mais alto para o mais baixo e não aparece nenhum com consumo elevado (esqueci me de referir isto no meu primeiro post)
 
@Rseven - pelos sintomas também me parece que sim.
Mas o disco até nem tem assim tanto tempo. E é a minha mulher que usa o pc que basicamente umas ediçoes de video ligeiras e internet no geral.
Se fosse no meu desktop tinha levado bem mais coça...
 
Acabei de usar o HDD SENTINEL e o cristal disk info...
Ambos a dizerem que está tudo ok. Pelo menos daquilo que eu consigo interpretar do que vejo dos resultados
E o mais incrível...O PC está a funcionar normalmente... Estou aqui há mais de 20 minutos com o task manager aberto e nada...Tudo normal....(aparentemente) uns picos esporádicos mas não fixos...
Mas que raio aconteceu com isto? Deu lhe o medo de ser substituido?
No entanto no HDD Sentinel diz ( não se se devia ver alguma info especifica)
Health: 52%
Temp: 40º
48 % of the reserved spare area used instead of the discovered bad sectors on the disk.
The health is determined by SSD specific S.M.A.R.T. attribute(s): Available Spare (Percent), Percentage Used
The TRIM feature of the SSD is supported and enabled for optimal performance.
It is recommended to continuously monitor the hard disk status.
 
Acabei de usar o HDD SENTINEL e o cristal disk info...
Ambos a dizerem que está tudo ok. Pelo menos daquilo que eu consigo interpretar do que vejo dos resultados
E o mais incrível...O PC está a funcionar normalmente... Estou aqui há mais de 20 minutos com o task manager aberto e nada...Tudo normal....(aparentemente) uns picos esporádicos mas não fixos...
Mas que raio aconteceu com isto? Deu lhe o medo de ser substituido?
No entanto no HDD Sentinel diz ( não se se devia ver alguma info especifica)
Health: 52%
Temp: 40º
48 % of the reserved spare area used instead of the discovered bad sectors on the disk.
The health is determined by SSD specific S.M.A.R.T. attribute(s): Available Spare (Percent), Percentage Used
The TRIM feature of the SSD is supported and enabled for optimal performance.
It is recommended to continuously monitor the hard disk status.
Isso significa que está na hora de comprares um disco novo…
 
Esse relatório todo significa que está na altura de trocar?
Só me chateia que nestes últimos dias , sempre a 100% e o pc mal se mexia.
Agora tá ali quieto e sereno.
 
@jclacerda

Desse relatório a informação vital é esta:
Health: 52%
Temp: 40º
48 % of the reserved spare area used instead of the discovered bad sectors on the disk.

O que significa que o SSD já vai a meia vida e já está a atar as cardias, o problema é a leitura e escrita intensiva dos renderings leves que dizes que são feitos, simplesmente acabam com o SSD num instante, eu quando um SSD já apresenta 80% de saude é trocado logo assim que possivel, passa a ser usado para usos sem importância em que assim que berrar não há problema algum, tu já estás nos 52%, é melhor pensares em backups e trocar por outro novo...
 
Esclarecido

Existe algum disco que não sofra tanto com estes renderings leves?
Não sei se os SSD SATA poderão ser mais aconselhados /resistentes?
 
Com rendering pequenos Nao devia ser um problema. Esse disco nem deve ser antigo e tem 5 anos de garantia.
De qualquer das formas , um disco com cache dram deve ser mais durável , seja nvme ou sata
 
30/08/2022 foi a data de compra
De facto não foi assim há tanto tempo.
Vou procurar uma alternativa.
Tenho visto os Samsung 990 Pro, os Sn850 da Wd, pelo que leio são resistentes e fiáveis.
 
@jclacerda

Se não for pedir muito corre o crystaldisk info e mete aqui o printscreen para ver que o disco já tem de escrita e leitura desde que começou a ser usado até agora, pois é sobre esse dados que a garantia se vai basear se são normais ou não...
 
Back
Topo