Dicas para baixar as temps do PC e conseguir melhores repostas!!!

ziga

I folded Myself
Boas pessoal...

As temperaturas dos nossos componentes são algo de muito importante para o seu desempenho mas por vezes quando se tornam excessivas são um problema...

Como ter temps mais baixas no PC ?????
  1. Bem antes de mais ter uma torre que proporcione um bom fluxo de ar ( fendas para inserir ventoinhas e tentar comprar uma torre k nao tenha a frente fechada so com entrada com ventoinha, nao sei se me faço intender mas a ideia é mais o menos a da caixa thermaltake armor)!
  2. Comprar ventoinhas com um bom cfm (fluxo de ar) para poder " fazer uma boa corrente de ar dentro do PC e proporcionar um despejo do calor das componentes de uma forma mais rápida e eficaz" (aconselho as silverstone ou entao noiseblocker xl2)
  3. Dentro do PC tentar arrumar todo o tipo de cabos e coisas que possam causar resistencia á passagem do ar.
  4. Evitar neos que libertem mt calor....
  5. Ter um bom cooler para o processador (ja que é uma peça fundamental no PC).
  6. Estar atento na compra de massa térmica, para poder ajudar na refrigeraçao do cpu (aconselho mx-1).
  7. Por as fans o mais baixo possivel para sugar o ar frio( mais denso) e numa zona mais alta meter fans para expelir o ar quente (menos denso).
  8. Investimento em dissipadores Ram (Revoltec) e para a outras componentes, grafica...
  9. Faxer limpezas regulares ao PC de mes a mes ou de dois em dois meses...
  10. Ter um numero de fans adequado .
  11. Ter o mesmo numero de fans a sugar e a expelir o calor
  12. Não tapar as zonas de saida e de entrada de ar!
Temperatura ideal para aircooling num processador deve de tar +/- entre 20 e 35ºC

Para um maior enriquecimento deste post deixo aqui um link: http://www.casemodbr.com/artigos/visualizar.php?id=19
http://cooling.pt.vu/

Bem espero k tenha ajudado em alguma coisa...
Se alguem se lembrar de mais dicas para diminuir as temps diga!!!

Comentem sff

Cumpz :004:
 
Última edição:
Esqueceste te de um coisa IMPERATIVA!! Disses te ter muitas fans para dentro do PC, mas tens de ter em numero quase igual a tirar o fluxo de AR se não, não vale a pena...
 
Esqueceste te de um coisa IMPERATIVA!! Disses te ter muitas fans para dentro do PC, mas tens de ter em numero quase igual a tirar o fluxo de AR se não, não vale a pena...


Obrigado pelo feedback.... esqueci-me desse pormenor...
So com a ajuda do pessoal como tu e k podemos ficar com uma informaçao mais cuidada para k todos possamos usufruir dela...!

Cumpz :004:...
 
também interessa que a torre nao estja fechada, como nakelas secretarias, em que a parte de tras do pc ta tapada!
senao assim o calor nao sai:(
também convém que as ventoinhas nao façam muito barulho senao torna-se irritante!
 
E convem que a orientacao das fans seja a correcta, se tens cada 1 virada para um lado, mais vale nao ter nenhuma...
 
Todas as contribuições são bem-vindas, mas o teu "tutorial" está cheio de informações erradas. Penso que deverias investigar um pouco mais antes de escrever este tipo de posts.

Podes aprender algumas coisas interessantes sobre cooling em sites como este:
www.silentpcreview.com

Tens lá bons exemplos de que um PC não necessita mais do que uma ou duas ventoinhas lentas se for bem concebido.
 
Todas as contribuições são bem-vindas, mas o teu "tutorial" está cheio de informações erradas. Penso que deverias investigar um pouco mais antes de escrever este tipo de posts.

Podes aprender algumas coisas interessantes sobre cooling em sites como este:
www.silentpcreview.com

Tens lá bons exemplos de que um PC não necessita mais do que uma ou duas ventoinhas lentas se for bem concebido.

Dava geito era leres logo o numero 1 (basicamente ter uma boa torre pra proporcionar um bom arrefecimento) e antes de falares podias era ler pra nao dixeres bacurada...

Eu no meu pc tenho 4 fans... duas na lateral e mais duas (uma a dar entrada do ar a frente e atrax a dar saida).... basta eu lhe tirar uma k notas logoa diferença... acredita k o numero de fans e importante... claro k tu com um alto numero de fans nao vais conseguir ter as componentes a uma temp. mais baixa do k a do ambiente... mas com mais fans a corrente de ar é maior e assim consegues efectivamente temperaturas com diferenças de 0,5º C da temperatura ambiente... falo por mim...

Cumpz :004:
 
é verdade o ziga falou correcto, foi boa iniciativa e o mais importante em aircooling ele ja disse, nao tudo mas o que é preciso ta la!

bom post ;)
 
Dava geito era leres logo o numero 1 (basicamente ter uma boa torre pra proporcionar um bom arrefecimento) e antes de falares podias era ler pra nao dixeres bacurada...

Eu no meu pc tenho 4 fans... duas na lateral e mais duas (uma a dar entrada do ar a frente e atrax a dar saida).... basta eu lhe tirar uma k notas logoa diferença... acredita k o numero de fans e importante... claro k tu com um alto numero de fans nao vais conseguir ter as componentes a uma temp. mais baixa do k a do ambiente... mas com mais fans a corrente de ar é maior e assim consegues efectivamente temperaturas com diferenças de 0,5º C da temperatura ambiente... falo por mim...

Cumpz :004:


peço desculpa mas discordo completamente de ti, e tenho mais que provas disso...

eu na minha experiência coto da seguinte maneira a importância das "coisas" para um PC bem fresco:

- 50% para a caixa mais a posição das fans dentro da mesma;

- 25% para a posição dos componentes do PC dentro da caixa e arrumação de cabos etc;

- 20% para os dissipadores
(mas dissipadores k se adkuam ao fluxo de ar na caixa e não só pk são bonitos ou caros, eu tenho um dissipador de 30€ que nas condiçoes da minha caixa tem performance superios ao tunic nas condiçoes k ele foi testado em mts reviwes);

- 5% para o fluxo das fans;

logo discordo completamente do teu ponto 11

no teu pc sentes diferença se tiras uma por causa de usares fans de lado, eu posso te explicar o motivo todo direitinho mas para tal preciso de fotos do teu PC

provas para k o numero de fans n interessa mas sim a posição delas é o meu projecto e o do blue_orb, entre mts outro k ja fiz por ai...

eu tb estava preocupado na minha caixa com criar um excelente fluxo de ar e pus-m para aki a meter fans e criar sítios para elas pois queria fazer um bom OC e cheguei aos 3,5Gs com o meu E4400 e ter as 6 fans ligadas e apenas 3 a diferença era de 3/4ºC (tudo bem com uma temperatura ambiente por volta dos 20ºC) e tudo isto apenas pela posição estratégica das fans, agora tem n sabe comprar caixas para PC, que vai apenas por ser bonita ou pelo k dizem acredito k sim k para tem uma boas temperaturas precise de muitas fans (sem ofensas).

e também não concordo com tar ai a gastar pipas de €em fans só pelo seu fluxo, pois como ja disse esta tudo na posição delas e em encontrar o dissipador ideal para cada caso, pois eu meter uma fas de 200CFM e de 68CFM a diferença de € (para ai uns 15€) não vale apenas por uns 3/4ºC (para não falar no barulho)

posso debater este assunto tendo situação mais especificas, pois é um assunto k difere de caso para caso, não estou a dizer que este tutorial é errado, pois para a experiência que tens com as situações que ja tiveste o que dizes é o mais acertado e correcto fazer pois é o que dá melhores resultados, nas experiências que já tive não o é...

acho que este é um assunto que depende de situação para situação logo é muito difícil fazer um tutorial 100% funcional, pois na minha opinião só pegando na caixa e ir experimentando é k se consegue tirar o melhor partido da caixa, mas há dicas que se podem dar pois são gerais, e essas acho que já as deste apesar de eu achar que estão lá uns pontos a mais.

;) []'s
 
meu projecto imbativel, tendo em conta poupar dinheiro e ter bom airflow, claro fiz este projecto tendo em conta a boa bosta de caixa que tenho, logo este projecto nao se adapta a todas as caixas ;)

ah no cpu tenho o tuniq tower 120 :)





Objectivo: fan frontal empurra ar freco, as laterais manda ar fresco, ar quente sobe logo fan traseira e fan no topo a extrair, fan do tuniq a tirar calor da grafica e a fan da fonte a tirar o calor do tuniq saindo pela fonte, e por fim 1 fan de 90mm debaixo do disco pk como ja sabem maxtor aqueçe a parva :S


vo buscar as 2 fans que me faltam quando as tiver arranco com o projecto dps conto novidades, ideias debatidas entre os users: trypl3x; darkiller; l3gion; hugo miranda



OFFTOPIC: 1000º POST IUPI!!!!!!!! :D:D:D:D
 
Última edição:
trypl3x é uma boa ideia mas eu tinha umas sugestões... se aceitares... cá vai:

- eu sei bem o k é ter um disco maxtor e arrefece-lo axim não é grande coisa e a fan assim só vai provocar mais ruido, logo eu sugeria a pegares em 4 "tiras" de alumínio para "prolongar" de certa forma o suporte dos HDD de modo a k o disco fique na direcção da fan frontal como neste projecto sei que não se percebe bem mas acho que dá para teres uma ideia, e já poupas uma fan.

- ou então mudas a caixa de maneira k dê para por 2 fans frontais de 120mm uma por cima da outra, mas ai acho k já era melhor por o dissipador do CPU com a fan a apontar de traz para a frente.

- e quanto as fans laterais acho um desperdício ter ai 2, são duas de quanto? 80mm ou 120mm? se tivesses oportunidade de tastar com 1, e depois 2 fans nesse sitio axo que verias que a 2ª não estava lá a faxer praticamente nada...

eu não aconselho a por mais k uma fan lateral, e só para arrefecer a gráfica, pois as fans na lateral estragam o fluxo de ar, principalmente se forem de 120mm. porque o ideal a meu ver é criar um fluxo como se fosse uma corrente de ar, entra na parte da frente da caixa e sai na parte da traz e cima da caixa, e tentar ter sempre equilibrado o in e o out take de ar, e nunca, mas mesmo nunca ter mais ar a entrar k a sair pois vai remexer o ar da caixa e ele deixar de circular correctamente, agora as fans como devem saber n "sopram" o ar para onde estão viradaz mas espalham o ar, ou seja um fan na lateral vai espalhar o ar para todas as direcções, incluindo para a frente, ou seja vai "virar ao contrario" a corrente de ar fazendo com que as fans de in take misturem o ar existente dentro da caixa (quente) com o do exterior (frio) provocando uma extracção de calor menos eficiente.

e digo isto com base não num só caso mas em vários, pois eu ao criar uma frontal que deixe entrar maus ar e abrindo a traseira da caixa para facilitar a extracção do mesmo, para além de conseguir temperaturas melhores consigo mais silencio pois as fans podem trabalhar a menos RPM's com a mesma eficiência e não têm tanto esforço para expelir o ar.

concluindo depois de tanta treta, tenho a certeza que se retirares a "grelha" (se é k se pode de chamar de gralha àqueles buracos k as caixas têm para deixar passar o ar onde de põem as fans) e puseres uma daquelas das fontes de alimentação, e criares espaço para ter 2 fans á frente de 120mm a fazer in take não precisas das fans laterais e vais ter melhor performance, e já agora k dissipador vais utilizar na gráfica?

se quiseres depois cria um tópico e posta umas fotos da tua caixa, k vou dando umas opinioes,

[]'s
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=125084&highlight=blue+dragon
 
obrigado darkbullet pela ajuda, vo tomar em conta mas venho relembrar que n kero tocar a caixa ou seja kero meter fans onde da n kero alterar a caixa... logo fans a frente so conseguia era em baixo km ta na imagem e em cima entre o dvd rom e o disco, mas 1 fan intake em cima n é mt bom fans intake devem ser sp no chao!

sobre as 2 fans laterais tenho amigos k teem assim e teem resultados optimos pk n é so pa garfica, é arrefeçer grafica, SB, NB e memorias...

logo penso k seja boa ideia :)
 
tive a falar entre amigos e nao achamos boA ideia meter 2 fans a frente isto pk o ar fresco k entra deve estar sempre o mais baxio possivel logo se o ar quente sobe é fans outtake todas em cima fans intake todas em baixo, logo se meter 2 fans a frente 1 delas ficará demasiada alta de maneira o ar fresco nem passa pelos componentes e vai directamente excluida no topo... logo o melhor é meter 2 fans laterais que ficam baixas o ar quente vai puxa-las logo ao subir vai arrefeçer NB, SB, memorias, grafica etc que era o meu interesse...

o tuniq vai xupar o ar quente da grafica mandando pa fonte e a mesma vai tirar-la para fora da caixa, para ajudar tem a fan traseira ao lado do tuniq e a fan do topo...

é a melhor alternativa tendo em conta a minha caixa... mas obviamente estou aberto a sugestoes ;)
 
mas com mais fans a corrente de ar é maior e assim consegues efectivamente temperaturas com diferenças de 0,5º C da temperatura ambiente... falo por mim...

Cumpz :004:



epa
reconsidera lá isso bem porque tal não é fisicamente possivel

ajudava que o Português do post inicial fosse mais correcto para melhor compreensão

acho que há ai grandes confusões sobre o efeito das ventoinhas


o que se pretende criar é o chamado "efeito de venturi" em que com uma entrada moderada de ar frio no nivel mais baixo e uma saida larga no topo se consegue um efeito em que o ar quente segue o seu percurso natural .....subindo.....sendo ajudado pelas ventoinhas


temperaturas iguais ou com 0,5ºc de diferença para a temperatura ambiente só significam 1 de 2 coisas

o software que estás a usar para ler as temps do pc está a ler mal.....ou o termómetro que usas para ver a temp ambiente está incorrecto

e nem vale a pena discutir muito sobre isto

são as leis da fisica


cumps
 
epa
reconsidera lá isso bem porque tal não é fisicamente possivel

ajudava que o Português do post inicial fosse mais correcto para melhor compreensão

acho que há ai grandes confusões sobre o efeito das ventoinhas


o que se pretende criar é o chamado "efeito de venturi" em que com uma entrada moderada de ar frio no nivel mais baixo e uma saida larga no topo se consegue um efeito em que o ar quente segue o seu percurso natural .....subindo.....sendo ajudado pelas ventoinhas


temperaturas iguais ou com 0,5ºc de diferença para a temperatura ambiente só significam 1 de 2 coisas

o software que estás a usar para ler as temps do pc está a ler mal.....ou o termómetro que usas para ver a temp ambiente está incorrecto

e nem vale a pena discutir muito sobre isto

são as leis da fisica


cumps




Talvex nao m tenha especificado mt bem, mas a minha intençao era dixer k a temperatura geral dentro da caixa vá lá nos maximos dos maximos (Verão) tem mais 2 graus do k a temperatura exterior (quarto).... nao estou a falar de componente em componente.

Bem ja tou a ver k ta-se a gerar uma grande confusao em torno do k eu dixe sobre o numero de fans...
Bem vamos lá ver eu falei de um grande numero de fans pk como toda a gente sabe as componentes tao sempre a gerar calor e nem todas as caixas tem boas saidas e normalmente as k tem tem 3 ou 4 saidas... tou a falar de caixas comerciais... agora na verdade k kem tem uma caixa k proporciona um bom fluxo e tem por exemplo 4 brexas pra fans e tiver duas boas fans de 120 talvex nao conpense mt meter mais duas pk a temperaturas nao iram variar mt ao acrescentar duas fans...
Agora para caixas k so tem possibilidade pra meter ventuinahs de 80... axo k compensa preencher todas as brexas com fans...

Nao sei se m fix intender mas se tiverem mais duvidas disponham...

Cumpz:004:
 
Talvex nao m tenha especificado mt bem, mas a minha intençao era dixer k a temperatura geral dentro da caixa vá lá nos maximos dos maximos (Verão) tem mais 2 graus do k a temperatura exterior (quarto).... nao estou a falar de componente em componente.

Bem ja tou a ver k ta-se a gerar uma grande confusao em torno do k eu dixe sobre o numero de fans...
Bem vamos lá ver eu falei de um grande numero de fans pk como toda a gente sabe as componentes tao sempre a gerar calor e nem todas as caixas tem boas saidas e normalmente as k tem tem 3 ou 4 saidas... tou a falar de caixas comerciais... agora na verdade k kem tem uma caixa k proporciona um bom fluxo e tem por exemplo 4 brexas pra fans e tiver duas boas fans de 120 talvex nao conpense mt meter mais duas pk a temperaturas nao iram variar mt ao acrescentar duas fans...
Agora para caixas k so tem possibilidade pra meter ventuinahs de 80... axo k compensa preencher todas as brexas com fans...

Nao sei se m fix intender mas se tiverem mais duvidas disponham...

Cumpz:004:


sou mais da opinião que podemos é criar brexas para por fans :P :004:

e caro trypl3x, eu teoria dessa já conheço à muitos anos neste e noutros foruns, mas eu quero é ver na pratica, eu experimentei isso que dizes e dei-me bem, fiz como te estou a dizer mais tarde e dei-me ainda melhor.

e achas que o ar que o pc vai expelir é assim tão mais quente que a temperatura ambiente para o ar k é mais quente ter assim tanta facilidade para subir? eu com uma fan de 120 na frente a 1300RMP (mínimo) sinto o ar que ele empurra no fundo da caixa e são 60cm de distancia... e então o ar não sobe? o único ar mais quente em que sentes esse efeito é o do CPU mas com esse dissipador de certeza que não vais ter esse problema, não vais ter uma variação de temperaturas de ar maiores que 2ºC, por isso para mim essa teoria do ar quente sobe não passa disso mesmo de uma teoria, continuo a dizer só estou a falar conforme as minhas experiências práticas, nem pretendo fazer disto uma obrigação mas sim uma ajuda para quem quiser ;)

reforço aqui a ideia que é muito melhor criar uma corrente de ar nos pontos critico de maneira que o ar que entra seja o mais rapidamente expelido (ou seja que o ar no interior da caixa seja renovado o mais rapidamente possível) sem olhar a essas coisas que o ar sobe e não sei o quê... e fans na lateral só atrasam essa renovação de ar, se não se acreditam experimentem não duvidem assim tanto só com teoria ;)

peço desculpa mas não quero causar aqui nenhum mal entendido nem nenhuma picardia, apenas deixar a minha opinião e experiência ;)

[]'s
 
Última edição:
Back
Topo